Os mascotes com as bandeiras trocadas. Foto: Divulgação Ceará SC

Fortaleza e Ceará terão calendários diferentes em 2018, cenário fundamental para o planejamento na montagem dos respectivos elencos pelas diretorias e comissões técnicas visando os principais eventos. Observar isso impacta diretamente no número de atletas, preparação física, médica e fisiológica.

O Tricolor participará de duas competições: Campeonato Cearense e Série B – que não será interrompida durante a Copa do Mundo. No estadual, o time fará no mínimo 9 jogos e, no máximo, 18; na Segundona são 38 partidas garantidas.

Já o Ceará terá quatro competições: Campeonato Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série A. No estadual serão de 9 a 18 jogos; na Copa do Nordeste o time fará de 6 a 12 jogos; na Copa do Brasil a equipe fará no mínimo uma partida, podendo chegar até 14; na Série A são 38 encontros – com pausa no período da Copa da Rússia.

Assim, o Fortaleza já pode montar seu elenco sabendo que terá entre 47 e 56 partidas na temporada. Como é quase impossível que fique de fora da segunda fase do estadual – mais 5 partidas, portanto – o Tricolor terá pela frente entre 52 partidas. Chegando até a final do certame local, fará os 56 jogos possíveis do calendário.

No caso do Ceará, são 54 partidas que o time fará, no mínimo, podendo chegar até 82, caso chegue até as finais do cearense, da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste. Fazer o número máximo de encontros é improvável, mas não é difícil imaginar que o time possa atingir um número grande de partidas no ano. Por exemplo (exemplo, repito): como finalista do estadual, semifinalista da Copa do Nordeste e eliminado na terceira fase da Copa do Brasil, além da Série A, o time chegaria aos 70 jogos.

Em tempo: não levei em conta jogos da Fares Lopes.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles