Futebol do Povo

Ceará 2×2 Figueirense: faltas demais, inspiração de menos, mas ponto comemorado

4355 46

Lima fez o gol, mas teve dificuldades com a marcação. Foto: Júlio Caesar

O Ceará caiu na armadilha do Figueirense nesta sexta-feira, mas saiu do gramado do Castelão comemorando apesar dos dois pontos perdidos depois de quatro vitórias seguidas. O time de Santa Catarina, correndo risco de rebaixamento, amarrou o jogo como quis, marcou muito bem com uma linha de quatro e outra de cinco e impediu qualquer ação ofensiva mais relevante do time de Marcelo Chamusca, com exceção dos gols. Assim, construiu um 2 a 1 tendo menos posse de bola (44%) e atacando pouco até os 49 minutos do segundo tempo, quando Pio – que entrou no decorrer da partida – acertou cobrança de falta decisiva, com muita curva e determinou o empate por 2 a 2 (Dudu Vieira marcou os tentos do Figueirense e Lima o outro do Ceará).

CLIQUE E VEJA TABELA E CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B

O Alvinegro, individualmente, não teve inspiração de seus jogadores acostumados a decidir e seu sistema defensivo falhou mais do que o normal nesta Série B. Foi também uma equipe impaciente, sem movimentação ofensiva adequada e muito faltosa (foram 26 infrações contra 20 do Figueirense), ou seja, fez o que o adversário queria. E sem Richardson, sofreu.

O mérito do Ceará foi não ter desistido, algo fundamental para essa fase do campeonato. Foi buscar duas vezes um empate em um dia que não foi bem. E aí faz parte da maturidade de uma equipe somar pontos mesmo em dias complicados. Não por acaso o Alvinegro briga firme pelo acesso, tanto que ainda depende apenas de suas forças.

Agora com 55 pontos, o Ceará aguarda a finalização da rodada neste sábado. Na melhor da hipóteses, mantém os quatro pontos a frente do quinto colocado – o que seria ótimo na rodada – porque Vila Nova e Oeste se enfrentam. Na pior, ficará a dois pontos de distância.

Recomendado para você

46 Comentários

  • Leandro Gonçalves disse:

    Hoje vou dormir um pouco mais triste e preocupado . Eu sabia que jogar contra time lutando pra não cair,não é fácil…O Ceará faltou ser mais impositivo,o meio.campo sem Richardson não é a mesma coisa. Camera voltou a titubear…Com a defesa mais enfraquecida e o ataque leite de pêra como sempre,não tinha como não ser difícil . Mas antes um empate do que derrota. E a forma como se deu o empate possibilita o time ter mais combustivel guerrear nas 2 pedreiras fora de casa…

    Amanhã? Amanha eu não vou nem secar a leoa de serie C. Vou é rezar muito por.um empate entre Vila x oeste.

  • Leandro Gonçalves disse:

    E so complementando o seu sempre cirurgico texto,Graziani : não apenas hoje que o time não foi bem. Contra o Paraná tbm deixamos à desejar . Mas la,tivemos um Richardson monstruoso…

    Ao que tudo indica,o Ceará está à fim de fazer história longe dos seus dominios…eu acreditoooo !

    Valeu pelo elogio.
    FG

  • VOZAO disse:

    valeu vozaoooooooooooooooo

  • César disse:

    Acho que o primeiro gol do Figueirense foi de impedimento.Será que sou eu vi o impedimento?

    No mais, o articulista esportivo está certo.

    César, impedimento nenhum, lance normal, tenha certeza.
    FG

    • CARLOS LIMA disse:

      e Quanto ao Penalti Graziani ? aquele lance em que um jogador do Ceará cabeceou a Bola e o defensor do Figueirense com os braços abertos, a Bola toca no braço dele.
      eu vi o lance várias vezes no vídeo, e se o árbitro tivesse usado o critério que estão usando nos jogos da Série A, era para ele ter marcado Penalti. na minha opinião.

      • Leandro Gonçalves disse:

        Aos 36 do primeiro tempo? Olhei bem depois e não foi penalti .

        Mas que o arbitro puxou muito pro lado do figueirense isso eu não tenho dúvida…

  • Robson disse:

    Esse enredo eu já conheço.

    rs….

    Saudações Tricolores !

  • CARLOS LIMA disse:

    o Ceará sentiu muito a ausência do Richardson na direita, e a retranca forte
    do Figueirense. hoje o time não estava inspirado, foi mais na vontade do que
    na técnica. esse 1 ponto valeu por 3 pontos.

    acredito que o desgaste físico (jogou terça feira) pesou também na partida de hoje

    jogar contra os times que estão jogando desesperadamente
    para escapar do Rebaixamento não é fácil, eles dão a ultima gota de suor, para sair com o
    empate ou com a vitória.

    quem não lembra da derrota do Corinthians para o Atletico (go) ?? o Atletico na lanterna.

    OBS: será que somente eu vi o jogador do Figueirense com os braços abertos na área, e após um jogador do Ceará cabecear a bola na direção do gol, a Bola tocar no Braço desse jogador? foi Penalti claro. pois o jogador estava com os braços abertos e isso segundo os
    critérios que os árbitros estão usando é penalti.

    • valterlan disse:

      só voce mesmo fanatico para ter visto penalti na jogada, se fosse contra o kanal com certeza voce diria que não foi penalti

      • CARLOS LIMA disse:

        seja menos parcial e invejoso, o Chamusca disse numa entrevista após o jogo que foi ver o lance no vestiário, e que viu na imagem a Bola bater no Braço do Jogador e
        que esse jogador do Figueirense estava com os Braços abertos nesse momento em
        que a Bola tocou nele.

        veja os critérios dos árbitros nas Séries A, B, e C, todas as vezes que isso acontece os árbitros marcam penalti.

        não esqueça seu Valterlan que o primeiro gol do teu time contra o Tupi foi de penalti. numa Bola que bateu no Braço de um zagueiro do Tupi, porque o braço dele estava aberto e o árbitro considerou esse fator para assinalar a penalidade.

  • César disse:

    Revi o lance agora mesmo.Gol legal, diria Mario Vianna com dos enes mesmo.

    Desculpa, minha gente!

  • CARLOS LIMA disse:

    claro que a vitória seria um resultado sensacional que deixaria o acesso a dois passos do Ceará
    mas se levarmos em conta que, o Ceará vem de 8 jogos sem perder, que venceu 2 jogos fora
    de casa ( Luverdense e Oeste ) esse empate foi um ponto importante .

    acho que o jogo mais dificil dos 7 jogos restantes, sem duvida será o próximo contra o Inter.
    mas como disse num comentário anterior, eu quero é o acesso nem que seja na ultima rodada
    e na quarta Colocação, e sabemos que o Ceará precisa nos 7 jogos restantes ( 21 pontos) de
    pelo menos uns 10 pontos ( 3 vitórias e 1 empate ).

  • Diogo Araujo disse:

    Ceara ja subiu a tabela ta muito favoravel,pois is times de cima vão se enfrentar.

  • OMAN disse:

    O desastroso Cametá voltou . E acabou com jogo no primeiro tempo (literalmente ). Chamusca deveria ter trocado no intervalo . No segundo gol do Figueirense (embora a falha não tenha sido soh dele ) a mais patética foi . Será que o trainsdor ainda não aprendeu que Cametá não pode mais jogar nesse time? Eh tão difícil assim de entender ?

  • OMAN disse:

    Para o próximo jogo , se o ttreinador quiser recuperar o volume e qualidade de jogo da equipe , ele põe o Caucaia no lugar do Raul para manter o Richardson na lateral direita.

  • anderson disse:

    A presença de Richardson foi sentida, o primeiro gol deixando o veterano Jorge Henrique pensar e tocar com a qualidade e experiência que tem foi de uma inocência grande. A mão que o juizão não marcou penal uma pena. Alguns jogadores estavam mortos também, me dá medo Pedro Ken fazendo virada de bola e Cametá tocando para trás, no mais, uma noite de terror amenizada pelo empate. Avante contra os colorados e alviverdes, dois ou quatro pontos serão bem vindos.

  • Jonatan Pereira disse:

    Essa campanha do Ceará esse ano foge um pouco dos padrões: excelente campanha fora e muita inconsistência em casa. Parece aquelas ironias do destino: em 2008, o time não ganhou uma fora- e por muito tempo ficou marcado como um time que não ganhava longe dos seus domínios- e esse ano pode obter um acesso devido, em grande parte, ao seu desempenho fora de casa. O futebol e suas nuances.
    Ps: aquele gol do Ceará que foi anulado, o atacante do Ceará pareceu estar em posição legal.

  • ItaloPiccinini disse:

    O time é ruim…
    Bastou pegar uma marcação um pouco mais forte e bem feita, que não andou!
    Essa Série B está fraca e nivelada para baixo: um time do G4 enfrenta o outro do Z4 e o que
    se vê é o time do Z4 fazer os gols através de jogadas trabalhadas, e o do G4 através de bate rebate e bola parada.
    Prometo não perder mais o meu tempo!

  • Irapuan Ponte disse:

    Chega a síndrome do pânico. Infelizmente nossos times não sabem jogar com o Castelão lotado (quase). A bipolaridade que afeta nossos clubes é algo terrível. Um empate com “gosto de derrota”, assim como meu FEC, o alvinegro treme nas bases e vê uma chance escorregar pelas mãos. Será a bipolaridade que emerge no futebol cearense ou: falta competência, auto-estima, confiança … Assim caminha.nosso futebol, se canta vitória antes do término da partida. O Ceará trocou três por um, isso poderá custar sua classificação. Em suma: falta planejamento, competência, visão futurística por parte de nossos dirigentes.

  • Lima disse:

    Falam que a torcida do Leão comemorou o acesso como se tivesse ganho a Copa do Mundo, mas ontem foi hilário demais. Ver os komiovo comemorando um empate, em casa, contra um time que beira a zona de rebaixamento… KKKKK! Essa foi demais!

    • Fernando disse:

      Diga lá 15 C, rapaz a diferença do Figueirense para um Tupi da vida é grande viu, da nem pra comparar, e outra fala pra diretoria de vocês continuar com esse time aí pra série B. Kkkkkk.

  • ant. dos S. disse:

    Não quero saber de vice liderança: quero que o América despache o Paraná hoje.

  • Virgílio Matos disse:

    Começou a choradeira,gol do adversário impedido(não estava).Elogiaram o sistema de defesa da carniça alvinegra e o segundo gol do Figueirense mostrou que esse sistema é muito falho,atacante recebeu o passe próximo à grande aérea,preparou o chute e nada de marcação.
    Para se salvar tiveram que recorrer ao Pio(ex.leão).
    Agora vem chibata grande lá no Rio Grande do Sul,são dois jogos lá, aguenta carniça!!

  • alberto t disse:

    Oman por favor, n seja injusto, Cametá n teve culpa em nada nos gols q o time pegou, jogue as culpas em quem errou.

    • OMAN disse:

      A culpa não eh dele realmente. É de quem escala. Quem foi ao estádio (como eu ) viu outra inacreditável atuação desse moço , que foi homenageado ao deixar o campo. Não só por isso, mas veja a forma como ele confrontou o adversário no lance do gol. Aquilo não eh coisa de jogador profissional . Aliás , será que ele agora eh canhoto e estava do lado errado?

  • David Almeida disse:

    Graziani perfeita a matéria ,mas só faltou dar ênfase à torcida, informando o público pois até agora nenhum colunista falou!! Avante Vozão

  • João Ximenes disse:

    Tenho nada a ver com isso – e faz tempo não apareço por aqui -, MAS… vou meter o bedelho hoje pegando esse final da postagem do GRAZIANE:
    “Na melhor da hipóteses, mantém os quatro pontos a frente do quinto colocado – o que seria ótimo na rodada – porque Vila Nova e Oeste se enfrentam. Na pior, ficará a dois pontos de distância.”

    Além do confronto Vila Nova(50) X Oeste(48), tem Paraná(52) X América-MG(55) que tão na cola, e que também passa a ser um confronto importante pra Eles LÁ – os daqui-(55), principalmente se se considerar que na rodada seguinte vão ao Rio Grande enfrentar o líder INTER, enquanto que na mesma rodada o Vila Nova(o mais colado fora do G-4) vai ao Paraná enfrentar o de mesmo nome.
    “Se” dé Paraná, perdem uma posição. “Se” dé Vila, aqueles 2 pontos na rodada seguinte que vão tá se atracar com o Juventude lá no Sul de novo, pode até custar o G-4, visto que o Vila vai tá jogando com o Paysandu. Ou seja: se correr o bicho pega se ficar o bicho come.

    Ainda assim a coisa CONSPIRA a favor Deles LÁ(os daqui) !

    AGORA, derrapar em casa na hora do pega pra capar – típico do Chamusca – não vai ajudar em nada.

    Como disse, TENHO NADA A VER COM ISSO, mas tô de olho porque os jogos são abertos pra quem quiser ver e quando o horário é bom dá pra ficar “bilando”.

  • David Vieira disse:

    Ceará deixou escapar a chance de sacramentar o acesso ontem. Apesar de ter bom retrospecto fora de casa terá uma sequência muito difícil, dois gaúchos (Inter e Juventude) e um goiano (Goiás).

  • Felipe Alencar disse:

    A negada crítica demais, meu irmão!

    O Ceará vem de 4 vitorias consecutivas, 7 jogos invicto (sendo 5 vitórias e 2 empates). Uma hora o time vai perder, isso é fato. Mas, felizmente, não foi dessa vez.

    Os sofredores coloridos dizem que é vergonhoso comemorar empate com time que está lutando pra não cair, que a Série B está nivelada por baixo e tal. Mas a situação é completamente normal. Vide o Corinthians, líder absoluto da Série A mas que sofreu derrotas para Atletico-GO (lanterna) e Vitória, ambos integrantes da parte baixa da tabela.

    Enfim, melhor 1 ponto do que nenhum. E gol aos 49 do segundo tempo é pra se comemorar, sim! Dá um sabor de vitória, sim! Se fosse o contrário, estariam todos falando que o Ceará ficou com o empate com gosto de derrota.

    Saudações Alvinegras!

    • Ricardo Franklin disse:

      O que os coloridos dizem não se escreve. Pura inveja. Desvalorizam a série B, porque o rival está nela e supervalorizam a série C, onde eles estão ainda, frise-se, porque série B pra eles, só ano que vem.

  • valterlan disse:

    To com um presentimento que o time do kanal volta da excursão ao Rio Grande fora do G4, para desespero dos kanalenses.

  • Ricardo Franklin disse:

    Vejam só. Para esse time do Ceará não existe jogo fora e jogo dentro de casa. É uma equipe madura, que joga pra vencer dentro ou fora de casa. A torcida tem que parar de ter pensamento caseiro e seguir o time.

  • Ricardo Franklin disse:

    Concordo com o Grazianni. O jogo não fluiu. Vejo culpa do árbitro também que marcou muita “faltinha”. A tática do Figueirense foi não deixar ter jogo e o juiz contribuiu.

  • CARLOS LIMA disse:

    o Ceará tem a melhor campanha da Série B, jogando Fora de Casa, vamos analisar então os quatro jogos que ele fará fora de casa.

    1) Internacional, o jogo mais complicado, não porque o Inter é um super time, mas porque
    jogando no Beira Rio tem vencido quase todos os seus jogos ultimamente, e também
    os árbitros sempre dão uma ajudazinha, marcando penalidades a favor do Inter.

    2) Juventude, menos complicado do que o do Internacional, o Juventude vem de derrotas seguidas ( Goiás, Guarani. ) e as chances de conseguir o acesso são poucas,
    segundo o Chance de Gol (1%) o que pode diminuir um pouco o impeto deles no jogo.

    3) Goiás, vai depender da situação dele quando acontecer esse jogo, se já estiver com uma pontuação (46,47 pontos) que garanta sua permanência na Série B (2018) não será tão complicado, mas se estiver precisando desesperadamente da vitória, será um jogo tenso.

    4) Criciuma, acredito que será o jogo menos complicado e explico o motivo. o Criciuma vai jogar essa partida contra o Ceará na (37a) Rodada da Competição, quando ele restando apenas um jogo para realizar, estará com uma pontuação acima do rebaixamento (45, 46)
    e distante da pontuação para o acesso ( 64, 65 pontos) o que fará com que o empenho deles pela vitória não seja tão grande como seria se eles estivessem brigando por alguma coisa, fugir do Rebaixamento ou lutar pelo Acesso.

  • delmax disse:

    meus amigos tem cada torcedor doidin aqui do 15 c, essa serie b e a mais disputada desde que conheci ate hoje e nao to falando so de pontos corridos nao,o cara vem falar de serie C onde foi a mais fraca em nivel ate hoje vide o time do pici que e o pior time da serie C e subiu ai voce tira o nivel da cezona esse ano,quanto ao jogo ta parecendo aquele acesso de 2009 quando o ceara empatou com gol de falta na mesma trave contra o guarani de campinas, o resultado nao foi o melhor mais poderia ser bem pior,engracado que tem torcedor que so fala se o ceara perder pois vai ter dois jogos fora mais os concorrentes tembem vao perder isso e fato,longe de ser mae dinah mais penso que o jogo do acesso sera contra o criciuma la fora com vitoria do vozao e aqui contra o abc sera so a festa do acesso,hehehe

  • CARLOS LIMA disse:

    da mesma forma que o Figueirense desesperado veio jogar por “uma Bola” com o time todo retrancado na esperança de trazer 1 ou 3 pontos para fugir do rebaixamento, outros times
    Santa Cruz, Luverdense, Náutico..etc.. vão também tirar pontos de Vila Nova, Paraná, América

    não pensem que somente o Ceará vai perder pontos nessa reta final quando enfrentar esses times que estão na briga para fugir do Rebaixamento.

  • CARLOS disse:

    Os Gol do Figueira foram legal assim também como não teve impedimento do gol do Leandro Carvalho e que o jogador do Figueira botou a Mão na bola penalty eu tenho é Certeza .

  • thiago disse:

    meu amigo o gol do leandro nao tava impedido foi mesma linha e na regra mesma linha nao e impedimento com esse arbitros sudistas sempre e mais dificil pros nordeestinos subirem de divisao mais to tranquilo ainda vai ter confronto direto entre vila e parana e oeste e america a tabela ta muito boa pro vozao 64 pontos ou o maximo 65 tamooooooooooooo la

  • thiago disse:

    a tabela ta muito boa pro vozao tem muitos confrontos diretos parana vila e oeste e america 64 ou no maximo 65 pontos tamo laaaaaaaaaaaaa

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − quatro =