Com o final atrasada do estadual do Maranhão, que terminou nesta semana com o Sampaio Corrêa campeão e o Cordino como vice (o segundo confronto foi 2 a 1 para o Sampaio), a Copa do Nordeste já tem seus 20 participantes para a edição do ano que vem.

Como todo mundo já sabe – se não sabe, fica sabendo agora – a competição a partir de 2018 voltará a ter 16 clubes no total na fase de grupos e não mais 20. Doze já estão certos: além do Ceará e Ferroviário campeão e vice por aqui (o Fortaleza ficou de fora em função de não ter chegado até a final do estadual nesta temporada), estão Sport, Salgueiro, Vitória, Bahia, ABC, Sampaio Corrêa, CRB, Botafogo-PB, Confiança e Altos.

Os outros quatro para a fase de grupos saem da fase preliminar com quatro encontros eliminatórios em dois jogos. O sorteio será feito na CBF na próxima segunda-feiras. As equipes são as seguintes (não há cearenses): Santa Cruz, CSA, Fluminense de Feira, Cordino, Globo, Treze, Itabaiana e Parnahyba.

Dentre todos os participantes, o Ceará é o quarto melhor do ranking da CBF, ficando atrás de Sport, Vitória e Bahia. Por esse motivo, após as 16 equipes definidas, o Alvinegro estará no pote 1 do sorteio, não podendo enfrentar na primeira fase justamente os clubes melhores rankeados do que ele.

A formação dos outros potes depende, evidentemente, dos quatro times que vão se classificar na fase preliminar.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles