Futebol do Povo

Ceará termina 2017 com 6ª melhor média de público das 4 divisões do Brasileirão; Fortaleza fica em 8º

4482 22

ILUSTRAÇÃO CARLUS CAMPOS

A campanha do acesso do Ceará para a Série A do Campeonato Brasileiro motivou a torcida e depois de cinco jogos seguidos registrando mais de 30 mil pessoas na Arena Castelão – Paraná, Figueirense, Guarani, Paysandu e ABC – o Ceará chegou aos 390.551 pagantes em 19 jogos e assim terminou a temporada com a sexta melhor média de público do país – 20.555 – levando em consideração todas as equipes que participaram das quatro divisões do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro só perde no quesito para Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Bahia (Série A) e Internacional (Série B).

Apesar dos bons números proporcionados pela torcida alvinegra, o público efetivamente só passou a ir em maior número depois que teve certeza que o time estava no bom caminho do acesso. No começo da campanha, o Ceará jogou para pouca gente, como mostra a tabela abaixo (via site Sr Goool). Nesta temporada, portanto, ao contrário do que ocorreu em outras, foi a equipe que teve uma torcida e não uma torcida que teve um time, tanto que em nove partidas o Ceará atuou para menos de 10 mil pagantes.

Em 2009, quando o Alvinegro subiu também para a Série A, numa campanha inesquecível após a chegada do técnico PC Gusmão, a média de público passou dos 22 mil pagantes.

Jogos do Alvinegro na Série B 2017

5.272 Boa Esporte
40.280 Londrina
8.839 Santa Cruz
3.457 Luverdense
5.089 Oeste
21.522 Internacional
5.140 Juventude
9.131 Goiás
7.261 Criciúma
27.099 CRB
7.979 Náutico
20.062 América Mineiro
6.292 Brasil
18.380 Vila Nova
35.992 Paraná
37.347 Figueirense
31.232 Guarani
44.172 Paysandu
56.005 ABC

FORTALEZA

Com 12 jogos como mandante na Série C, o Fortaleza, que também conseguiu o acesso, terminou o ano com média de 18.175 torcedores pagantes por partidas, número que corresponde ao 8º melhor desempenho do país levando em conta as quatros divisões do Campeonato Brasileiro. Assim como o Ceará, a torcida passou a aparecer mais no estádio na reta final da terceira divisão.

7.589 Botafogo
8.323 ASA
8.082 Sampaio Corrêa
6.697 Confiança
8.866 Remo
10.386 Salgueiro
9.341 Cuiabá
15.066 CSA
32.568 Moto Club
39.126 Tupi
28.277 Sampaio Corrêa
43.778 CSA

Recomendado para você

22 Comentários

  • Leandro Gonçalves disse:

    As duas torcidas estão de parabéns ! Lógico que o ideal seria que a média de pagantes correspondesse de fato,a cada partida,mas sabemos que não é assim com a maioria dos clubes do país com excessão, de fato, de Palmeiras e Corinthians…

    De qualquer forma,seja nas últimas rodadas,temos que enaltecer os números de nossos clubes.

    Falando do Ceará,o clube detém os 5 maiores públicos da competição.Bom lembrar que jogo sábado à tarde no castelão foi algo raro esse ano…Bom lembrar que muitos jogos foram depois das 20H,nessa cidade violentíssima,com péssima estrutura de locomoção em termos de transportes de massa e de meio particular…Bom lembrar também que estamos vivenciando um dos períodos econômicos mais turbulentos da história do país,com um nível de desemprego surreal também aqui no Ceará- um estado tradicionalmente pobre,com um dos índices de renda individual mais baixos do Brasil…

    Em alguns momentos até cheguei a criticar o marasmo do torcedor alvinegro.Mas analisando os pontos acima explanados,com menos emoção de torcedor,não consigo atribuir ao torcedor uma possível culpa por não atingir uma marca mais expressiva.Agora,se formos para mostrar um ponto em que deveríamos melhorar e que com certeza ajuda no quantitativo dos estádios seria uma participação mais efetiva do marketing do clube.Sim,precisa ser melhorado.Precisa ser mais instigante.Precisa ser mais motivador.Em semanas de jogos decisivos senti falta de criatividade para chamar o torcedor…Isso é uma percepção pessoal,por favor…

    Mas é isso…A torcida alvinegra está de parabéns! E fechamos o ano com o maior público do ano no futebol cearense- Sem mais… Aos outros,só resta o azedume e dor de cotovelos habituais….Sim,já podem falar dos mosaicos para amenizarem a resignação….kkkk

    Saudações alvinegras….

  • torcedor 1a DIVISÃO disse:

    O Ceará tem que controlar melhor a entrada dos torcedores. Estava LOTADO. Tinha 63 a 65 mil pessoas no estádio. Todos os setores cheios, inclusive os setores interditados. Alguém ganhou com 10 mil torcedores a mais que o borderô. Espero que tenha sido o próprio Ceará, porque se foi os cambistas com ingressos falsos, o pessoal das catracas ou a própria Arena é muita falta de controle de um time de 1a divisão

  • César disse:

    Muito bom o levantamento.

    Parabéns as torcidas do Vozão do Leão.

    Gostaria que o articulista, se possível, claro!, fizesse um levantamento referente aos árbitros cearense, que participaram efetivamente nos jogos das séries A,B,C e D do brasileiro.Vi muitos jogos das quatro séries e, só vi um jogou ter arbitragem cearense.

    Obrigado antecipado.

    Abração.

  • CARLOS LIMA disse:

    tudo voltando a normalidade no Futebol do nosso Estado, o Ceará na frente do nosso adversário o Liaum (15 C ), em média de Público nos estádios e ficando entre os maiores
    do Brasil.

    o Ceará estava na Série B , o nosso adversário (Liaum 15 C) na Série C, sempre um degrau abaixo do Ceará.

    o Ceará consegue o acesso para a Série A, o nosso adversário (Liaum 15 C ) depois de 8 anos de sofrimento e humilhações , conseguiu o acesso para a Série B, mas continua um degrau abaixo do Ceará.

    em 2018 o Ceará certamente terá uma das maiores médias de público da Série A, e com certeza terá uma média de público maior do que da torcida do Liaum (15 C ).

    eu como torcedor do Ceará estou acostumado a sempre ver meu time em um patamar acima do nosso adversário (Liaum 15 C ). em todos os aspectos possiveis seja pelo lado dos resultados dentro de Campo, seja pelo lado de ter os maiores públicos e as maiores rendas ,
    seja pelo lado da organização e de não acontecer atrasos de salários, de treinador do Ceará não ter que comprar cestas básicas para funcionários etc.. do Ceará não mendigar ajuda financeira (5 milhões ) de empresário torcedor do Ceará.

    como diz aquele refrão daquela música ” tudo está no seu lugar graças a Deus, graças a Deus, não devemos esquecer de dizer graças a Deus ” (Benito de Paula )

  • CARLOS LIMA disse:

    uma coisa é seu time jogar 18 partidas dentro de casa ( PV e Arena Castelão ) na Série B
    em horários absurdos (Terça Feira 19: 30, Sexta Feira 21: 00 )

    outra coisa é seu time jogar 9 partidas dentro de casa na Série C, com a possibilidade de se jogar um Mata- Mata decisivo para conseguir o acesso para a Série B. e jogando quase sempre nos Domingos as ( 16 horas ou 19 horas ) ou nos sábados ( 16 horas ).

    quero ver a torcida do Liaum manter essa média de torcedores em 2018 na Série B,
    jogando 18 jogos, muitas vezes com o time caindo na tabela após derrotas seguidas, e
    jogando na Terça Feira ( 19:30 ) e nas sextas feiras ( 21:00).

    eu duvido muito que consigam ter a mesma média de público que o Ceará obteve em 2017

    • valterlan disse:

      Calma CArlos Lima, essa média tão falada vai depender da campanha, se a campanha for a nivel de Atletico-GO a média vai ser baixa, e ai você não vai defender seus anjinhos da Cearamor, que você diz que são os torcedores mais comportados do mundo, os cara fizeram a maior arruaça do mundo, mas como voce sempre fala, só existem marginais na torcida do Leão.

    • Luiz Villela disse:

      RAPAZ TU GOSTA DO MEU TIME ,NÃO ESQUEÇE DE JEITO ALGUM E CASSIANO MANDOU LEMBRANÇAS AOS 4777777777777777777777.

  • Paulo disse:

    Os horários de jogos e a quantidade e proximidade dos mesmos são fatores preponderantes na presença de público numa competição.

  • Térsio disse:

    Caros, não é possível que a diretoria do Ceará ou a empresa que organiza o estádio não tome uma providencia com a entrada de torcedores sem ingresso. Foi ridículo o que aconteceu no sábado era gente de todo jeito entrando com a ajuda do pessoal da catraca. Oh Brasil pra gostar de corrupção.

  • GABRIEL disse:

    AINDA PERDE PRO LEÃO NOS RECORDES DO CASTELEÃO!
    LEÃO TEM A MAIOR NAÇÃO!

    • tiago disse:

      Se n fosse o time de vcs quebrando as cadeiras, teríamos colocado os 64 mil suportado pelo estádio. E se o Castelão tivesse capacidade pra 100 mil, teríamos colocado os 100 mil sem nenhuma dificuldade.

  • raimundo oliveira disse:

    Parabens torcida alvinegra.

  • João Ximenes disse:

    Perco tempo com isso não, porque trata-se de duas competições com MOTIVAÇÕES, NÍVEL TÉCNICO e NÚMERO DE JOGOS diferentes; AMBOS os dois não se enfrentaram dentro de seus respectivos Brasileirões e quando se enfrentaram na temporada TODOS SABEMOS quem foi MELHOR DENTRO DE CAMPO, além de só servir pra alimentar a vontade das “cricrizadas” de alguns torcedores que adoram ARENGAR uns com os outros.

    Futebol Cearense foi GRANDE na temporada com os DOIS ACESSOS CONQUISTADOS, e PENSO que, se LEÃO DE AÇO teve menor frequência de TORCEDORES nas arquibancadas, não é pelo fato de ter mais ou menos torcedores no mundo ou jogava em HORÁRIO diferentes ou ainda faziam DOIS ou MAIS JOGOS na semana.
    Prefiro ser mais humilde e “butar” na conta da divisão em que se ENCONTRAVAM.
    CONCLUI assim pelo simples fato de ter olhado pros números dos dois, anterior e pós as 4, 5 rodadas mais DECISIVAS, onde os números, se não são iguais, nota-se o seu aumento pros dois Clubes, e isso chama-se MOTIVAÇÃO de cada TORCEDOR do seu respectivo Clube.
    Fato é que{…} o que os DOIS almejavam CONSEGUIRAM que era o ACESSO de DIVISÃO, futebol Cearense tá de parabéns e isso ninguém pode mudar.

    Como MEU NEGÓCIO É COM BOLA ROLANDO e pra MIM, tá de bom tamanho os números alcançados por ambos os Clubes…

    … Pesquei isso aqui hoje(sobre LEÃO DE AÇO é claro):

    MAIS NOMES VENTILADOS PELAS BANDAS DO PICI, de total indicação do CENI:

    JULIANO(volante) a gente já conhece e sabe do seu potencial TÉCNICO/ORGANIZACIONAL dentro do jogo. Não tenho certeza se foi indicação do CENI, mas esse até EU endossaria;

    LÉO NATEL(meia atacante) e LUCA KAL(zagueiro) oriundos das categorias de base do São Paulo. Jamais ouvi falar deles.

    Antes já tinham ventilado: MARCINHO(que nesse momento tá contundido); MATHEUS, juvenil(que foi reserva em 2017 pra outro juvenil no Bahia) – ambos também oriundos das categorias de base do São Paulo -, e 1 ENDOSSO, DERLEY, volante rebaixado com o Santa Cruz pra Czona(xôcarniça), indisciplinado, “cacetero” e já suspenso por dois jogos na temporada 2018.

    Dia 10 de janeiro – dia de BATER O CENTRO na temporada 2018 – tá chegando, e ESPERO QUE ROGÉRIO CENI SAIBA O QUE TÁ FAZENDO !!!!!!!!

    • TricolorConsciente disse:

      Até agora, nao gostei dos nomes ventilados. Esse derley é cacetero mesmo. É aquele tipo de jogador que a cada 2/3 jogos, passa 1 suspenso. Estilo parecido com o Gastón. Enfim, vamos ver o que o Rogério CÊni nos traz. St

  • João Ximenes disse:

    Quis dizer:
    “ou NÃO jogava em HORÁRIO diferentes ou ainda fazia DOIS ou MAIS JOGOS na semana”.

    ALIÁS, sobre esses números, VOU guarda-los pra COMPARAR a Bzona 2018 do LEÃO DE AÇO com a 2017 Deles LÁ(os daqui) – sem um INTERNACIONAL ou UM grande no “mêi” -, e dependendo de como Eles LÁ(os daqui) se comportarem dentro da Azona, esses números podem até ficar mais interessantes.

    Que venha o 2018 !

  • Eduardo Santos disse:

    Apesar da festa queria registrar minha indignação pela total inoperância na organização do jogo de sábado.Para começar o setor ao qual detenho o direito como sócio torcedor que é premium não conseguia vê o jogo.Apesar de chegar cedo,pois havia quase o dobro de pessoas que se acotovelavam em pé na tentativa de presenciar a partida.Um total desrespeito ao sócio que paga um plano caro,não tem o direito de assistir ao jogo pois entopem esse setor de com o dobro da capacidade que o mesmo comporta.Já fico a imaginar o que nos aguarda nos próximos grandes jogos que virão em 2018.A diretoria pede que o torcedor se associe mais não oferece ao torcedor o usufruto do direito que ele adquiriu.Essa administradora do castelão é outra incompetente,na limpeza e nos outros serviços aos seus clientes.

  • Daniel zim disse:

    FESTA ESTRANHA COM GENTE ESQUISITA,
    NÃO TAVA LEGAL, TRISTE E DESCOLORIDA!

    CANAL SEM GRAÇA.

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    • CARLOS LIMA disse:

      Daniel, vai dizer isso para a torcida do Campeão Brasileiro de 2017 (Corinthians ) a SEGUNDA maior torcida do Brasil, e uma das maiores do MUNDO, com as mesmas cores do CEARÁ ( PRETO e BRANCO ).
      diga isso para a torcida do SANTOS de PELÉ e NEYMAR (BI-Campeão Mundial ) e com as cores do CEARÁ ( PRETO e BRANCO )

      diga isso para a torcida do VASCO e do BOTAFOGO e do ATLETICO de MINAS.. todos eles times Campeões e com grandes torcidas (PRETO e BRANCO) .

    • Chico Costa disse:

      Parece que legal pra ti é colorido, né? Arco-íris e coisa e tal.

  • CARLOS LIMA disse:

    engraçado são os torcedores “coloridos” falarem em tom de deboche das CORES do CEARÁ
    o Preto e Branco.

    mas esquecem esses torcedores do Liaum ( 15 C ) que os times do BRASIL que tem as mesmas cores (Preto e Branco) das camisas do CEARÁ, são o Corinthians (Campeão Mundial de Clubes, e a segunda maior torcida do BRASIL )

    SANTOS ( Bi Campeão Mundial) time em que jogou o MAIOR jogador de Futebol de todos os tempos (Pelé)

    BOTAFOGO (time que jogou DiDi, Amarildo, Garrincha.. etc..)
    Atletico de Minas ( maior torcida de Minas Gerais )

    VASCO da Gama, ( uma das maiores torcidas do Brasil )

    OBS: agora vejam os times no BRASIL que usam as cores Vermelha, azul e Branca )

    Bahia, Paraná, Tiradentes, Liaum (15 C) times PEREBAS se comparados aos times que usam as Cores Preto e Branca.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + quatro =