Futebol do Povo

Ceará: média de público segue entre as 10 primeiras levando em conta todas as divisões

1528 18

Com 14.034 pagantes por jogo, o Ceará ocupa a primeira colocação no ranking de público da Série B. No total foram 154.369 que pagaram ingressos nas 11 vezes que o time atuou como mandante na competição. Esse dado – que leva em conta apenas jogos de Campeonato Brasileiro – também coloca o alvinegro como a décima melhor média do Brasil na comparação com todos os 128 clubes que disputam ou disputaram as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro. Os nove primeiros times desse ranking são da Série A – o Palmeiras lidera, seguido do Corinthians.

Evidente que a partida contra o Vasco, quando 55445 pagantes estiveram no Castelão, ajudou muito, mas estamos lidando com média. Assim, vale a soma absoluta e a divisão por número de partidas e o Ceará segue bem representado.

Por outro lado, deixando de lado o encontro diante da equipe do Rio de Janeiro, o Castelão tem sido grande para o público que tem ido aos confrontos. Em 10 partidas (tirando o jogo contra o Vasco), 98.924 torcedores pagaram ingresso, média inferior a 10 mil pagantes.

Claro que em Fortaleza tudo trabalha contra a presença de público. Não dá para cobrar muito do torcedor, pelo contrário. Falta de transporte de qualidade, violência urbana e produtos caros no interior do estádio são situações lamentáveis e sem solução aparente, mas com o time brigando firme para subir desde as primeiras rodadas era importante ter mais gente no Castelão.

E, diga-se: em relação a isso a diretoria do Ceará pouco pode fazer, até porque disponibiliza um programa de torcedor oficial que é bastante vantajoso para quem se associa.

Públicos do Ceará na Série B, como mandante, pela ordem de jogos na tabela:

  • 13.355 Paysandu
  • 7.074 Atlético Goianiense
  • 4.949 Goiás
  • 8.321 Londrina
  • 5.844 Brasil
  • 7.697 Oeste
  • 15.594 Náutico
  • 17.428 Bahia
  • 9.530 Criciúma
  • 55.445 Vasco
  • 9.132 CRB

Fonte dos números: http://www.srgoool.com.br/

Recomendado para você

18 Comentários

  • CARLOS LIMA disse:

    a torcida do Ceará é a maior do Estado, eu sei disso desde quando eu tinha 7 anos de idade e comecei a frequentar o PV. eu sei também porque já acompanhei os resultados de dezenas de
    pesquisas (Ibope, Datafolha, etc..) e 99% delas apontaram que a torcida do Ceará é a maior .

    somente torcedores “doentes” , como alguns torcedores do Liaum, dizem o contrário. basta lembrarem que décadas atrás, a segunda torcida do nosso estado era a do Ferroviário, a terceira era a do Liaum, . ou seja ,não tem como décadas depois, uma torcida que era a terceira do Estado, ser hoje em 2016 a maior . só na cabeça de torcedor que não tem noção de nada.

  • Barbosa disse:

    Contra o Vasco tinha 15 mil torcedores do Vasco. Vi de perto.

  • Mauro disse:

    Queria ver a média de público do Kanal era disputando a serie c, com jogos no domingo às 19:00hs.

  • Emilio Portela Ribeiro disse:

    Oww torcida Fraca, o time entre os líderes e com esses públicos pífios. 2 bons públicos, contra o Bahia e Vasco, o resto somente os 9 mil de sempre.

    • Victor Hugo disse:

      Torcida Fraca é aquela que só vai para o estádio no Mata Mata da série C . Torcida Colorida Modinha ! Jogos do Curral nos sábados e domingos , mas os coloridos não vão, pq tão esperando o último jogo do ano !

  • Victor Hugo disse:

    A MAIOR E MAIS APAIXONADA TORCIDA DO ESTADO DO CEARÁ !

  • Kamui-ce disse:

    Acredito que o deslocamento é um dos fatores principais, quase na mesma proporção do valor de ingresso. e como nos acostumamos a observar, apenas o apelo do jogo faz o torcedor alvinegro superar esses fatores problemáticos.

    Valor do ingresso depende muito da capacidade do clube entender o seu “mercado”, analisar em que base financeira os seu “clientes” estão situados. encontrar o ponto ideal do custo x beneficio para o torcedor. em se tratando de clube de futebol isso é muito mais complexo, além do fator psicológico fortemente envolvido nas decisões de dirigentes e torcedores. difícil apontar soluções ou sugerir algo inovador. o CearáSC avançou bastante no geral, mas precisa seguir aperfeiçoando e tentando novidades.

    Em termos de deslocamento o metrô seria a solução dos problemas. ou não, levando em consideração os animais das torcidas organizadas(para o mal). atualmente todas as opções de deslocamento trazem transtornos e dor de cabeça ao torcedor.

  • Raul Alencar disse:

    Não precisamos de torcida adversária para encher estádios. A torcida do Fortaleza mesmo estando na série c bate recordes de publicos e rendas.
    Reconhecemos que nosso estado tem clubes de futebol com torcidas de série A. Pena que nossos dirigentes não acreditem no potencial do Fortaleza e do Ceará.
    PAZ E UNIÃO!

  • Leandro Gonçalves disse:

    Em materia de público,não ha o que se discutir : as torcidas locais fazem a sua parte,sempre fizeram…
    Não vou aqui debater quem é a maior,cansado dessa lenga-lenga,cada qual puxa pro seu lado…

    Agora sinceramente,estava esperando uma analise do jogo do Ceará contra o CRB! Uma analise mais qualitativa,como o blog sempre apresenta,diferente das materias das versoes onlines de diario e opovo ,tudo muito superficial e com foco apenas em ressaltar o “péssimo” momento alvinegro. Não é dos melhores,concordo,mas parece que a midia local (ou será o mal da impressa atual?) se alimenta exageradamente em cima de polemicas e de situacoes nas quais não podemos ter uma posição determinista dos fatos. Impressionante!

    Leandro, como você não acusa e, gentilmente, indaga, não é todo pós jogo de Ceará e Fortaleza que consigo colocar análises aqui. Valeu, obrigado.
    FG

  • sofredordovozao disse:

    Agora, comentando sobre o ultimo jogo do Vozao do meu Povao !!!

    Temos q ver q jogamos com um time forte, um dos poucos da Serie B com nivel de Serie C, assim como Vasco e Paysandu !!! Ai deu nisso !!! E dificil qdo pegamos times mais qualificados assim !!!

    Ja qdo nos encontramos com aqueles times de nivel de Serie D, ai sim a gente detona legal e e por isso q nosso time ja esta na Serie A do proximo ano e brigando pelo titulo dessa Serie B com nivel de Serie D, mas o q importa e sempre o titulo pro Vozao !!!

    Estou preocupado com o Atletico, pq ele é outro time com nivel de Serie C q pode nos tomar algum ponto.

  • Ernesto Matos disse:

    Esses Alvinegros só sabem falar em série C, esquecem que estão a dois anos na chibata sem vencer o Leão.

  • Renato Silva disse:

    As torcidas de Ceará e Fortaleza São de primeira divisão, entretanto , seus mandatários são de Quinta divisão. As diretorias de tais clubes são tão medíocres q n formam equipes capazes de subir de divisao. Um está totalmente atolado na segundona, o outro, há vários anos afundando na terceirona. Quantas mediocridade .

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − dezesseis =