Diante do líder da Série B e fora de casa, o Ceará fez uma partida correta e com momentos bons nesta terça-feira, 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. As variações táticas do confronto foram muitas, mas depois de ter saído na frente (bonito gol de Pio, de falta) e tomado a virada do Bugre (Caique e Fumagalli), tudo no primeiro tempo, o Alvinegro contou com uma noite feliz do técnico Marcelo Chamusca para empatar a partida, gol do menino Arthur, e somar um ponto valioso. Agora, com 22 pontos, o time é o oitavo colocado, dois pontos de distância do G-4. O treinador, além de Arthur, fez entrar Lele e Wallace Pernambucano, retirando atletas de marcação, trocando jogadores de posição e mudando o panorama do encontro de forma decisiva.

CLIQUE A ACOMPANHE TABELA E CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B

Em nenhum momento o Ceará deixou de pensar na vitória. Perder seria um castigo sem tamanho pela postura da equipe. Não por acaso, o time teve mais posse de bola e finalizou 16 vezes contra 15 do Guarani. Se mais uma vez esbarrou na lentidão do meio-campo (Ricardinho e Pedro Ken não foram bem ofensivamente), na falta de um jogador que decida individualmente e na ausência de apoio efetivo dos laterais, a equipe de Chamusca trocou bons passes, optou mais pela bola no chão do que por cruzamentos sem sentido e teve brio constante, sempre fundamental.

Mais uma vez ficou evidente que há bom treinamento tático sendo realizado, com desejo de jogo vertical, mas erros graves como os desta terça, em Campinas – pênalti infantil cometido por Raul e a péssima marcação de Pedro Ken no tento de Caique – comprometem possíveis resultados melhores.

Agora, em seis partidas sob o comando da atual comissão técnica, são três vitórias, um empate e duas derrotas. Dos 18 pontos, 10 conquistados. No geral, são 22 pontos para o Ceará. Na sexta-feira a equipe recebe o Goiás. O time verde vive crise importante. Está com apenas 17 pontos, perto da zona de rebaixamento.

Tagged in:

, ,

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles