Futebol do Povo

Se for campeão da Série B, Ceará pode colocar Fortaleza na Copa do Brasil 2018; entenda

10425 38

ILUSTRAÇÃO CARLUS CAMPOS

Os regulamentos das competições brasileiras estão publicados para quem quiser ler, mas será que torcedores, dirigentes, jornalistas e jogadores fazem isso? Recentemente muitas mudanças foram concretizadas com mais participantes na Libertadores, Copa Sul-americana e Copa do Brasil e isso mudou bastante as perspectivas de classificação dos torneios, com influência até mesmo nos estaduais.

CLIQUE E VEJA TABELA E CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B

Da leitura e análise de todos os textos, com ajuda fundamental do estatístico Thiago Minhoca, aparece algo que interessa ao futebol cearense: é possível verificar uma possibilidade real do Ceará, via Série B 2017, conquistar algo bem relevante: vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil 2018. De quebra, nessa hipótese, o Alvinegro ajudaria a colocar o Fortaleza automaticamente na mesma competição.

Como?

Caso o Ceará seja campeão da Série B – hoje o time tem ótima campanha com 54 pontos e está na terceira colocação, contra 58 do Inter, o atual líder – ele fica com vaga direta nas oitavas de final da Copa do Brasil 2018 (fase 5) desde que nove clubes brasileiros não garantam vaga na Libertadores do ano que vem. Assim, uma janela para a Copa do Brasil seria aberta via campeonato estadual, com o lugar sendo assumido pelo terceiro colocado, justamente o Fortaleza.

Para que nove clubes brasileiros tenham vaga na Libertadores 2018 é preciso que os campeões da Libertadores (Grêmio está na semifinal) e da Sul-Americana 2017 (Flamengo, Fluminense e Sport seguem na briga) sejam agremiações do Brasil.

Evidente que o Fortaleza ainda tem duas possibilidades de se classificar para a Copa do Brasil 2018. Uma é ser campeão da Fares Lopes – está na semifinal contra o Iguatu. A outra é via ranking nacional. Neste caso, a conta só pode ser feita após atualização com todas as competições da temporada findadas.

Neste ano, para efeito de comparação, o Atlético-GO, campeão da Série B 2017, entrou direto nas oitavas da Copa do Brasil e abriu uma vaga para outro representante de Goiás na competição, o Vila Nova.

AQUI O REGULAMENTO DA SÉRIE B DO CAMPEONATO BRASILEIRO 2017

AQUI O REGULAMENTO DA COPA DO BRASIL 2017

Recomendado para você

38 Comentários

  • João Ximenes disse:

    Êta GRAZIANE. Sei que é o seu papel é INFORMAR ATUALIZANDO a gente, MAS…

    “Se for campeão da Série B, Eles LÁ(os daqui) pode colocar Fortaleza na Copa do Brasil 2018”.

    Por menos que uma manchete dessa VOCÊ já atiçou os ânimos de alguns torcedores que adoram ficar arengando e ainda acabou se estressando com alguns tendo de responder se defendendo de IMPARCIALIDADE.

    Tá preparado o estopim !
    Polêmicas e picuinhas a vista.

    EU perco tempo com isso não.
    Meu negócio é com bola rolando.

    Mas… valeu !

    Os dados desse texto não seriam novidade alguma se as pessoas lessem os regulamentos. É algo muito simples para quem é alfabetizado. Sobre imparcialidade, xingamentos e ameaças de torcedores do Fortaleza e do Ceará chegam todos os dias, sem distinção. Sinal de que o trabalho é imparcial, mas sinal que as pessoas estão cada vez mais covardes, raivosas e dominadas pelo fanatismo e ignorância. E as redes sociais, que ajudam em muita coisa, acabaram por permitir que isso fosse mais visível. Até mais.
    FG

    • Heron disse:

      Parabéns Graziani pelo profissional que você é.
      Lamentável, como diante de uma informação, em vez de agradecer pelo conhecimento adquirido, a pessoa tenta distorcer os fatos, para alimentar seu fanatismo.

      • João Ximenes disse:

        HERON,
        Se entendi direito estas a falar comigo !?
        Tu jogou comigo aonde ?

        Se tu não entendeu o que escrevi, GRAZIANE entendeu: “Sinal de que o trabalho é imparcial, mas sinal que as pessoas estão cada vez mais covardes, raivosas e dominadas pelo fanatismo e ignorância.”

        GRAZIANE, me permita tirar algumas palavras da conversa que aconteceu entre Eu e VOCÊ logo ai acima, pra me dirigir ao nosso amigo ai.

        O texto ESCRITO POR mim, não seria novidade alguma se as pessoas lessem e entendessem. É algo muito simples para quem é alfabetizado.

        DISTORCER ? tá louco meu ?

        Onde tem DISTORÇÃO ai ?
        Me referia a “TORCEDOR” do seu quilate, que ler a coisas, não sabe o que leu e fica arengando. Menos mau que a “arengagem” não começou contigo.

        FANÁTICO é tu que ler as coisas e DISTORCE conforme o teu entendimento.

        “EU perco tempo com isso não. Meu negócio é com bola rolando”.

        Até !

  • Leandro Gonçalves disse:

    Entre impedir que eles lá ( os daqui) vá para Copa do Brasil e um título de campeão brasileiro da segunda divisão,a segunda opção é a lógica mais aceitável e saudável…

    Só sendo muito doente mesmo,para em caso de possibilidade real de título,querer que o time abdique de tal conquista tão importante apenas para prejudicar o rival…

    De qualquer forma,acho que o Ceará não vai disputar o título…Depois de tantos do último acesso,eu quero mesmo é que possamos nos garantir na Azona 2018….!!!!!

  • Augusto Farias disse:

    Ainda bem que você utilizou a partícula “SE” porque achar que o CSC vai ser campeão da Serie B é desconsiderar os dois clubes a frente dele, ainda mais sabendo que um deles é o Internacional, subir até há possibilidades reais, porém campeão é outra estória.

    Não compreendi o comentário., porque é evidente que eu uso a questão como possibilidade. O Ceará pode ou não pode ser campeão da Série B. É até meio óbvio isso.
    FG

    • Augusto Farias disse:

      O comentário é sobre o fato de você vê a possibilidade do CSC ser campeão, com todo respeito não vejo essa possibilidade.

      Sim, cada um pensa como quiser. Ter possibilidade não quer dizer que vai. E, sim, há possibilidade. Bem difícil, mas há. E, no caso, o importante tanto para Ceará e Fortaleza é o acesso, não ser campeão.
      FG

  • CARLOS LIMA disse:

    eu quero é o acesso, se for em quarto lugar com 15 pontos de diferença para o primeiro lugar
    estarei satisfeito. mas de uma coisa eu tenho certeza absoluta, se fizerem uma pesquisa com
    100 torcedores do FORT (15 C) : 1) Você quer uma vaga da Copa do Brasil, o Ceará sendo o
    Campeão da Série B ??

    não tenho a menor duvida de que 99 torcedores vão responder que preferem ficar sem a vaga da Copa do Brasil, se for para o Ceará ser Campeão Brasileiro da Série B.
    quem discorda ???

  • Virgílio Matos disse:

    Fortaleza vai conquistar a vaga na copa do Brasil 2018 pelos seus méritos,vamos ser campeão da Fares Lopes,inclusive já despachamos a carniça alvinegra que entrou nessa competição com um único objetivo: atrapalhar a vida do Fortaleza e não conseguiu.
    Amanhã vamos disputar a final da série C e vamos lutar por vitória que nos dê o titulo.

  • Pinheiro Pinto disse:

    Graziane foi muito atento e merece consideração… …muita gente boa esquece de ler, e isso faz falta…

  • Robson disse:

    Ceará campeão da série B ?

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

    O time que mais disputou a série B e nunca sequer chegou perto de ser campeão ?

    A possibilidade citada no texto serve apenas como uma curiosidade, já que o time que usa o terreno de terceiros dificilmente será campeão da série B e o tricolor de aço possui outros meios para chegar à vaga na Copa do Brasil pelos próprios méritos.

    Saudações Tricolores !

    • Leandro Gonçalves disse:

      Próprios méritos??? Queriam ser hexa ,nera? David Madrigal mandou lembranças essa semana ( de novo)…kkkkkkkkkkk

      No mais,não troco minhas 30 participações na série B pelos 15 anos de série C e 4 estrelas de vice-campeão de vocês…kkkkkkkkkk

      • Robson disse:

        Não vamos misturar as coisas, quando falei em “méritos próprios” me referi a uma eventual conquista da Fares Lopes que colocaria o Fortaleza EC na Copa do Brasil de 2018 sem depender de nenhum outro time, nada a ver com o caso David Madrigal, misturar as duas coisas é mais uma da inúmeras “pérolas” produzidas por sua reduzida capacidade intelectual.

        Sim, o Fortaleza EC passou 15 anos na série C, mas é sintomático que, mesmo ficando tanto tempo longe da série B, conseguiu chegar muito mais perto de um título que o rival que mais participações conta no certame.

        Ou seja, menos participações com mais protagonismo.

        Convenhamos que era uma inferência simples de ser feita, embora para quem vive na sarjeta intelectual, mesmo o simples reveste-se de uma excessiva dificuldade.

        Saudações Tricolores !

        • Leandro Gonçalves disse:

          Sorumbático e amargurado tricolor, quando você fala que pode chegar “pelos próprios méritos” você está querendo dizer que o alvinegro sempre usa de meios escusos para atingir os seus objetivos-Sim,foi isso que você quis dizer.É assim que funciona sua mente mesquinha …

          Minha comparação veio no sentido de mostrar que a leoa ,tem sim,seu histórico de querer conseguir algo sem ser pelo próprios méritos…Então quando você faz menção a “mérito tricolor” isso soa muitas vezes estranho e irônico…Eu diria cômico também,tal qual esse seu espírito inconveniente de pseudo intelectual do terceiro mundo…kkk

          • Robson disse:

            Dizer que o Fortaleza EC deve conseguir a vaga com seus próprios méritos através da Fares Lopes, implica dizer que o rival sempre usa meios escusos para conseguir seus objetivos ?

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…

            Além da argumentação pobre, falta-lhe a mais básica capacidade de ler e entender uma simples sentença nos seus limites.

            Acho que você deveria pensar em fazer um bom curso de interpretação de textos, urgentemente.

            A melhor parte é quando você supõe saber como funciona minha mente.

            Ao que parece, além do senso da realidade, você também perdeu o senso do ridículo.

            Saudações Tricolores !

    • Emanuel disse:

      Vc falou “pelos próprios méritos”????????????
      Peraí, vou chamar um cara aqui pra falar um pouco sobre isso.

      – Carlinhos Baaaaaaala, estão te chamando aqui!!!!

    • Marcos disse:

      Pqp
      Kkkkkkkk
      Tu é um comédia colorida C
      Realmente somos o time q disputou a série b.
      Mas nunca a Czona.

      E vcs torcedores coloridos ????
      E seu timeco disputou quantas vezes a Czona????
      Pqp e muito fanático pra essa torcidinha soberba e arrogante q e segunda torcida do estado.
      Vim fala uma piada de mal gosto.
      Sonha Alice.
      E sejam mais realistas seu coloridos.

  • Daniel Rodrigues Martins disse:

    Deus me livre ,prefiro ficar fora da Copa do Brasil do que depender do Ceara,por que se isso acontecer ,eternamente o Ceara vai dizer que nos so estamos na copa por causa deles…..nao existe humildade….

  • VOZAO disse:

    quem for vivo vera vozao campeaooooooooooooooooooooo

  • Phelipe disse:

    Realmente existe a possibilidade, mas muito remota. Pois apesar de estar praticamente com acesso garantido dificilmente, opinião minha, o Ceará vai brigar pelo título.
    Quanto a copa do Brasil é obrigação do Fortaleza conquistar via Fares Lopes, pois é o time com orçamento muito superior aos demais.

  • Marcelo Neto disse:

    “Porém, se em 2018 o número de representantes brasileiros na Copa Libertadores for de 09 (nove) clubes, hipótese possível só em caso de os campeões da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2017 serem clubes brasileiros, o classificado pela Série B de 2017 disputará a Copa do Brasil de 2018 a
    partir da Primeira Fase, se obtiver classificação para o certame.”

    Graziani, não sei se você se tocou disso, mas olha como é engraçado o final desse texto, que coloquei a cima, do regulamento da Série B onde diz: “disputará a Copa do Brasil de 2018 a partir da Primeira Fase, se obtiver classificação para o certame”. Onde quero chegar?

    Então se não houver 9 times brasileiros na Libertadores o Campeão da Série B participa da Copa do Brasil indo DIRETO para as OITAVAS, mas se houver 9 times brasileiros na Libertadores, o campeão da Série B SOMENTE participará a partir da PRIMEIRA fase se tiver obtido classificação através de suas FEDERAÇÕES ou RANKING da CBF.

    Ou seja o cara pode “ganhar” a vaga DIRETO nas OITAVAS assim como pode nem participar.
    kkkkkkkkk

  • CARLOS LIMA disse:

    quando se fala em participações na Copa do Brasil aqui no nosso Futebol Cearense,
    apenas o CEARÁ é lembrado nacionalmente . pois chegou na final em 1994
    e não foi o Campeão, porque o árbitro (Godoy) não marcou um penalti claro no Sergio Alves.

    em 2005 o Ceará chegou na SEMI-FINAL da Copa do Brasil, enfrentando o Fluminense.
    em 2011 o Ceará chegou na SEMI-FINAL da Copa do Brasil enfrentando o Coritiba.
    em 2014 o Ceará chegou nas Quartas de Finais enfrentando o Botafogo do Rio.

    diferente do FORT (15 C) que NUNCA chegou numa SEMI-FINAL da Copa do Brasil.

    • valterlan disse:

      e quantos titulos da copa do Brasil esse super time do campeonato mundial ganhou???pois times como Criciuma, Juventude, Paulista e Santo André, todos já jogaram a serie C, mas tem um titulo da copa do Brasil, e essa super potencia do futebol mundial não ganhou nenhum um titulo de campeonato brasileiro, larga de ser doido cara

  • Nilton Cesar Vieira Silva disse:

    Caro FG,

    Considerando as posições atuais dos campeonatos disputados, o MAIS QUERIDO CEARÁ sendo campeão da B disputará a SUL-AMERICANA, veja isso aí (http://www.quadrodemedalhas.com/futebol/copa-do-brasil/copa-do-brasil-de-futebol-2018.htm)

    Com o dito acima, elo ranking atual a classificação para a CB teríamos 8 time na frente do FEC, e colocando o SP pelo ranking e o Joinvile não sendo campeão da copa SC teremos 9 clubes na dianteira do colorido, fec. Colocando essa assertiva com a escrita acima, os campeonatos terminados hj e o fec sendo vice da C, o Boa Esporte, Vila Nova e Oeste ultrapassam o fec no ranking, se o fec for campeão somente o Boa Esporte e Oeste.

    Portanto para o fec participar da CB 2018 só consigo vislumbrar sendo campeão da taça FL ou o MAIS QUERIDO, CEARÁ sendo campeão da B.

    Estava querendo ver quem já participava da CB 2018 ontem à noite e reparei nisso.
    Logo o MAIS QUERIDO, pensando jogo-a-jogo mas com resultados e objetivos planejados para o ano de 2018, podemos quem sabe, DEUS permitir, jogarmos novamente a SUL-AMERICANA, e dessa forma o fec jogará a CB 2018, isso acontecendo será muito bom para nós alvinegros, tricolores (sendo campeão ou não da C) e para o estado. Torçamos todos nós para que isso aconteça.

    SA

    PS: FG tem como vc falar para o diretor de esportes do sistema O POVO, colocar o Vavá Maravilha para narrar um jogo do CEARÁ, pode ser contra o ABC, só para nós ouvirmos aquela celebre frase “…GOOOOOOOLLLLL É DO MAIS QUERIDO, É DO MAIS QUERIDO”, se possível peça para o ALAN NETO solicitar ao Vavá para escolher um gol do alvinegro de anos passados na voz do Evaristo Nogueira, e colocar no TREM BALA, faz falta não ouvir “… GOOOOOOOLLLLL É DO MAIS QUERIDO, É DO MAIS QUERIDO”.

  • José disse:

    Sou torcedor do Ceará, mas as chances de ser campeão da série B, é quase nula. Talvez 0, 5 % de chance.

  • JOAO FROTA disse:

    QUERO SUBIR PRÁ ELITE E PRONTO. O QUE VIER DEPOIS DISSO É LUCRO PRO CEARÁ.

  • Marcos disse:

    Ótima informação!

  • bosco paulo disse:

    Fanatismo não é minha praia, portanto, digo que seria fantástico tal acontecimento!

  • paulo disse:

    A pessoa dizer que torce pelo Ceará e falar que é quase nula a possibilidade de ser campeão da série B, me desculpe mas você não torce, se fosse quase nula o FG não perderia seu tempo fazendo uma matéria dessa.

  • Gabriel disse:

    Vocês, tristes torcedores descoloridos e injuriados do time do imundo canal, sem humildade alguma, como sempre, afirmam essa pretensão arrogante de serem campeões da Série B.
    Suas injúrias e insultos para com o pai de vocês, Fortaleza Esporte Clube, são bem aceitas neste Blog. Não tem importância se minha observação seja postada ou não, mas cada pessoa tem sua consciência e sabe quem está do seu lado em todas as horas, não só nas vitórias ou nos elogios.
    De qualquer maneira, SAUDAÇÕES TRICOLORES r

    • CARLOS LIMA disse:

      Gabriel, faz uma consulta no histórico dos confrontos entre CEARÁ x FORT (15 C) depois que você descobrir qual dos dois tem mais vitórias nos clássicos, volta aqui no BLOG e informa pra gente tá certo ?

      e fica combinado que o PAI é o que tiver mais vitórias nos confrontos e o FILHO
      é o que tem menos vitórias.. você pode fazer isso por mim ?

  • Italopiccinini@ogmail.com disse:

    O mais correto seria: QUERO PASSEAR NA ELITE!!!
    Não vai conseguir chegar a dois anos.
    Infelizmente nossos times só passeiam rapidamente pela Série A.
    E a Copa do Brasil depois que mudou de formato complicou muito. Os times pequenos que fazem o primeiro jogo em cada, em campos ruins, acabam endurecendo os jogos que, para eles, são de vida ou morte.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *