Futebol do Povo

Ceará 2×2 Guarani: não há como não falar da arbitragem

3125 50

Como em qualquer campeonato, no Brasil em especial, equipes são prejudicadas e beneficiadas por equívocos de arbitragem. No regulamento de pontos corridos a tendência é de diluição de erros e acertos. Assim, na maioria das vezes, as agremiações ocupam exatamente os lugares na tabela onde deveriam estar.

Nesta terça-feira, no Castelão, o Ceará voltou a cometer erros defensivos. Tomou dois gols do Guarani (Bruno Nazário e Diego Jussani), fez outros dois (Rafael Pereira e Magno Alves) e da mesma forma que poderia ter feito mais, poderia ter sofrido mais. Ocorre que o erro da arbitragem que anulou um gol legal de Richardson contaminou de forma gravíssima o resultado da partida. Era final de jogo, placar 2 a 2, Guarani com um jogador a menos.

Não foi um lance difícil, rápido ou que tenha causado dúvida por mínima distância da linha de impedimento. Pelo contrário. Dois jogadores do time de Campinas davam ampla condição para o volante alvinegro pegar o rebote e balançar as redes. Foi o que ele fez, mas o tento foi anulado de forma bizarra.

CLIQUE AQUI E VEJA TABELA E CLASSIFICAÇÃO DA SÉRIE B

Em relação ao jogo, muita entrega das duas equipes. Especificamente no lado do Ceará, faltou organização tática no sistema defensivo. O time deixou espaços ao Guarani com bola rolando – especialmente entre o meio-campo e a zaga na primeira etapa – e voltou a falhar em cobrança de escanteio.

No ataque o time foi melhor. Marcou dois gols (ou três, levando em conta o anulado de forma equivocada), além de ter criado pelo menos mais quatro oportunidades reais durante a partida.

Com 59 pontos e ainda com três de vantagem sobre o Oeste, quinto colocado, o Ceará agora tem mais quatro jogos para conseguir o acesso. A rodada não foi ruim porque os dois pontos que o Ceará perdeu acabaram minimizados justamente pelo empate do Oeste jogando em casa contra o Figueirense, além do empate do Vila Nova contra o Santa Cruz e derrota do Paraná para o Brasil.

Recomendado para você

50 Comentários

  • Abilio disse:

    Foi um erro absurdo. Foi só este assistente incompetente que viu o impedimento. Mas o Ceará está cometendo erros infantis na defesa. Pegar gol de escanteio….

  • Juninho Alvinegro disse:

    Depois do jogo um comentarista de uma rádio disse que o Ceará chegará na ultima partida contra o ABC já classificado para a 1ª divisão. Será que esse radialista não viu a tabela para ver que o Paraná e Oeste só irão pegar jogos fáceis no final. O Ceará como sempre complica o fácil.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Olha rapaz..
    Não sei com que estou mais puto. Com o primeiro tempo ridículo do CEARÁ ou essa vergonha de arbitragem. Acabar falam que apenas juiz do sul que rouba…A direção tem que tomar alguma providência quanto a hoje. Pode não dar em nada,mas esse árbitro -bandeirinha tem que ter noção do erro grave que cometeram …Com amor e paixão não se brincam …

    O Ceará tem que entrar comendo a bola..Esquecer esse primeiro tempo horroroso e jogar como jogou após o segundo gol…
    Ou é assim ou vão tirar nosso acesso no apito,pois a bola do time voltou a murchar …Revoltante…!

  • Paulo disse:

    Árbitro de vídeo pelo amor de Deus…. Urgente

  • Robson disse:

    Negada, faz tempo que tô avisando para não deixar o “acesso garantido” para a última rodada, né ?!

    Agora, vejam pelo lado bom: se não subir, a culpa terá sido por um complô da arbitragem contra o time que usa o terreno alheio.

    Saudações Tricolores !

  • Júlio César disse:

    Vocês notaram como todos os times do alto da tabela caíram muito de produção nas últimas três rodadas? É cansaço, meus caros… É final de temporada… Não dava pra ser diferente… Vai subir pra “Série A” quem errar menos nesse finalzinho. E creio que o Ceará será um deles, provavelmente na última rodada.

  • CARLOS LIMA disse:

    Ceará prejudicado pela arbitragem me conte uma novidade.. já perdi as contas
    de quantas vezes o Graziani já escreveu na sua coluna que o Ceará foi prejudicado
    por um erro gravíssimo da arbitragem como um gol desse com o Richardsson 1 metro
    antes dos zagueiros do Guarani.

    o Ceará já tinha sido prejudicado no jogo anterior, o Gol do Juventude foi em impedimento
    e no jogo contra o Figueirense anularam um gol legitimo do Leandro Carvalho.

    para não dizer que eu só falo dos erros contra o Ceará, olhem nos arquivos do Graziani,
    quantas vezes você vai ver uma matéria dizendo que o Ceará venceu com um erro grave
    da arbitragem. podem procurar, podem até achar essa matéria.. mas vão encontrar uma
    ou no máximo duas matérias dessas em 1 ano . e vão encontrar 6 matérias dizendo que
    o Ceará foi prejudicado.

    • valterlan disse:

      Deixa de besteira Carlos Lima, o kanal só esta na serie B, graças a erros de arbitragens em 2015, dois penaltis inexistentes nos jogos contra o Botafogo-RJ e do Macaé

  • Leandro Gonçalves disse:

    Mas rapaz,que sina terrível : contra timecos em desespero o Ceará não se dar bem nunca.

    Ainda vem Paysandu e ABC por aí…E haja reza…!

  • Leandro Gonçalves disse:

    Agora vamos lá : Pio só cobra falta e morreu. Leandro Carvalho,meu Deus .,não produz nada ..Romário Ta com a cabeça no Santos…

    Roberto voltou no pique ,ta na hora de usar…E por favor,Raul no meio…nosso meio campo tem que voltar a ser combativo,com Pedro Ken isso é impossível…

  • César disse:

    O Ceará jogou mal, muito mal.levar dois gols de cabeça em bola alçada na área é sinal que defesa não foi bem no jogo.
    Será que o Ceará vai fazer como o “Ferrim” que nada,nada, nada e morre na beira da praia.
    Falar sobre a arbitragem é desnecessário,Ridículo!

    O Ceará não levou dois gols de cabeça.
    E é bom lembrar que fez um de cabeça.
    FG

  • Ricardo Gabriel disse:

    Parabéns pela sua imparcialidade e profissionalismo. Grazian. O Ceará foi escandalosamente garfado no jogo de hoje. Impossível atribuir que o bandeirinha se equivocou, dada a clareza do lance é o posicionamento dele. Além de lamentar da arbitragem, deixo aqui o meu protesto contra a reportagem do jornal O Povo, que na matéria relata de forma superficial o grotesco erro do bandeirinha. Quem escreveu, ou não assistiu ao jogo ou odeia o Ceará.

    Ricardo, agradeço. Sobre a matéria do portal (o jornal impresso só sai amanhã) era uma primeira versão, mas não tenho a mesma leitura que a sua, afinal, está citado até no título o erro do árbitro. Sobre quem escreveu odiar o Ceará, não vou levar em consideração tal opinião, afinal, deve ser pelo seu nervosismo. A equipe trabalha de forma séria, comete erros, evidente, mas nunca por ódio contra time X ou Y. https://www.opovo.com.br/esportes/futebol/times/ceara/2017/11/ceara-sofre-virada-mas-gol-de-magno-alves-garante-empate-contra-o-gua.html
    FG

  • CARLOS LIMA disse:

    o Ceará mesmo tendo sido “garfado” pelo Bandeirinha, continua com as mesmas chances de
    conseguir o acesso , o Oeste e o Vila Nova também empataram seus jogos.
    o Robson de Castro tem que mandar o vídeo do gol anulado para a CBF, para que os próximos
    árbitros que vierem apitar aqui na Arena Castelão, saibam que ninguém aqui vai aceitar erros
    absurdos como esse de hoje.

    eu já vi dez vezes o lance e não compreendo como o Bandeirinha não viu que o Richardson estava
    pelo menos 1 metro, antes de dois zagueiros do Guarani que estavam na pequena área.
    esse Bandeirinha ou é cego ou é torcedor do Guarani de Campinas.

    • Leonardo Miranda disse:

      Talvez esse bandeira tenha ficado abismado como um time tem vários pênaltis mal marcados na Série B de 2015 (Botafogo, Mogi-Mirim, Macaé) e tenha desejado que seus arrogantes e prepotentes torcedores sintam o outro lado da moeda.

      Acho que os árbitros da reta final da Série B de 2015 eram torcedores do Ceará, ou eram cegos.

      • Leandro Gonçalves disse:

        Léo,meu fi,deixe o Carlos Lima de mão …vá comprar a nova camisa leonina,aquela com mais uma estrela de vice…dessa vez pro Floresta…! Rsars!

      • Robson disse:

        Não esqueça do mundialmente famoso e eterno “pênalti da formiga”.

        Aliás, torcedor de um time que tem tal histórico de pênaltis inventados a seu favor reclamar de arbitragem é o cúmulo da cara de pau.

        São uns fanfarrões.

        Saudações Tricolores !

  • Tiago disse:

    Mimimi quantos erros a favor do kanal e vcs fazem vista grossa?! Não ganhou por incompetência, merecia a derrota hj…

  • Bruno disse:

    Oi, Fernando!

    Não assisti ao jogo por motivos óbvios, mas vi os lances. Lembro-me de 2009 quando o estádio Castelão estava lotado para ver o Ceará subir e o Guarani, que naquela época estava nas primeiras posições, fez um jogo difícil e o Ceará só conseguiu empatar. Isso há quase 8 anos. Espero que isso seja um presságio e que nos possamos subir esse ano. O Ceará está em terceiro e ainda há 4 jogos. Vi o lance do pênalty contra o Ceará. O jogador do Guarani deu uma cabeçada à queima roupa no braço do jogador do Ceará. Com certeza não houve a intenção, pois o lance foi tão rápido que o jogador nem teve tempo de reagir, mas acho que a regra mudou, não? Não importa se há intenção.

    Infelizmente não haverá moleza nem para Ceará, nem para os concorrentes. Visto que o Paraná perdeu e o Oeste empatou (ainda bem). O Ceará terá mais uma rodada garantido no G4 e só poderá sair faltando duas rodadas para recuperar a posição. O Chance de Gol contabilza 88% de chances de subir. Apesar da distância de 3 pontos para o G4, vou desconsiderar o Vila Nova.

    O Ceará tem pela frente:
    Goias Ceara -> Risco baixo de rebaixamento para o Goias.
    Ceara Paysandu -> Sem mais aspirações.
    Criciúma Ceara -> Sem mais aspirações.
    Ceara ABC -> Rebaixado

    Não considero uma tabela difícil.

    O Paraná tem pela frente:

    Parana Luverdense -> Briga para não cair.
    Santa Cruz Parana -> Rebaixado
    CRB Parana -> Poucas chances de ser rebaixado.
    Paraná Boa -> Ameaçado pelo rebaixamento.

    Pelo menos 2 times que estão muito motivados a não perder.

    O Oeste:

    Juventude Oeste -> Juventude já não aspira mais nada depois de ontem.
    Oeste Internacional -> Briga ainda pelo título. Perder o título para o América seria terrível para o Inter.
    ABC Oeste ->Já rebaixado
    Oeste Goias -> Provavelmente já sem aspirações.

    Vejo o ceará com boas chances de subir e o fator diferencial foi ter vencido os confrontos diretos contra os times que estão na frente.Acho que o Ceará tem que realmente encarar os dois próximos jogos como os últimos do campeonato, pois poderar correr atrás do prejuízo nas duas últimas rodadas. Paraná e Oeste pegarão times brigadores nas duas próximas rodadas e a chance de se afastar deles se torna maior.

    Como você vê as 4 rodadas restantes?

    Abraço

  • marcelo freixo disse:

    agora o ”supertime”,real madrid do nordeste,rei dos ”pentas” de ”araque” se diz injustiçado pela arbitragem…mas quando foi marcado um penalty a seu favor contra o macaé na ultima rodada daquela serie b,nao apareceu nenhum jornalista ou torcedor pra reclamar….é…….

  • Botelho Pinto disse:

    Mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi mi
    Ka ka ka ka ka ka ka ka ka ka ka ka ka ka ka ka
    VOU TE PEGAR NA SÉRIE B!
    Prepare o lombo.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • FABIANO disse:

    ATENÇÃO CHORONAS DO CANAL:

    BATEMOS OUTRO RECORDE.
    O DE COMENTÁRIOS NA POSTAGEM ANTERIOR, SOBRE A POSSÍVEL PERDA DA COPA DO BRASIL PELO LEÃO DE AÇO PARA O FLORESTA.
    TEIME GRANDE ASSIM:
    MATÉRIA DO LEÃO CHAMA ATENÇÃO!
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    • Leandro Gonçalves disse:

      Quando a gente acha que o sujeito já chegou ao limite,ao fundo do poço da idiotice ,eis que ele vem aqui comemorar numero de comentários numa postagem…

      KKKKKKKKKKKKKKK alguém indica um psiquiatra urgente pro Fabiano,pelo amor de Zeus…kkkk

  • MIMI-48 disse:

    Contra tudo e contra todos o Ceará vai subir

  • S. Neto disse:

    URGENTE – Afora este erro da arbitragem, é preciso que todos vejam que o time do Ceará perdeu muito na lateral direita com este esquisito e inoportuno “afastamento” do titular Thiago Cametá. Improvisar ali o volante Richarlisson já deu alguns prejuízos, e escalar o Pio também não é a solução. Num momento deste em que o time precisa de FORÇA MÁXIMA, estas melindrosidades podem comprometer um trabalho que esta fácil, tranquilo, e que talvez se pudesse até prescindir de algo, entanto agora vemos que complicou: a lateral direita do Ceará não anda bem… e o clube tem o ótimo jogador nesta posição “afastado” porque “atrasou treino”. Ora, nos poupem!!! Só falta agora escalar Robinho de novo no lugar do Ken, que não jogará a próxima. Seu Chamusca, srs diretores, parem de invenções e chamem o time, chamem a equipe, unam os ânimos, mostrem união de todos, chamem o titular da posição, a hora é agora… ou quem sabe não haverá amanhã.

  • O bom é q tda imprensa, acha Leandro carvalho um ótimo jogador. Quem diz q esse jogador de time de subúrbio é bom, não entende nem o basico sobre futebol.

  • @arakoiabense disse:

    Parabéns Graziani, não a toa você é um dos jornalistas mais respeitados e reconhecido por todas as torcidas do futebol cearense! Não preciso nem comentar o jogo em si para não me irritar!

    Davi Queiroz – Aracoiaba-CE

  • Paulo disse:

    Discordo com o amigo quando diz que o oeste vai pegar times fracos, juventude fora de casa e internacional não são fracos, não sei aonde você está vendo essa tabela.

  • Mário disse:

    Paraná e Oeste tem ainda um problema, só se classificam em caso de maiores pontos, pois nos outros critérios de número de vitórias e outros, perdem para o vozão, lembremos disso!

  • CARLOS LIMA disse:

    quando leio os comentários dos torcedores da STELLA ou Liaum ( 15 C) com ódio na alma
    porque o CEARÁ tem 90% de chances de conseguir o acesso para a Série A, eu sinto pena
    eles não se conformam com as vitórias do CEARÁ em 2015, vencendo o Botafogo no Rio,
    vencendo o Macaé na Arena Castelão.

    torcedor de time que perde para o FLORESTA e não vence o IGUATU, ficando calado ainda está errado, imagine querendo falar do MAIOR time do nosso ESTADO.. o CEARÁ.

    um time que vive FALIDO e dependendo de ajuda de empresários para tirar esse TIMECO do fundo do poço, tem que se recolher e ficar calado.

    • Leonardo Miranda disse:

      Ninguém tem ódio de ninguém. O único que tem ódio é você, que passa mais tempo atacando do que escrevendo algo produtivo.

      Da mesma forma que não nos “conformamos”, vocês também não se conformam com a vitória do Fortaleza contra o CRB, e dizem que o CRB se vendeu para livrar o Fortaleza da Série D. Aliás, você foi um dos que mais defendeu essa tese absurda.

      A gente perde pro Floresta, Iguatu, CSA e tudo mais… só não perdemos pro Ceará.

      • CARLOS LIMA disse:

        o Ceará nunca foi para o STJD responder por acusação de comprar o MACAÉ ou comprar o árbitro do jogo, se quer algum dirigente do MACAÉ ou do BOTAFOGO levantou a hipótese de que o árbitro errou porque estava comprado, porque eles
        sabem que isso não aconteceu. o Ceará já tinha vencido o MACAÉ na casa dele e
        por que não poderia vencer na Arena Castelão ?? o Ceará venceu o Botafogo jogando melhor o jogo quase todo, basta que você dê uma olhada nos melhores lances desse jogo que vai constatar isso.

        faça a mesma coisa e veja os lances do Jogo STELA x CRB e sendo sincero venha aqui e diga que não aconteceu nada de anormal nas atitudes dos jogadores do CRB.. diga que o Carlinhos Bala tem uma mania de levantar o dedo para o alto e avisar ao adversário que ainda falta fazer mais um gol.

        • Leonardo Miranda disse:

          Meu caro, eu nunca disse que o Ceará comprou o Macaé e nem o Botafogo. O que eu disse foi que ele ganhou os jogos contra esses times com pênaltis que não existiram, e isso foi um fato consumado.

          Em relação ao jogo Fortaleza x CRB, é bem verdade que fomos duas vezes ao STJD responder por supostas fraudes dentro de campo, mas o Fortaleza foi absolvido por unanimidade nas duas ocasiões, e sabe por quê? Porque nunca houveram fatos que comprovassem algo de ilícito naquela partida.

          Nesses mesmos lances que você me disse para assistir, não há nada de anormal em o Carlinhos Bala ter levantado o dedo para o adversário, não necessariamente foi uma atitude de quem queria ter sua vida facilitada, pois poderia ser um ato de provocação. Poderia ser como poderia não ser. Seguindo tal raciocínio, se eu paro meu carro em uma blitz e desço indo em direção ao agente da AMC com minha carteira na mão, significa que eu estaria tentando fazer suborno. A lógica é a mesma.

          Aquele vídeo nada mais foi que um dossiê montado por uma pessoa que estava desesperada para incriminar a instituição Fortaleza Esporte Clube. Basta ver que as partes não têm ligação alguma umas com as outras. Aquela frase do zagueiro do time de Alagoas, onde ele supostamente diz “deixa fazer”, não se lê e entende isso. Antes de tal fala, o mesmo havia dito uma palavra que a imagem não conseguiu capitar, que poderia ser um NÃO.

        • sofredordovozao disse:

          Elementar, meu caro Carlos Lima, o nosso presidente fez um negocio muito bem feito, ele nao e amador com a turma tricolorida do Pici, apesar disso toda a torcida alvinegra sabe, so nao voce.

  • CARLOS LIMA disse:

    façam o seguinte, entrem no Youtube, e coloquem o Gol do Goiás (1×0) na Arena Castelão
    e vão ver que o jogador que fez o gol de cabeça estava impedido, Ceará foi prejudicado.

    depois coloquem o gol do Juventude (em Caxias ) que deu a vitória ao Juventude, e vão ver que o Jogador Ramon do Juventude estava adiantado no momento que a bola foi lançada
    da direita para ele, novamente o Ceará foi prejudicado.

    depois coloquem o Gol do Richardson de ontem no Goías, vejam na imagem que ele se encontra no minimo a 1 metro de distância dos 2 zagueiros do Goiás que estão posicionados
    próximos ao goleiro, novamente o Ceará foi prejudicado.

    na Copa do Brasil no jogo no Rio de Janeiro, aos 49 minutos do segundo tempo, um escanteio para o time da casa, uma bola cabeceada por jogador do time da casa, a bola bate na BARRIGA do SANDRO, zagueiro do CEARÁ, e o árbitro marca penalti, e novamente o
    Ceará foi prejudicado.

  • P. Albuquerque disse:

    Chamusca errou na substituição de Leandro Carvalho por Roberto. São jogadores com características semelhantes. A sorte foi que Roberto entrou melhor que o substituído. Deveria ter entrado logo com Magno Alves, pois o Ceará precisava de mais tranquilidade, de toque de bola, o que o Magnata sabe fazer. E sabe fazer gol, também. Volto ao Robinho: por favor, Robinho, não.

  • sofredordovozao disse:

    Realmente, nao tem como nao falar da arbitragem. Analisando o primeiro gol, impedimento completo do nosso jogador, pensei q era uma participacao especial do nosso presidente no jogo, porem depois no gol legal anulado, nao entendi mais nada…
    Acabou uma coisa anulando outra !!! 🙁

    E o Magnata provou q nao pode ficar fora do time !!!

    Porem, eu ja esperava uma goleada sobre esse timeco do Guarani, logo nao fiquei satisfeito com o resultado, mas gracas ao nosso artilheiro conseguimos o empate !!!

    Da-lhe Vozao !!!
    Da-lhe Robinson !!!
    Da-lhe Chamusca Tite !!!

  • O erro de arbitragem foi grotesco (mais uma coincidência de 2009,lembram-se o gol de mão do Paraná???) Porém não esconde a dificuldade de enxergar o jogo que o técnico Marcelo Chamusca tem.Apesar de Élton ter seis gols,mas com uma média baixíssima,tem dificuldades enormes de chutar em gol.Ele segura o Magnata até encher a paciência do torcedor.O Leandro Carvalho corre além da bola e um individualista reincidente.Apesar do teimoso,vamos ao acesso por termos o segundo melhor elenco e um clube saneado pela diretoria anterior.O resto é histórias e estórias do futebol.Abraços.

    Elton tem 8 gols.
    Abraço
    FG

  • CARLOS LIMA disse:

    percebam que nos ultimos quatro jogos ( Figueirense, Internacional, Juventude e Guarani )
    o Ceará foi prejudicado de forma direta e decisiva em três jogos (Figueirense, Juventude e Guarani )

    contra o Figueirense o árbitro anulou um gol legitimo do Leandro Carvalho e deixou de marcar um penalti, após uma cabeçada do Lima, a Bola bateu na mão do zagueiro que estava
    com os braços abertos , lance semelhante ao Penalti a favor do Guarani, quando a bola bateu na mão do Romário, mesmo sem que ele tenha tido intenção de fazer isso.

    contra o Juventude, o Gol do Ramon foi ilegal, no momento que o jogador na direita
    faz o cruzamento, ele se encontrava a frente do Rafael Pereira zagueiro do Ceará.

    contra o Guarani, o Gol totalmente legal do Richardson foi anulado, o bandeirinha se encontrava na linha da jogada ( a imagem mostra) e o Richardson se encontrava pelo menos a 1 metro antes de 2 zagueiros do Guarani que estavam marcando o Elton.

    errar uma vez se compreende, duas vezes pode ser uma coincidência, mas TRÊS vezes errar
    contra o mesmo time, o Ceará, já alguma coisa estranha.

  • Tem razão Fernando Graziani.O atacantate Élton possue oito gols,o que não diminue sua fraquíssima média de gols por partida.Agora é aguardar o jogo de sábado contra a equipe do Goiás,torcendo para o técnico Marcelo Chamusca manter estável sua teimosia.Se parar de inventar,ele tem Joáo Marcos (dependendo do ritmo que se encontra o atleta,pois está há muito tempo sem disputar uma partida como titular,excetuando aquela da Fares Lopes) parar compor ao lado de Raul uma boa dupla de volantes.O resto da equipe,infelizmente mudanças só no desejo de inúmeros torcedores que gostariam de ver Magno Alves e Arthur Cabral como dianteiros.Seria pedir muito e acreditar no descenso da teimoisia do técnico Marcelo Chamusca.Mas faz parte dos times do futebol cearense,tanto Ceará como o Fortaleza esse sofrimento inexorável para os seus torcedores que a maioria dos comandsntes técnicos nos faz passar.No mais,como dizia o compositor paraibano,estou indo embora…

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =