Futebol do Povo

Ceará 2×0 Paysandu: cirúrgico, intenso e na iminência do acesso

2101 35

A pressão foi amiga do Ceará nesta terça-feira. Após somar seis dos 15 pontos mais recentes disputados, o confronto contra o Paysandu, no Castelão, se apresentava com importância fundamental no caminho do acesso. E o elenco se portou exatamente como deveria: dominante do começo ao fim, deixando claro ao adversário quem era o dono da casa, quem tinha o espírito de vencedor. Com frieza e intensidade, aproveitamento amplo das chances reais, o Ceará venceu o Paysandu por 2 a 0 – Pio e Elton, um em cada tempo – e chegou aos 63 pontos (com 18 vitórias), ficando na iminência do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.

O time de Chamusca foi melhor em tudo. Muito mais posse de bola (57% a 43%); mais do que o dobro de finalizações (13 a 6); quase 100 passes a mais e o dobro de desarmes. Um resumo, em números, da intensidade que o time teve tanto para marcar, como para atacar. Uma equipe coesa, concentrada, que entendeu exatamente o tamanho do jogo que estava fazendo, para um público de mais de 45 mil pagantes, o maior do ano no Castelão.

No sábado, 18, o Ceará tem uma série de possibilidades para garantir o acesso. Pode, inclusive, entrar em campo diante do Criciúma (às 18h30min de Fortaleza) já classificado para a Série A, desde que Londrina (58 pontos e 17 vitórias) e Oeste (58 pontos e 14 vitórias) percam ou empatem seus confrontos, também no sábado, só que mais cedo, contra América-MG e ABC, respectivamente.

Se vencer por qualquer placar, o Ceará sobe independente de outro resultado. E, caso empate, sobe neste sábado desde que um destes dois resultados ocorra (derrota do Paraná ou não vitória do Londrina).

Recomendado para você

35 Comentários

  • Fernando Almeida disse:

    Parabéns pela agilidade no meio de comunicação esportiva,fico um pouco triste se não fosse pelo erro da arbitragem hoje estaríamos comemorando o acesso hoje mas contente pela vitória e acredito que vem no próximo jogo.

  • Tersio disse:

    Joga demais esse Pedro Ken. Acorda Tite !!!!

  • Júlio César disse:

    Tão importante quanto o resultado foi o recorde de público batido mais uma vez: 45 mil no total. Isso é torcida de Série A, e de topo de tabela. Dá-lhe Vozão. Contagem regressiva para o acesso iniciando: 10… 9… 8… 7…

  • Leandro Gonçalves disse:

    Uma postura bem melhor do que aquela vista contra o Guarani. Mas é notorio que o time sente a pressão no castelão ! O que é normal tendo em vista o que está em jogo. O fato é que cedemos muitos escanteios! Outra coisa que me incomoda : o ceará é incapaz de armar o chamado contra-ataque mortal…

    A essa altura do campeonato,pouco importa. O importante mesmo são os 3 ptos…Não poderiamos,diante do maior público do ano até então,desperdiçar essa vitória…

    Agora meus amigos, é pedir aos ceus pra esse acesso sair no sábado ! Chega de sofrimento…! Rsrsrs

    Saudações alvinegras…

  • Evandro disse:

    Legal demais ,vozao é sim serie a e agora permanecer por muitos anos mirando brasileirao e copa do brasil.muito bom esse clima de felicidade que toma conta da maior torcida!!!!!valeu sabado vem a gloria ,lembando nunca fui terceira,valeu fernando graziani ,blog muito democratico e sempre seu comentario e isento e correto em critica e elogio.equilibrio que falta alguns da impresa cearense

  • César disse:

    O América é o provável campeão da serie B.

    O ABC está muito ruim e, deve perder para o Oeste.Londrina e América é um jogo mais equilibrado e, pode sair um empate ou, numa zebra, uma vitória do Londrina.

    Hoje, o Ceará jogou bem!.Deu menos passes errados – o normal num jogo de futebol.O Ceará foi agudo jogou com raça. A defesa se comportou bem o meio de campo trabalhou bem e, na frente as oportunidades foram aproveitadas.

    Acho que o Ceará faz 67 ou 69 pontos.

    Abraço para todos.

  • Paulo disse:

    Graziani, não seria Oeste em vez de Paraná na última sentença?

  • Alex Granada disse:

    Questão de tempo, Grazianni !!!!
    Emocionado e certo de que neste ano, apesar de tropeços e incertezas, estamos vendo o “Time do Povo” de volta a elite do futebol brasileiro, volta que para muito críticos do estado e do país, seria um “parto” e talvez, não aconteceria neste ano e demoraria….
    Mas como esse esporte é imprevisível !!!!!!!
    Falta pouco, como citastes na coluna, já poderemos entrar classificado para série A, mas vamos para o jogo contra o Criciúma em busca de um resultado positivo e como falou o “grande” Marcelo Chamusca: “tudo no seu tempo !!!!”

  • VOZAO disse:

    VOLTA VOZÃO PRA PRIMEIRA DIVISÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • Anderson Sá disse:

    Prezado Graziani, só gostaria de deixar registrado que suas palavras são as únicas que leio no cenário do futebol alencarino. Parabéns pelas colocações sempre oportunas e isentas de amarras clubísticas!!!! Ceará é grande, está fazendo um campeonato digno e merece disputar a série A 2018!!!! Vamos, Vozão!!!!!

  • Fábio Araújo disse:

    Se olharmos os últimos resultados do Criciúma, principalmente este último contra o rebaixado Náutico, não podemos pensar em outro resultado senão uma vitória alvinegra. Eles não estão mais preocupados pois não caem mais. Basta o Ceará entrar concentrado e com garra querendo ganhar o jogo.

  • delmax disse:

    graziane o ceara pode tambem subir com dois empates independente dos resultados do oeste e londrina.

    Evidente que sim. Mas as hipóteses que coloquei no texto se referem apenas ao que pode ocorrer na próxima rodada e não nas duas próximas. Isso está bem claro.
    FG

  • CSA- Ceará Série A disse:

    Eiiii vc aÍ. Avisa por Carni… que o VOZÃO JÁ SUBIU

    Nem o Ceará perde os 2 jogos nem o Oeste e o Londrina ganha os dois jogos

  • CRLANE disse:

    No sábado postei aqui um
    Desabafo pela falta de educação de alguns jogadores do Vozão para comigo no elevador do Hotel em Goiânia.

    Depois fui convencido pelo Robinson ( presidente) e outras pessoas q o jogador fica tenso ao encontrar um Torcedor e dai o tratamento ruim.

    Por uma estranha coincidência chegando hoje no meu prédio na beira mar encontro na portaria 2 dos mesmo 5 jogadores que não responderam ao meu boa-noite em Goiânia: Rafael Pereira e Fernando Henrique . Nem sabia q os mesmos moravam aqui .

    Dessa vez Fernando Henrique foi solicito , Mas Rafael Pereira me ignorou novamente mesmo eu dizendo q ele tinha feito um Grande jogo.

    O que leva um jogador a recusar um cumprimento educado de um torcedor ? Esse Rafael Pereira acha q eh deus?

    Fica o registro . Só q desta vez não me abalei. Compreendi que sou fã do jogador e do clube : a pessoa de cada um não mais me importa . Ainda mais qnd esbanjam tanta grosseria.

    Meu reconhecimento ao Fernando Henrique que melhorou . Ao Rafael Pereira meu lamento por sua arrogância.

    • Bruno disse:

      CRLANE,

      Existem muitos jogadores que não sabem lidar com os torcedores, assim como existem muitos torcedores que também não sabem lidar e exageram (Não acho que tenha sido o seu caso). Mas como já mencionaram em um outro post, é necessário relevar. Esses jogadores são temporários e a instituição Ceará não. Além do mais, duvido que jogadores mais ligados aos Ceará como Magno Alves, João Marcos, Ricardinho, Everson, teriam feito algo do tipo.

      Abraço

  • Felipe Csc disse:

    Putz, perdi minhas chinelas no empurra empurra da entrada. …

  • Cristiano Alves disse:

    Atenção torcida do Vozão, de Sábado não passa esse acesso, e no Domingo mais uma vez vamos entupir o aeroporto Pinto Martins, e também as avenidas ao redor do aeroporto para ir recepcionar o Ceará no retorno de Santa Catarina e fazer mais uma festa de parar a cidade e o estado. Como foi em 2009, o aeroporto, avenidas e ruas adjacentes se transformará literalmente em um mar Preto e Branco. PCDV

  • Neto disse:

    Valeu Graziani. Foi um resultado importantíssimo pro vovô. Para as rodadas finais, deve ter malas brancas do Paraná, Londrina e Oeste, se é que podem. Não veremos jogos fáceis.
    Pra cima deles vozão!

  • Claudio Bandeira disse:

    Não fossem os pontos perdidos para a arbitragem estaríamos disputando o título agora 🙁

  • Carlos disse:

    Parabéns ao Ceará pelo acesso a série A.

    Atentem-se para a necessidade de um trabalho árduo para tentar permanecer, sem “pegar corda” por “contratações bombásticas”, pois times de maior estrutura como Coritiba, Vitória e Sport passam apertos lá.

    Marcelo Chamusca mais uma vez mostra sua competência como técnico de um time cearense, desta vez afastando medalhões quando achou que deveria fazê-lo e contrariando parte da imprensa que só sabe analisar nomes e resultados de jogos.

    Que os dirigentes de Ceará e Fortaleza olhem para o que aconteceu com os pernambucanos neste 2017 para que daqui a um ano não estejamos lamentando o rebaixamento dos dois.

  • luis csrlos alves morais disse:

    Graziane,excelente profissional;não conheço pessoalmente,mas sei que é justo e correto nas suas críticas,tem respaldo em que diz sobre esse ou aquele time,por.isso que admiro e torço que vc senhor Graziane sempre esteja”e está” entre os melhores comentaristas do futebol brasileiro;muita.luz,saúde,paz e muitas prosperidades em sua vidas e nos amados familiares;enteremos juntos no merecido acesso para elite do futebol brasileiro,nos estamos trabalhando para melhoria do nosso Vozao,somos torcedores apaixonados e vamos está sempre juntos!!!

  • CARLOS LIMA disse:

    tudo voltando a normalidade , Ceará obtendo o maior público do ano da Arena castelão, terá a maior média de público do nosso Estado , e estará uma divisão acima do nosso Rival no Estado
    o Liaum ( 15 C).

    no próximo ano o Ceará terá o maior número de Sócios Torcedores,
    e terá os maiores públicos e as maiores rendas na Arena Castelão como sempre teve.

    o Ranking da CBF não deixa duvidas sobre qual time é o maior do nosso Estado, somente torcedores alienados e que são fanáticos, não reconhecem a superioridade do Ceará.

    • jair disse:

      Uma diferença mínima de 400 torcedores a mais que a Final da serie C realmente um dos 2 maiores publico do castelão.

      • CARLOS LIMA disse:

        Jair, numa terça feira a noite, não foi num Sábado ou num Domingo, como teu time jogava quase sempre na Série C.. no jogo contra o ABC vai ser maior ainda.

        vamos ver na Série B de 2018 se teu time tendo 19 jogos em casa, e não apenas 9 jogos como na Série C, e jogos na Terça e sexta feira as 19 30..

        se vocês vão ter grandes publicos e grandes rendas como na Série C.

    • Sérgio Filho disse:

      Claro que vai ter mais sócios e maiores rendas, pois estará na Série A.

      Você quer comparar o apelo de jogar com Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Cruzeiro ETC com Vila Nova, Avaí, Atlético-GO, Paysandu?

      Se o Fortaleza estiver em uma Série A, terá os mesmos números de sócios e rendas que o Ceará.

      • CARLOS LIMA disse:

        Sergio Filho, mas falei também que jogar apenas 9 vezes na Série C, e depois um jogo do Mata- Mata, facilita para o torcedor, menos gastos e um jogo a cada 10 dias
        em casa.
        e jogos nos sábados e domingos a tarde na Série C, é diferente de se jogar na B,
        nas terças e sextas feiras as 19:30 ou 21 horas. e na Série B são 19 jogos.

  • Sergio disse:

    Que o “inventor” sr Chamusca não apareça na escalação com o Robinho na frente, nem com um lateral direito fora de posição, nem com Cafu ou Menezes. Por favor, não invente mais!!!! No lugar do Elton é Magno Alves! Chega de “invenções”.

    Pense num “inventor” bom, responsável direto pelo momento do Ceará, sem ter montado o elenco e que continua sendo criticado.
    Chega a ser inacreditável.
    FG

    • EUGENIO COSTA disse:

      Até concordo com o Graziani. Mas se não inventasse (de vez em quando), o CSC já poderia estar com a pontuação necessária para o acesso. Chamusca é mesmo chegado numa “invenção” sim. Reconheçamos…

    • Daniel disse:

      Considerando o aproveitamento de 63% da “era Chamusca”, só tenho uma coisa a dizer: lamentável que esse inventor só tenha chegado na 10ª rodada. Com esse rendimento desde o início do campeonato, o Ceará já estaria classificado e, quem sabe, na liderança. Realmente, Graziani… difícil compreender os críticos do Chamusca.

    • Nilton Cesar Vieira Silva disse:

      Eh meu caro FG, tem cada observação nesse seu post, como vc mesmo diz “surreal”.
      Na minha opinião independente do acesso é Marcelo Chamusca como treinador do CEARÁ, O TIME DO POVO – O MAIS QUERIDO, para 2018, e por favor deixem o homem trabalhar.

      Parabéns Graziani, sempre lúcido em seus comentários.

      SA

  • CARLOS LIMA disse:

    um detalhe que não foi observado :os concorrentes do Ceará pelo acesso:
    se o PARANÁ perder para o CRB, ele só chegará no máximo aos 63 pontos,
    se isso acontecer, o CEARÁ empatando um jogo (Criciuma ou ABC ) chegaria
    aos 64 pontos, e não seria ultrapassado por OESTE , pois ele poderia no máximo chegar a 64 pontos e (16 vitórias) o Ceará tem ( 18 vitórias) e nem pelo PARANÁ com (63 pontos ).
    apenas seria ultrapassado pelo LONDRINA ( 64 pontos e 19 vitórias) caso o mesmo vencesse os seus 2 próximos jogos. ou seja o Ceará seria o quarto colocado.

    Não foi observado por quem?
    Isso está evidente no meu texto na hipótese em que o Ceará se classifica com o empate.
    FG

  • netto disse:

    Graziani é inacreditável mesmo!!! O cara pega um time todo capenga, dá uma arrumada geral e hoje com o acesso praticamente garantido e é taxado de “inventor”e cá pra nós quantos times não gostaria de ter um inventor desse. Quanto ao jogo a sua análise foi perfeita como sempre!!! Vozão com um pé na série A. Graziane só uma dica amigo escreva o texto em Português pois talvez assim todos entendam. VAMOS QUE VAMOS VOZÃO!!!

  • sofredordovozao disse:

    Como ja era esperado o maior clube do Norte e Nordeste esta na Seria A do Brasileirao !!!

    Esse e o momento para parabenizar a todos pelo belo trabalho feito !!!

    Ano q vem a gente precisa arrebentar tb na Seria A, pq eu quero parar com esse negocio de subir em um ano, ai no outro voltar pra Serie B, ja enjooei da Bzona, agora quero ficar entre os primeiros do Brasileirao pra jogar Libertadores !!!

    Para isso precisamos nos reforçar de craques advindos da Series C e D, pois esses sao melhores, vide Richardson, Everson, Pio, Cameta, entre outros craques…

    Da-lhe Robinscon !!!
    Da-lhe Vozao !!!
    Da-lhe Chamusca Tite !!!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três − três =