Futebol do Povo

Clubes pernambucanos seguem trabalhando contra a Liga do Nordeste; Ceará e Fortaleza foram consultados

11843 44

Não há mais segredo. Sport, Santa Cruz e Náutico seguem trabalhando nos bastidores contra o formato da Liga do Nordeste a partir de 2018. Ao lado da Federação Pernambucana, cogitam, inclusive, fundar uma outra entidade para um torneio menor com oito clubes (abrindo espaço para uma segunda divisão também com oito times) e apenas com a participação das maiores torcidas. Assim, O POVO apurou que dirigentes de Ceará e Fortaleza foram contatados. No caso do Alvinegro, o clube participou de uma reunião sobre o tema, enviando representante. No caso do Tricolor, a consulta foi mais informal, mas também ocorreu.

Basicamente os clubes do Recife não querem mais que a Copa do Nordeste seja disputada concomitantemente com os Campeonatos Estaduais. Alegam que o calendário está abarrotado e que uma competição atrapalha a outra. Entretanto, o principal motivo do desgaste é tão somente movido pela reserva de mercado e a vontade de levar vantagem em tudo, já que o regulamento aprovado pela Liga a partir de 2018 não garante vaga diretamente na competição para o trio pernambucano.

Reuniões têm sido realizadas com frequência. O jornal Correio da Bahia informa na sua edição desta terça-feira, 27, que Bahia e Vitória também participaram mas, assim como Ceará e Fortaleza, não tomam posição clara a favor ou contra qualquer lado, em que pese o Bahia sinalizar que inicialmente não gosta da ideia de rachar o grupo. Os clubes não querem se comprometer e observam para onde o rio vai correr. Todos aguardam o movimento encabeçado por Pernambuco, que nos bastidores têm apoio da Rede Globo, que não é a detentora principal dos direitos televisivos da Copa do Nordeste e, até o ano passado, comprava os direitos do Esporte Interativo, fazendo uma parceria.

Para 2018, por enquanto, a Globo não exerceu seu direito de compra, um claro movimento de pressão, alegando que foi pedido um valor alto para a comercialização da competição. Já o Esporte Interativo garantiu aos clubes que a Copa do Nordeste vai para a TV aberta de qualquer maneira e já busca novos parceiros, inclusive porque também avisou que vai arcar com o pagamento da cota integral ainda que a Globo não volte a se interessar pelo repasse dos direitos.

Presidente da Liga do Nordeste, o baiano Alex Portela garante que tudo é negociável, mas lembra em suas entrevistas que há contratos assinados até 2022 e que isso geraria multas enormes. O dirigente também diz que toda confusão foi criada por insatisfação de Sport, Santa Cruz e Náutico, vencidos na votação que mudou o regulamento do torneio.

Para lembrar:

O regulamento da Copa do Nordeste até esse ano determinava 20 equipes divididas em cinco grupos. Essas equipes eram os campões e vices de cada um dos nove estados e mais terceiros representantes da Bahia e Pernambuco. Para as quartas de final iam os campeões e os três melhores segundos colocados.

A partir do ano que vem o torneio volta a ter 16 equipes, quatro em cada um dos quatro grupos. Doze equipes terão vaga direta. Os campeões estaduais e mais os vice-colocados da Bahia, Ceará e Pernambuco. Para completar os 16 participantes, oito clubes participarão de uma seletiva: os vice-campeões de Alagoas, Piauí, Paraíba, Sergipe, Maranhão e Rio Grande do Norte, além dos terceiros colocados de Bahia e Pernambuco.

Recomendado para você

44 Comentários

  • Leandro Gonçalves disse:

    E aos poucos,vão destruindo essa que é a melhor competição regional do país…Lamentável…!!

  • Leonardo Miranda disse:

    Resumindo: querem polarizar a competição com os times mais tradicionais da região. Bahia, Vitória, Sport, Santa Cruz, Náutico, Ceará e Fortaleza. Ninguém nem lembra dos times da Paraíba, Sergipe, Alagoas, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte.

    Se for assim, melhor extinguir logo. Virou uma piada pronta.

  • Carlos Cavalcante disse:

    Além do que já foi colocado, a Federação Pernambucana está tentando acobertar a própria incompetência de não ter realizado ainda a final do Estadual, as outras conseguiram terminar seus campeonatos.

    Se um dos poucos atrativos para os fracos campeonatos estaduais é conseguir através dele ir para a Copa do Nordeste, estarão matando essa possibilidade para os clubes menores, depois não reclamem dos estaduais terminarem.

    • Amaury disse:

      verdade Carlos, no caso é simples bastaria elevar o número de participantes para 24 em quatro grupos de seis, entrariam campeões e vices de cada Estado que seriam dezoito e seis seriam escolhidos pelo ranking da CBF, melhoraria em muito a competição e não tiraria direitos de ninguém, mas convenhamos que o Ceará perdeu a vaga sendo campeão do ano anterior e mesmo sendo tricolor acho isto inadmissível e estúpido, no nosso caso ano que vem é o preço da incompetência e temos de pagá-lo também.

    • Pereira disse:

      Tens razão Carlos se os estaduais servem de parâmetros de classificação para a copa Nordeste precisam ser mantidos isso valoriza os estaduais e os clubes que se organizem fazendo uma boa gestão para que não fiquem de fora torço pro santa cruz e não gostaria que o mesmo entrasse pela portas dos fundos tem mesmo que conseguir no gramado é não a força e nada de valorizar os clubes de PE,BA pois o nordeste São 9 estados e não 2 sou pernambucano amo meu estado mas também amo o nordeste região desprezada pelo Sul e sudeste

    • Emmanuel Macedo da Silva disse:

      Meu amigo, se informe antes de criticar algo que vc não está por dentro. O campeonato pernambucano não havia sido encerrado.porque o Sport estava participando de 5 competições ao mesmo tempo. Além do Campeonato Pernambucano, tinha jogos da Série. A, Copa do Brasil, Sul Americana e as finais da Copa do Nordeste. Não foi incompetência da Federação Pernambucana, e sim da CBF que organiza seus campeonatos uns por cima dos outros e não respeita as datas já comprometidas dos clubes.

  • Alberto disse:

    Pernambucanos canalhas!!

  • Osvaldo disse:

    Se os clubes (de qualquer estado) querem estar todo ano na Copa do Nordeste que ganhem a vaga no campo e deixem de mi mi mi. Já não basta a alteração imposta para a edição de 2019?

  • Ricardo disse:

    Com todo respeito ao povo pernambucano que é gente boa, mas lá tem muito disso mesmo, dessa mania de grandeza e de querer levar vantagem eh tudo.
    Nunca o futebol de fortalecerá sendo polarizado. Cabe aos clubes grandes da região mostrarem em campo e não nos bastidores o porquê de serem grandes.

  • Deval Paixão Alvinegra disse:

    Graziani, o porém foi a exclusão do Ceará neste ano 2017. ficou uma copa sem graça, e sem emoções. Muitos time que entraram quebrados, ficaram ainda mais quebrados. e o único que ganhou muito dinheiro foi os contra em companhia com o Uniclinic.

    • Amaury disse:

      mesmo sendo tricolor meu acro te dou razão o pior é que alvinegro foi campeão do ano anterior e sequer pode defender o título … muitos me torcerão os narizes tolos mas foi uma violência, quanto a nós não até será bom não irmos prá criarmos marra, outra alternativa seria a copa com 16 clubes o campeão de cada Estado e sete por ranking da CBF o que seria justo e honesto.

  • Felipe CSC disse:

    Se somente os times tradicionais irão participar, o Fortaleza, que nunca passou da primeira fase, ficará de fora? kkkk

  • Ernande disse:

    A Globo, como sempre, trabalhando contra o futebol nordestino….. Espero que Fortaleza e Ceará não caiam nessa… O Ei veio ocupar um espaço e prestigiar o futebol nordestino que a Globo sempre desdenhou e tratou como periferia do Sul/Sudeste

    • Freire disse:

      É isso mesmo Ernande, a Globo só prestigia PE e BA no Nordeste. Daí quando o EI levantou a bola dos outros estados nordestinos, essa emissora monopolista quer melar a competição; ela não tá preocupada com a qualidade da Copa do Nordeste, sua preocupação é tirar o EI da jogada.

    • marcelo disse:

      Concordo Ernande, essa Rede Esgoto só que tirar a audiência da EI e depois acabar novamente com o futebol do nordeste , não caiam nessa , vamos continuar com nordestão e de preferencia no EI.

  • Joel Xavier disse:

    Se o Sport,Santa Cruz ,Náutico não querem entrar,convida os times do Goiás,O Goiás tava querendo participa até o Flamengo queria participar,A Globo não manda mais,eu acho que jogo da tv era pra vc escolher não uma emissora coloca um jogo o qual ela escolhe

  • GABRIEL disse:

    Tem razão, Ernande. A Globo tá se lixando pro Nordeste, futebolisticamente falando, mas para temas de novelas, temas de turismos, temas folclóricos e cantores ela se rende à humildade em vir explorar o Nordeste e seus encantos. Com duas das cinco maiores cidades acima de 2 milhões e 650 mil habitantes do País, Fortaleza e Salvador.
    Só acho que deveria se pensar num terceiro time cearense além do Leão do Pici e do vovô.

  • GABRIEL disse:

    Devemos salientar que no nosso estado os públicos, as rendas e os espaços físicos são os melhores do Nordeste e porque não dizer do Brasil, já que há dois anos o Fortaleza Esporte Clube, mesmo na ingrata série C proporcionou os maiores públicos do Brasil, sendo que em 2015 foi também a maior renda do país.
    Por isso merecemos um terceiro representante do estado na Copa do Nordeste.

  • Nardoni disse:

    Pernambucanos façam uma copa só pra vocês.

  • Robson disse:

    Depois que certo time insalubre tentou comprar de forma imoral uma vaga na copa do Nordeste deste ano, todo clube e federação insatisfeito se sente legitimado a tentar manobras escusas para moldar a competição regional à própria vontade.

    Aliás, é absolutamente curioso ver alvinegros condenado a conduta dos clubes pernambucanos quando estavam a pouco tempo comemorando uma vaga comprada na edição deste ano.

    Parece que manobra ruim é sempre a dos outros.

    Saudações Tricolores !

  • Lima disse:

    Sempre houve uma clara evidencia da FPF de querer mandar no futebol do nordeste; isso desde os tempo de indefectivel Rubem Moreira (Rubão) que quase se eterniza por lá; era um mandato vitalicio. Volta à tona, depois que a incompetencia da gestão atual vem se caracterizando pela sua péssima administração; como ainda se arvora de uma garnde arrogancia, vai buscar “parceria” com a concorrente do EI, que é um dos responsáveis pelo ressurgimento e da boa fase que se vive na “Lampions”, apesar deste ano não ter sido lá essa coisas.

  • delmax disse:

    a verdade e que o fequim foi feito uma sondagem sem muita importancia na sua posicao a reuniao presencial estavam la so os grandes do nordeste ceara ,sport .bahia,vitoria,sta cruz,nautico o fortaleza e restante foi so sondagem ja que nao tem muita importancia pois nao ia acrecentar muita coisa.kkkkkk

    • VALTERLAN disse:

      O time do kanal não tá levando nem 5 mil pagantes aos seus jogos, e vem querer arrotar caviar, O Fortaleza foi chamado sim, só não fez foi mandar representante, e o kanal como sempre quer participar de tudo que é virada de mesa, tava lá, quero ver o seu milionário time topar essa famigerada ideia dos pernambucanos, e levar um processo do Esporte Interativo, pedindo uma multa rescisória e ainda tendo que devolver o que o EI adiantou, mas como seu time é milionário, o que são 10 ou 20 milhões de reais, para pagar de multa e devoluções de adiantamentos.

  • VALTERLAN disse:

    o segredo é deixar os pernambucanos sozinho nessa, deixa eles fazerem a copa caruaru, ou a copa Pitu, que a liga nordeste convidem times de outras regiões, eu acho que os times do Pará cairiam bem, e os de Goias também, Nautico e Santa estão com o pires na mão devendo os olhos da cara, e agora querem melar a nossa melhor competição regional juntamente com o Sport, fiquem sozinhos nessa.

  • Nikolas disse:

    Diretoria do Ceará! Não participem dessa lambança criada pelos times de PE junto a Globo.

    A copa do NE é a competição mais justa do pais, onde os valores são pagos de maneira igual para cada participante.

    Sem falar que quando a Globo deu de costas para os times do NE. O EI nos deu a mão.

  • Coxa disse:

    Tem muito babaca que seu time é o suprasumo do futebol,time esse que é joga sujo nos bastidores,armando para para conseguir títulos inexistente,tentando comprar vaga em campeonatos,atrapalhando negociações de seu maior rival por medo.
    Além de torcedores imundos moralmente falando!

  • Virgílio Matos disse:

    Nordeste se compõe de 9 estados: Bahia,Sergipe,Alagoas,Pernambuco,Paraiba,Rio Grande do Norte,Ceará,Piauí e Maranhão.Se é copa do Nordeste todos os estados têm que participar,já basta o privilégio de Bahia e Pernambuco terem 3 representantes e os demais estados só 2.
    Pela ótica dos Pernambucanos, Brasileirão seria só com os times do Sul e Sudeste. ou voltar ao antigo Rio/São Paulo!!

  • PIMENTEL disse:

    Sou torcedor do Fortaleza, que por incompetência ficará fora da copa do ne ano que vem, e sou contra a atitude dos times pernambucanos. Acho que ceará e Fortaleza não deviam sair. As mudanças foram boas e justas. Quem tiver competência, que se estabeleça, oxigena os estaduais e esquece a globo. O PE não quer participar, os Estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí, Sergipe, vou parar por aqui. Não farão falta pernambucanos.
    A favor da copa e da EI. Tá dando certo aí….pois é.
    Vai ter ano que o ceará pode ficar fora vai, e o Fortaleza, também, e o Vitória, já ficou. Qual o problema gente.
    O problema é fazer como o uniclinic fez, mas aquilo dali pra mim foi de propósito, pq não conseguiu vender a vaga.
    Enfim

  • Hélio disse:

    Já estão querendo fazer com o Nordestão o mesmo que fizeram com a Copa do Brasil imposta pela rede Globo, que ganhe somente um clube grande?
    Na época que a Copa do Brasil era somente campeão e vice campeão do estado e mais uns convidados, era o campeonato mais atraente para um clube pequeno, que poderia jogar com os grandes e até ser destaque na competição.
    Mudando o molde do Nordestão, só vejo isso ocorrer aki tbm. Lamentável o que a ganância dos dirigentes por dinheiro faz com o futebol nacional.

  • MATA LEÃO MATADOR ALVINEGRO disse:

    Tô com o Ernande. É isso mesmo. É a tal da Rede Bobo já mexendo os pauzinhos e como lá em Recife tem uma subsidiária dela então é fácil imaginar o que tem por trás disso.
    O Esporte Interativo tem mais é que brigar pela sua competição mesmo. Afinal a CBF teve que engolir em seco essa competição.

  • Caso tenhamos um torneio com apenas oito equipes, como quer Pernambuco , para atender aos seus interesses e aos da Globo , a nomenclatura Copa do Nordeste ou outra nomenclatura que apareça a palavra Nordeste , não poderia ser utilizada, uma vez que somente três estados do Nordeste ( a minoria) faria parte do torneio.

  • Antonio disse:

    Sacanagem desses clubes pernambucanos e depois não reclamem do sul/sudeste. O EI deu vida para os times nordestinos e muito dinheiro enquanto a grobo quer o nosso fim.

  • Kalil disse:

    Engraçado é ver as vovozetes da véia do canal, que ficou de fora da Copa do Nordeste nesse ano, querer zoar com o REI LEÃO DE AÇO.
    Aliás, é absolutamente curioso ver alvinegros condenando a conduta dos clubes pernambucanos quando estavam a pouco tempo comemorando uma vaga comprada na edição deste ano.
    É por falar em clubes pernambucanos, o Santinha e o Náutico estão se afogando em dívidas. Pelo menos o Santinha tem torcida, é o Náutico que a torcida cabe num micro-ônibus?
    Lembrando que os maiores públicos no Brasil dos últimos anos foram do Fortaleza Esporte Clube.
    Saudações Tricolores Honestas!

  • MATA LEÃO MATADOR ALVINEGRO disse:

    Realmente, foram os maiores públicos para verem sua poderosa equipe naufragar e permanecer na C C C C C C C C C C C C

  • Fernando Gondim disse:

    Caro Graziani

    O calendário é o calcanhar de aquiles do futebol brasileiro, um país continental, com 27 campeonatos estaduais, copas regionais, primeira liga, copa do Brasil, Sulamericana, libertadores e campeonatos nacionais para caberem tudo em 10 meses. Não é coisa para amadores, embora a incompetência dos dirigentes de clubes, federações e CBF seja patente. Eu não enxergo solução fácil. Abraço.

  • MATA LEÃO MATADOR ALVINEGRO disse:

    Realmente, foram os maiores públicos para verem sua poderosa equipe naufragar e permanecer na C C C C C C C C C C C C haja sofrimento, choro e ranger de dentes.

  • André Canuto disse:

    Sou Pernambucano e amo o meu Nordeste!
    Santacruzense das Bandas do Arruda.
    Sou completamente contra a atitude da FPF juntos aos clubes pernambucanos e com o apoio da rede globo “provavelmente”.
    Sem contar que a federação pernambucana, junto com a baiana, são as maiores benefíciadas de todas as federações, podendo ter até três participantes na competição. E os clubes pernambucanos querem mais o que?
    Que os “grandes clubes” conquiste suas vagas na bola, isso sim!

    “A favor de um futebol nordestino cada vez mais forte e integrado”.

    ‘E viva o Esporte Interativo’

  • Aragao disse:

    Bem e só tirar os time de Pernambuco

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − catorze =