O Figueirense está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Comandado por Marquinhos Santos, campeão cearense desta temporada pelo Fortaleza, o time, neste domingo, foi goleado pelo Vitória, em Salvador, por 4 a 0 e, com 34 pontos, não tem mais como escapar restando apenas duas rodadas para o fim da competição.

Marquinhos Santos, que deixou o Fortaleza nas vésperas do mata-mata da Série C contra o Juventude para aceitar uma proposta melhor financeiramente e um contrato até o fim de 2017, fez seu primeiro jogo comandando o Figueirense contra o Santa Cruz. O time venceu por 3 a 1 em Florianópolis. Foi a única vitória sob seu comando. De lá pra cá, seis derrotas e três empates, ou seja, 30 pontos disputados com o treinador e apenas seis conquistados.

Antes de Marquinhos chegar o Figueirense tinha 26 partidas disputadas e 28 pontos ganhos, média de 1,07 ponto por jogo. Com ele, a média fica em 0,60 ponto por jogo, uma queda considerável.  Os jogadores chegaram a assinar um documento prometendo que não seriam rebaixados, documento este que se viu bastante ineficaz.

A campanha ruim, entretanto, não deve ser problema para o técnico seguir no comando do time. A diretoria do Figueirense já contratou também o gerente de futebol Léo Franco, que deixou o Fortaleza após a eliminação da Série C para o Juventude. Ambos devem participar da restruturação do time de Santa Catarina em 2017.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles