Futebol do Povo

Em quatro anos, cai número de torcedores de times de fora do Estado em Fortaleza

3364 41

AppleMark

Divulgada nesta sexta-feira, a mais relevante informação da pesquisa O POVO/ Datafolha em relação ao tamanho das torcidas em Fortaleza é a seguinte: na cidade, todas as equipes de fora do Estado somadas têm 18% de torcedores. Esse mesmo dado colhido em 2012 apontava que clubes fora do Estado detinham 23% da preferência das pessoas com mais de 16 anos.

A soma das torcidas de Ceará, Fortaleza e Ferroviário também teve crescimento, porém não aumentou na mesma proporção. Em 2012, juntos, os três tinham 50% de preferência (28% Ceará, 21% Fortaleza e 1% Ferroviário). Agora, ambos somam 52% (26% Ceará, 25% Fortaleza e 1% Ferroviário)

Evidente que ninguém é obrigado a torcer por qualquer equipe, mas é importante para o fortalecimento do futebol cearense que as equipes locais tenham aumento de adeptos e, como consequência, de consumidores.

Fortaleza e Ceará têm, assim, um grande mercado para explorar, desde que façam isso com inteligência, tanto para manter essa linha de crescimento de torcedores na cidade em que estão sediados, como também no interior, onde claramente as equipes de fora do Estado possuem grande representatividade.

Aumento na exposição dos clubes nas mais variadas mídias (com destaque para a TV) e ações como os programas de sócios influenciaram positivamente, não me parece haver dúvida em relação a isso, mas um caminho enorme ainda precisa ser trilhado, inclusive com ações conjuntas, estimuladas por uma rivalidade que nunca deve acabar, mas que precisa ser aproveitada com sabedoria e não ódio.

Pesquisa 2016 (em %, ouvidas 864 pessoas)

Ceará – 26
Fortaleza – 25
Ferroviário – 1
Times de fora do Estado – 18
Não torcem para ninguém – 30

Pesquisa 2012(em %, ouvidas 827 pessoas)

Ceará – 28
Fortaleza – 21
Ferroviário – 1
Times de fora do Estado – 23
Não torcem para ninguém – 27

Recomendado para você

41 Comentários

  • Carlos Lima disse:

    eu tinha 5 anos de idade e o meu avô já me falava que a maior torcida do nosso Estado era a torcida do Ceará. depois disso já acompanhei umas 100 pesquisas. e o resultado é sempre o mesmo..que a torcida do Ceará é a maior.

    mas tem uns alienados que são torcedores do património Histórico da Série C..o Liaum (14 anos disputando a Série C ) que discordam dessas pesquisas..e dizem que não são vetdadeiras..

    como diz aquele ditado popular ” ah uma Jaula

    • Julio Rocha disse:

      Meu caro e indigitável Carlos Lima,

      Convido-o para se a ter a alguns detalhes desta pesquisa, posto que não tive oportunidade de acompanhar as cem que você acompanhou.
      Primeiro que a torcida do Leão é maioria entre os mais jovens, e a do seu time prevalesse entre os mais veteranos, acima dos 60.
      Em análise a isto, depreende-se que daqui há algumas décadas seremos amplamente maioria.
      De outra banda, é relevante verificar-se também que temos mais adeptos entre aqueles com níveis de escolaridade para além do ensino médio.
      Em tese, enfatizo, teoricamente, comprova a qualidade da Torcida Leonina, principalmente os que participam deste Blog.

      • Leandro Gonçalves disse:

        Como acho que meu comentário deu problema…aqui de novo…

        Júlio Rocha,atenha-se também a outros detalhes da pesquisa.Não é informado,mas no segmento de 28 -38 anos por exemplo,o Ceará é maioria,como mostra outras pesquisas.E quanto ao Leão liderar entre os mais jovens,pode até ser um fator animador,mas não é garantia de nada.No estado de São Paulo,o santos futebol clube é conhecido por ter uma torcida anciã,o que não os impediu de ganhar títulos importantes em um puxadinho para 18 mil pessoas que é a vila belmiro,bem como sempre revelar talentos. Clubes com torcida pequena como a chapecoense vem dando um banho em muitos times grandes.Na própria série B,temos Brasil-RS e Londrina,times tidos como sem torcida, despontando…Ter torcida de massa e majoritariamente jovem,embora importante, não é a premissa máxima para o sucesso.Boa administração e diretoria competente,sim.
        No mais,o fato de você considerar uma torcida mais importante e melhor que a outra pelo simples fato de uma ter 5% a mais de pessoas com nível superior é de uma pobreza argumentativa franciscana. É puro atestado de clubismo cego,onde não enxerga e menospreza a realidade social no qual está inserido.Sinceramente,melhore…

  • Leandro Gonçalves disse:

    Realmente é empolgante saber que a cada dia,os torcedores mistos vão diminuindo. Se quisermos um futebol cearense forte e com mais presença a nível nacional,valorizar o que é nosso já é um bom passo para incutir nos cartolas locais o desejo de um desenvolvimento sólido entre os nossos clubes.

    Sobre os números,nenhuma surpresa: o equilíbrio prevalece entre os 2 maiores clubes do estado, dentro da capital. E nenhuma outra novidade,o Ceará sempre na frente no cômputo geral.
    A década passada,com amplo domínio do Fortaleza em títulos e revelação de nomes,no meu ponto de vista,explicam o fato do representante da serie C ter mais jovens em seus adeptos.Quem tem 16,17,18 anos atualmente,lembra de um FEC da década de ouro,e não apenas dos fracassos recentes da série C. O Ceará,no mesmo período,passou por momentos negros e inglórios.É natural que o crescimento de adeptos nessa época tenha se dado em menor ritmo… Mas de qualquer forma,mesmo passando por momentos bons e ruins,diretorias honestas e outras medíocres,o fato é que o alvinegro cearense sempre esteve e sempre estará no topo quanto à preferência dos cearenses no quesito futebol…

    Só outro detalhe: a pesquisa dessa vez não englobou o interior do estado,pois aí nesse caso a vantagem do alvinegro e do rubro negro carioca aumentaria mais…Esse aumento percentual do lado tricolor se explica porque a pesquisa foi aferida apenas a quem reside na capital,diferente da última pesquisa realizada por este veículo de comunicação.!

    Leandro, a outra pesquisa, de 2012, tb não.
    Ambas foram feitas com base em eleitores em Fortaleza.
    Por isso, inclusive, a comparação
    FG

    • Leandro Gonçalves disse:

      Obrigado pelo esclarecimento,Graziani!

    • Leandro Gonçalves disse:

      Outra coisa,Graziani: seria possível mostrar os números de formas mais detalhada,como os números por idade,bem como renda e outros itens? Apenas por curiosidade e claro,para tirar mais conclusões e incrementar o debate.

      Está no caderno impresso.
      Aqui fiz uma repercussão com um olhar que ninguém tinha realizado, ainda.
      Valeu
      FG

    • Leandro Gonçalves disse:

      Não será preciso Graziani,lendo agora o OPOVO online,vi que tem os referidos dados que solicitei aqui.

  • Robson disse:

    Infelizmente, “inteligência” é artigo raro em se tratando de dirigentes dos clubes locais.

    De qualquer forma, é absolutamente surpreendente constatar que a torcida tricolor, mesmo depois de 7 anos na terceira divisão, não para de crescer e agora encontra-se em situação de empate técnico com a ríval.

    Aliás, não será surpresa se em alguns anos a torcida tricolor ultrapasse a ríval.

    Imaginem o Fortaleza EC nas principais divisões do futebol nacional, estruturado e com uma administração profissional.

    Saudações Tricolores.

    • Matheus disse:

      verdade Robson, mas já houve pesquisa recente em que o número de tricolores superam os do kanal, considerando o Estado.

      • Leandro Gonçalves disse:

        Manda a fonte! O problema de vocês é apenas falar. Cole o link aqui para poder debatermos.

        Enquanto isso,aceite. São a menor torcida.Não importa se é por 500 torcedores a menos…

          • Leandro Gonçalves disse:

            Ahh tah,2015?!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !!!!
            Pesquisas já são contraditórias e o sujeito vem com pesquisa do ano passado para fazer comparações…

            A única coisa que aumentou foi a participação na série C…

            Nos traga um número atual da próxima…

            saudações alvinegras…

          • Julio Rocha disse:

            Então Leandro, alerte ao nobre Blogueiro que afaste a comparação com a pesquisa de 2012, já que a de 2015 é obsoleta.
            Só se você estiver defendendo que de 2015 para 2016 vários torcedores do Leão, sem explicação alguma, trocaram de time, passando a torcer para o Teu.

          • Leandro Gonçalves disse:

            O Robson falou em alienação? kkkkk! Engraçado que ele diz isso após sonhar e ter um devaneio em dar a entender de que o time dele seria uma potência mundial,caso vivessem na série A ,fossem estruturado e profissional…

            E a tão aclamada década do nascimento do clube,os anos 2000? vocês não estavam nessas condições? Pelo menos é o que eu escuto dos saudosistas da era santana têxtil….Bom,pelo menos se transformou em uma potência…Da série C….kkkkkkkkkkkkkk

        • Matheus disse:

          Foi pedida a fonte e foi dada…

          Engula o choro.

          • Robson disse:

            Mateus, o rapaz vive em um constante estado de alienação, burrice e negação da realidade.

            Não desperdice seu tempo.

            Saudações Tricolores.

          • Leandro Gonçalves disse:

            Então,Julio Rocha.Você disse bem,COMPARAÇÃO. A discussão está sendo em cima de 2 pesquisas ,com os dados aí expostos para todo mundo tirar conclusões.

            Agora vir com uma pesquisa de 2015 e a partir disso inferir que essa mesma pesquisa em 2016,por essa mesma fonte,teria resultados iguais é cômico…

            Desde que eu me conheço por gente que pesquisas de torcida mudam a cada 06 meses.Então como à priori a que serve para debate é sempre a última pesquisa realizada,quem tem que aceitar é você,7C Matheus! hahah

  • francisco disse:

    A tendência é a que o torcedor misto vá diminuindo. Foi assim em Pernambuco e na Bahia, a Globo que escolheu o Flamídia e o Curintians-meu para nacionalizar, nos anos 70 e 80, talvez por imposição ou agrado de algum grupo militar ou político vem perdendo força, pois só era transmitido jogos destes 2 times. Hoje a transmissão de diversos campeonatos, inclusive europeus, diluí esta exposição, muitos torcedores mistos são antigos. A nova geração começa a olha para os times regionais e começa crescer o bairrismo cearense, assim como cresceu e predomina o bairrismo Pernambuco e Bahiano. Hoje a Paraíba , Sergipe , Maranhão e Piauí ainda sofrem com o torcedor misto que não apoiam incondicionalmente os times da Região, este apoio do sócio torcedor e do torcedor de estádio é que faz o time crescer e figurar nas série A e B nacionais.

  • MATA MATA MATADOR ALVINEGRO disse:

    Deu no Jornal…

    “Às vésperas do mata-mata da Série C, dirigente do Juventude visita a CBF e entrega camisa do clube ao presidente da entidade”

    Olha aí o JUV começando a ganhar o Mata-Morre contra o Liaunzin….

  • Virgílio Matos disse:

    Quem não sabe analisar uma pesquisa fica falando babozeira.Essas pequisas anunciadas são da cidade de FORTALEZA, e estamos com empate tecnico com os carniças,lembrando que em 2012 tinhamos 7 pontos percentuais abaixo e agora em 2016 1 ponto percentual abaixo, significa dizer que em 2020 seremos a maior. Maior nós já somos em todo o Estado do CEARÁ,conforme o IBOPE anunciou recentemente. Verifiquem a Timemania, há mais de 4 anos estamos bem à frente dos carniças.
    Estudem antes de analisar pesquisa!!
    Na década de 60, sim estavamos bem distante deles.Nosso crescimento foi a partir do Silvio Carlos que criou o slogan TIME DA GAROTADA,trabalho nas escolas etc.etc.

    • Leandro Gonçalves disse:

      Nas pesquisas e nas redes sociais o resultado é apenas um : CEARÁ SPORTING CLUB LIDERA. Fato reconhecido e provado,assim como eles serão sempre conhecidos como rei da cezona,forever…

      • Julio Rocha disse:

        Fonte?

        • Leandro Gonçalves disse:

          Fonte? A primeira você já viu,leu aqui no blog…

          Quanto às redes sociais,basta ir comparar a de cada clube.

          Mas se não quiser ir,aqui os números:

          FACEBOOK
          Ceará- 650 mil torcedores
          série C-580 mil
          INSTAGRAM
          Ceará-120 mil torcedores
          Serie C-80 mil
          TWITTER
          Ceará-180 mil torcedores
          serie C-100 mil…

          Mas se quiser,eu ponho aqui o link da materia à respeito no tocante à rede social.É só pedir.

  • Tarcisio José disse:

    Só lembrando para os desavisados. Essa pesquisa do O Povo / Data Folha se restringe especificamente à Fortaleza. Muita atenção.

    Bom, eu deixei isso bem claro no texto, inclusive no título.
    FG

  • Carlos Lima disse:

    essa pesquusa do Ibope que você está citando..deve ter sido feita em Sobral local onde realmente existem mais torcedores do seu time

    mas se fizerem em várias cidades .pode ter certeza que a torcida do Ceará..vence a pesquisa

  • Carlos Lima disse:

    lembro de uma pesquisa feita pela Pluri..e divulgada no o povo ..com um número maior de pesquisados e que a diferença a favor do Ceará foi maior.

    façam uma pesquisa maior e incluído o interior do Estado..que a diferença a favor do torcedor do Ceará vai aumentar

  • Carlos Lima disse:

    quanto a questão do empate técnico..que pode indicar 3% a mais ou a menos..eu prefiro seguir os números da última pesquisa que apontou o Ceará com 7 % a mais de torcedores..

    o que me leva a acreditar que a diferença a favor da torcida do Ceará é de 4%..e não apenas 1%..em 2013. 2014..o Ceará foi Tetra..em 2015 foi campeão invicto da copa do Nordeste..em 2014 tinha sido vice campeão da mesma copa..

    logo não tem porque diminuir 6% de 2012 até 2016

    • Julio Rocha disse:

      E essa conta aí tu fez sozinho, sem ajuda de ninguém?
      Calculadora HP passa é longe … kkkkkkk

    • Sérgio Filho disse:

      Claro que você vai preferir acreditar na que dá a maior diferença de torcedores em favor do seu time, até porque você só olha e diz sobre o que lhe convém.

      • CARLOS LIMA disse:

        se o meu time ganha as 100 pesquisas já realizadas, eu vou acreditar em qual time ? no time que perdeu as 100 pesquisas, ou no time que venceu ??

        • Valterlan tricolor de aço disse:

          Carlos Lima para você ficar feliz nos seus delírios, vou dizer que como muitos kanalenses falam, o kanal tem 70% da torcida do Estado, pronto pode dormir e ficar feliz Carlos Genio Lima, e também a maior torcida do norte nordeste do Brasil, deixando para trás o Bahia, cujo o estado tem o dobro da população do nosso, mas mesmo assim não sei como os gênios kanalenses conseguem esses números o time alvipreto tem a maior torcida do nordeste, creio que isso acontece porque na Bahia e Pernambuco a maior torcida é a do kanal, um time além fronteiras, pronto acabou a discussão eu falei exatamente o que o Carlos lima e demais kanalenses gostam de ouvir, somente as suas verdades.

  • João Ximenes disse:

    Não entro nisso, POIS O MEU NEGÓCIO É DENTRO DE CAMPO, mas…

    É de estranhar quando se olha pros gráficos(aqueles detalhes coloridos na sequência):

    Faixa etária:
    Azul 38 a 22 e Amarelo 31 a 25.

    Por escolaridade:
    29 a 25.

    Por sexo:
    Azul 25 a 22 e Amarelo 31 a 26.

    E tudo a favor do LEÃO DE AÇO(pelo menos pelos gráficos).

    TÁ ERRADO NÃO ?

    EU vou lá atrás disso. QUERO É O ACESSO !!!!!

  • FABIANO disse:

    Pesquisa feita só na cidade de Fortaleza.
    Porque no estado todo o IBOPE e a Placar/Lance constatou a torcida do Fortaleza Esporte Clube três pontos percentuais maior que a do rival invejoso.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • EDSON COSTA disse:

    Eu pensei que o Carlos Lima iria dizer que a pesquisa não vale porque ele não foi entrevistado…
    Se número de torcedores ganhasse alguma coisa, a Seleção da CHINA era campeã do mundo a cada 4 anos.

    Você tá certíssimo, João Ximenes, quero saber é do ACESSO.

  • ELIEL MALTA disse:

    TORCIDA DO 7C (8C) MAIOR QUE A DO CEARÁ!? É UMA PIADA É?KKKKKKKKKKKKKKK

  • Pedro jr disse:

    ótima notícia, eu era um alienado que torcia pro corinthians e tinha um segundo time que era o fortaleza, depois que virei concursado e vim morar no RJ por motivo de transferência, vi o quanto do idiota eu era torcendo pra um time de São Paulo, que nunca vi fazer nada para os torcedores nordestinos, até a sua torcida paulista nos rejeitam, aqui no RJ senti um forte preconceito e eles não gostam quando torcemos para times daqui do sudeste. Eu hj só acompanho o Fortaleza Esporte Clube, assisto todos os jogos e ando com muito gosto com sua camisa tricolor aqui no Rio, principalmente depois que eliminamos o Flamengo.. kkkk ABRAÇOS

  • Robson disse:

    “Seriedade” é outra coisa que anda em falta neste nosso futebol alencarino.

    A “marmota” dessa vez é que o Uniclinic “repentinamente” desistiu da sua vaga da Copa do Nordeste de 2017, às vésperas dos sorteios dos grupos.

    Muito conveniente.

    Assim, pela ordem de classificação do último estadual a vaga seria herdada por Guaraju e Guarasol, 3º e 4º colocados respectivamente. Mas eu não me surpreenderia se estes clubes também “desistirem voluntariamente” do torneio.

    É o tipo de situação que lança em descrédito um torneio que começou tão bem.

    É vergonhoso !

    Saudações Tricolores.

  • MILTON disse:

    O dado mais importante dessa pesquisa é que a cada ano que passa diminuir os torcedores flex dos times do sudeste , mostrando que o povo cearense valoriza as coisas da sua terra.

  • João Ximenes disse:

    EU quero é o ACESSO, porque HOJE A MUDA FALA !

    Berna; Felipe, Lima, Edimar, Simões; Juliano, Corrêa; Éverton, Rodrigo Andrade, Sobralense; Anselmo.
    ESSA É A MELHOR FORMAÇÃO QUE TEMOS HOJE.

    Que…
    Berna esteja equilibrado quando resolver sair de baixa das traves;
    Felipe REENCONTRE hoje o seu bom futebol;
    Lima mantenha-se sereno como nos jogos até aqui;
    Edimar acompanhe Lima e dê seguimento ao bom entrosamento entre os dois;
    Simões nos SURPREENDA, mantendo pelo menos a sua performance;
    Juliano esteja num grande dia;
    Correa encontre fôlego suficiente pra aguentar o tranco;
    Éverton APAREÇA pro jogo como no início da temporada;
    Rodrigo Andrade seja o MEIA que tanto esperamos durante esta maldita Czona;
    Sobralense esteja bem colocado na área pra “butar” a primeira bola pra dentro. Depois pode ficar desfilando como sempre faz;
    Anselmo consiga abrir mais GOLS a frente da artilharia nacional.

    Que…
    EMERSON MARIA seja abençoado nesse início de trabalho e consiga dá a equipe o “Q” A MAIS que faltou nesses últimos 7 anos.

    Que…
    LEÃO DE AÇO, COLETIVAMENTE, já comece o primeiro jogo diferente(marcando gol) que é pra trazer maior CONFIANÇA pro jogo de casa.

    Que…
    TORCEDOR esteja como EU, TRANQUILO quanto a CHANCE REAL de saída em definitivo desta maldita Czona.

    SOU MAIS LEÃO DE AÇO LÁ NA BZONA 2017.

  • Henrique disse:

    Boa tarde Graziani,

    Quem mais avançou na pesquisa, mesmo levando em consideração as eventuais margens de erro, foi o Fortaleza: subiu 4 pontos. Quem mais chegou perto foi quem não torce para ninguém, que elevou 3 pontos.

    Por outro lado, quem mais caiu foi o número de torcedores de times estrangeiros, 5 pontos. Em seguida o Ceará, que perdeu 2 pontos.

    Isso, para a pesquisa. Para mim, sinto que a torcida alvinegra é maior, mas nada escandaloso. É apenas um sentimento sem base estatística.

    Caso a pesquisa realmente faça sentido, é impressionante ver uma torcida subir aproximadamente 19% em apenas 4 anos, no caso, a tricolor.

    Um abraço.

  • Marcos disse:

    Grazianne,
    É preciso cair a máscara. A torcida não se mede mais por pesquisas com quem vai passando na rua em um dia que time a, b ou c ganhou ou foi campeão de alguma coisa. Torcida se mede hoje por um ranking de torcedor que paga para dizer por que torce. Assim é a timemania da caixa que comprova o que todos já sabiam, ou seja que o Flamengo é a maior torcida o Corinthians é a segunda o Palmeiras é a terceira e assim por diante. O mais impressionante é que entra ano e sai ano e funciona como um relógio aferido. O que os sulistas não admitem é que o Flamengo e o Corinthians só detêm em torno de 6% da torcida Brasileira e não 30%.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *