Sport e Náutico estão desfiliados da Liga do Nordeste. Os clubes pernambucanos tomaram tal atitude porque estão insatisfeitos com o calendário, fórmula de disputa e repasse financeiro, especialmente. Alegam que há potencial para receber mais dinheiro. E partiram para a pressão, inclusive com chance de criar um novo torneio.

A desfiliação da Liga não quer dizer, necessariamente, que os times vão deixar de participar da Copa do Nordeste 2018. Nesta tarde, após entrevista coletiva dos dirigentes, a situação deverá ficar mais clara em relação a esse ponto. O Náutico, é bem verdade, já não estaria na competição porque não conseguiu classificação. O Sport, ao contrário, vice-campeão da Copa do NE e campeão estadual, está garantido.

Como já mostrei NESSE TEXTO recente, há muitos interesses, televisivos, inclusive. No caso de Ceará e Fortaleza, ambos foram consultados.

Ex-presidente do Ceará, Evandro Leitão é vice presidente da Liga do Nordeste. O rompimento com com a entidade seria uma surpresa. Robinson de Castro, atual presidente do Alvinegro, também se manifestou recentemente dizendo não ter interesse em rompimento. O Fortaleza acompanha as tratativas com absoluto cuidado.

Mauro Carmélio, presidente da Federação Cearense, garantiu que o futebol cearense segue da forma que está: “Qual seria o interesse? Acompanhar o futebol pernambucano? O futebol cearense tem opinião própria e interesse próprio”, avisou.

Presidente da Liga do Nordeste, o baiano Alex Portela garante que tudo é negociável, mas lembra em suas entrevistas que há contratos assinados até 2022 e que isso geraria multas enormes. O dirigente também diz que toda confusão foi criada por insatisfação de Sport, Santa Cruz e Náutico, vencidos na votação que mudou o regulamento do torneio.

Para lembrar:

O regulamento da Copa do Nordeste até esse ano determinava 20 equipes divididas em cinco grupos. Essas equipes eram os campões e vices de cada um dos nove estados e mais terceiros representantes da Bahia e Pernambuco. Para as quartas de final iam os campeões e os três melhores segundos colocados.

A partir do ano que vem o torneio volta a ter 16 equipes, quatro em cada um dos quatro grupos. Doze equipes terão vaga direta. Os campeões estaduais e mais os vice-colocados da Bahia, Ceará e Pernambuco. Para completar os 16 participantes, oito clubes participarão de uma seletiva: os vice-campeões de Alagoas, Piauí, Paraíba, Sergipe, Maranhão e Rio Grande do Norte, além dos terceiros colocados de Bahia e Pernambuco.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles