A pressão foi amiga do Ceará nesta terça-feira. Após somar seis dos 15 pontos mais recentes disputados, o confronto contra o Paysandu, no Castelão, se apresentava com importância fundamental no caminho do acesso. E o elenco se portou exatamente como deveria: dominante do começo ao fim, deixando claro ao adversário quem era o dono da casa, quem tinha o espírito de vencedor. Com frieza e intensidade, aproveitamento amplo das chances reais, o Ceará venceu o Paysandu por 2 a 0 – Pio e Elton, um em cada tempo – e chegou aos 63 pontos (com 18 vitórias), ficando na iminência do acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.

O time de Chamusca foi melhor em tudo. Muito mais posse de bola (57% a 43%); mais do que o dobro de finalizações (13 a 6); quase 100 passes a mais e o dobro de desarmes. Um resumo, em números, da intensidade que o time teve tanto para marcar, como para atacar. Uma equipe coesa, concentrada, que entendeu exatamente o tamanho do jogo que estava fazendo, para um público de mais de 45 mil pagantes, o maior do ano no Castelão.

No sábado, 18, o Ceará tem uma série de possibilidades para garantir o acesso. Pode, inclusive, entrar em campo diante do Criciúma (às 18h30min de Fortaleza) já classificado para a Série A, desde que Londrina (58 pontos e 17 vitórias) e Oeste (58 pontos e 14 vitórias) percam ou empatem seus confrontos, também no sábado, só que mais cedo, contra América-MG e ABC, respectivamente.

Se vencer por qualquer placar, o Ceará sobe independente de outro resultado. E, caso empate, sobe neste sábado desde que um destes dois resultados ocorra (derrota do Paraná ou não vitória do Londrina).

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles