Futebol do Povo

Ceará sofre bem mais faltas do que faz na Série B, dados que também explicam sucesso na campanha

1718 18

Lima é um dos destaques ofensivos do Ceará e da Série B e é o jogador que, em média, sofre mais faltas no Alvinegro. Foto: Júlio Caesar

Vice-líder do Campeonato Brasileiro da Série B com 58 pontos, o Ceará está perto de consolidar o acesso para a Série A nas seis rodadas restantes da competição. Dependendo da combinação de resultados, a conquista se dará até antecipadamente, isso em função da equipe ter aberto seis pontos para o quinto colocado ao final da 32ª rodada, logo após a vitória sobre o Inter por 1 a 0, no Beira-Rio.

Entre os motivos relevantes que explicam a campanha, especialmente depois da chegada de Marcelo Chamusca, está o baixo número de faltas que a equipe comete. Na relação dos 20 participantes da Segundona, o Ceará é o terceiro time que menos infrações comete na competição. São 468 no total, apenas 14.6 por partida. No gráfico oposto o Alvinegro é o terceiro clube que mais sofre falta. São 18.5 por encontro, totalizando 592.

Evidente que a relação número de faltas cometidas e sofridas não guarda relação direta com posição na tabela, mas ajuda a explicar uma forma de jogar de determinada equipe. No caso do Ceará, por exemplo, é uma equipe que marca de forma leal, intensa e com comprometimento coletivo. Como consequência, recebe poucos cartões (71 amarelos e 3 vermelhos, entre os cinco menos advertidos) e tem poucos atletas suspensos, algo que minimiza falta de entrosamento e dá opções variadas ao treinador.

Quando está com seu sistema de marcação ativo, o Alvinegro se preocupa em ocupar espaços com marcação tática. Fazendo poucas faltas, corre menos risco de tomar gol de bola parada. Tomando mais faltas – Lima e Pedro Ken são os que mais sofrem, respectivamente 3.1 e 2.9 infrações por jogo – cria mais possibilidades de atingir o gol do adversário. Não por acaso, o Ceará é a sexta melhor defesa e o quarto ataque mais positivo da Segundona.

Em tempo: os números deste texto foram colhidos no Footstats

Recomendado para você

18 Comentários

  • Dr. Smith disse:

    Fernando, com relação à maneira pela qual o Ceará marca, há que se ressaltar a doação de jogadores que não têm como característica principal a marcação, principalmente o Leandro Carvalho e o Pedro Ken. Some-se a isto a raça do Richardson.

  • TONHÃO DA TEJUÇUOCA disse:

    Bom dia a Maior e Melhor torcida do Nordeste, a do VOZÃO é claro!

    Meu caro Graziani, a sua análise, como sempre, perfeita, ética e racional. Os números apresentados por você apenas confirma o que o Brasil inteiro está vendo: O futebol apresentado pelo Mais Querido é disparadamente o melhor da Serie B e bem acima de vários times da Serie A.

    Nossa atuação no sábado, quando demos um nó tático no Inter, com marcação no campo adversário desde a saída de bola, ocupando os espaços e saindo com extrema velocidade, foi um colírio para os olhos. Nem vou falar do golaço. Precisa?

    Eu diria nobre Graziani, e aí você me permita usar da minha absurda falta de humildade, que o Alvinegro não jogou no Beira Rio. Ele se exibiu. Uma atuação magistral. No nível de 2 gigantes quando se encontram. A gauchada (em grande parte discriminatória com os nordestinos), ficou desesperada sem saber o que fazer. O Ceará joga e não deixa jogar. E quando a bola passa pela zaga encontra debaixo dos 3 paus o melhor goleiro do futebol brasileiro na atualidade. Ou alguém é louco de me contestar? O paredão Everson tá pegando até as impossíveis.

    O time alvinegro é uma unidade. Todos lutam por todos. Os que entram estão a altura dos que saem e o trabalho não sofre solução de continuidade. Falta pouco para comemorarmos o acesso, que para mim, é uma mera obrigação. Seguiremos passo a passo no rumo de nosso objetivo, focados e determinados. Apenas uma questão de tempo.

    SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!

  • Rdo Costa disse:

    bom dia, na minha opinião a equipe do Ceará Sporting Club estar merecendo e muito o posição que hoje estar, e lhe digo mais, Caro Graziane, agora estaremos jogando pelo titulo da Serie B
    saudações Alvinegras!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • FLÁVIO JGT disse:

    A MAIOR, MAIS ANIMADA, MAIS COLORIDA E MAIS FELIZ TORCIDA DO NORDESTE DO BRASIL QUER LOGO O ACESSO DO SEU TIME , FORTALEZA ESPORTE CLUBE, O LEÃO DEVORADOR DE VELINHAS, PARA A SÉRIE A, QUE É O SEU LUGAR!
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Magal disse:

    Cláudio não e proibido sonhar pra quem passou 15 anos na C até que enfim saiu do inferno,

  • Sérgio Silva disse:

    O Ceará SC vem em uma crescente espantosa, desde o jogo contra o Vila Nova que o mesmo apresenta um futebol bonito de se ver, contudo mesmo contra a vontade precisamos manter os pés no chão e continuar lutando, hoje não somente pelo acesso já eminente mas também pelo titulo da serie B, abraços a todos os alvinegros !!

  • Francisco Castelo disse:

    Amigos apaixonados pelo VOZAO e, também, parte da imprensa local ( não e o caso deste jornalista): parem de falar em titulo. O nosso foco, o único nesse momento e o acesso. Mesmo sabendo que a comissão técnica do CEARA deve estar tendo todo o cuidado para que o elenco tenha essa consciência, ou seja, de não deixar a euforia tomar conta, o tal “ja ganhou” e o pior de todos sentimentos. Portanto, vamos por etapa, lutar pelo acesso, que esta muito perto. Quando garantirmos isso ai estabeleceremos novo foco. Combinado?
    Forca Vozão, Vamos a Elite!!!

  • Robson disse:

    Negada, melhor não deixar pra última rodada, tô avisando…

    Saudações Tricolores !

  • Phelipe disse:

    Parabéns ao Ceará! Pra quem está de fora fala com a razão e o como não há sentimento envolvido de minha parte, pois não é o time q torço, a subida do Ceará já é algo concreto, diria até garantido!
    Tomando esse feito como ponto de partida, diria q esse acesso do rival seria o primeiro passo para o Fortaleza entrar no ano q vem pensando realmente em fazer um time para disputar o acesso. Assim como na década passada os dois acessos do tricolor serviram de incentivo para os alvinegros se organizarem e buscarem seu acesso tb!
    Hoje o Ceará é muito mais organizado fora de campo e isso ajuda muito na conquista desse acesso.

  • Marcelino disse:

    Acesso à 1a Divisão é, realmente, algo muito provável, mas o título da segundona… aí já é sonhar demais. Mas, como não se paga nada para sonhar, vamos em frente.

  • Claudio Bandeira disse:

    Este blog está cada vez mais denso e informativo, parabéns.

  • Pão e Vinho disse:

    É muita arrogância desse time triste e descolorido querer o primeiro lugar da B. Só se for o primeiro da Boca de Lobo.
    LEÃO AVANTE!

    • CARLOS LIMA disse:

      você devia usar o nome Pão e Manga, que combinaria mais com quem é torcedor do
      FORT (15 C). a inveja e revolta pelo acesso do Ceará transpira no seu comentário,
      que nem o acesso do seu FORT (15 C) para a Série B, consegue diminuir a inveja.

  • esquerdinha disse:

    Ceará ao contrário de recentes campanhas passadas na série b, além da qualidade está mostrando COMPROMETIMENTO, méritos ao chamusca que conseguiu fazer o grupo comprar a ideia do esquema tático e máximo de entrega em campo. Quanto ao curral, galera se limitem a nos parabenizar, é um exercício de humildade e sensatez

    • CARLOS LIMA disse:

      Esquerdinha, esperar por humildade de um torcedor do Fort ( 15 anos na C) é esperar
      em vão. de 100 torcedores deles, talvez 1 ou 2 no máximo são humildes e reconhecem
      os méritos do rival. é mais fácil você encontrar uma nota de 100 reais solta na calçada
      nos seus pés. do que você encontrar um torcedor deles humilde e sensato.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *