Futebol do Povo

Vitória e Sport se salvam juntos; Nordeste terá Ceará e mais 3 times na Série A, recorde nos pontos corridos

1299 43

Estádio Castelão será palco de 19 dos 380 jogos da Série A em 2018

Desde que o regulamento de pontos corridos foi adotado no Campeonato Brasileiro (2003), jamais o Nordeste teve mais do que três representantes na Série A. A história vai mudar.

Em 2018 serão quatro clubes da região na elite. Além do Ceará, que garantiu o acesso na terceira colocação da Série B, Bahia, Vitória e Sport também estarão no Brasileirão.

E foi com drama absurdo neste domingo, dia 3 de dezembro.

O Bahia já havia garantido sua permanência, mas o Vitória, que perdeu para o Flamengo em Salvador por 2 a 1 – gol do time carioca foi no segundo final de partida – e o Sport, que venceu o campeão Corinthians no Recife por 1 a 0, gol de André, só conseguiram confirmar seus lugares na rodada derradeira, contando com a derrota do Coritiba, que perdeu para a Chapecoense por 2 a 1, também com tento marcado no segundo final de peleja.

Assim, 20% dos clubes da Série A serão da região Nordeste, algo que precisa ser aproveitado pelas equipes da região de forma positiva e inteligente.

Duas regiões do país não terão representantes: Norte e Centro-Oeste, que perdeu o único clube que tinha, o Atlético-GO. A região Sul contará com cinco times E a Sudeste terá 11 equipes.

Caíram para a Série B: Atlético-GO, Ponte Preta, Avaí e Coritiba.

Recomendado para você

43 Comentários

  • Celso disse:

    Como andam as chances do fec…al de jogar a copa do Brasil???????

    • Rogério disse:

      A Copa do Brasil já era… 2018, o ano do Semternada tricolor. Só o manjadim sem graça até iniciar o calvário da série B rumo à terceirona, de onde nunca devia ter saído.

      • Leonardo Miranda disse:

        Falou o bônus da Série A, que subiu para ficar distribuindo pontos para os outros 19 times.

      • ItaloPiccinini disse:

        Sempre falei aqui, que o time do Siará era enganoso, pra não dizer que era uma m….. Agora se confirma, com essa vassourada de 16 e ainda tem mais, pelo menos uns quatro. E junte-se aí o treinador sortudo. No cearense ele já vai procurar rumo.
        Agora tratem de contratar uns 20 jogadores, de preferência com 2 ou 3 anos de prazo. Castrinho adora contrato longo! Devia era sair do bolso dele essa irresponsabilidade . Pra ESSA VISITA A SÉRIE A, basta contratinho de 12 meses! Lembrando que em 2019, a Série B o estará recebendo de braços abertos!!!
        É DEMAIS ESSE SIARÁ!!!! SAUDAÇÕES TRICOLORES!

        • CARLOS LIMA disse:

          falou o ETERNO torcedor da TERCEIRA DIVISÃO, ( 15 anos) só lembrando que em 2010 o Ceará foi o décimo segundo colocado na Série A
          e por isso ficou com uma vaga da SULAMERICANA em 2011.

          só Lembrando que em 2011 o Ceará chegou na 38a rodada com chances de permanecer na SÉRIE A, terminou com 39 pontos a 4 pontos do Cruzeiro que foi o décimo sexto colocado.

          em 2018 o Ceará terá uma cota da CBF maior (32 milhões ) do que recebeu em 2011, sem contar que tem o Patrocinio da CAIXA ( 4 milhões de Reais ) e
          além das cotas da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil.

          ao contrário do LIAUM (15 C ) que vai chegar na SÉRIE B ,com os COFRES vazios, pois só terá o Campeonato Cearense , e todos sabem que ele é DEFICITÁRIO.. as rendas dos clássicos apenas diminuem os prejuízos dos jogos contra Tiradentes, Floresta, etc..

          o LIAUM (15 C) vai ter que contratar FIADO .com promessas de PAGAR algum dia em algum tempo no futuro..

    • Torcedor disse:

      Naum…num vai Naum…
      Ele num vai Naum….kkkkk….cccCCC

  • Evandro disse:

    É mais quase o willian correa do vitoria rebaixa time que jogador burro (desculpa burro),naquele ultimo lance juiz/marca penalti,gosto a da postura chapecoense pois ceara devia seguir exemplo ,eles nunca ficam se lamentando ,posando de vitimas,sobre cotas e arbitragens,sao 5 anos seguidos serie a e agora vaga libertadores.

  • Evandro disse:

    Estava torcendo vitoria e sport justamente p ter 4 clubes nordeste,mais q nao discursem vitimizaçao,tem ter orgulho nordeste trabalhar e ser correto panejamento e realista,nao entrar na paranoia de parte impresa e torcida,pois discurso facil para agradar e so o q tem por ai,chapecoense exemplo maior p ceara eobvio q é possivel,ficar serie a e disputar competiçoes paralelas com orcamento semelhante chape.

  • CARLOS LIMA disse:

    mostra a realidade atual do Futebol Nordestino, os melhores representantes são
    Bahia ,Sport, Vitoria e Ceará. são os que possuem as maiores torcidas do Nordeste, os que
    se encontram melhores posicionados no Ranking da CBF etc…

    Bahia e Vitoria são os maiores do Futebol Baiano, Sport o Maior do Futebol Pernambucano,
    e o CEARÁ o maior do Futebol Cearense, maior em tudo (Ranking da CBF, titulos, numeros de vitórias nos confrontos diretos nos clássicos )

  • Valterlan Jr disse:

    Já temos os 4 pré candidatos ao rebaixamento em 2018, juntamente com Paraná e talvez o América MG.

  • Célio Teixeira disse:

    Boa noite a TDS., Morei muitos anos em São Paulo. Nunca vi um paulistano, paulista, torcer por um time nordestino, muito menos para os times do Ceará. Mas hj, depois de muitos anos, mesmo morando no interior, ainda tenho esperança q os nossos cearenses do interior comecem a torcer pelos cearenses

    • Luiz Villela disse:

      SOU PAULISTA , MORO HÁ MAIS DE 10 ANOS AQUI E SEMPRE TORCI PRA TIMES NORDESTINOS , MÁS CLARO OS MEUS TIMES , ABC ,SPORT ,VITÓRIA , SAMPAIO , REMO E MEU AMADO FORTALEZA , O RESTO QUERO QUE SE EXPLODA , PRINCIPALMENTE A CARNIÇA PODRE. NÃO SOU PAULISTANO , SOU PAULISTA , E PRA QUEM SABE TEM MUITA DIFERENÇA.

  • Jorge disse:

    3 vagas pra cair em 2018…uma já é do kanal

  • CARLOS LIMA disse:

    acredito que o Fato de ficarem três times nordestinos (Bahia, Sport, Bahia ) juntos com o Ceará foi benéfico para o Futebol Nordestino e para o Ceará.

    serão duas viagens para Salvador e uma para Recife, que são menos desgastantes e ainda em Estados com climas semelhantes ao nosso.

    o Futebol Nordestino está de Parabéns, os seus maiores representantes (Bahia, Sport, Vitoria e Ceará ) vão representá-lo em 2018 na Série A.

  • CARLOS LIMA disse:

    como diz a matéria do Jornal o Povo, o Liaum (15 C) não disputará a Copa do Brasil em 2018
    pois dependia de várias combinações de resultados e esses não aconteceram.

    o ano de 2018 será o ano do ” SemTerNada”.. apenas o Estadual e o Sofrimento na Série B.

  • Daniel disse:

    Olá, Graziani!

    Em entrevista após o jogo desse domingo, que selou a permanência do Sport na série A, o goleiro Magrão destacou uma das possíveis causas do desempenho pífio do time no brasileiro: não ter estabelecido o campeonato como prioridade entre as várias competições que disputou no ano (estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Sul-Americana e Brasileiro). Dentre as afirmações que fez, pontuou ainda o fato de, pela localização geográfica, ter sido o time que mais viajou durante a competição, o que, naturalmente, ocasionou um grande desgaste físico no elenco. Ainda que essas colocações possam ter alguma ressalva, achei que elas tem muita pertinência e que servem de alerta para diretoria e comissão técnica do Ceará. Se possível, gostaria de saber o seu posto de vista sobre essas considerações… Se concorda ou não. E caso não concorde, que ressalvas o ilustre jornalista teria a fazer.

    P.s.: na minha modesta opinião, ainda que haja um retorno financeiro bem interessante, a Copa do Brasil é um exemplo de uma competição que o Vovô deveria “abrir mão” e colocar em segundo plano, jogando com time misto ou até mesmo com reservas. Acredito que o foco total deva ser a permanência na série A por inúmeras temporadas e, consequentemente, uma efetiva consolidação do clube na elite do futebol nacional (seguindo o belo exemplo da Chapecoense, que na 5ª temporada consecutiva no brasileirão, conseguiu chegar na Libertadores).

  • Torcedor disse:

    Em dezembro de 2016, num programa de torcida disfarçado…os apresentadores faziam chacota do ranking da CBF….pois o Vozão estava muito a frente do time do Kurral…diziam q o ranking da CBF era igual a peito de homem… não servia prá nada…agora devem saber para que serve… CCCC

  • Caso confirme,decisao da diretoria do Ceará em dar aval na lista de dispensa do técnico Marcelo Chamusca ao incluir Magno Alves,Joao Marcos e Pio é totalnente equivocada.Magno Alves está entre os cinco maiores artilheiros da história do Ceará.Todas as vezes que entrou, demonstrou garra e senso de oportunismo.Ainda tem ou tinha muito para oferecer ao Ceará nas diversas competiçoes que jogará em 2018.Joao Marcos pelo mérito e dedicaçao ao time em 09 anos merecia ao memos jogar i Camoeonato Cearense oara ser avaliado.Ambos,tanto Magno Alves e Joao Marcos sao atletas exemplares e que se cuidam muito,além de ídolos,tao raros hoje em dia,futebol nao é so correria,quem tem que correr é a bola,como dizia o canhotinha de ouro Gérson.Por fim Pio,dono de um petardo de chute,coisa também rara no futebol de hoje.Basta o técnico perder tres ou quatro jogos para ser mandado embora e aqueles caras que realnente importam para o torcedor ficam apebas na memória.Saber ganhar nao ficou oara todo mundo Pena.

  • Muito bom ter quatro times nordestinos na elite do futebol brasileiro Que venham mais em 2019 e que os quatro mantenham-se na série A em 2018.

  • Dr. Smith disse:

    Sãos os 4 maiores times do Nordeste representando a região na Série A do ano que vem.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Os representantes do NE na serie A 2018- Sport,Bahia,Vitória e Ceará são os 4 clubes mais estruturados ,atualmente,no futebol nordestino.Fato.Doa a quem doer.Podem espernear à vontade ….Não tem mosaicu que mude isso…

    Mas também é fato que se não houver o minimo de planejamento,os 4 poderão cair de forma conjunta. Sport,Viitoria e Bahia,mesmo com folhas um tanto robustas,passaram muito,muito sufoco mesmo.Sport e Vitória se salvaram na últimas. No caso Baiano,salvo pela brava e cada vez mais cascuda Chapecoense !!

    Então,aos os clubes nordestinos : ou planejam bem-fazendo contratações inteligentes e fugindo dos medalhões fim de carreira- ou amargarão,mais cedo ou mais tarde, o descenso de forma melancólica e bisonhamente…

  • TERCEIRA NEM EM SONHO disse:

    2018 Série A, CB, CN o Vozão está chegando!
    Parabéns ao Ferrão segundo time do estado pelas vagas na CN e CB, e parabéns ao Floresta terceiro time do estado pela vaga na CB. Aos demais parabêns por seus aniversários e centenário da vida.

  • Osvaldo disse:

    Os futebolzinhos apresentados por Sport e Vitória neste campeonato são uma esperança de algo mais para o Ceará em 2018 na série A.

  • João Ximenes disse:

    E pensar que dias atrás, aqui mesmo no BLOG, estávamos falando sobre o baixo rendimento do Futebol Nordestino no geral, quando Recife perdia 2 representantes de uma “lapada” na Bzona, que por pouco não vira um “STRAICK”. Escapou um Nordestino que não lembro agora.

    12 de novembro de 2017 20:53 – Fernando Graziani
    “O drama do futebol pernambucano em 2017 serve de lição relevante para Eles LÁ(os daqui) e Fortaleza”

    EU:
    João Ximenes – 13 de novembro de 2017 às 09:25
    “Futebol NORDESTINO é isso ai mesmo, e cabe a cada representante e TORCEDORES em suas respectivas capitais se mancarem e aceitarem a REALIDADE que é dura, e não vejo QUANDO O NORDESTE VAI SE ALINHAR AO RESTO DO PAÍS, seja no esporte em geral ou no cenário político. É muita falação pra pouca ação.
    ACHO que se cada UM se concentrar NO SEU vai ficar bem mais fácil de chegar a um DENOMINADOR COMUM pra si. Ou simplismente: DEIXAR DE OLHAR PRO UMBIGO DO OUTRO E TRABALHAREM PRA MUDAR ESSA REALIDADE ABISMAL DO FUTEBOL A NÍVEL NACIONAL.”

    AGORA, como num passe de mágica, 2 representantes da Bahia(Vitória e Bahia), 1 de Recife(Sport) e + Eles LÁ(os daqui) acabaram salvando o Nordeste, e pra não ficar ninguém de fora do Nordeste da divisão intermediaria – que é a Bzona que deixa um Clube a uma chuteira do paraiso(Azona) – tivemos o ACESSO do LEÃO DE AÇO.

    PERAÍ ! acho tem outro Nordestino que escapou fedendo também na Bzona. Não tenho certeza de qual Clube, mas sei que é uma sopa de letrinhas(Crb, Csa).

    OU SEJA:
    Azona – Bahia até que passou bem quando ver sua colocação na tabela, mas andou escorregando em algumas rodadas; MAS Vitória e Sport, por uma peinha de sapo não caíram abraçados TAMBÉM de uma lapada.

    Bzona – Eles LÁ(os daqui) subiram depois de passarem{…} 6 anos tentando, e passarem 10 rodadas(?) entre os 4 e não saírem mais. Terminou em 3º.

    Czona(#xôcariça) – LEÃO DE AÇO aos trancos e barrancos conseguiu SUBIR pra Bzona quando o mundo inteiro achava que era mais fácil cair “pruma” Dzona. Passou no arrasto.

    Esquecendo os Clubes Nordestinos que fizeram feio em 2017 e CONSIDERANDO DOIS ACESSOS vindos aqui de Fortaleza… TENHO NADA DE TÁ ME QUEIXANDO NÃO.

    Negócio agora é… “DEIXAR DE FICAREM OLHANDO PRO UMBIGO UM DO OUTRO E TRABALHAREM PRA MUDAR ESSA REALIDADE ABISMAL DO FUTEBOL NORDESTINO A NÍVEL NACIONAL.”

    Azona duas visões – você olha pras chances de topo e vê 12, 15 times em melhor condição que você – libertadores entre os 4 é um sonho porque só do Sudeste, como bem mostra o Graziane ai são 11. Outros dá pra encarar(Grêmio e Inter por exemplo) almejando um algo mais como já aconteceu com Eles LÁ(os daqui) mesmo – Sul-Americana.

    – Olha pra baixo já que tú parte da 13ª posição e ver que pra 17ª – primeiro Clube da zona maldita – é um pulo. Daí vem logo aquele pensamento véi pereba e típico do Nordeste no futebol: “FICANDO 2 ANOS JÁ TÁ BOM DEMAIS”.
    É muito pouco.

    Bzona – é olhar pra cima, FORMAR uma equipe equilibrada e ir pro pau.

    Resumo da opereta:
    TORCIDA de Azona e Bzona já temos faz anos !

    “Dirigentes ?… ÍÍÍÍÍÍÍÍ´rapaz !!!!!!

    E ASSIM CAMINHA O FUTEBOL NORDESTINO !

    • João Ximenes disse:

      Antes que comecem a rebater, escrevi aqui um COMPARATIVO entre os 3 estados que mais representam o Nordeste nas competições mais acirradas tipo Azona(Ceará + conhecido como Eles LÁ – os daqui, Pernambuco, Bahia).

      Se Azona vai ter 4 representantes Nordestinos em 2018, Bzona não fica atrás:

      FORTALEZA, Csa, Sampaio Correa(ex Czona), e + Crb que ESCAPOU da queda, acabando a competição na 15ª posição, 1 ponto a frente do primeiro Clube que caiu na Bzona, e quase aumenta o prejuízo, ou a vergonha nordestina.

      Só pra ilustrar !

    • Carlinhos bala disse:

      Boas palavras nobre tricolor

  • Valdemir Felipe disse:

    Em 2018 queremos ver o Ceará se garantir pelo menos na sulamericana. Não cair é obrigação. E Vamos torcer também para nenhum Nordestino Cair, e quem sabe o CRB subir… Ah… os Stellas pode ir pra C que não faz falta… kkkkkk

  • João Ximenes disse:

    Meu negócio é aqui !

    FORMATADA a Bzona 2018:

    FORTALEZA, Csa, Sampaio Correa, São Bento(ex Czona);

    Atlético-GO, Ponte Preta, Coritiba, Avaí(ex Azona);

    Londrina, Oeste, Vila Nova, Brasil Pelotas, Juventude, Boa Esporte, Paysandu, Figueirense, Criciúma, Goiás, Crb, Guarani-SP.

    Sem ter “UM TRADICIONAL”…

    … QUEM SABE A COISA NÃO EVOLUA(suba) MAIS AINDA PRA NÓS(Fortaleza).

  • Virgílio Matos disse:

    Mesmo com recorde de 4 clubes nordestinos na série A de 2018, a desigualdade ainda é muito grande:
    -NORDESTE…….4 CLUBES…………..20% DO TOTAL.
    -SUL………………5 CLUBES………….25% DO TOTAL.
    -SUDESTE………11 CLUBES…………55% DO TOTAL.
    -NORTE………….ZERO
    -CENTRO OESTE..ZERO.

    Eixo SUL/SUDESTE representa 80% dos clubes, surpresa para a região Centro Oeste que sempre teve representante,agora sem nenhum.Norte faz tempo que não tem representante.

  • Cruz disse:

    Se as diretorias dos 4 agirem com inteligência, humildade, se unindo na troca de informações, intercambio de jogadores, etc,etc., poderão garantir permanência na elite, que deverá ser o objetivo final, do contrario, ficará no sobe desce interminavel.

  • Gabriel disse:

    Por isso não, em 2006, o único time do Norte e Nordeste a disputar a série A foi o Fortaleza Esporte Clube.
    O Cometa 2018 (canal) vai passar “vapt vupt” pela Série A.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Virgílio Matos disse:

    Já Na série B, existe uma melhor distribuição de clubes por região para 2018
    -SUL………………….07 CLUBES……………..35% DO TOTAL.
    -SUDESTE…………..05 CLUBES……………..25% DO TOTAL.
    -NORDESTE………..04 CLUBES……………..20% DO TOTAL.
    -CENTRO OESTE….03 CLUBES……………..15% DO TOTAL.
    -NORTE……………..01 CLUBE………………. 5% DO TOTAL.

    E olha que o nordeste perdeu(foram rebaixados)3 clubes em 2017.
    Mesmo assim o eixo SUL/SUDESTE representa 60% dos clubes.

  • Tiago Lino disse:

    Bom dia Graziani!

    Vejo com muita alegria a permanência de Sport, Vitória e Bahia, agregados ao meu Glorioso Ceará que irá integrar no próximo ano a Série A.
    As imensas torcidas desses clubes, como as de outros tb do futebol nordestino merecem estar na elite do futebol brasileiro. Tenho certeza que se Bahia, Sport, Vitória e Ceará fizerem um bom trabalho, suas torcidas serão destaque, pq verdadeiramente são torcidas apaixonadas. gosto sempre de destacar o grande trabalho da Chapecoense nos últimos anos, mesmo com a tragédia ao perder um time inteiro, se reergueu e chegou a uma pré-libertadores. Torço cada dia mais para o futebol Nordestino

    Saudações Alvinegras.

  • Osvaldo disse:

    Bom dia Graziani. 2 aspectos interessantes após este domingo de jogos. Ceará estará no pote 2 da Copa do Brasil 2018.

    2) Devido à mudança de regulamento, o Ceará já está classificado para o Nordestão 2019.

  • MILTON disse:

    Os 04 Maiores clube do Nordeste se firmando na Serie A abrir um grande leque para mais times Nordestinos tenha acesso a Serie A , acabando com a diferença de Cotas da Rede dos Bobos, por um futebol Nordestino cada vez mais Forte.

  • VOZAO disse:

    respeitem é assim que começa ceará sport bahia vitoria o pai se escreve em primeirooooooo

  • CARLOS LIMA disse:

    torcedor do LIAUM (15 C) querer tirar onda com o CEARÁ , com relação a Série A 2018, é muita INVEJA e nada mais do que INVEJA.

    em 2010 o CEARÁ chegou a LIDERAR a Série A juntamente com o CORINTHIANS, por uma rodada, e ficou pelo menos quatro rodadas no G4.

    quando foi que o LIAUM (15 C) conseguiu fazer o mesmo quando esteve na Série A ???
    RESPOSTA: nenhuma ..nas três vezes que participou da Série A.

    em 2010 o CEARÁ terminou na 12a colocação na Série A, e conseguiu a SULAMERICANA.

    quando foi que o LIAUM (15 C) conseguiu uma colocação igual ou melhor do que essa ? e se classificar para jogar uma SULAMERICANA ???
    RESPOSTA: nenhuma vez, nas três vezes que participou da Série A.

    OBS: torcedor do LIAUM (15 C) ficando CALADO e não citando o CEARÁ em nada, já está errado.

  • Helio Franco disse:

    O Ceará tem sido melhor mesmo que o meu Fortaleza. E daí? Nós somos tricolores e mesmo num momento ruim temos dado nossas cacetadas no Ceará, time que está melhor. Essas cacetadas, por sinal. não têm preço. E, ademais, haveremos de melhorar, torcida temos.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =