Futebol do Povo

Apesar de ter caído duas posições, Ceará tem boas lições para tirar de empate contra o Guarani

606 7

TEXTO DE AUTOR CONVIDADO: NETO RIBEIRO*

O empate do Ceará contra o Guarani na noite dessa terça-feira, 18, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, deve ser comemorado pelo torcedor alvinegro. Apesar de ter caído duas posições na tabela, saindo da 6ª para a 8ª colocação, o Vovô mostrou poder de reação, organização e paciência para anular as investidas do adversário, especialmente no segundo tempo, e controlar a partida nos minutos finais, o que culminou no empate em 2×2 com os donos da casa.

A força que possui o Guarani em seus domínios é grande. O adversário dessa terça do Vovô faz prevalecer o mando de campo e, atualmente, na competição, é o melhor mandante. Dos oito jogos do time fez em seus domínios, venceu seis e empatou duas, incluindo o resultado contra o Alvinegro.

Mas o time de Chamusca jogou bem. Fez um gol logo no início da partida após bela cobrança de falta de Pio, no entanto levou a virada ainda no primeiro tempo após duas falhas individuais, uma delas um pênalti infantil cometido por Raul.

O treinador, sobretudo, arriscou e fez algo que dificilmente dá certo no futebol: tirou jogadores de meio-campo e colocou de ataque. Sacou do time Ricardinho, Raul e Cafu para as entradas de Lelê, Wallace Pernambucano e Artur (autor do quarto e último gol da partida, o segundo do Ceará) deixando apenas Pio e Pedro Ken na criação das jogadas. As mudanças encurralaram o Guarani no campo defensivo e fizeram o Alvinegro ter mais posse de bola e o controle do jogo.

Próximo jogo

Agora o Alvinegro volta a jogar em solo alencarino nesta sexta-feira, 21, às 21h30, mais uma vez na Arena Castelão, o terceiro jogo do time consecutivo no Estádio. Para o duelo contra o Goiás, a diretoria fez promoção de ingressos. O bilhete mais barato custa R$ 10 (meia) para o setor Arquibancada Superior Central.

O Goiás vem de derrota em casa para o Londrina, ocasionando a queda de Sílvio Criciúma. Porém, a diretoria do clube goiano agiu rapidamente e anunciou a contratação de Argel Fucks. A chegada do treinador deve dar um ânimo extra para os jogadores, podendo ameaçar os planos de embalo do Alvinegro de Porangabussu.

*Neto Ribeiro trabalha na equipe de Esportes do O POVO

Recomendado para você