Futebol do Povo

Zago é o 50º técnico do Fortaleza desde 2000

1423 26

A cultura da troca de técnico que domina o futebol brasileiro tem no Fortaleza um representante ativo. Levantamento exclusivo feito pelo repórter Miguel Junior, da rádio O POVO/CBN, mostra que Antonio Carlos Zago, contratado no domingo passado para o lugar de Bonamigo, é o técnico número 50 do clube desde 2000.

O apontamento leva em conta os profissionais diferentes que trabalharam no Pici e treinaram o time pelo menos uma vez, independente de terem repetido passagens ou não. Helio dos Anjos, Flávio Araújo, Bonamigo, Marquinhos Santos, Ferdinando Teixeira, Marcelo Chamusca, por exemplo, foram comandantes do tricolor por mais de uma vez. Assim, as trocas de técnicos são ainda maiores do que 50.

A relação é a seguinte:

Flávio Araújo, Ferdinando Teixeira, Zaluar, Luis Carlos Martins, Aderbal Lana, Pedro Basílio, José Carlos Amaral, Luiz Carlos Cruz, Márcio Araújo, Givanildo Oliveira, Hélio dos Anjos, Mauro Fernandes, Zetti, Dorival Junior, Toninho Cecílio, Vagner Benazzi, Valdir Espinosa, Jair Pereira, Jair Picerni, Márcio Bittencourt, Roberval Davino, Daniel Frasson, Paulo Bonamigo, Marco Aurélio, Amauri Knevitz, Jorge Veras, Silas Pereira, Heriberto da Cunha, Alexandre Irineu, Luiz Carlos Barbieri, Casemiro Mior, Mirandinha, Vladimir de Jesus, Giba, Márcio Fernandes, Cleisson, Roberto Fernandes, Luiz Muller, Zé Teodoro, Arthur Bernardes, Márcio Rocha (Marcinho), Ademir Fonseca, Julio Araújo, Nedo Xavier, Vica, Celso Gavião, Marcelo Chamusca, Marquinhos Santos, Hemerson Maria e Antonio Carlos Zago.

Recomendado para você

26 Comentários

  • TERCEIRA NEM EM SONHO disse:

    “Pé frio” todos? ou o “timeco 15 C” é o pé frio dessa novela sem fim? Ainda bem que jamais vou passar por esse sentimento vergonhoso de ver meu time jogar nessa nani”C”a, desprezada, vergonhosa e humilhante TERCEIRA DIVISÃO. Apesar da dor de nunca ter visto seu time conseguir sair da Czona dentro de campo nestes 15 anos, com certeza o que dói muito mais para um colorido, é saber que vão morrer e, “nunca e jamais” verão nós, “torcedores do Ceará Sporting Club” passar por essa eterna e marcante HUMILHAÇÃO!!! PCDV

    • Felipe CSC disse:

      Disse tudo, mitou!

    • EDSON COSTA disse:

      TERCEIRA NEM EM SONHO…
      Agora eu pergunto: E EM REALIDADE?

      Cuidado, ilustre anônimo, as palavras têm força! Inclusive força inversa. Isaac Newton já falava em ação e reação, força e contra-força. Lei da natureza…

      Nesses meus quase 44 anos de vida, aprendi algumas coisas e uma delas foi: “o mundo dá voltas”.
      Gostei quando você escreveu a palavra HUMILHAÇÃO. E sabe porque??? Porque os humilhados serão exaltados! É bíblico e Deus está conosco, sim. Ele saberá o momento de nos exaltar e, não duvide, será quando menos se espera. Continue assim, com essa auto-confiança, mas cuidado, porque quando vem a queda, a decepção é maior…

      Reflita aí…

      Fica com Deus!

      ST

  • EDSON COSTA disse:

    FG, 50 em 18 anos? (o ano 2000 conta, né?)
    Dá uma média de mais de 3 técnicos por ano, é muita coisa…
    A propósito, existe um forte lobby no Congresso Nacional para tornar mais rigorosas, para os clubes, as regras trabalhistas dos técnicos de futebol, dada a “instabilidade” do cargo.
    Ora, ora, então vamos fazer o mesmo para a grande massa de trabalhadores brasileiros, porque a profissão de técnico carrega suas dificuldades como as outras, cada qual com seu cada qual.
    Se é para igualar as coisas, vamos tirar os salários astronômicos também, que muitas vezes impedem o clube de contratar com mais qualidade. O cara ganha em um mês o que outros ganham em anos. Ou seja, uma coisa compensa a outra.

    Falando em técnico, o ZAGO já está voando agora para a capital cearense, chega hoje em Fortaleza e a apresentação será amanhã, 3ª feira.
    Muito se falou em outros posts que não há treinador que resolva quando o time é ruim. Aqui pra nós, uma meia verdade.
    Digo isso porque é evidente que elenco de qualidade é fundamental para as pretensões, sejam elas quais forem. Mas existe uma coisa que alguns esquecem: FUTEBOL NÃO É MATEMÁTICA, MAS SIM O ESPORTE DO PROVÁVEL E DO IMPROVÁVEL. Ontem mesmo o Vitória/BA sapecou o Curíntia em Itaquera? Quem diria??? Pois então!

    Vejam só, tivemos times superiores em 2014, 2015 e 2016 e mesmo assim não subimos; ou seja, ter time de qualidade não é garantia de nada nessa Série C. E sabem porque???? Porque o regulamento da C (ao contrário das Séries A e B) NÃO privilegia os melhores times, mas apenas aqueles que obtiverem sucesso em dois jogos. Tudo se resume aos dois jogos. Muito injusto! Mas se é esse o regulamento, vamos colocá-lo debaixo do braço!

    Então do que precisamos? DE ALGUÉM INTELIGENTE E MOTIVADOR, que prepare o time para esses momentos decisivos!

    Quer saber? Tô nem aí se o time presta ou não! Tô nem aí se vai se classificar em 1º ou em 4º (se a classificação vier, e eu acho que vem)! Quero saber se subiremos e acabamos com essa história de Serie C!!!! Se tiver que “embarcar” a bola, que o faça; se tiver que fazer gol de canela, que seja!
    Então, cabe ao ZAGO montar uma estratégia de jogo, começando com o posicionamento correto do jogador, evitando-se improvisações. Edimar e Adalberto ou Ligger na zaga; Jeferson na lateral direita (única improvisação, não temos LD de ofício); Mancha, se escalar, que seja no meio; Everton, se escalar, na esquerda, nada de “jogar torto”, nem ele, nem HIAGO.
    Dá uma chance pro lateral GUILHERME, soube que ele apoia bem, pelos menos tem demonstrado nos treinos; dá uma chance pro JÔ e, sabe mais??? Joga com 2 centroavantes enfiados no meio dos zagueiros (Lucio Flavio e Paulo Sergio) que uma hora a redondinha vai pra rede! VINÍCIUS e FINAZZI – as Torres gêmeas – não jogaram juntos???? Então! Bota os caras na área, treina, entrosa… Ou vamos ficar nessa longa-lenga???
    Sejamos inteligentes!
    Outra coisa, por mim, fechava treino para todo mundo. Tá bom de tanto “olho gordo”. No final do treino, abrem-se os portões, dá aquela coletiva básica, o mesmo blá, blá, blá e estamos conversados. Já diziam os sábios, em boca fechada não entre mosquito.
    Precisamos de calma e paz para o treinador trabalhar. Na hora do jogo, cabe à torcida ir ao estádio e incentivar. Só isso. O resto, Deus toma de conta.

    JOÃO XIMENES, o que vc acha????

    ST

    • João Ximenes disse:

      Meu caro EDSON COSTA, tudo bem ?

      ACHO que você tá certo em alguns pontos sem dúvidas, principalmente quando diz: “FUTEBOL NÃO É MATEMÁTICA, MAS SIM O ESPORTE DO PROVÁVEL E DO IMPROVÁVEL. Então do que precisamos? DE ALGUÉM INTELIGENTE E MOTIVADOR, que prepare o time para esses momentos decisivos. Então, cabe ao ZAGO montar uma estratégia de jogo, começando com o posicionamento correto do jogador, evitando-se improvisações.”

      ZAGO não pode fazer mais que isso pelo tempo que tem. VANTAGEM a seu favor vejo os dois jogos dos três a fazer em casa, além do provável e o improvável que é futebol.

      As mexidas propostas por você, de momento acho pouco provável que ele as teste, tipo: trocar a zaga inteira; Jô e mais dois atacantes enfiados(torres gêmeas).
      Vão ser três jogos complicados pela condição dos confrontos e pouco tempo que vai ter-se pra trabalhar tantas mudanças entre um jogo e outro, mesmo sendo jogado 1 único jogo por semana.

      AGORA, “ALGUÉM INTELIGENTE E MOTIVADOR, que prepare o time para esses momentos decisivos”, pode ser DETERMINANTE pra conseguir o objetivo ao final desses três jogos.

      Vejo ZAGO no mesmo nível do MAUAMIGO, e ele vai pegar o mesmo time que estamos acompanhando e reclamando desde o início da temporada.
      Não sei se, se ele tivesse vindo depois do MARIA, que junto com o SAMPAIO e antiga diretoria optaram por formar uma equipe mais com cara de Sulista teria dado mais certo que MAUAMIGO que também tem raizes de lá e não engrenou, – mas que tava perdido lá pelas bandas de um futebol que em nada contribui com o futebol mundial tecnicamente -, enquanto que ZAGO estava trabalhando com o futebol do Sul.
      JAMAIS SABEREMOS !

      ZAGO quando no Juventude ano passado não me fez ver algo diferente das outras equipes. Acho até que o nosso Fortaleza Esporte Clube era melhor INDIVIDUALMENTE e de ARRUMAÇÃO em campo que eles.
      Tivemos a “INFELICIDADE” daquele “bandeirinha/assistente” ter enxergado IRREGULARIDADE naquele gol legal do Sobralense, e que, quem sabe, poderia ter mudado o rumo da história.

      Por fim, VOCÊ tá certo no seu raciocínio, só que pelo pouco tempo(3 jogos), não acredito que ZAGO vá chegar e arriscar mais ainda o seu pescoço.
      Em outro POST até falei que qualquer que fosse o “técnico” que viesse, o mesmo chegaria e iria desempenhar o seu trabalho na maior tranquilidade do mundo tentando melhorar a situação. NO ENTANTO, já teria a seu favor a ARGUMENTAÇÃO: “tive pouco tempo, e fiz o que pude”.

      “cabe ao ZAGO montar uma estratégia de jogo” – coisa que MAUAMIGO não conseguiu desde o início dessa maldita Czona -, na intenção de DAR A VOLTA POR CIMA com esse elenco que conhecemos de cabo a rabo e sabemos do que eles são capazes(#NordestãoCopadoBrasil 2018).

      Um abraço.

      A propósito GRAZIANE !
      Pago R$ 1,00(hum conto) a quem fizer um levantamento do número de jogadores que passaram com toda essa reca de “técnicos” nesse tempo que você deu-se ao trabalho de mostrar pros TORCEDORES em geral.

      BRINCADEIRA CARA !!!!!!

      Valeu.

      • EDSON COSTA disse:

        Valeu, JOÃO XIMENES!
        Comigo tudo na Santa paz de Deus e espero que você também esteja.
        Gosto dos seus comentários, sem paixões futebolísticas, críticos ou elogiosos conforme o caso, coisa rara entre os participantes daqui.
        Eu não tenho nenhum time para torcer, senão o Fortaleza. Se o LEÃO jogar contra a Seleção do TITE, eu torço pelo Leão.
        Então, se é esse o time para o qual eu torço, é do lado dele que estou, não importa se está bem ou mal.
        Embora eu tenha respeito por todas as opiniões, desde que sejam respeitosas, não acho correto quando torcedores do nosso time “esculhambam” o próprio time. Já não bastam os outros???? Não já temos por demais torcida contra?
        Então, vamos apoiar, PORQUE O FORTALEZA SÓ TEM UMA TORCIDA. Nosso hino diz que a torcida é LEAL. Então o sejamos!
        Não digo que estamos proibidos de criticar. Não, claro que não. Você critica e eu já critiquei e esse é um direito de todos à livre expressão. Não concordo com chacotas e/ou agressões verbais que nada colaboram. Até o colunista FG, nada obstante suas colocações imparciais, é alvo de comentários maldosos.

        Então faço um apelo aos VERDADEIROS torcedores do Fortaleza: APOIEM, TORÇAM, COBREM, MAS FAÇAM ISSO COM RESPEITO E RESPONSABILIDADE, SEM VIOLÊNCIA. SOMOS A TORCIDA LEAL DO TRICOLOR DE AÇO! NÃO PRECISAMOS DE TORCIDA CONTRA.

        Sobre o jogo contra o CSA:

        Promoção de ingressos:
        R$ 20,00 / R$ 10,00 para os setores SUL, NORTE, BOSSA NOVA e ESPECIAL.
        R$ 120,00 para o SETOR PREMIUM
        Ingressos Família: R$ 20,00 para o SETOR BOSSA NOVA, limitados a 500 ingressos.

        Vamos ao CASTELÃO, vamos ficar do lado do nosso time!!!

        ST

  • Rodrigo Alvinegro disse:

    Os últimos três posts deste blog foram sobre o Fortaleza. E o jornalista ainda acha ruim quando é “acusado” de ser Tricolor. É de lascar.

    São quase 700 posts desde a estreia deste blog especificamente. O Fortaleza teve o técnico demitido e outro contratado. Nada mais natural do que três posts seguidos. Várias vezes foram publicados posts sequencias do Ceará. Não conto número de textos por assunto. Os escrevo e faço de acordo com as circunstâncias. O seu delírio persecutório é grave, maldoso e retrata desonestidade de opinião. É uma lástima que alguém gaste seu tempo para isso. E, sim, vou publicar sua acusação para responder. Injustiças e acusações sem nexo são intoleráveis e vou defender sim minha honestidade, força de trabalho e imparcialidade, sempre. Mais fácil seria deletar tua opinião, mas vale a pena deixar exposto tamanha falta de noção, despeito e desrespeito. Ainda mais vindo de alguém que se acha adulto. Se eu torcesse pelo Fortaleza, teria orgulho em assumir. Se eu torcesse pelo Ceará, teria orgulho em assumir.
    FG

  • Túlio Franco disse:

    FRANCAMENTE
    O importante é que o Zago dê certo no maior do estado. Que nossa emorme torcida, a maior do estado por sinal, tenha a felicidade de ver o Tricolor de Aço do Pici de volta ä série B, é daí para a Série A, novamente, que é lugar de time grande.
    Um time com uma torcida dessa não poderia jamais cair abaixo da Série B.
    O Zago foi um zagueirão destemido, líder e excelente jogador. Vai salvar o nosso Leão dessa desgraça de série C.

  • Magal disse:

    Emerson Maria veio como salvador no lugar de Marquinhos Santos e deu no que deu. É muito AZAGO!

  • Jonathan Harris disse:

    Interessante que o levantamento tenha sido feito desde o ano 2000, ano no qual o Fortaleza conseguiu sair da Série C …. pena que foi no tapetão! Na malfada Copa Joao Havelange.

    Pobre Joao Havelange, apesar da homenagem, morreu com quase 100 anos e não viu o Fortaleza sair da série C em campo.

  • GABRIEL disse:

    O que mais me causa espanto é a torcida do time do canal preocupada com o novo treinador do Leão. Ora, vão cuidar da vida de vocês. Que coisa mais baixa e mesquinha essa torcida suja do canal. Suja não por sua bandeira de cor escura, mas por seu caráter e arrogância.
    Outra coisa, vão procurar o que fazer. Agora tão querendo impor que o Graziani torça para o funesto time deles. Que é isso? deixem o cara ser imparcial. As postagens surgem de acordo com os assuntos relevantes e novidades. Ser criança é bom, mas ser criança eternamente é insano.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Virgílio Matos disse:

    Mudando de assunto,jogo do Fortaleza nesse final de semana será o último, quando o leão entrar em campo já saberá o resultado dos outros 4 jogos.Importante essa informação.

  • Terceirizado disse:

    Nos anos 90 a Stella foi eliminada no PV por um tal de Tocantinópolis jogando pela terceirona,um colorido amigo meu que foi para o jogo disse que a Stella emprestou algumas chuteiras para o adversário, time de subúrbio é isso!

  • João Ximenes disse:

    ZAGO e… Fortaleza Esporte Clube 2017

    Goleiro – Marcelo Boeck, Matheus,
    Lateral Direito – Eduardo
    Lateral Esquerdo – Bruno Melo, Laerte, Ronny, Guilherme Santos
    Zagueiro – Max Oliveira, Ligger, Yuri Pereira, Del’Amore, Edmar, Adalberto
    Volante – Felipe, Pablo, Jefferson, Esdras, Anderson Uchôa, Rodrigo Mancha, Wellington Reis
    Meia – Leandro Lima, Natan, Wesley, Renatinho, Éverton, Adenilson, Vinicius Pacheco
    Atacante – Lúcio Flávio, Gabriel Pereira, Vinícius Baiano, Hiago, Leandro Cearense, Jô, Paulo Sérgio.

    AQUI NÃO ENTRA MAIS NINGUÉM, e vai ter de ser com esses jogadores que ZAGO vai ter de se virar !

    Tomara que quando ZAGO for consultar o falado DEPARTAMENTO DE DESEMPENHO ou “inteligência”(que lástima), os mesmos, pelo menos relatem isso pra ele.
    Se não, alguém vai ter de buzinar no pé do ouvido dele que aqui temos um BLOG que poderá ajudar muito a ele. Basta ELE TER A HUMILDADE DE LER PELO MENOS UMA “VEIZINHA” entre um jogo e outro.

    Três paralelos pro ZAGO bater a cachola a partir de hoje a tarde:

    Time que mais joga: Boeck; Felipe, Mancha, Ligger, Bruno; Uchoa, Pablo, Éverton, Adenilson; Paulo Sérgio, Lúcio Flávio;

    Jogadores que já entraram durante os jogos, e que não passaram disso: Matheus, Jefferson, Max, Edimar, Adalberto, Guilherme Santos, Wellington Reis, Ronny, Jô, Hiago, Vinicius Baiano(?), Leandro Lima(o das lumbrigas), Wesley, Leandro Cearense;

    Os que ainda não entraram ou não estão inscritos: Eduardo, Laerte, Yuri, Del’amore, Esdras, Natan, Renatinho, Pacheco, Gabriel Pereira(?),

    SERÁ QUE TÁ AQUI A SOLUÇÃO ?
    E se não estiverem inscritos ?

    Cara(s)… É DESESPERADOR pra qualquer “técnico” que aceitasse o desafio.

    Que o ZAGO chegue ILUMINADO e encontre nesses 3 jogos restantes o ponto do sal logo, sob pena de salgar demais e ter de jogar água gelada pra aliviar a secura.

    Tô contigo e não abro ZAGO, e “VAMO” PRO PAU !

    • João Ximenes disse:

      Fiz tipo um plágio do seu Post meu caro GRAZIANE !

      Achei preferível fazer um levantamento do plantel a disposição que ir atrás do número de jogadores que já passaram por aqui com esses 50 “técnicos” citados por você.

      Se ZAGO passar por aqui(Blog), quem sabe não vai tirar algo de proveitoso pra ele nessa passagem pela nossa capital.

      Valeu !!!!!!

    • Botelho Ferro disse:

      Boeck, Jeferson, Edimar, Adalberto e Bruno; Anderson, Mancha, Adenilson e Ronny, Leandro e Lúcio Flávio … mas marcando em cim.a

  • Barbosa disse:

    João Ximenes, deixando a torcida injuriada do canal de lado, o Zago, nosso novo treinador, tem que dar uma sacudida bem forte no time. honrar os R$180.000,00 que vai receber no Leão de Aço. Não Que seja demais, mas para a Série C, é mais que o suficiente. Pôr o Jefferson na lateral direita, a zaga com dois zagueiros de origem, tirar di time os horrorosos Adenilson, Pablo, Felipe e Paulo Sérgio. Pro lugar do Éverton, do Gago e do Lucio Flávio não tem ninguém menos ruim, então deixa eles mesmos. No gol eu testarua o Max Wallef, pois o Boeck tá se achando o dono da cocada preta; ele leva gol defensável e ninguém diz nada.
    No mais, é rezar prá todos os Santos para intercederem por nós junto ao Pai Celestial.
    Saudações Tricolores!

    • João Ximenes disse:

      BARBOSA…

      1. Não sei quanto o ZAGO cobrou pra tentar tirar a gente desse sufoco. Mas se você diz ser esse o valor, digo que se tem a grana pra pagar, vai ser bem pago se ele conseguir. Mas que ele já deu uma “sacudida” com esse salário e sua chegada, há! isso deu.

      2. Também acho que JEFFERSON já deveria ser o lateral direito desse time a várias rodadas atrás. Felipe deve ser melhor de treino que ele.

      3. Não sei se ZAGO vai mudar a zaga que vem jogando direto desde o início da Czona(Mancha/Ligger). Penso que qualquer mudança a ser feita pode surtir efeito, como pode atrasar mais ainda o trabalho pois começa novas observações.
      Mancha EU não o teria nem colocado de zagueiro. Mas o Mauamigo dizia ele já tinha jogado em um dos seus times de zagueiro… fazer o que ?!. Todo “técnico” tem seu jogador de confiança. O do Mauamigo devia ser o Mancha.

      4. Felipe, como disse acima, só pode ser bom de treino porque Mauamigo o deixou como titular. De repente ZAGO enxerga diferente dele; Pablo e Adenilson, acho, não deveriam sair(opinião minha claro); Paulo Sérgio já vai tarde.
      AGORA, sabe lá se ZAGO não consegue um melhor posicionamento e todos conseguem render mais. Futebol e olho técnico faz a diferença pra cima e pra baixo.

      5. Éverton tá mau das pernas desde o ano passado; do Gago(?); Lúcio Flávio é outro que não tiraria(opinião minha claro).

      6. Max Wallef, salvo engano, foi emprestado ou vendido pro Corinthians.
      Boeck pode até tá se achando o “rei da cocada preta”, mas temos de admitir que ele anda salvando. Apesar de achar que naquele primeiro gol que levamos do Sampaio, dava pra ter interceptado a bola antes da cabeçada do Isac(a bola já entrou ali). No segundo, apesar de ter dado rebote pra frente, o lance foi no reflexo.

      7. REZAR meu caro BARBOSA já venho pedindo aqui faz tempo.

      Vamos ESPERAR que o ZAGO chegue e consiga melhorar alguma coisa no que diz respeito ao RENDIMENTO desses jogadores dentro dos jogos. “Se” ele(Zago) não conseguir melhorar um pouquinho que seja do trabalho do Mauamigo… ESTAREMOS “PEPADOS” meu caro.
      Aliás, ESPERAR é o que NÓS(tricolores) fazemos de melhor já tem 8 anos.

      Um abraço.

  • Robson disse:

    Em uma conta absolutamente simplista, significa uma troca de treinador a cada 4 meses aproximadamente.

    Evidentemente a troca de treinador, por si só não é algo ruim, mas há um contrassenso na lógica que rege essas trocas no futebol nacional: enquanto alguns bons nomes são logo “fritados” pela impaciência da torcida e covardia dos dirigentes, outros demoram até demais no cargo mesmo demonstrando incapacidade para ocupá-lo, como o último treinador tricolor que em cerca de 4 meses não conseguiu fazer o time trocar 4 passes corretos em progressão ofensiva.

    Enfim, a relação do futebol brasileiro com seus técnicos é tão complexa e estapafúrdia que daria uma discussão infinita aqui, mas tem receio que algum recém chegado dos desertos incomunicáveis da África desinformado e preguiçoso peça a “fonte”, ando meio sem paciência com certos tipos ultimamente.

    Quanto ao Zago, melhor lembrar dos tempos de grande zagueiro, como treinador não tem grandes realizações e como pessoa, coleciona episódios infelizes.

    Saudações Tricolores.

    Saudações Tricolores !

  • Helio Franco disse:

    Wellington Reis. Estou enganado ou o gol de empate do Cuiabá e os gols do Sampaio foram em cima dele? Pelamor, Zago, posicione esse homem em campo direito ou então substitua por outro mais efetivo. Desse jeito não dá. A vaca vai para o brejo, mais uma vez. Óh serviço homem, atitude, fique esperto, o prejuízo foi grande!

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *