Futebol do Povo

Fortaleza: os motivos da saída de Bonamigo do comando

4373 30

Muito mais do que os números – o Fortaleza está no G-4 da primeira fase da Série C desde a segunda rodada e atualmente é o terceiro colocado com 23 pontos – foi o baixo rendimento em campo com Paulo Bonamigo que provocou a saída do treinador do Tricolor após a derrota para o Sampaio Corrêa por 2 a 0, sábado passado, em São Luis.

Restando apenas três rodadas para o Fortaleza saber se estará no mata-mata da competição ou não, a diretoria não via mais como o time evoluir. Bonamigo também estava frustrado e já não fazia mais questão de permanecer. Assim, a decisão da ruptura foi comunicada no domingo pela manhã e ganhou apoio dos torcedores nas redes sociais.

A aposta agora é que um novo nome possa dar rápida motivação a um elenco caro para a competição – a folha gira em torno de R$ 700 mil – e que tem mostrado um custo benefício bem abaixo do esperado em razão do investido. Além disso, um novo treinador pode apresentar soluções táticas emergenciais para tentar driblar a falta de criatividade, combatividade e lentidão de uma equipe que tem atuado mal especialmente no segundo turno. O elenco teve muitos problemas na montagem – isso é evidente – mas não pode deixar de ser responsabilizado pelo momento ruim em campo, tanto quanto as diretorias – anterior e atual.

Bonamigo chegou ao Fortaleza para a sua segunda passagem como treinador – a primeira foi em 2007, com título estadual – para substituir Marquinhos Santos, que já havia entrado na vaga de Hemerson Maria, tudo em 2017. Ele deixa o clube com aproveitamento de 51% dos pontos, fruto de seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Os 15 jogos foram na Série C.

Recomendado para você

30 Comentários

  • Sérgio Filho disse:

    Graziani, uma pequena correção: o título estadual ganho com o Bonamigo foi em 2007, não 2006. Fortaleza ganhou do Icasa em 2007, naquele gol que o Rinaldo pegou a bola no meio de campo e saiu “entortando” os zagueiros do Icasa.

    Forte abraço!

  • Lima disse:

    Agora tem que ser muita estratégia pra trazer um nome que faça um milagre; o elenco é limitado. Tem que ser um cara que “sacuda” o elenco nessa reta final. E que não invente em excesso.

  • Terceirizado disse:

    O fec ao demitir o bonamigo selou sua permanência na humilhante terceirona,o time é péssimo e parece que alguns jogadores acham que estão fazendo um favor ao entrar em campo.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Por mim o Bonamigo ficava até a SÉRIE C de 2020…kkk

    A diretoria do FEC agiu certo. Embora tenha apenas 3 jogos pra fase de grupos,não custa lembrar que existe um certo intervalo de tempo para o primeiro jogo do mata-mata após o término da fase de grupos …
    Durante esse ínterim é perfeitamente possível fazer ajustes táticos e colocar alguns jogadores em suas corretas posições de origem para que se possa,dessa forma,minimizar a mediocridade geral…

    Como eu ja tinha dito antes : mesmo com alguns sustos,esse timeco vai pro mata -mata em quarto ou em terceiro.Ou vocês acham mesmo que o clube do remo,um timeco lascado e mal pago,vai conseguir ganhar 3 jogos seguidos? Muito pouco provavel…Diria que é impossivel…

  • Emanuel disse:

    Interessante é ver a montagem de um elenco caro que perdeu precocemente tudo que disputou esse ano. Enquanto isso os valores da base desembarcaram em São Paulo. Para os dirigentes do Fortaleza, qual é mesmo a função da instituição Fortaleza formar bons times ou exportar jogadores, para que mesmo serve o CT de Maracanaú. Sou Fortaleza, mas admiro a diretoria do Ceará que se empenha em formar bons times.

  • Magal disse:

    Lisca Doido é o cara. Trás logo é prá ontem

  • Felipe CSC disse:

    Traz de volta o Marquinhos Santos negada… kkkkk

  • Carlos disse:

    É Ant° Carlos Zago o técnico contratado. Tem que tirar leite de pedra

  • Carlos Cavalcante disse:

    Não se justifica formar um elenco tão ruim tecnicamente pagando em torno de 700 mil, vc ver elencos de 80 mil a 120 mil na série D, que se não tem uma qualidade boa pelo menos tem um padrão tático definido e vc ver um mínimo de organização dentro de campo.

    Longe de mim fazer qualquer menção de desvio ou rachadinha nesse dinheiro gasto, mas meus amigos é muita incompetência, falta de conhecimento, vc ter que gastar 700 mil por mês para juntar tanto jogador ruim de uma só vez, muito estranho isso.

    • Gadiel disse:

      Por isso não sou sócio do clube .O dinheiro é muito mal gerido,Na série A Vc ver o Atletico Goianiemse com 1 mil pagantes por jogo ,na série b o América MG leva 1500 pessoas pra ver os jogos !aí vc ver um time como o nosso que tem uma torcida gigante ,que leva 15 ou 20 mil pessoas num domingo a noite ,num mata mata levando 60 mil ,não tem explicaçao. De onde tiraram esse paula Sérgio? Meu Deus do céu, só espero não acabar o clube igual a Portuguesa e o América de Natal

  • Phelipe disse:

    Tudo que um time pode fazer de errado o Fortaleza fez este ano, Então nada que venha do Pici nos deixa surpreso!

  • Evandro Lobo disse:

    Sou Leão mas não existe milagre, ó time ruim!
    Não salva ninguém.

  • VOZAO disse:

    dançaram falam muito e sem grana kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • JOURILIO disse:

    UM TIME QUE NÃO EVOLUIU NADA TECNICAMENTE, PASSA SEMANA TREINANDO E NÃO APRESENTA NADA MUITO FRACO HORRIVEL VAI SER NO SOFRIMENTO,SEJA O QUE DEUS QUISER.

  • Luiz Villela disse:

    EI TAL VOZÃO TU TA NO LUGAR ERRADO , QUEM CAIU DE 4 PRO BOA NÃO FICA AQUI E PREPARA O LOMBO QUE VEM MAIS.

  • DADO disse:

    Acertou a diretoria do Fortaleza em tirar o treinador a tempo de redirecionar o trabalho para os jogos do mata-mata (que será daqui a um mês, pois FOrtaleza está hipoteticamente classificado, bastando saber qual o lugar). Ao contrário do ano passado em que Marquinho Santos de maneira covarde e anti-profissional deixou o elenco às vésperas dos jogos do mata-mata, e ainda teve como prêmio sua volta ao clube esse ano (coisas do nosso futebol). Bonamigo não estava mais com as condições de seguir a frente do elenco, basta que observemos a total falta de organização do time em campo (embora tenha começado bem) e sua falta de motivação para mudar isso. Esperemos que aquele que venha a substituí-lo seja do tipo do raciocínio rápido e talhado para esse tipo de situação. A sorte é que não temos esse ano nenhum time tipo copeiro no clube B como os do Rio Grande do Sul (todos já subiram). Geralmente grupos que vivem esse tipo de situação como o FOrtaleza costumam usar isso como desafio para atingir objetivos. Esperemos que seja asssim.

  • Fernando disse:

    Com que cara vamos reclamar do Marquinhos Santos deixou o Fortaleza na véspera do mata-mata?

  • Criança de 8 anos disse:

    Papai pq o senhor me fez torcer leao?

  • DADO disse:

    Antônio Carlos Zago, novo treinador do FOrtaleza, tem mais currículo do que Paulo Bonamigo, sendo inclusive vice-campeão gaúcho com o juventude, trabalhando em várias equipes. Vem com equipe completa, auxiliar técnico e preparador físico. A diretoria poderá ser premiada pela sua pronta intervenção num trabalho que já não estava mais prosperando. Homem talhado para o serviço o novo treinado do FOrtaleza, Vamos rezar para dar certo.

  • DADO disse:

    a contratação de Antônio Carlos Zago pra treinador Fortaleza traz ainda a vantagem de conhecer a competição da série C, e os clubes que integram o grupo B dessa competição, por ser profissional que disputou a série C comandando um time do sul em 2016, o Juventude. Estão aí as matérias-prima do sucesso. Tem tudo para o tabu da série C ser quebrado esse ano.

  • Jonathan Harris disse:

    Com este elenco, pode trazer o Guardiola que não resolve…

  • Robson disse:

    Quanta baboseira !

    Todo mundo sabe que os problemas do Fortaleza EC eram Jorge Mota e Marquinhos Santos.

    Quem não lembra dos gênios que pregavam há alguns meses que com a saída destes dois e seus auxiliares, o tricolor estaria bem encaminhado ?

    Eu lembro.

    Saudações Tricolores !

  • João Ximenes disse:

    “Os motivos da saída do MAUAMIGO do comando do Fortaleza na verdade foram: RUINDADE E TEIMOSIA.

    #RUINDADE quando insistiu na escalação TORTA do time;
    #TEIMOSIA em manter essa escalação.

    Cara(s), sinceridade… SÓ UM CEGO NÃO VIA O QUE ACONTECIA DENTRO DO JOGO.

    Inventar ÉVERTON, canhoto, jogando do lado direito e HIAGO(o Ronaldo de araque), destro, na esquerda foi um chute no saco do torcedor e de uma JUVENILIDADE sem precedentes.

    – Hiago, coitado, ficava rezando pra não meterem a bola nele, pois quando a bola vinha viajando ele já sabia que, torto, não ia conseguir dominar, e tome pêia da bola.

    – Éverton, coitado, sem pernas(mau fisicamente), não conseguiu um drible pra dentro pois ficava na dependência da sua perna direita que só serve pra apoiar a sua esquerda(prova são os vários gols já perdidos nessa temporada, a começar aquele contra o Ferroviário que nos custou uma eliminação e consagrou um zagueiro que salvou o gol na linha da trave).

    Mais engraçado nessa formação inventada é que Éverton só caía pra direita quando Hiago tava no jogo. Quando era qualquer outro jogador, Éverton jogava do lado certo(esquerdo). Parecia até que MAUAMIGO enxergava em Hiago(o Ronaldo de araque) o Ronaldo de verdade. Talvez por sua comemoração na hora que conseguia fazer um gol e girava no ar mostrando o seu corpo “esquelético” tal qual faz o Ronaldo verdadeiro.

    E mais engraçado ainda é, que mesmo com os dois em campo, quando Fortaleza Esporte Clube leva um gol, de imediato os dois(Éverton e Hiago) trocam de posição, ACHO que por conta própria(aconteceu mais uma vez contra o Sampaio no sábado. Quer ver prestem atenção).

    Já eram pra ter dado nos fundilhos do MAUMIGO já tem pelo menos umas três rodadas atrás.
    Tardaram e vão entregar um mesmo time nas mãos de um treinador que tem o mesmo nível do Mauamigo, e ESPERAR e REZAR vai ser a nossa sina mais uma vez.

    O que vão dizer ao final de tudo ?!
    Fácil deduzir:

    Diretoria: “PEDIRAM PRA TROCAR… TAÍ O RESULTADO !”.

    Zago: “FOI POUCOS JOGOS E FIZ O QUE PUDE !”.

    Torcedor: “CARAL… !”.

    Três argumentos SIMILARES que servem tanto pra CLASSIFICAÇÃO pro MATA MORRE quanto prum “possível fracasso”(toc toc toc bati na madeira).

    Tô com ZAGO e não abro !

    Fazer o que ?!

  • valterlan disse:

    A diretoria do Fortaleza, ta igual o Rubinho Barrichelo, ta chegando atrasado na contratação do treinador, o Mauamigo já era para ter caído faz tempo

  • Marcelino disse:

    O elenco é muito limitado.

    Eu concordo que, às vezes, um novo treinador pode conseguir dar uma animada na turma e melhorar alguma coisa em campo. Mas, sinceramente, acho difícil melhorar alguma coisa, pois o ponto forte dos fatos – e não dá para tapar o sol com a peneira – é a baixissima qualidade técnica do elenco.

    E pagar R$ 700 mil por esse elenco chega a ser piada!! Estão jogando literalmente dinheiro fora. O Fortaleza não tem elenco para custar isso. E nem sequer está numa divisão que exija um elenco tão caro assim. O Clube já está a 8 anos nessa CZona e já deveria ter colocado os pés no chão.

    Para se ter uma ideia, o São Bento, com folha ao redor de R$ 100 mil, é líder do grupo B da Série C !!!! Até agora, das 15 partidas disputadas, só perdeu 3!!

    Agora, o que resta é torcer para que o Clube abra mão de ganhar o trofeu de ruindade e se concentre em ser pelo menos não tão ruim como os outros. Pode ser que assim uma chance surja.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *