Futebol do Povo

Fortaleza: vícios comprometem classificação antecipada

1725 47

Por Alexandre Gonzaga *
Autor convidado

O Fortaleza poderia ter garantido a classificação para as quartas de final da Série C do Campeonato Brasileiro neste domingo, mas empatou por 1 a 1 com o CSA-AL em razão de alguns vícios táticos enraizados no time.

Escalado para jogar pelas faixas do terreno – com Felipe e Jô na direita, e Bruno Melo e Hiago na esquerda -, o Leão afunilou o seu jogo e abusou dos passes longos, o que criou muitas dificuldades aos meias Adenílson e Pablo, que apareciam quase sempre atrasados para atacarem as segundas bolas.

O técnico Antônio Carlos Zago viu no Castelão que (mais uma vez) o Leão entrou jogando com as linhas demasiado separadas. Aliás, sempre que o Fortaleza jogava um pouco mais compactado, a infiltração dos meias causava desiquilíbrios no organizado time alagoano. Pablo teve algumas boas iniciativas de ataque no primeiro tempo, o que deixa a ideia de que se Leandro Lima tivesse entrado mais cedo a dinâmica do jogo poderia ter sido diferente.

Zago terá oito dias para corrigir o posicionamento do time para a partida diante do Confiança-AL, no Batistão, e repensar a utilização de Adenílson ou Leandro Lima, mais ágil e experiente para jogar entre as linhas adversárias. O técnico não poderá contar com os laterais Bruno Melo e Felipe (suspensos) e deverá recuar Pablo para a lateral direita.

Mas independentemente da escalação ou do desenho tático, o Fortaleza terá que mudar o chip: nenhum time é capaz de jogar com competência se os seus setores permanecerem tão distantes uns dos outros. A intensidade diminui e o desgaste aumenta.

*Alexandre Gonzaga é jornalista e chegou ao Ceará em 1999. Trabalhou com produção de TV e imprensa em Portugal. É um apaixonado por futebol.

Recomendado para você

47 Comentários

  • Oliveira disse:

    Perfeito comentário!

    Espero que o Zago ajuste a equipe, e a apesar das limitações técnicas, da para compactar e organizar o time. Se conseguir fazer isso, com certeza obteremos sucesso nesse ano.

    ST.

  • Chico Caucaia disse:

    O time é um bocado de doidim emsapatado……já papocou com linha e carretel.. ah brasil

    • Botelho Ferro disse:

      só que como vocês fizeram prá não cair vamos comprar o Macaé e arbitragem na decisão prá subir … por que psicopatas são tão desmemoriados? loucura ou cinismo?

      • Terceirizado disse:

        Torcedor da Stella é desmemoriado, não lembra da maracutaia com o CRB em 2011 que mandou o Campinense para a quarta divisão.

        • Amaury disse:

          desmemoriado é quem esquece que seu clubeco tem seis títulos falsos, foi publicamente e formalmente acusado de comprar e vender vários jogos nacionais acolitado com dois árbitros locais num hotel perto da rodoviária num escândalo que envolveu vários clubes nunca apurado por óbvio … quem para não ser rebaixado comprou o Macaé que na mais importante decisão de sua história veio time reserva e dizem vendeu a vaga por muito dinheiro? jogar a lama em que chafurdam nos outros é o que todos cínicos fazem.

      • Carlinhos Bala disse:

        Valeu amigo

      • Rogério disse:

        Botelho, com que dinheiro falam em comprar outros times para subir? Não pagam nem o salário em dia dos seus jogadores. Quem comprou descaradamente e comprovadamente o CRB para não cair para a série D foi o falido e todo o Brasil viu a palhaçada ao vivo na TV. Acordem, terceira divisão ! Calcem as sandálias da humildade. Em 28 edições da Terceira Divisão, vocês participaram de 15 !!!! O maior participante do atual formato. Por mais que consigam subir, não passarão muito tempo na série B, pois vão voltar para o lugar de você, Timinho de Terceira Divisão.

        • Márcio Santos disse:

          Falou o torcedor de um time que até 2008 era chamado de come ovo pelos próprios jogadores, teve a energia elétrica da sede cortada por falta de pagamento, até que em 2009, misteriosamente, saiu de time “come ovo” para time organizado, sem dívidas e estranhamente saneado.

          Muito estranho essa melhora repentina. Dinheiro não cai do céu e nem nasce em árvore. Só não posto o que sei porque irão faltar provas.

          Melhor você se recolher em sua insignificância, caro sofredor alvipreto.

          • Chico Costa disse:

            Sabe de nada, inocente!

          • Rogério disse:

            Quanta coerência e inteligência ! É de deixar qualquer um impressionado. Sem argumentos e sem poder dizer o “que sabe”, porque não sabe provar (kkkkkkkk).

            Até 2008, ano que se refere, teu time já tinha sido rebaixado 2 vezes e acumulava 7 participações na terceira divisão.

            A inveja das Stellas em ver o Ceará estruturado, com dívidas sanadas, dinheiro no caixa e bem administrado é de fazer qualquer um morrer de rir.

            Em nada, conseguem ser melhor que o Ceará. Responda: quem tem mais vitórias em confrontos diretos? Quem tem mais títulos cearenses? Quem está melhor no ranking na CBF? Quem está melhor no ranking FCF? Quem tem mais participações na Série A? Quem tem mais participações na Série B? Quem nunca jogou a Série C? Quem tem uma sede mais estruturada? Quem tem um CT melhor? Quem é o único campeão invicto do Nordeste? Quem tem mais sócios-torcedores? Quem não tem dívidas e não depende de abastados para sobreviver? Quem tem mais profissionalismo? Quando você responder a todas estas perguntas verá que quem deve se recolher a insignificância é você, torcedor do falido da terceira, que nem argumentos coerentes tem.

        • Márcio Santos disse:

          Vejo que você falou, falou e não disse nada.

          Nunca entrei em questão de quem jogou mais ou menos uma determinada competição, até porque isso não faz nenhum clube maior ou menor que o outro. Se olhar por esse lado, pode-se dizer que times como Paulista de Jundiaí e Santo André são maiores que Fortaleza e Kanal, pois ambos jogaram Libertadores e os daqui, não.

          No mais, suas perguntas são totalmente sem lógica e sem fundamento algum. Dizer que o Ceará é maior que o Fortaleza pelo fato de ter mais triunfos em confrontos diretos é até piada, visto que o Fortaleza tem mais vitórias que o Fluminense e nem por isso é maior que o clube carioca, assim como o Kanal tem mais vitórias que o Internacional e nem por isso é maior que o time de Porto Alegre.

          Dizer que o Kanal é maior porque nunca jogou terceira divisão também é loucura, pois caso isso seja verdade, posso dizer que o Kanal é maior que o Fluminense.

          Ranking também é outra coisa sem pé nem cabeça, pois só leva em conta os 5 últimos anos. Basta ver que a Chapecoense, um time que ninguém ouvia falar até 2012, hoje está à frente de várias equipes tradicionais.

          Quanto aos títulos de estadual, é fácil cantar vantagem com 5 títulos fantasmas dado de presente por um tribunal totalmente parcial e que tem a origem alvipreta em seu DNA, pois até no site da federação não consta quem são ou foram os vices campeões, as súmulas das partidas e por aí vai. Antes que você venha dizer que tem um livro escrito que prova o suposto penta, nem perca seu tempo, pois o mesmo também não tem base.

          De resto, a única coisa que concordo é que teu time é bem mais profissional que o FEC, pelo menos nas atuais circunstâncias. Isso é fato e não há como negar. O resto, títulos invictos, sede mais moderna, dívidas saneadas, participações em Séries A e B e outros mais são coisas momentâneas, pois o futebol é cíclico, sempre foi e sempre será.

          Agora, gostaria que me respondesse: da onde o time “come ovo” renasceu das cinzas, de uma hora para outra?

          • Rogério disse:

            Vejo que sempre foge das comparações citando outros clubes. É prova concreta que admite, praticamente com relação a todos os fatos, a superioridade alvinegra. É bastante óbvio que pode-se comparar as agremiações em todas as perguntas que fiz, pois são todas objetivas, mesmo que se leve em conta que futebol é ciclo e que estamos falando do presente, todavia são fatos frutos do passado, sejam eles recentes ou de longas datas.

            Quanto a sua pergunta final, posso falar sim. O Ceará é profissionalmente bem administrado, e esta forma de administração já completa quase uma década, estando o mesmo grupo a frente do clube com a mesma filosofia de crescer passo a passo. A organização e a situação atual não foram construídas do dia para a noite como você imagina, mas foi um longo caminho. Compare neste período quantos grupos diferentes dirigiram o seu time. Brigando entre si e um boicotando o outro. Isto se refletiu em campo e o resultado todos sabem.

  • Francisco nobre disse:

    O time do Fortaleza já está com 8 anos na série “C”. motivo falta de Diretoria.

  • Alexandre Pinho disse:

    Parabéns!!

    Ótima análise!!
    Muda técnico e entra técnico e eles não enxergam que o time joga muito espaçado!
    Hoje os times que mais se destacam são aqueles que os Jogadores se aproximam!!
    Bela reportagem!!
    Este jornalista é fera!!

  • Antonio de Oliveira Sousa disse:

    Parece que deu pra detectar o problema no nosso time. É que os jogadores não sabem dominar uma bola, nem dar um passe. Parece que o Leandro Lima e o Rony, sabem.

  • Daniel Rodrigues disse:

    Gostei da postagem desse nobre repórter.
    FALTOU DIZER QUE UMA TORCIDA ENORME NUMA CIDADE ENORME, COM UMA ENORME SEDE DE VITÓRIAS E DE ACESSO NÃO PODE SE DAR AO LUXO DE SEQUER EMPATAR DENTRO DE CASA, SOB O RISCO DE PERDERMOS A CLASSIFICAÇÃO E A FELICIDADE DO NOSSO CENTENÁRIO.
    Nosso Leão que antes lutava contra Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Internacional, Cruzeiro etc , há oito anos se rende a times modestos e pequenos que passam por cima de toda a história e tradição do FORTALEZA ESPORTE CLUBE.
    FALTAM PESSOAS COMPROMISSADAS E DECENTES PARA DIRIGIREM NOSSO LEÃO DO PICI.

  • Amaury disse:

    a análise é procedente mas os erros são de posicionamento e corrigíveis, um bom time se faz com um sistema tático bem definido e muito treinamento, isto é fundamental mas Zago é resistente a coletivos que é onde o time engrena, temos sem dúvida os melhores jogadores da série C individualmente mas ainda não tivemos um técnico experiente que saiba formar a equipe dentro das características dos atletas disponíveis e temos pouco tempo mas dá prá melhorar sim e já melhorou visivelmente … esquecem todos que o time especialmente Lúcio Flávio perdeu três gols feitos e se tivesse feito mais um ninguém estaria dizendo tanta bobagem e entregando a rapadura sem luta, achei o resultado excelente pois o time será motivado a vencer tudo daqui prá frente e raça não tem faltado, bem ao inverso de anos anteriores o que muitos tolamente esquecem.

  • Anisio Ribeiro disse:

    Parabéns Alezandre, sua análise parece ser a mais coerente das que ouvimos da nossa mídia local.

  • Túlio Franco disse:

    Francamente,
    O que é que a diretoria do Leão espera do treinador com um plantel desses?
    Pior que a culpa é toda da diretoria, que contrata por indicação ou para agradar algum empresário. Empresário nenhum é otário. Ele quer despachar a mercadoria parada ou estragada dele; no caso, os péssimos peladeiros que vieram superlotar a folha de pagamento do Leão de Aço.
    E agora? é novamente rezar e se lastimar. Quem sabe assim, com mais humildade, o Fortaleza não suba?
    Fé nunca é demais.

  • Túlio Franco disse:

    Cadê o Graziani? Ele pegou corda das vovozetes da veinha do canal, que acham que ele tem bom gosto e torce para o Leão de Aço e por isso não escreveu o blog com matéria do Leão de Aço?
    Vai nessa não, FG, porque isso é mal da presunção e inveja das vovozetes, que acham que só a vovozinha do canal é que tem direito a ganhar cinco campeonatos seguidos, quando ninguém dessa geração atual tinha nascido e que nunca acharam algum documento comprobatório ou times que participaram dessa façanha. Isso fora as falcatruas horrorosas feitas pela veia do canal para não caírem prá Série C.

    Alguns comentários me desanimam. Assim que acabou o jogo do Fortaleza tinha texto meu no Blog. Aí faço a publicação de um outro texto, no dia seguinte e aparece uma “acusação” sem pé e nem cabeça de que não escrevi nada. É inacreditável. Sinceramente, cada vez mais fica claro que não vale a pena.
    FG

  • Barroso disse:

    Se o Zago organizar e compactar a equipe, imagino que possamos conquistar nos próximos 2 jogos os pontos necessários para se classificar.

    Boeck, Guilherme, Edimar, Adalberto, Pablo, Mancha, Ronny, Leandro Lima, Hiago, Lucio Flavio e Leandro Cearense.

  • nonato disse:

    O Fortaleza, precisa subir urgentemente para serie B, pois está dando uma nojeira se ouvir, ler ou assistir programa esportivo ! A água escoa naturalmente, não precisa ações tipo aquela contra o CRB. O Fortaleza é grande e vai cessar B, A etc. e tal. É só ter foco, competência e compromisso

  • Jorge disse:

    Exelente texto, ótima análise e leitura do jogo!

  • Jorge disse:

    Excelente texto, ótima análise e leitura do jogo!

  • João Ximenes disse:

    “com Felipe e Jô na direita, e Bruno Melo e Hiago na esquerda”, poderia “butar” o MESSI pra ajudar que o tirariam todos os títulos de melhor do mundo conquistados até aqui.

    VICIO quem ficou com ele foi esse departamento de desempenho(inteligência) que inventaram no Pici, que não serve pra nada, não ajudou em nada o ZAGO nessa sua estreia, quando, deve ter partido deles a indicação do JÔ nesse time e a manutenção do Hiago(o…) torto.

    Com Mauamigo jogavam Felipe e Éverton(torto pelo lado direito), Bruno e Hiago(o Ronaldo de araque) também torto pela esquerda. OU SEJA, NÃO MUDOU NADA, pois estavam lá Felipe e Bruno. Única diferença ai é que Jô é destro, tava do lado certo, mas parece calçou as chuteiras ao contrário(direito esquerdo esquerdo direito), enquanto que Hiago(o Ronaldo de araque) pelo lado esquerdo é um Deus nos acuda(salvo ontem que andou dando uns lampejos e até fazendo gol). Diria até que foi a sua melhor apresentação até aqui. VIVA !

    ADENILSON, na minha opinião é o jogador TITULAR desse time, desde que ZAGO segure mais o Hiago(o Ronaldo…) jogando pelos lados sem ficar entrando no seu espaço o tempo todo, que só leva a marcação pra cima dele(Adenilson) e o espeta. Acho até que Hiago(o…) sabe que não consegue nada jogando torto e como quem não quer nada, devagarinho, vai procurando se aproximar do lado oposto o tempo todo(procurando a sua posição).
    – PABLO – que também é meu TITULAR nesse time – é jogador de meio, cai muito pros lados pra cobrir as laterais(já o vi cobrindo os dois laterais várias vezes com seu pulmão de ferro), e muitas vezes afunila pra dentro, também levando marcação pra quem é meia. Ô home pra correr sem bola.

    Com MauAmigo e agora ZAGO, Fortaleza Esporte Clube NUNCA conseguiu se compactar, justamente pelo fato dos jogadores por estarem jogando tortos além de atrapalharem as subidas dos laterais ainda caem muito pro meio, muitas vezes com a bola dominada, e quando fazem isso, acabam atraindo marcação pros meias. E quando não conseguem concluir a jogada e acabam perdendo a bola, deixam o buraco nos setores laterais fazendo com que os dois meias(Adenilson/Pablo) abram pra fechar o lado, e é ai onde os adversários deitam e rolam abrindo a jogada pro lado onde não tem ninguém, e entrando em diagonal de onde saiu quem era pra tá lá.

    Se o ZAGO ficar na dúvida entre ADENILSON e LEANDRO LIMA(o das lumbrigas) pro meio, vai tá mostrando que é IGUAL ao MauAmigo. CARA… não tem nem o que pensar.
    Leandro Lima(o das…) ? ÁGIL ? e ainda jogando entre as linhas ? QUE LINHAS ? só se for as do próprio Fortaleza Esporte Clube.
    É nisso que dá ficarem escalando jogador por um jogo. Fosse por esse jogo, até EU deixaria o Hiago(o…) jogando torto; “butaria” Vinicius no Jô e Leandro de cara em outro jogador. Menos no Adenilson.
    Soa até como uma CONTRADIÇÃO:” Zago viu no Castelão que (mais uma vez) o Leão entrou jogando com as linhas demasiado separadas”.
    O “mais uma vez” é consequência do plantel existente. Não fosse assim, MauAmigo acabara de assinar um termo de cegueira aguda pois ele tava desde o primeiro joga dessa Czona no comando do time e não conseguiu nada.
    Já me deu calo nos olhos de ver Leandro jogando, e não vai ser ele que vai conseguir compactar nada nesse meio campo, pois é só perceber que ele passa mais tempo entre a intermediaria e a área adversária; dos lados; e quando não dentro da área sem condição de compactar nada pelo seu preparo físico, que ao contrário do vale eletrônico dos transportes coletivos da cidade, não deixa ele ir e vir.

    POSICIONAR é trabalho do ZAGO !
    Cabe a ele encontrar a peça certa pro lugar certo nesse time que, pelo que ele tem nas mãos, e pelo que EU vi até agora, não vai ser nada fácil.
    O POSICIONAR passa muito pelo, TÁ CORRENDO SEM A BOLA.
    Então, POSICIONAR e SEGURAR cada jogador na sua, evitaria ficarem correndo de graça, que por consequência apareceria a tão esperada COMPACTAÇÃO.
    TRADUZINDO: Quem corre é a bola.

    AGORA SIM !
    “nenhum time é capaz de jogar com competência se os seus setores permanecerem tão distantes uns dos outros. A intensidade diminui e o desgaste aumenta.”

    Ai destrincha(explica) o Fortaleza Esporte Clube 2017 !
    E pra não citar um ou outro jogador diria que nesse “PLANTEL 2017”, faltou exatamente os ingredientes descritos na frase muito bem aplicada pelo jornalista, pois pra se apresentar e/ou jogar um grande futebol precisa-se: COMPETÊNCIA nas contratações por parte dos dirigentes; INTENSIDADE, peças com perfil técnico/tático individual para tal; o DESGASTE físico já é uma consequência da capacidade técnica individual dos jogadores que, pra conseguiram COMPACTAR, só correr desenfreados, sem a bola, máximo que vão conseguir é se desgastarem em campo e quem tá fora dele(TORCEDOR TRICOLOR).

    É isso !

    Há!… como não sou de ficar em cima do muro, fosse EU trabalharia pro próximo jogo: Boeck; Jefferson, Edimar, Ligger, Reis; Mancha, Pablo, Éverton(pela lado esquerdo), Adenilson; Lúcio, Hiago(pela lado direito).

  • TricolorConsciente disse:

    EU prefiro passar entre em 1º ou 2º lugar para ter o segundo jogo em casa. Não tem mal que não tenha fim. Acho que essa seria a vez para deixar essa maldição para lá. Tenho medo de fazer o segundo jogo fora e começar uma nova maldição. Saudações da família tricolor.

  • Robson disse:

    O espaço entre as linhas é um dos muitos problemas do time. Os times montados por Zago tendem a ser taticamente organizados e com uma mecânica de jogo e posicionamento definidos, mas isso não foi implantado da noite para o dia em nenhum dos clubes por onde passou.

    Agora, não adianta compactuar as linhas se nossos jogadores continuarem incapazes de trocar 3 passes corretamente em progressão ofensiva. Não há esquema tático que dê jeito para que o Lúcio Flávio aprenda a dominar uma bola, que faça o Hiago aprender a chutar com força, que tire a ruindade do Ligger e que ensine ao Pablo que ele é péssimo fazendo lançamentos.

    Além disso, é nítido que tem muito jogador que adoraria que todo jogo fosse de portões fechados porque não aguentam a pressão das arquibancadas. O que vejo, além da pouca técnica evidente é o despreparo psicológico para lidar com pressão de alguns ditos “profissionais”.

    É evidente que o time se desestabiliza com a menor cobrança das arquibancadas e passa a errar demais, tentando o que não está preparado pra tentar. Se dá pra perceber isso a algumas centenas de quilômetros, obviamente os adversários também percebem que o tricolor tem hoje um time de pernas de pau e amarelões.

    Saudações Tricolores.

  • Paulo Monteiro disse:

    Excelente comentário, simples mas bem resumido sobre as falhas da equipa.
    Como se percebe não será difícil resolver.
    Parabéns pelo comentários ficamos no aguardo dos próximos.

  • TERCEIRA NEM EM SONHO disse:

    Série C malvada, mata aos poucos.

  • Josiney Castro (Morada Nova) disse:

    Esse jornalista, AG, é “dubom”! Já chega dizendo que veio para ficar. Gostei! Quanto ao mata-mata, sigiro que o jogo daqui seja com os portões fechados, pois dificilmente haverá momentos para aplausos enquanto que vaia é a cada instante, deixando os jogadores cada vez piores e nervosos!
    Apenas sugestão…!

  • valterlan disse:

    O gol que o Fortaleza tomou do CSA , foi algo que parece brincadeira, total desatenção do setor defensivo do Leão, mas pelo menos o time mostrou atitude e diminuiu o prejuizo que seria a derrota

  • João Ximenes disse:

    E essa agora !
    Não bastassem os “TRÊS DESFALQUES” certos pro jogo contra o Confiança lá(Felipe, Bruno, Uchôa), me aparece agora o afastamento do lateral esquerdo WELLINGTON REIS, potencial substituto do BRUNO, suspenso por cartões – que, me parece, andou se pegando com o Jô, o das chuteiras calçadas erradas(direita no pé esquerdo e vice versa).

    Pra direita temos o JEFFERSON, que diga-se é melhor que Felipe;
    Pro lugar do Uchôs na volância tem o MANCHA, até então zagueiro, tá com ritmo de jogo pois vinha jogando, e é da posição;
    MAS… e pra esquerda ? tem outro além do Reis ?

    RENATINHO foi embora ou ainda tá pelo Pici ?
    Ou será que o departamento de desempenho(inteligência) vai indicar o ÉVERTON – que resolveu ficar até o final da Czona pra lá -, mesmo ele não tendo jogado uma única vez na posição ?
    Seria típico desse departamento tal dica.

    Quando a gente pensa que problemas não agravariam ainda mais a situação, me aparece é mais bucho.

    DURMA COM UM BARULHO DESSE.

  • João Ximenes disse:

    E o “DITO CUJO” babozerou mais uma vez:

    “… VOLTO a repetir o que já escrevi aqui. Ceará entrou na Fares Lopes pra não deixar o Fortaleza vencê-la. Deixar o rival sem nada pra comemorar no seu centenário. As flores ao inimigo são as flores do mal. Só um imbecil pra não enxergar o que é tão óbvio.”

    Volto a repetir só o trecho ÓBVIO que da outra vez escrevi, pra não esticar essa conversa sem futuro: Eles LÁ(os daqui) conseguindo vencer a competição, a vaga vai ficar pro segundo colocado, uma vez que o mesmo já tem vaga garantida. Se Fortaleza Esporte Clube não tiver a capacidade de chegar pelo menos em 2º vai tá assinando definitivamente um atestado de INCOMPETÊNCIA COLETIVA a começar pela diretoria.”

    Aos IMBECIS de plantão flores !

    Uma vaga como analista de mercado lá pelas bandas da Ceasa seria uma alternativa melhor que trabalhar na área esportiva.

    NÃO SE DISCUTE O ÓBVIO !

    Home váááááááááá´!!!!!!!

  • João Ximenes disse:

    Esquecendo o VÍCIO, a teimosia, e a incapacidade de enxergar o ÓBVIO…

    Se o ZAGO tivesse paciência pra ver os jogos onde MauAmigo decidiu fazer com que ÉVERTON(jogando pela direita sendo canhoto) e HIAGO(pela esquerda sendo destro) jogando tortos, facilmente ele diminuiria os transtornos do time.
    MauAmigo inventou e ainda insistiu com isso pelo menos umas 4 partidas, mesmo vendo o rendimento dos dois caindo pelas tabelas.

    O que deve ser feito, já que pelo que parece, tanto Éverton quanto Hiago ainda aparecem como melhores opções ?!
    METER OS DOIS DO LADO CERTO.

    Nunca na história do futebol, um treinador faria TAL INVENÇÃO, principalmente nesse caso onde ÉVERTON, que não é atacante, jamais conseguirá fazer o que espera o treinador – jogando torto, chegar a linha de fundo, quebrar pra dentro e finalizar -, e muito menos HIAGO, que mesmo sendo atacante de ofício, já demonstrou que jogando torto tem dificuldade até de dominar a bola.

    ZAGO tem de fazer o trivial: Éverton canhoto pelo lado esquerdo e Hiago, destro, pela direita.

    SIMPLES ASSIM !

    Imagino um time com: Boeck; Jefferson, Edimar, Ligger, Bruno; Uchôa(Mancha), Pablo, Éverton(pelo lado esquerdo), Adenilson; Lúcio Flávio, Hiago(pelo lado direito).

    Ou seja, Uchôa ou Mancha como primeiro volante.

    Ficar “escalando” jogador por alguns minutos de jogo, uma jogada, um drible, uma caneta, e até por um gol, dentro de uma “equipe” totalmente desnorteada e limitada técnica/coletiva como é essa, e deixar de escalar o “grupo” que mais vem jogando junto é querer adivinhar o futuro.

    É isso.

  • netto disse:

    desista não FG esses torcedores da stela morrem de inveja do CSC O MAIS QUERIDO DO ESTADO DO CEARÁ e passam a descarregarem seu ódio a torto a direito em pessoas integras e imparciais q nem vc, meu pai sempre me ensinou q o q vem de baixo não me atinge então o mesmo digo pra vc não ligue, siga em frente pois seu sucesso e o do vozão incomoda muita gente sem noção. e saiba leio todos os seus comentários e sempre os vejo com a maior lucidez possivel.

    • Chico Costa disse:

      Perfeito. É certo que pessoas que vivem (ou sobrevivem) em situação de dificuldades, geralmente apresentam comportamento agressivo, injurioso e até por não dizer, lunático. Enquanto durar essa situação com o time do abadá, principalmente os jornalistas da imprensa esportiva serão alvo de desrespeito.

    • Botelho Ferro disse:

      nós morremos de inveja por não termos seis títulos falsos dados para a manipulação política de imbecís e não fomos acusados formalmente de comprar e vender vários jogos nacionais algo jamais apurado … mas os dirigentes da CBF da época estão na cadeia.

      • Paulo Costa disse:

        Botelho Ferro, você esqueceu do jogo da Vergonha ( Fortaleza x CRB ) ???
        dá uma olhada no vídeo e depois volta aqui e me explica se o que você viu
        nas imagens é normal.. 1) jogador avisando (Carlinhos Bala ) que ainda falta
        fazer mais um gol, para os zagueiros do CRB. 2 ) auxiliar tecnico do Fortaleza
        atravessou o campo e foi falar com o goleiro do CRB com o jogo em andamento
        será que foi oferecer um cafézinho? 3) jogadores do Fortaleza saindo do banco de reservas e indo conversar com o jogador Aloisio do CRB na borda do campo..
        4) jogador do CRB (Maizena) avisando ao seu Goleiro ” deixa fazer”..

        • Botelho Ferro disse:

          no caso pelo menos o clube foi julgado e totalmente inocentado pelo STJD o mesmo que se recusou a julgar seu clubeco citado como comprador e vendedor de jogos nacionais naquele hotel perto da rodoviária acolitado com dois árbitros locais que devagar foram sendo expurgados do quadro da FCF como acusou publicamente em todos jornais do país e carta formal à CBF o árbitro Eduardo Barilari e tudo foi abafado algo que manipulados como vocês rapidamente esqueceram … tentar sujar os outros com a lama onde chafurdam não os fará melhores meu caro, o fedor das mutretas do teu clube recordista de araque é tanta que se sente de Plutão … atiram pedras com que moral? com nenhum.

          • Paulo Costa disse:

            só você fala nesse caso dos árbitros que foram acusados, porque se existisse 1% de fundamento, se existisse 0,0001% de fundamento, a imprensa faria manchetes durante semanas seguidas, a VEJA colocaria uma capa sobre essa matéria.. sabe por que isso não aconteceu??? porque foram atrás de saber se existiam provas se existiam fundamentos e NÃO encontraram NADA.

            melhor você mesmo ir na CBF e na FIFA e levar provas sobre o que está dizendo, é capaz deles acreditarem em você.. vai lá Botelho.

  • Botelho Ferro disse:

    o cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais.

  • Túlio Franco disse:

    Francamente,
    Não quis ofender ou injuriar o tão capacitado e inteligente jornalista Fernando Graziani.
    Apenas me referi às injúrias e acusações feitas pela galera de alma negra da vovozinha do canal imundo, quando dizem que você é parcial e passional. Essas criaturas torcedoras, digo, vovozetes, aproveitam-se de comentários e situações dúbias para tergiversarem sobre o assunto e distorcer para o lado ruim da coisa. Feito urubus , que na verdade o são.
    Desculpe aí qualquer mal-entendido, amigo!
    Não caia nas bajulações falsas dessa corja arrogante do canal.

\

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *