Futebol do Povo

Fortaleza: a redenção chegou após oito anos e foi com drama; time está na Série B 2018

3064 88

FOTO: Felipe Couri/tupifc.esp.br

O Fortaleza vai disputar a Série B em 2018. E foi com drama.

Após oito anos na Série C, a equipe conseguiu finalmente a redenção. Está livre da Série C e tem a oportunidade de começar uma nova história, já resgatado da Terceira Divisão após perder para o Tupi por 1 a 0, neste sábado. No agregado, 2 a 1, já que a ida terminou com vitória do Leão por 2 a 0.

Neste período foram temporadas de bastante sofrimento, quase rebaixamento para a quarta divisão e insucessos desde 2012 em jogos decisivos, quando o regulamento registrou a necessidade do mata-mata.

Mas o passado está escrito e o futuro, ainda não.

E as lições de tantos anos precisam ser aprendidas com urgência, inclusive levando em conta duas situações marcantes: o pior elenco tecnicamente que o Fortaleza montou pelo menos desde o mata-mata conseguiu subir e comandado por uma diretoria – e aí entra a história da missão do presidente Luis Eduardo Girão – que assumiu no meio da temporada após a renúncia coletiva dos dirigentes que começaram o ano.

O JOGO

O confronto histórico ocorreu neste sábado, em Juiz de Fora, interior de Minas, contra o Tupi, com a presença de quase dois mil torcedores do Fortaleza. O início do jogo já deu mostra da postura do Fortaleza, esperando as iniciativas do Tupi e tentando sair nos contra-ataques. Logo aos três minutos, em impedimento, a equipe mineira abriu o placar, gol marcado por Romarinho. O time da casa insistia e quase marcou mais duas vezes, novamente com Romarinho, em saída errada de Marcelo Boeck, e com Italo, acertando a trave.

A partir dos 30 minutos os comandados de Antonio Carlos mostraram outra postura. Com mais calma, trocavam passes e tinham em Hiago a saída de segurança e velocidade, especialmente pelo lado esquerdo. Foi assim que o atacante finalizou com perigo em duas oportunidades.

O segundo tempo mais uma vez teve domínio do Tupi. Aos sete minutos, Andrei teve gol anulado também por impedimento e aos 14 minutos foi a vez de Marcelo Boeck – o melhor atleta da campanha do acesso – ser decisivo em chute de Helder, de bicicleta.

Restando 30 minutos para o acesso e tendo que fazer pelo menos dois gols para levar a decisão para os pênaltis, o Tupi mantinha a postura tática de ataque, mas encontrava até então uma sólida defesa do Fortaleza, que permitia pouco ao adversário.

Aos 36 minutos, o Tupi abriu o placar. Após ótima jogada pela direita, Edmário ajeitou de cabeça para Fernando e o zagueiro fez 1 a 0, na pequena área tricolor. O jogo se tornava ainda mais dramático e, na sequência, Marcelo Boeck fez duas ótimas intervenções.

Nos minutos finais, já com Leandro Cearense e Jô em campo, o Fortaleza, de forma inteligente, segurou a posse de bola no campo de ataque e só restava algo a se fazer, após oito anos: comemorar o acesso.

Recomendado para você

88 Comentários

  • Doutor Ze gota disse:

    Parabens ao time tricolor, mas teve uma ajudinha do arbitro. Penalti nao marcado e gol mal anulado!

    • Carlos disse:

      Vai chorar na cama que é lugar quente

    • Marcos Carvalho disse:

      Fortaleza também teve um pênalti não marcado no 2T. No cruzamento do Leandro cearense o jogador do Tupi corta a bola de braços abertos. E esse impedimento? No início da jogada tem 4 jogadores do Tupi impedidos, 1 deles participa da jogada e o bandeira não marca. Errou 2x.

      Deixa de choro. Eu subi !!

  • Juninho Alvinegro disse:

    Olha só quem vai subir para a serie B, Sampaio, Fortaleza, São Bento, e CSA ou Trombense. Pense em um campeonato forte. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Carlos Cavalcante disse:

    Agora Graziani e tricolores, foi com sofrimento, mais devido ao nosso ataque que não funcionou, totalmente inoperante, não sei vcs mas tem que qualificar e muito esse elenco…

    Subimos e agora a pressão tá do outro lado, pq Fortaleza é Fortaleza e não precisaremos passar mais de 30 anos na série B para chegar lá….

    • Amaury disse:

      escalamos muito mal o time meu caro deveríamos ter usado o mesmo 3-5-2 deles mas não tem quem ensine este time a marcar adiantado e levamos sufoco todo jogo algo absurdo e visível, ontem vi o Atalanta dar um sufoco na Fiorentina usando um sistema simples e objetivo o 3-4-3 com toque rápidos e marcação adiantada e se fizerem isto temos condições de vencer o campeonato já que livres da pressão da subida ´pe bem mais simples, é hora de vermos se Zago é mesmo do ramo.

  • marcelo freixo disse:

    agora vamo pegar o time do ”PENTA” inventado e suas mutretas via tjd-ce pra fazermos voltar tudo ao normal e como era antes…peiiiaaaaaa e muita peeiaaaa no kanal porteiro da serie b 30 anos…kkkkkkkkk

  • Marcelino disse:

    O drama trágico do FEC de estar por longos e dolorosos oito anos na terceira divisão finalmente chega ao fim e, como disse o Graziani, com drama (e bota drama nisso).

    Após sucessivos fracassos no ano de 2017 e mesmo montando um dos mais fracos e tecnicamente limitados times de sua história para disputar a Série C – com um jogo, no mais das vezes, feio de se ver – o FEC conseguiu a proeza que a tantos anos o torcedor esperava: o acesso à 2a divisão do futebol brasileiro.

    Mas o acesso – embora seja motivo de muita comemoração e de o torcedor soltar aquele grito preso na garganta por tantos anos – não deve enganar a ninguém. O Clube terá agora o desafio de se reinventar como clube de futebol, profissionalizando ao máximo sua atuação, de modo a NUNCA mais chegar a passar por essa vergonha de não apenas descer para a terceira divisão, mas principalmente de nela ficar por tantos anos.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Graziani,uma estatua desse boeck ja deveria estar em curso la no pici.

    A defesa de mão trocada quando o tupi vencia por 1×0 foi monumental. Comparo essa defesa aquela do Everson em 2015 no jogo do Ceará contra o macae aos 45 do segundo tempo.

    Defesas históricas e que mudaram o curso da história dos 2 clubes.

  • SINGH disse:

    Parabéns a Fortaleza e a todos os seus torcedores!

  • Leo Aguiar disse:

    “Nós conseguimos!!!” Grita Marcelo Boeck! Grita a torcida leonina!

  • Sérgio Filho disse:

    Acabou! Agora, por gentileza, reformem todo esse elenco triste. Mais um pouco teria perdido o jogo e os penaltis teriam ocorrido.

    Agora foi, Leão! Vamos com organização e pés no chão, se não o acesso de nada terá adiantado.

    Um abraço e fiquem todos com Deus!

    Vou terminar aqui minhas geladas, que a noite será longa!

  • Felipe disse:

    Rivalidades a parte, pois aonde se vê progresso com a derrota alheia?. Este acesso do Fortaleza nos faz mais fortes como futebol cearense e espero que o Ceará continue forte em busca do acesso também.

  • LeaonaSerieB disse:

    Como eu falei aqui e falo faz tempo. Esse time certamente o mais fraco tecnicamente dos últimos 4 anos, mostrou mais uma vez hoje, que é o time que mais sorte tem. Toda a sorte que os outros não tiveram esse teve. 🙂

    Além do mais, a gente merecia, pelo que fizemos no primeiro jogo, era para ter ganho de uns 4×0, só fizemos 2×0. Hoje, realmente, era para termos perdido, porque jogamos muito recuados, eles mereciam ter ganho de 2×0 ou 3×0, mas a sorte, FINALMENTE, sorriu para o Leão.

    Agora, acabou mais uma asneira da torcida do Kanal. Aquela asneira que o Leão nunca tinha subido da Czona para Bzona em campo, só no tapetão. Acabou mais essa asneira!

    Agora, rumo ao título!

    E agora o meu nick se tornou realidade novamente!

    Saudações Tricolores!

  • Francisco disse:

    Chooorra Torcidinha do kanal!

    Tão reclamando de roubo, mi-mi-mi.

    E no ano passado q anularam um gol legítimo do sobralense contra o juventude vcs não lembram né?

    Mi-mi-mi, choora minino. Ainda vamos subir pra série A primeiro q vcs!

    Prepara o espinhaço kanalzim!

  • EDSON COSTA disse:

    Só digo uma coisa: GRAÇAS A DEUS!

  • LeaonaSerieB disse:

    E diga-se de passagem, o sofrimento só foi maior, porque o Boeck, mesmo com 2 belas defesas, também nos deu 2 belos sustos. Aquela saída atabalhoada no primeiro tempo que quase lembrava as falhas dos goleiros nos anos anteriores e a falha no gol do Tupi, pois aquela bola dava pra ele ter defendido, ai ele soltou no pé do atacante do Tupi. Foi por pouco.

    Se a bola daquela falha dele no primeiro tempo tivesse entrado ou aquela bola da falha do Adalberto que o atacante deles meteu na trave tivesse entrado, a gente poderia ter ido para o pênaltis e agora estivéssemos todos tristes. Ainda bem que o time teve estrela, a estrela que os elencos anteriores não tiveram.

  • Jarbas Vasconcelos disse:

    Boraaaaaaaaaaaaaaa Leãoooooooooooooooooooooooo!

  • Geovane disse:

    Meus parabéns a todo elenco e comissão técnica, pois souberam reconhecer as limitações do time e garantiram o tão sonhado acesso. Agora, creio que o Leão chegue forte para a Série B em 2018. E próximo ano, o Ceará que se cuide. Eles não têm time para subir e vão sofrer nas mãos do papai Fortaleza em 2018. Desde 2015 eu não sei o que perder para o Ceará.

  • DADO disse:

    Infelizmente esta máxima se aplica ao futebol: “a história não é complacente com os perdedores, sendo bastante benevolente com os vencedores, que assim como o relator, redige o voto vencedor”. Particularmente, discordo dessa máxima, pois assim como os vencedores, os perdedores da hora tiveram sua cota na vitória que hoje se comemora. Quando as coisas de repente se encaixam, o camisa 10 que estava ali adormecido resolve dar a sua luz, o goleiro antes contestado faz a defesa salvadora, o comandante que estava desempregado chega e profere a frase que mexe com os brios dos comandados: “talvez até pode ser que os times formados anteriormente pudessem ter sido melhores em conjunto e em técnica, mas é esse o grupo que vai levar o clube de volta ao seu lugar” (Antônio Carlos Zago). De repente tira do colete as suas estratégias dando ao grupo um pouco de identidade e a frieza dos campeões, em doses suficientes para alcançar os objetivos desejados. Quando os acontecimentos convergem para o sucesso não há reza contrária que impeça. Aí entra aquele jogador polivalente, que joga em todas as posições do time, tira as bolas de cabeça, bate o pênalti decisivo, e que tem preço de passe inestimável. Esse jogador, sem dúvida, é o torcedor de todas as horas, que nunca se cansou ou desistiu, e que mais do que ninguém já merecia essa alegria, que embora esteja muito longe da sua grandeza, nos traz satisfação para o presente momento depois de muitos acontecimentos nada dignos de lembrança.

  • Robério Ximenes disse:

    O LEÃO SUBIU PORRRRAAAAA !!

    O RESTO É CHORO DOS DESCONTENTES !!!!

  • KS disse:

    O Carlos Lima deve ter tomado uns 8 lexotans e neste momento encontra-se em hibernação profunda. Só vai acordar lá pra terça.

    Aliás, pra dormir em Fortaleza hoje só na base de calmante, porque o que já ouvi de rojão nao tá no gibi.

    Por fim, eu digo, tá só começando… Leandro Gonçalves, Carlos Lima e o restante da trupe alvipreta que se cuidem, ano que vem é centenário e vocês – provavelmente – vão voltar a penar na mão do FORTALEZA.

    A NORMALIDADE VOLTOU.

    ST.

    • Leandro Gonçalves disse:

      É mesmo? Essa tua bola de cristal é a mesma que tu usou nos últimos 8 anos? Aconselho que você a troque,sob pena de mais 8 anos de frustrações…kkkkk

      Fique alegre,é o momento de vocês….!!! Mas a prudência mandou lembranças….

      No entanto,por ora,é permitido o espetáculo circense de empolgação,euforia e no seu caso,insanidade…

    • KSC disse:

      Faltou a menção honrosa a Chico Caucaia, outro que neste momento deve estar enchendo cisterna na base do choro.

    • EDSON COSTA disse:

      Lá vai o receituário:

      1 comp. Lexotan de 2 em 2 horas;
      1 comp. Rivotril após o almoço e outro após o jantar;
      1 comp. de Haloperidol (para crises psicóticas) de hora em hora;
      Antes de dormir:
      2 comp. de Frontal (Alprazolan) e 1 Dormonid. Se não resolver, pode aplicar uma ampola de qualquer benzoadiazepínico, 10 ml.
      Camisa de força sempre que necessário.

      Pronto.

  • Oneison disse:

    O momento é de comemoração, parabenizar o elenco, a diretoria e todos que fazem o FEC. Aqui no Pici, a festa continua e vestirei com orgulho a camisa do meu time de coração. Parabéns Leão !!!!

  • ALLAN KARLOS disse:

    Parabéns nossa linda torcida e OBRIGADO ANTONIO CARLOS ZAGO, voce literalmente tirou agua de pedra.

  • Robson disse:

    É por isso que o futebol é o esporte mais apaixonante do mundo.

    Há alguns meses atrás, quem apostaria que o tricolor de aço conseguiria o tão sonhado acesso esse ano:

    Um elenco tecnicamente medíocre, eliminado da Copa do Nordeste, do estadual e da Copa do Brasil por adversários sem nenhuma expressividade no futebol, uma profunda crise financeira, uma instituição com renúncia coletiva da diretoria, uma torcida incrédula e impaciente e um técnico perdido.

    Escrevi, neste mesmo espaço inúmeras criticas ao time, também escrevi que apesar de tudo, ele ainda podia salvar o ano de 2017 para o tricolor, e foi o que aconteceu.

    Se havia alguma pecado a ser expiado por esse clube e por essa torcida, ele já foi devidamente pago com esses 8 anos de série C.

    Os deuses do futebol em seu sadismo preparam um dos mais lindos capitulos para reparar uma das maiores injustiças do futebol mundial. O Fortaleza EC não merece 8 anos na série C.

    Parabéns torcida tricolor, parabéns diretoria, parabéns jogadores !

    SALVE O TRICOLOR DE AÇO !

  • Luciano disse:

    Graças a Deus o meu leão subiu! Eu não aguentava mais tanto sofrimento. Fiz tantas promessas( cheguei a ir a pé daqui a Canindé), mas enfim, depois de 08(oito) anos na terrível e amarga série C nos voltamos. Agora, de coração, espero que o ceará suba tb porque eu confesso que tenho medo de apanhar do nosso maior rival. Agora o leão tem que passar por um curso de aperfeiçoamento de como jogar a B porque nos não lembramos mais. Será que impedimento, pênalti e falta é a mesma regra? Enfim, são dúvidas que o tempo irá resolver. Ontem soltei muitos fogos( meus fogos são de qualidade, há 08 anos que eles estavam guardados). Termino este texto muito emocionado pelo meu leão que finalmente subiu. Agradeço ainda aquele gol anulado( o segundo do segundo tempo) e o pênalti não marcado, pelo jeito até Deus queria que o Fortaleza subisse. Enfim, graças a Deus não mais serei chamado de tercerino no meu trabalho.

  • Emanuel disse:

    Olha só! Sou torcedor do Fortaleza e amo meu time. Mas sejamos honestos. Quase ninguém acreditava nesse time até o primeiro jogo contra o Tupi, e o Zago mostrou que técnico ganha jogo sim. Pegou um elenco sem estrelas com exceção do Boeck, e em pouco tempo conseguiu moldar o time da sua forma e mostrou o caminho do acesso. Espero ainda que a diretoria já comece de imediato os planejamentos para o ano que vem e que no ano do centenário o meu tricolor de aço consiga dar mais um enorme presente para sua torcida fiel e presente. Ah! E pra mim o Fortaleza tem dois HERÓIS com letras maiúsculas: ZAGO e BOECK

  • Lima disse:

    O que diferenciou dessa vez? Qualidade técnica? Não. Esquema tático? Talvez. Mas o que pesou mesmo foi a frieza a mentalidade calma mesmo que o adversário tenha dado uma espetada. Nos outros anos o time parecia ser envolvido pela emoção da torcida e isso não fazia bem. Se lançava todo sem se preocupar muito como o adversário. Dessa vez (mesmo sem ter uma técnica apurada) o Fortaleza soube “jogar o jogo”. Como, se os jogadores são os mesmos do time do Bonamigo? A diferença está no comando. Ser Chefe é uma coisa, saber comandar é outra. Parabéns Zago.

  • Roberto Coração de Leão disse:

    Tremei Kanal, Leão já entra na B 2018 com 6 pontos garantidos ou seja 2 vitórias sobre o vozim!

  • Paulo Costa disse:

    conseguiu o acesso um time medíocre que encontrou adversários do seu mesmo nível
    o TUPI mandou e desmandou em campo, fez “gato e sapato” do FORT (15 C) mereceu vencer
    por uns 3×0 pelo menos.

    o penalti que o árbitro não marcou, a bola bateu na mão do Adalberto, o gol no segundo tempo que foi anulado , a Bola no travessão, as defesas do Boeck..etc..

    ainda bem que NUNCA passei pela HUMILHAÇÃO de ver o meu CEARÁ jogar por 15 anos na Terceira Divisão. um dos mil e quinhentos motivos que mostram que é mil vezes mais feliz
    o torcedor que escolheu torcer pelo CEARÁ, do que o que escolheu torcer pelo FORT (15 C)

  • Paulo Costa disse:

    tão iludidos e soberbos os torcedores do FORT (15 C), com raras exceções (3 %) a grande maioria dos seus torcedores (97%) acreditam que o seu time é semelhante ao BARCELONA
    apenas estavam passando por uma má fase ( 8 anos na SÉRIE C) mas que agora tudo irá
    voltar a “normalidade”, e o ACESSO para a SÉRIE A já é uma realidade que virá em 2018.

    eles não aprendem mesmo. será que terão que ser REBAIXADOS para a SÉRIE C pela terceira vez ??? para aprenderem o significado da palavra humildade ???

    • LeaonaSerieB disse:

      Você deve estar confundido a torcida do Leão com a do teu time: o Kanal das Vovozetes.

      • Paulo Costa disse:

        então você não está lendo comentários de torcedores do seu time que dizem que com certeza estarão na Série A de 2019, que o CEARÁ permanecendo na SÉRIE B, dará 6 pontos para o “BARCELONA” do Nordeste. ou você estava morando em outro
        Planeta e por isso não acompanha os BLOGS que falam do Futebol Cearense

    • valterlan disse:

      Carlos Lima seu time só não passou por essa humilhação graças a uns resultados esquisitos em 2015. senão teria caido, e quem ja começa os campeonatos campeão e vence as partidas antecipadas são voces kanalenses, O Leao subiu, chora, chora kanalenes

  • Antonio Francisco Pessoa disse:

    Valeu torcida do Fortaleza, passamos para a serie B,O Deus do Futebol
    ouviu nossa torcida,Todo o nosso sofrimento tudo por causa da ganancia,das brigas d grupos, da inveja,da corrupção e da falta dos homens que são os verdadeiros donos do futebol,os que tem e dança a magia de fazer o futebol,não é só o Fortaleza que sofre, mais si todo o futebol brasileiro,a torcida foi a principal jogadora, junto com seu treinador e jogadores,pois o Deus do futebol,ouviu sua torcida, e perdoou sua diretoria, quando a ganancia bateu mais forte do que a razão, futebol é pra todos ricos e pobres,tirar o direito do povão de ir ao futebol é o maior erro das diretorias que passaram ,e da de hoje, que comanda o Fortaleza, preços de ingressos, cobrados nos últimos anos tira o povão dos estádios,mais a violência dentro e fora dos estádios,mais as facções que briga entre si e contra as outras,mais os falsos dirigentes do futebol, os aproveitadores, os desarticuladores,os aproveitadores que usa sua torcida para benefícios próprios leva o futebol, a viver esse momento de desestruturação do futebol cearenses e de todo o Brasil, Cabe ao Fortaleza mudar esse pensamento de cobrar ingressos incompatível com o bolso do torcedor e com a crise econômica e social em que vivemos,Devemos ter coragem e colocar o o futebol em seu devido lugar, feito pelo o povão,para o povão, Vamos salvar o futebol e colocar em seu devido lugar, com estádios cheios, e todos juntos, na mesma emoção, fazer do futebol o esporte dos brasileiros.
    (Cientista Politico Francisco Pessoa PSDB. Ce)

  • Paulo Costa disse:

    gostaria que os torcedores do FORT (15 C) que repetem sistematicamente que o árbitro do jogo entre CEARÁ x MACAÉ, ajudou o CEARÁ que pode ter recebido alguma “oferta” para
    fazer isso, me expliquem o que acharam da atuação do árbitro do jogo TUPI x FORT (15 C)

    queria saber se o PENALTI não marcado a favor do TUPI ( Bola bateu na MÃO dentro da área)
    foi apenas um “erro” do árbitro, ou se houve “algo mais” por fora dos bastidores

    queria saber se o segundo GOL que foi anulado (não houve impedimento) foi apenas um “erro” normal do árbitro, ou se houve “algo mais” por trás das cortinas.

    com a palavra: os mesmos que aqui colocam que o ÁRBITRO do jogo do CEARÁ X MACAÉ
    deu uma “ajudinha”.. se ele deu uma “ajudinha” ,o MARCELO que apitou o jogo entre
    TUPI 1X0 FORT (15 C) deu uma “AJUDONA” e daquelas…

    • KSC disse:

      O choro é livre.

      Att. A Diretoria

    • LeaonaSerieB disse:

      É muita ilusão e loucura sua, Carlos Lima.

      Ali foi muito mais mão na bola do que pênalti, o Adalberto não colocou a mão na bola e nem abriu o braço, como o jogador do Tupi fez claramente no jogo da semana passada.

      Sobre esse impedimento, o próprio EI mostrou por A+B que o lance estava irregular. O erro seria se ele tivesse validado o gol, pois o ataque do Tupi estava impedido no primeiro momento e ele deixou correr, depois não houve impedimento, mas por milímetros, difícil de ficar claro pela visão humana. Diferentemente, do ano passado, por exemplo, em que o Daniel Sobralense saiu bem detrás da linha da zaga e marcou o gol e mesmo assim a arbitragem foi lá e anulou um gol legítimo que nos teria subido no ano passado.

      Não dá pra comparar com os 2 pênaltis inexistentes que garantiram o seu time kanalino a se manter na Série B em 2016. Só você e suas alucinações para não reconhecer.

      Ajudinha o árbitro teria nos dados se tivesse arranjado algum pênalti pra gente, se tivesse expulsado um ou dois jogadores do Tupi. Mas não foi isso o que aconteceu.

      • Doutor Ze Gota disse:

        Qual a diferença do pênalti marcado pro fortaleza no 1 jogo contra o tupi e o não marcado do 2 jogo?

        • Paulo Costa disse:

          a diferença foi que o árbitro do jogo em JUIZ de FORA, quis acabar com o sofrimento dos torcedores do FORT (15 C) e fez que NÃO viu a BOLA bater na MÃO do Adalberto, AQUI na Arena Castelão o árbitro usou o critério correto se
          a Bola bate na mão do JOGADOR se ele não está com as mãos coladas ao corpo
          os árbitros marcam penalti.. no caso do Adalberto o árbitro usou o critério de
          olhar qual dos dois times tinha a maior torcida para jogar na Série B 2018.

  • KSC disse:

    Paulo Costa, conseguindo superar Carlos Lima e Chico Caucaia no chororô.

    Mas tudo bem, chorar é bom, faz bem, alivia a alma…

    ST

  • Marcelino disse:

    Cá entre nós, o TUPI fez por merecer a vitória e o acesso. Jogou muito mais e melhor do que o FEC. Poderia, sim, ter ganho o jogo por 3 x 0. Até o fim o Fortaleza passou por um sufoco danado, de um time (o Tupi) que, todos sabem, é tecnicamente bem limitado. Mas, como dito acima, a SORTE desta vez estava do lado do FEC e, finalmente, deixou essa triste (e longa) história da terceirona.

    Agora é trabalhar muito pesado para que o Clube NUNCA mais volte a perder tanto em qualidade, a cair tanto em profissionalismo e a descer, de novo, para a terceirona.

    Nunca podemos esquecer que o FEC esteve na terceirona no ano de 1990, de 1995 até 1999 e de 2010 até 2017. Só essa frequência de retorno a Série C é suficiente para mostrar que o Clube precisa fazer uma auto crítica profunda e mudar sua forma de fazer futebol, de modo a, repito, NUNCA mais voltar à Série C.

    Portanto, chegou o momento de aprender todas as lições dos últimos 8 anos na Série C – período que envolveu até o risco de descer para a Série D (é sempre bom lembrar) – e reconstruir completamente a atuação do Clube sobre novas bases, sobre nova estrutura profissional de fazer futebol.

    E, quanto ao atual elenco, o justo reconhecimento pelo acesso não deve levar a que o Clube não enxergue a URGENTE necessidade de reformular completamente o time, trazendo profissionais de muito melhor qualidade. O que está aí até para a Série C estava fraco. Contou muito mais com a sorte e a enorme fragilidade técnica dos oponentes para chegar onde chegou.

    • valterlan disse:

      Esqueceu de falar que aqui era para ter sido no minimo 4×0 para o Leão, não foi graças ao Hiago que perdeu dois gols feitos, então o acesso foi mais do justo mesmo o time sendo mediocre

    • Paulo Costa disse:

      Marcelino, parabéns pelo seu comentário coerente e verdadeiro. se pelo menos 2% dos torcedores do seu time tivessem esse pensamento e essa consciência clara e correta, eu
      nem viria aqui fazer comentários sobre o time. só fazendo um ADENDO ao seu comentário. é um time que fica ETERNAMENTE se valendo da ajuda financeira de torcedores (empresários ) Santana Textiles, Ribamar Bezerra,, Eduardo Girão..etc.. que tiram do próprio BOLSO para pagar dividas deixadas pelo presidente anterior ( Jorge Mota ) etc.. parece um time AMADOR.. onde o dono tira do bolso para comprar o uniforme do time e pagar a alimentação dos atletas..

      no ano seguinte quando esse empresário RICO deixa a presidência e entrega para outro ( Jorge Mota ou outros que assumiram ) esses deixam o time novamente endividados e não prestam conta do que fizeram.

      • Marcelino disse:

        Caro Paulo Costa, o momento é, obviamente, de festa, de comemoração, de soltar aquele grito preso na garganta por tantos anos.

        Mas isso não pode nos impedir de reconhecer os problemas que o FEC evidentemente tem acumulado em sua história recente.

        Decididamente, um Clube não visita a terceira divisão tantas vezes assim sem ter problemas sérios em sua forma de estruturar e fazer futebol. É evidente que não se pode creditar a permanência por tantos anos na Série C apenas ao mero azar. Há problemas estruturais, sim, que o Clube precisa parar, reconhecer e enfrentar, sob pena de, não o fazendo, correr sérios riscos de voltar a visitar a terceirona de novo (o que ninguém em sã consciência quer)!!!

        Um dos exemplos de problemas estruturais da forma do Clube fazer futebol está nesse que você mencionou. Não se pode estruturar a vida e a sustentação de um clube de futebol, que quer ser profissional, a esse messianismo, a esses lampejos episódicos da passagem de apoiadores ricos, os quais, como bem destacou, chegam e partem.

        Espero que pelo menos as lições desses desastres recentes (entre eles os 8 anos de Série C) sirvam como suficiente alerta para a necessidade desse reinventar o Clube, incluindo seu modelo de sustentação financeira (afetado por tantos anos na pobre terceira divisão).

  • Paulo Costa disse:

    os números falam mais do que as palavras: CSC x FORT (15 C) ( 559 Jogos )

    CEARÁ ( 189 ) Vitórias
    FORT (15 C) (171 ) Vitórias
    ( 199 ) Empates .

    a NÃO ser que a matemática tenha mudado, que eu saiba 189 é maior do que 171
    logo se isso é verdade, entendo que quem é FREGUÊS no confronto é o FORT (15 C)
    portanto não tem motivo para o torcedor do CEARÁ ter medo de enfrentar o FORT (15 C)

  • valterlan disse:

    Chora, kanalenses, chora, chora

  • Paulo Costa disse:

    os torcedores do FORT (15 C) estão comemorando esse acesso como se fosse um titulo Mundial conquistado no Japão após derrotar na FINAL o Barcelona . não se seguram de tanto contentamento e euforia. querem saber como toda essa alegria e comemoração podem se
    acabar rapidamente antes do Final de 2018 ???

    Basta que o CEARÁ consiga o ACESSO para a SÉRIE A de 2018, e toda essa alegria irá desaparecer como fumaça numa ventania. eles não suportam ver o CEARÁ um degrau
    acima deles, para eles é uma tortura.

    a grande maioria da torcida do FORT (15 C) só ficará 100% feliz, se além do time deles conquistar o acesso, o CEARÁ não conseguir o acesso . como disse certa vez um treinador que treinou o CEARÁ em 2015 e em 2016 foi treinar o FORT (15 C) e depois após perder o Estadual foi demitido.

    ” aqui eles se preocupam muito mais com o que acontece no CEARÁ, do que com os seus próprios problemas ” ( Jair Pereira )

    • Paulo Costa disse:

      corrigindo : Jair Pereira, treinou o CEARÁ em 2005 e o FORT (15 C ) em 2006.

    • Amaury disse:

      os jornais de hoje falam de desvios em secretaria estadual por um ex presidente de vocês … a grana foi prá comprar jogos como denunciaram por aí os grandes jornais do país? ou para comprar o penta que ninguém viu?

      • Paulo Costa disse:

        se pelo menos 0,0001 % das acusações que você faz aqui no Blog a respeito do Ceará (compra de jogos de árbitros, etc..) fossem verdadeiras, com certeza as autoridades competentes levariam os mesmos a julgamento. mas para seu desgosto
        isso nunca aconteceu, e sabe o por que ?? porque eles não encontraram provas ,
        provas essas que você deve possuir com certeza, então não perca tempo e mostre
        essas provas para as autoridades responsaveis. não perca tempo leve logo.

        • Amaury disse:

          Paulo Carlos Costa Lima quem fez acusações a seu clube não fui eu mas o ex árbitro da CBF Eduardo Barilari que em carta acusatória pública na qual deixou nome completo, endereço, CPF e telefone e vocês até hoje não tiveram coragem de mover uma palha contra o criminoso réu confesso … já as autoridades “competentes” estão presos em Nova Iorque já que eram dirigentes da CBF na época forma fazer isto por lá e se ferraram … prá ti só mesmo camisa de força.

  • João Ximenes disse:

    ?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!

    E AÍ ????????????????

    ALGUÉM AI AINDA OUSA DISCUTIR O FUTEBOL ?

  • João Ximenes disse:

    CONTINUO COM O MESMO PENSAMENTO:
    “VENCER, CONSEGUIR CLASSIFICAR pra depois conseguirem o ACESSO, não vai ser mais que a OBRIGAÇÃO desses jogadores pois estão sendo PAGOS PRA ISSO, e “se” chegarem a conseguir o objetivo ao final, jamais virarão o Pelé da bola”.

    CONSEGUIRAM O OBJETIVO, e agora, só chegando mais longe na competição pra AMENIZAR esse meu pensamento.
    Cabe aos próprios jogadores provarem, NÃO PRA MIM nem pra seu ninguém, mas pra eles mesmos que não conseguiram o ACESSO a toa.
    Também cabe A MIM, AGRADECER a esses jogadores que com suas limitações ou não, FORAM ELES QUE CONSEGUIRAM.
    Czona agora também tem a sua rashtag:#VAITEMBORACARNIÇA.

    Traçando uma TRAJETÓRIA 2017 em rápidas pinceladas, traçaria assim:

    1. MELADA quando DESMONTARAM uma equipe inteira pra formar uma outra em 2 meses;
    2. ERRO quando traçaram um “perfil” de time;
    3. ERRO nas contratações;
    4. ERRO na formação da comissão técnica, desde os bastidores(César Sampaio);
    5. ERRO em começar a temporada com treinador da temporada anterior, mesmo esse não ter perdido um jogo ainda;
    6. ERRO na volta do Marquinhos Santos que haverá provado não ter compromisso com o Clube quando saiu na reta final de um campeonato;
    7. ERRO na contratação do MAUAMIGO(Bonamigo) por ele ter conseguido um campeonato Cearense a 10 anos atrás;
    8. ERRO na dispensa deste mesmo MAUAMIGO(Bonamigo) faltando 3 jogos pra definição;
    9. APOSTA acertada no ZAGO pra fazer esses 3 jogos restantes. ATIRARAM NO QUE NÃO VIRAM E ACABARAM ACERTANDO NO QUE VIRAM;
    10. FUTEBOL provou por A + B que FUTEBOL REALMENTE É FUTEBOL.

    Conseguir o ACESSO era OBRIGAÇÃO de qualquer grupo que fosse formado, pois JÁ NÃO ERA SEM TEMPO. Quisera O DESTINO que fosse com esses jogadores que ai estão.
    A formação do “time” 2017 foi um desastre total, que culminou com a maior REALIZAÇÃO possível e tão sonhada pelos TRICOLORES.
    Nunca na história deste país, um ERRO pôde ser tão COMEMORADO como esse ACERTO final.

    O QUE REALMENTE IMPORTAVA “nera” o ACESSO ?!
    O QUE REALMENTE IMPORTAVA “nera” a Bzona ?

    Então me resta AGRADECER a esses jogadores e cantar:

    Fortaleza
    Clube de glória e tradição
    Fortaleza
    Quantas vezes campeão
    Fortaleza
    Querido idolatrado
    Estás sempre guardado
    Dentro do meu coração

    Altivo
    Tua vida sempre foi um marco
    Tua glória é lutar e vencer também
    Salve o Tricolor de Aço

    No campo
    Provaste mesmo que não tens rival
    Tua turma é valente, é sensacional
    Salve o Tricolor de Aço

    Soberbo
    Tua fibra representa um norte
    Combativo, aguerrido, vibrante e forte
    Sem demonstrar cansaço

    Receba um sincero
    Abraço da torcida tão leal
    Meu Tricolor de Aço

    Jogadores… “SALVARAM O TRICOLOR DE AÇO”, pois só ELES é que poderiam fazer isso por toda a NAÇÃO TRICOLOR.

    UM VIVA PRA ELES !!!!!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *