Futebol do Povo

Fortaleza: no mata-mata, a lógica é não ter lógica

2104 29

Restam quatro rodadas para o fim da primeira fase da Série C e o assunto mata-mata, que jamais sai de cena, volta com força na reta final.

Com 23 pontos, na terceira colocação do Grupo A, o Fortaleza não perde faz cinco partidas e encara uma sequência difícil diante de Sampaio Corrêa, CSA, Confiança e Moto Club em busca da classificação para a segunda fase. Com mais cinco ou seis pontos, se garante.

CLIQUE E ACOMPANHE TABELA E CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DA SÉRIE C

Paulo Bonamigo não esconde que deseja terminar em primeiro ou segundo lugar para decidir em casa o acesso. O técnico tricolor tem dito que tabu é pra ser quebrado. Em conversa com o Blog no fim de junho, foi firme. “Histórico foi feito para ser quebrado. Nada é para sempre”, avisou.

Os torcedores ficam divididos. Não são poucos os que gostariam de ver o elenco decidindo longe de seus domínios, uma combinação de superstição com desejo de menos pressão para a equipe atuar como mandante, já que o Fortaleza foi eliminado por Oeste (2012), Macaé (2014), Brasil-RS (2015) e Juventude (2016) atuando a segunda partida em casa.

O atual regulamento da Série C está em vigor desde 2012. Foram, no total, 20 confrontos de quartas de final que decidiram acesso. Destes, 11 clubes que avançaram à semifinal e subiram para a Série B haviam terminado a fase inicial em 3º ou 4º lugar. Outros nove clubes, portanto, ficaram em 1º ou 2º.

Não há lógica, portanto. O importante é estar no mata-mata, independente da posição. Ele tem vida própria e guarda pouca relação com o que ocorreu anteriormente numa competição de regulamento misto. Planejamento e capacidade são colocados em duas partidas e não dá pra ignorar os aspectos subjetivos e imprevisíveis do jogo. Quem joga bem ou mal pode reverter isso em segundos. É o futebol.

Recomendado para você

29 Comentários

  • Voltaire disse:

    Sinto muito, mas esse Fortaleza não vai nem para o Mata-Mata… time sofrível, sem sangue, sem criatividade, sem postura tática, jogadores parece que estão com crise de verminose!!!! E caso vá, por ruindade dos outros times, praticamente impossível passar no mata-mata, principalmente pegando esses times do interior de São Paulo, bem arrumadinhos e sem pressão… ou seja, é melhor já ir montando o time para a serie C de 2018.

  • Chico Caucaia disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ah Brasil

  • Raimundo Félix disse:

    Lembrando que em 2012 todos subiram decidindo fora de casa

    • Estatistica do mal disse:

      Lembrando que o Fortaleza Esporte Clube nunca subiu pra serie b em campo na vida e lembrando que está ha 8 anos nessa competição.

  • Falcao disse:

    Segue algumas Estatísticas dos últimos anos – Lógica ou Não ?:

    G1-Grupo 1 (Norte/Nordeste) x G2 -Grupo 2 (Sudeste-Sul-Centro)

    QUANTIDADE DE TIMES QUE SUBIRAM PARA SERIE B:
    2012 – 2 G1 X 2 G2 (LER: 2 TIMES SUBIRAM DO GRUPO 1 E 2 TIMES GRUPO 2)
    2013- 3 G1 X 1 G2
    2014- 2 G1 X 2 G2
    2015- 3 G2 X 1 G1
    2016- 3 G2 X 1 G1
    2017- ?

    Resultado: Nesses períodos deu Times do Grupo 2 subiu mais que grupo 1

    Sem lógica também, Falcão. São 11 classificações de times do Grupo B e 9 classificações de times do Grupo A. Impossível chegar numa conclusão objetiva. Abraço.
    FG

  • Chico Caucaia disse:

    Com tantas contas, quem sabe se Chiquinho de xango deve ter uma solução para este problema esotérico.

    • Robson disse:

      Chiquinho de Xangô é vidente e não estatístico ou matemático. Não deve ter dado tempo de aprender a distinção no mobral inconcluso.

      Saudações Tricolores !

  • Castro disse:

    Sou torcedor do Fortaleza, mas, tenho que ser realista: O time montado este ano, certamente, ficará na história como um dos piores times já formados pela instituição. Não acredito que com este time, seja possível que consigamos subir. Sr Jorge Mota, fez a pior das besteiras ao se desfazer completamente da base do time de 2016. Acredito que deveria ter mantido a base do time com algumas contratações pontuais, sem a necessidade de formar um time do 0. O time de 2016 era bem mais confiável do que o que foi formado este ano. Lamentável.

  • Carlos Cavalcante disse:

    Desde 2010 (ano que disputou a 1ª vez a série C), passaram-se 8 times que saíram da SÉRIE D para a SÉRIE B ou SÉRIE A, são eles Joinville-SC, Tupi-MG, Santa Cruz-PE, Oeste-SP, Sampaio Corrêa-MA, Juventude-RS, Brasil-RS e Londrina-PR, e o Fortaleza estagnou na C.

    Qualidade a gente sabe que não irá acontecer com esse elenco, mudar taticamente ou algumas peças com o Bonamigo, isso também não irá acontecer. Talvez mudança venha mesmo caso o time perca para o Sampaio nesse fds.

    Tem que torcer para cruzar com um time no mesmo nível baixo de futebol que o Fortaleza está praticando, senão é capaz de ser eliminado já na primeira partida como aconteceu com o América-RN e Maranhão-MA no mata-mata da Série D.

    Isso é claro, se o time passar pro mata-mata.

  • Marcos Carvalho disse:

    Essa pressão que fazem na reta final colabora apenas com o pior dos cenários. O mata-mata realmente tem vida própria. Nos últimos anos o Leão se classificou sempre nas primeiras posições e o que isso rendeu? derrotas. Não há tempo mais para mudanças, o técnico é esse e os jogadores são esses, a classificação é o que importa independente de qual posição. Mas o que vejo nos bastidores são conselheiros pedindo a demissão do técnico já na reta final, quando o time está a 5 jogos sem perder. Hora de apoiar novamente meus caros! Deixem de lado essa pressão que nos acompanha a 8 anos e vamos com raça ! Vamos jogar por 1 bola. uma cabeçada do Lúcio Flávio. Um chute cruzado do Adenílson nos últimos minutos … Acreditar até o fim. Vai que esses jogadores resolvem jogar no mata-mata … É isso que esperamos.

    • Luiz Villela disse:

      PERFEITO , CLASSIFICAR , JOGAR MATA MATA E SUBIR , SÓ ACHO QUE DEVERIA OLHAR COM MAIS CARINHO PV OU CASTELÃO . SUBINDO , PATROCÍNIO AUMENTA , ARRECADÇÃO GERAL AUUMENTA E TIME SERÁ MELHOR COM CERTEZA.

  • DADO disse:

    O técnico Paulo Bonamigo tem escalado o Fortaleza de maneira inteiramente equivocada. Primeiro improvisa onde tem jogadores bons e da posição no banco de reservas, como o caso da zaga onde prefere escalar Rodrigo Mancha(volante originariamente) em vez de Adalberto ou Edmar (zagueiros originariamente, e mais altos, perdendo inclusive o jogo aéreo quando dos escanteios e bolas alçadas). Depois, não sei se é porque não confia no banco que tem, substitui durante os jogos de forma tardia (depois dos 30 minutos do segundo tempo), enquanto que os adversários o fazem mais cedo (entre 15 a 25 minutos segundo tempo), o que tem por consequência um maior rendimento adversário em termos físicos por alguns momentos no jogo com repercussão no placar no final da partida como esses empates crepusculares tomados. Observo muito a implicação que a parte física pode ter no sucesso de uma equipe esportiva. Se não me falha a memória, principalmente na série C, o fenômeno de equipes que se classificaram em 3º ou 4º lugares e que ascenderam tem se repetido com mais frequência. Talvez isso se explique em parte pelo seguinte motivo: quem se classifica em 3º ou 4º lugar faz apenas um viagem antes dos jogos (com peso 2 de vantagem quando a viagem é altamente estafante como é o caso de viajar para Pelotas por exemplo), ou seja, 3º e 4º lugares, pegam o primeiro jogo em casa sem viajar, e viaja apenas uma vez antes do 2º jogo, porque depois não joga mais, ou seja quem fez o primeiro jogo fora, viajou para jogar, e depois retornou para jogar de novo. Isso considerando o impacto cansativo das viagens principalmente quando são longas (Fortaleza nos dois últimos mata-matas pegou adversários gaúchos em clima e distâncias adversas).

  • Felipe CSC disse:

    Owww Mimi marvado!

  • Barbosa disse:

    Acho que tudo pode ser possível nessa miserável série C. Porém, como já disseram, esse time atual do Leão de Aço é muito sem garra e sem homens capazes de honrarrm as calças que vestem e os filhos que têm.
    Uns só sabem falar pra imprensa e querer dar uma de bonzinho, tipo Pablo dedo duro, Éverton aposentado, Mancha moleza, Paulo Sérgio pipoqueiro, Felipe traíra do canal e até o Boeck acomodado que quando menos espera toma um gol defensável.
    E a mundiça da veínha do canal é que gosta das nossas derrotas. Mas o dia das vovozetes chegará. Nem todos se vendem.
    Saudações Tricolores!

  • TERCEIRA NEM EM SONHO disse:

    Não posso opnar sobre essa matéria da série C porque não sei o que é isso, só sei que “vai morrer na série C”. Coloridos como vocês se sentem em estar jogando a TERCEIRA DIVISÃO durante 15 anos sem nunca ter tido um único acesso? Sem falar que a dor maior de um colorifo é saber que o Vozão jamais passará por esse vexame. TERCEIRA DIVISÃO NEM EM SONHO!!!

  • Magal disse:

    Está Barbosa chorão, vai cuidar de comprar teu rivotril e deixa o mais querido do nordeste em paz, cara. Já esqueceu o papelão de vocês e o CRB? E o dedo do Bala? Vergonha nacional!

  • Henrique Honesto disse:

    HONESTAMENTE,

    O que tá esperando a diretoria Tricolor?
    Acho que não entendo mais de futebol.
    Penso que há mãos de empresários nessa história.
    Noto agora que a torcida é apenas fornecedora de divisas, não interessa ao clube sua opinião.
    Pensar pequeno nos faz ser pequenos.
    Nur Gott kann die Löwen retten.

  • Ricardo Cândido disse:

    futebol nunca vai ter logica, mais o importante e acreditar ate o ultimo minuto e tentar subir, o jogo que pode levar agente para segunda divisão são 180 minutos. Sei que nosso time não se compara aos times que já tivemos, mais o Macaé não tinha condições de se classificar para o mata-mata, muito menos para subir para segunda divisão, e acabou subindo diante de um castelão lotado. Então porque o Fortaleza EC não pode ganhar de um time do sul fora de casa ? então vamos acreditar ate o fim, se não subir vai ser assunto pra conversa e refletir daqui alguns dias. Então eu acredito ate o fim.
    Raça Leão

  • Josiney Castro (Morada Nova) disse:

    Vocês me perdoem o meu “egoísmo”, mas os comentários de vocês não acrescenta em nada para mudar o meu conceito de que o problema todo chama-se PAULO BONAMIGO. Com ele, o time não consegue se “encontrar” e a cada jogo piora ainda mais ao ponto dele pedir pra esquecer, não só o primeiro, mas também o 2° tempo. E as peças são as mesmas. Felipe e Bruno Melo enfraquecendo o ataque (não passam) e Pablo desorganizando tudo lá na frente! Os “artistas” são ruins, são, mas o “enredo” é pior! Subir? Só se essa “graça” cair do céu, porque o futebol, ora apresentado, é desecorajador, como diz aquele locutor!
    Desabafo de um Tricolor “aperriado”.

  • Henrique Honesto disse:

    Natürlich, Edson Costa.
    Denn Gott ist nichts unmöglich! Richtig, Kumpel?
    Mit freundlichen Grüßen.
    Grüße Tricolor! .

  • Marcelino disse:

    Não há lá lógica mesmo. E essa mania do Fortaleza de fazer esse esforço enorme para ser um dos primeiros do grupo já provou que não significa nada em termos de saída da terceira divisão. O Clube ainda não entendeu que o esforço que conta é preparar o time para chegar no mata-mata e estar nele forte o suficiente para supera-lo. Ser líder do grupo é balela. Já fez isso diversas vezes e foi obrigado a assistir os clubes que não conseguiram ser líderes de seus grupos subir para a Série B. A gestão de futebol do Fortaleza parece que ainda não consegui ver essa obviedade. Triste.

  • João Ximenes disse:

    NINGUÉM em sã consciência prefere DECIDIR um campeonato fora de casa !
    A não ser que seja um maluco ou um amante do JOGO DE PORRINHA.
    O que vai acontecer vai ser uma CONSEQUÊNCIA de como o time vai se comportar jogo a jogo e principalmente na hora do PEGA PRA CAPAR(mata morre).

    Futebol não tem espaço pra “COINCIDÊNCIAS ou SUPERTIÇÕES”.
    Existe na verdade, pra começo de conversa, COMPETÊNCIA e acima de tudo PROFISSIONALISMO, além é claro de TÉCNICA e TÁTICA. Mas ai, cobrar isso desse grupo de jogadores é exigir demais.
    QUE A VONTADE PREVALEÇA ATÉ O FINAL.

    Meu negócio é com bola rolando e…
    Fortaleza Esporte Clube tem de ter no “quengo” que, primeiro tem de CLASSIFICAR, pra depois pensar no MATA MORRE na boa e sem estresse.
    O time é esse, e pelo visto com o MAUAMIGO até o final no comando, e o que nos resta é TORCER, e pros que gostam de fazer promessas, que gostam de subir degraus aos montes de joelhos e teem crenças mais aprofundadas… REZAR.

    Sampaio Correa vem ai, e jogar contra eles, principalmente lá no Castelão deles, é sempre uma faca de dois gumes, até porque aqui eles vieram e fizeram um estrago da porra recentemente, quando nos tiraram dessa mesma competição aqui no nosso Castelão.

    Fortaleza Esporte Clube PRECISA entrar no jogo com o pensamento de vitória e dar uma melhorada grande no jogo apresentado na última apresentação.
    Voltar a se apresentar como a última partida pode se preparar pra andarem com um terço na mão nos jogos restantes dessa fase de classificação.

    Fosse EU o MAUAMIGO, já que tem a possibilidade de não contar com o PAULO SÉRGIO(o que de momento seria um alívio), ao invés da possibilidade de entrar com HIAGO(o Ronaldo de araque), optaria por VINICIUS BAIANO que já tem um tempo a espera de nova chance, no que poderia lhe confundir como uma nova estreia, quando conseguiu fazer DOIS GOLS seguidos em UM clássico e meio(Eles Lá e Ferroviário).
    Paulo Sérgio, Hiago e + Jô, já tiveram suas oportunidades e provaram que ENROLAR é com eles mesmos.

    Vai ser um JOGO IMPORTANTÍSSIMO pras pretensões do Fortaleza Esporte Clube dentro da competição porque tanto pode mostrar o NORTE, como também pode minguar de vez(toc toc toc bati na madeira) com as ESPERANÇAS de um 2018 menos doloroso(ano do centenário).

    Que Mauamigo, Paulo Sérgio, Hiago, Jô e outros, honrem as calças que usam, e que consigam CLASSIFICAR esse Fortaleza Esporte Clube 2017 pra 2018.

    TORCER E REZAR não vai fazer mal a ninguém !!!!!

    • Marcelino disse:

      E bote rezar nisso!! O time que o Clube tem hoje não permite que se espere nada melhor do que se tem visto.

      A única sorte do Clube é que do outro lado estão geralmente times que não admitem perder no quesito ruindade. Basta, portanto, o Fortaleza não caprichar nesse quesito (coisa que não tem feito recentemente).

  • Daniel zim disse:

    Faz tempo que eu não escrevo. Queria escrever já classificado para a Série B, mas ta demorando. Se bem que o tempo ta passando muito rápido. Eita!
    Todos estamos envelhecendo rápido, o FG também, heim? tá se enchendo de cabelos brancos. Brincadeiras à parte, o negócio é muito sério; pois mexe com a paixão de cerca de quase cinco milhões de torcedores espalhados por esse Brasilzão, também tão mal administrado, aliás, administrado atualmente para os jogos políticos e pros ricos.
    O time do LEÃO DO PICI e toda a comissão técnica têm que votarem na caixola que neste ano temos que subir para a série B, porque em 2018 é o Centenário do Maior Clube de Futebol do Estado: FORTALEZA ESPORTE CLUBE.
    FELICIDADES A TODOS!

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *