Futebol do Povo

América-MG 1×0 Ceará: 36 cruzamentos errados é retrato de um time que segue sem criatividade

1805 32

Por André Almeida

A derrota do Ceará para o América-MG, no estádio Independência, é ruim não pelo resultado em si, que é normal. O Coelho é time organizado e um dos candidatos ao acesso. Mas a maneira como o Alvinegro se mostrou incapaz de furar o bloqueio adversário, mesmo atuando 25 minutos com um jogador a mais, mostrou que o time do técnico Givanildo Oliveira ainda precisa evoluir.

Antes de qualquer coisa, é importante dizer: mesmo jogando fora de casa, o Vovô encerrou a partida com 68% da posse de bola e trocou 520 passes – mais que o dobro do adversário, que encerrou o jogo com 205 passes certos. Números ótimos. Mas de nada adianta isso se não verticalizar o jogo.

Antes mesmo da bola rolar, a escalação divulgada deixava clara a intenção do comandante alvinegro em ter a bola. A volta de Richardson e a entrada de Felipe Menezes no lugar de Elton, com mudança de esquema do 4-3-3 para o 4-4-2 era uma tentativa de controlar a posse e melhorar o setor criativo, com Pedro Ken auxiliando Menezes na armação.

Até os 36 minutos, funcionou. O Vovô era melhor, marcava o América-MG no campo de ataque, dificultando a saída do time mineiro, e criou oportunidades – mesmo com Felipe Menezes destoando do resto do time.

Após o gol sofrido – em rara falha da defesa alvinegra – o rendimento caiu. No 2º tempo, nem a expulsão de Zé Ricardo, aos 11 minutos, fez o Vovô verticalizar o jogo. O que se viu foi uma grande falta de criatividade para furar a defesa mineira.

Foram 11 finalizações (das quais sete sequer foram na direção do gol); 42 cruzamentos, (sendo 36 errados. Isso mesmo, 36 cruzamentos errados!) e nove escanteios não aproveitados. Entretanto, nenhuma tabela, triangulação, jogada trabalhada ou infiltração bem sucedida foi vista.

Givanildo Oliveira tem três dias para tentar corrigir esse erro, já que o Vovô volta a campo no próximo sábado, 10, para enfrentar o Brasil de Pelotas, em novo jogo difícil fora de casa.

32 Comentários

  • Sérgio Filho disse:

    Assistindo ao jogo do Ceará, percebi três pontos.

    Primeiro: arbitragem, assim como em várias oportunidades, extremamente caseira. No lance que gerou a expulsão, foi falta? Foi. Foi para cartão? Sim. Porém, para cartão amarelo, não vermelho. A expulsão foi de um rigor absolutamente desnecessário.

    Segundo: falta um meia de criação, um camisa 10, aquele jogador que para a bola, pensa e distribui. Não por acaso o Ceará viveu o jogo inteiro de cruzamentos improdutivos para a área do adversário. Wallace Pernambucano é até um bom jogador para compor elenco, nunca para ser o responsável pela criação do time.

    Terceiro: Magno Alves, hoje, está mais para ex-jogador. Não vou discutir a qualidade e tudo que o mesmo representou para o futebol, mas hoje está bem ultrapassado. Acredito que pela idade dele, é quase suicido apostar no mesmo por toda uma Série B, que é uma competição longa, onde se viaja do Norte ao Sul.

    Acredito que esse time não está rendendo tudo que tem potencial. Acredito que pode ir mais longe e jogar um futebol mais vistoso do que vem apresentando.

    Enfim, tenho nada com isso. Falei apenas como um telespectador que assistiu ao jogo pelo simples fato de gostar de futebol.

    • sofredordovozao disse:

      Meu amigo,

      Caseira e arbitragem q ajuda o time da casa !!! Essa arbitragem nao tinha nada de caseira !!! Ela era Vozao ate a alma !!!

      Valeu Robinson, pena q nao deu certo dessa vez !!!

  • Leandro Gonçalves disse:

    O time só tem 2 zagueiros,2 volantes e 1 atacante! O restante é de uma limitação absurda! Com a torcida buzinando em casa,as nulidades até que se esforçam mais…No entanto fora de casa é diferente. Ja disse aqui antes : na SÉRIE B,não ha respeito. Nenhum mandante respeita o visitante. Salvo raras excessões…

    Ainda é quinta rodada!Tudo embolado na tabela! Mas se a diretoria ainda tem o minimo de respeito pela torcida e pensa em acesso,a lista de dispensa ja deve estar no gatilho! Não da mais pra aturar os inúteis Alex Amado e Felipe Meneses.E se continuar do mesmo jeito,nem Magno Alves deve ser poupado! Da pena ver o chute do homem…meu avô de 90 anos pega mais forte…

  • Zé Catinga disse:

    COMO EU FALEI:
    DUVI D O DÓ que o canal, com toda imundície que lhe é peculiar, vença o coelho mineiro.
    Macumba tem limites.
    Hua hua hua hua hua
    NÃO DISSE?
    SE BEM QUE TODOS DOIS SÃO TIMES NÍVEL SÉRIE D.
    A VOVÓ DANÇOU!
    Hua hua hua hua hua

  • Chico Caucaia disse:

    Posse de bola não ganha jogo….. oh time pra chutar ruim…. é um parto Grande fazer um gol….cerca cerca cerca com a bola no pé e não chuta….

  • Abilio Ximenes disse:

    Falta um meia atacante driblador que fure as retrancas, tipo Marinho, não sei sei se é pedir demais. Também a bola do Magnata entrar. Ontem ele teve duas bolas do jogo e não fez nenhuma.

  • MILTON disse:

    O esquema 4 4 2 é um ótimo esquema principalmente para jogar fora de casa, mais com esse Elenco do Ceará não tem esquema que Funcione sem um bons meias e Atacantes, MG não tem mais pernas para uma B zona, Alex Amado , Wallace Pernambucano, Felipe Menezes, Lele CHINELINHO, não tem esquema que funcione é só ver os números de Gols Marcados , mais o que adianta se temos um Presidente piruliteiro, sempre dando uma de João sem Braço , na base do enganar que eu gosto os torcedores Iludidos , quem não sabia que com esse elenco vaos brigar para se manter mais um ano na B zona Quem não sabia deve está agora Sabendo.

  • Matheus disse:

    Acho que agora acabou a ilusão ou não?

  • Robson disse:

    Ouso discordar da opinião do blogueiro, o América MG, assim como o Naútico estão muito aquém de um futebol competente que lhes permita lutar pelo acesso. O favoritismo ao acesso só existe no que diz respeito à tradição do time mineiro na série B, mas o futebol apresentado até aqui é bisonho. O mesmo podendo ser dito do Naútico e de outros supostos favoritos ao acesso.

    Evidentemente isso é uma boa notícia para o time que usa o terreno alheio, afinal, se os supostos favoritos apresentam um nível tão fraco de futebol, o nível técnico dessa série B não será tão elevado e com um mínimo de competência um lugar no G4 será possível.

    Porém, o campeonato é longo, esses times sempre podem se arrumar em algum momento da competição e ganhar uma sequência de pontos nos momentos decisivos tal qual o Bahia na temporada passada.

    Dito isto, não é exagero dizer que ontem o time insalubre da capital deixou escapar uma grande oportunidade de pontuar fora de casa. A continuar assim, sobrará apenas aos habituais gênios às avessas alvinegros reciclarem o velho discurso do “SE” nas futuras rodadas do campeonato.

    Saudações Tricolores !

  • Henrique Honesto disse:

    Honestamente,
    Sou Tricolor de Aço, sadio, e acho que no futebol cearense os diretores só pensam em “ajeitar” os times, tanto do Leão quanto do vovó, quando estão perto da degola.
    No Fortaleza, se não tirassem à força da presidência o Jorge Mota, o time estaria na zona de rebaixamento da Série C; no Ceará, mesmo com o Robson pirulito ser desleixado com o time, o elenco é bom e dá prá ter bons resultados. O negócio que eu notei dentro do vovô são os estrelismos individuais, ou seria mais apropriado dizer corpo mole de alguns elementos.
    Não é de minha alçada, mas acho que o magnata não tá nem aí para o jogo, honestamente; seria por que seu salário baixou R$60.000,00? Meus amigos, mexeu com o bolso, a coisa pega.
    desculpem a intromissão, mas é porque assisti ao jogo de vocês, ontem, e quem é de fora dá prá notar melhor.
    Saudações tricolores!

  • valterlan disse:

    Eu pergunto ao Carlos Tricolor Lima, que sempre diz que o kanal tem o melhor elenco, o melhor goleiro, a melhor defesa, o melhor treinador, o melhor (ataque)???????? só de for ataque cardiaco

  • Caio Luis disse:

    A “rara falha da defesa alvinegra” na verdade é recorrente se considerarmos que os 2 gols que o Ceará sofreu nessa serieB foram por falta de cobertura do lateral direito cametá, esse mesmo lateral quem falhou em lances parecidos na serieB 2016 e 2015. O sistema defensivo alvinegro coletivamente é consistente, no entanto a “recorrência histórica” de uma mesma falha é algo a ser trabalhado incansavelmente

  • SERGIO disse:

    NOSSA ALEGRIA É QUANDO CHEGAR O MATA X MORRE DO ESTELA

  • MATA LEÃO MATADOR ALVINEGRO disse:

    ZÉ CATINGA, sabe quem é de série D???? Acertou, é a tua buchada colorida mesmo pois se não é a ajudinha do CRBesta lá vocês estariam. Te manca, coitado!

  • sofredordovozao disse:

    Realmente, não entendi porque o nosso selecionado não detonou esse fraco time do America mineiro !!! Era jogo pra 3×0, 4×1 e por ai vai….

    Mas confio no nosso presidente, ele sabe o q e melhor pro Vozao !!!

    Da-lhe Vozao !!!
    Da-lhe Robinson !!!

  • marcio landim disse:

    Se o Ceará quiser subir pra serie que contratar uns cinco jogadores pra chegar e entrar no time logo, pois, tem que dispensar logo: Magno Alves,Elton.Alex amado,felipe lesado e w.pernambucano. ou homens ruim.

  • MIMI 47 O penta que nunca Houve! disse:

    Calma matatador de arake,sim por que tu nao mata niguem .
    Nem de susto,kkkkk.
    Tua buchada é fraquinnah mesmo.
    kkkkkkkk

  • Zé Catinga disse:

    MATA MATA MATA
    MATADORA ALVINEGRA, A VOVÓ DE LASCOU E VOCÊ FICA IMJURIADA COMIGO, BEM.
    SÉRIE D É O QUE A VOVÓ IMUNDA DO CANAL MERECE.
    AFINAL, DE CATINGA, ENROLAÇÃO E SECAGEM O CANAL TÁ CHEIO.
    HUA hua hua hua hua

  • Gilson Rocha disse:

    O SR. Robinson de Castro não tá nem aí. Pode perder , pode empatar, pode ganhar, pode cair pra terceirona, não tô nem aí. Vocês torcedores são uns abestados. Esse time aí já está de bom tamanho. Se cair, não é problema meu. Ora se eu vou me preocupar com isso. Eu sou só o presidente. Eu não jogo bola, bando de abestado! Daqui a alguns dias, vou fazer uma outra promoção e vocês vão lotar o estádio novamente. Só querem saber de contratação? Vão pentear macaco seus torcedores idiotas.

  • Adail disse:

    Algum tempo atrás fiz um comentário sobre o elenco de Ceará, qdo na época disse que todo ano é a mesmo novela, contrata jogador de nível duvidoso, jogadores parados ou em tratamento sério de contusao. Começa a dar vexame e qdo a série B já está mais da metade e aí começa o desespero para conrtratar. Acontece que neste momento todos os jogadores de qualidade estao empregado. Entao começam a vir os pacotes de dois, tres e até quatro jogadores da pior qualidade. Jogadores como; Sandro, Valdo, Rafael Carioca, Jackson Caucaia, Felipe Tontini, Lele, Alex Amado, Rafinha e Wallace, com todo respeito ao profissional, nao sao jogadores de nível para quem pretende subir, sem se falar em Ricardinho, bichado, Pedro Ken e e Felipe Meneses já deram o que tinha de dar. Agora para o nosso manjadinho.

  • Adail disse:

    Aguardem o decorrer da série B. Nao vai subir, pois parece que nao há interesse, a prova está no elenco, todo ano a mesma novela.

  • Marcelino disse:

    A tão batida deficiência técnica na criação, que há muito se sabe haver no elenco do Ceará, foi, a meu ver, a principal responsável pela derrota. Não há muito que o treinador possa fazer enquanto não houver a contratação de profissionais tecnicamente qualificados para exercer esse papel no time. Até lá é ilusão esperar alguma coisa diferente do que se viu nesse jogo.

  • VALTERLAN disse:

    Estamos esperando o comentário do Carlos “SE” Lima , já sabemos ate o que ele vai dizer:
    Se o Magnada não tivesse perdido os dois gols, Se o Cameta tivesse dado cobertura a zaga, Se o Everson tivesse defendido, Se o Robson de Castro tivesse contratado o Messi, Neymar, Cristiano Ronaldo, o kanal seria campeão

  • Magal disse:

    Estão culpado o Cametá pelo gol, então não assistiram o jogo, pois o cruzamento veio da esquerda onde estava o lateral esquerdo. Querem massacrar nosso melhor lateral, assim como querem fazer com o Richardson e fizeram com o Pablo e o Ederson e outros que estão brilhando lá fora.
    Sei que o time está precisando de algumas peças, mas todos estão empregados e a diretoria não tomou a providencias antes. Espero que não bote a culpa no treinado, como e de costum
    Tai o Dal Poso líder, e ano passado, o Cabo campeão da série B.

  • MATA LEÃO MATADOR ALVINEGRO disse:

    MIMIMI 47 e ZÉ CATINGA, sorte de vocês que a Rede Bobo não está mais passando o seriado infantil TELETOOBIES, mas não se preocupem, ao final de setembro ou no mais tardar inìcio de outubro vocês estarão dizendo a uma só voz: De Novo! De Novo! De Novo!
    HUAH HUAH HUAH HUAH HUAH HUAH

  • Magal disse:

    Esse MIMI não é o 48 não? kkkkkkkk

  • VOZAO disse:

    contratam velhos e bichados fica dificil

  • Zé Catinga disse:

    MATA MATA MATADORA SEM COR, DO JEITO QUE A VOVÓ TÁ INDO, É SÉRIE C NA CERTA. ISSO SE NÃO COMPRAREM JUIZ (Macaé) OU TIME (Botafogo). HAJA DINHEIRO DO MENSALÃO (André Figueiredo e Bacurim).
    Hua hua hua hua hua

  • Gabriel disse:

    Fortaleza 2 x 2 Cuiabá. Éverton não dá mais; chuta feito moça. O Lucio Flávio é uma lástima, perdeu 3 gols feitos. O Pablo desarma bem, mas não passa uma bola direito. O melhor do time foi o Hiago. Esse Ronny não sabe o que faz em campo, mas fez um gol no bambo. A zaga é melhor com o Mancha; naquele segundo gol o Edimar falhou.
    Quando o imundo canal vence a gente se lasca. É macumba da braba.
    É esperar pela sorte!

    DEIXE UM COMENTÁRIO

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *