Futebol do Povo

Estadual 2018: Fortaleza tem mais metas em jogo do que o Ceará

1790 28

ILUSTRAÇÃO CARLUS CAMPOS

O Campeonato Cearense do ano que vem tem o óbvio valor do título para Ceará e Fortaleza, mas o Tricolor tem mais a perder na competição do que o Alvinegro, especialmente porque a classificação do estadual vai decidir se o Tricolor voltará a disputar a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil em 2019.

Em função do ranking nacional de clubes da Confederação Brasileira de Futebol, o Ceará – 27º colocado e melhor cearense – já tem vaga garantida, independente da campanha no estadual, na Copa do Nordeste 2019, que teve seu regulamento modificado, como amplamente explicado no Blog.  Já na Copa do Brasil, caso o Alvinegro não consiga vaga via estadual, sua colocação no ranking virtualmente o classifica para a competição em 2019, até porque o clube vai pontuar bastante por participar da Série A – em 2018, o Londrina,  40º no ranking, ganhou vaga assim.

No caso do Fortaleza, o título estadual o leva automaticamente para a Copa do Nordeste 2019 e Copa do Brasil 2019, ou seja, um importância enorme para o clube. Caso não seja campeão, o Tricolor vai para a Copa do Nordeste como vice-campeão, desde que o Ceará seja o campeão. Se uma outra equipe for campeã e não o Ceará, o Fortaleza fica fora da Copa do Nordeste 2019. Já pensando em vaga na Copa do Brasil, o Tricolor precisa ser pelo menos vice-campeão. As outras possibilidades são: entrar pelo ranking nacional da CBF – atualmente é o 42º – ou vencer a Fares Lopes, algo que não conseguiu na temporada atual.

Recomendado para você

28 Comentários

  • SALINHO disse:

    Impossível para Ceará e muito difícil para Fortaleza deixarem de ir para a Copa do Nordeste e Copa do Brasil com essas novas regras (que sou totalmente contra). Isso dificulta mais ainda o acesso dos pequenos a essas copas, facilitando a vida dos grandes.
    O futebol acaba refletindo a desigualdade do país, mas isso é outra história…

    Tem que fazer um esforço absurdo e digno de heroísmo pra ficar de fora…
    FG

  • Torcedor disse:

    Visando dirimir dúvidas, vou perguntar a tia do zap. O time do Kurral vai participar da CB e CN em 2019? Naummmm…vai naummmm…ele num vai naummm…kkkk….. CCCC

  • Terceirizado disse:

    Com esse time que estão formando, não vai ser difícil da Stella ficar fora da final do cearense.

  • REI LEÃO disse:

    Atenção turma do canal:
    Saúdam e Reverenciem o Rei Leão!
    Isso!
    Afinal vocês vivem para acompanhar o vosso pai REI LEÃO.
    Se quiserem se associar e aumentar ainda mais nosso sócio torcedor estejam à vontade. Só não apareçam com aquelas coisas horrorosas que vocês chamam de camisa.
    TRICOLOR SEMPRE!
    SAUDAMOS O REI LEÃO!

  • GABRIEL disse:

    FG, seria muito engraçado e até humilhante se o Leão de Aço obtivesse rendas maiores na Série B que aquele time láá do canal na Série A. Porque isso já acontecia todos os anos com o Fortaleza estando na Série C e aquele time láá do canal na Serie B.
    Comêdia, né mesmo?

    Mas quando estávamos na Série A, os nossos públicos e rendas eram uns dos maiores do Brasil.
    Chegando um ano a sê-lo.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

    • tiago disse:

      Tb meu amigo, o torcedor do Fortaleza é esperto, imagina aí comigo. 15 anos de série C na bagagem, vários outros na B, subir pra série A é raridade. É mais fácil vc ser atingido por um raio do que isso acontecer novamente. Então é obrigação da torcida lotar o estádio de janeiro a janeiro, pq pra isso acontecer de novo, só por intercessão divina…

    • Torcedor disse:

      Lá vem os TERCEIRÕES delirando ninovo…. seria interessante e humilhante, o time do Kurral jogar contra o PSG – Perebas do São Gerardo num campinho lá na lua …kkkk…o q 15 anos na Terceira Divisão causa na mente dos sofredores TERCEIRÕES…cccc

  • Vovozão10 disse:

    Atenção Sr. presidente Robson de Castro.

    Com essa nova regra para classificação à Copa do Nordeste, onde o melhor colocado no Ranking da CBF já garante vaga e o Ceará tem quase o dobro de pontos do rival(ESTAMOS GARANTIDOS POR ANOS E MAIS ANOS NAS COPAS DO NORDESTE SEGUINTES), sugiro:

    Como vamos precisar poupar os titulares em alguns jogos, indico, que a depender da classificação do Fortaleza, ficarmos em segundo para na semi final, enfrentarmos logo o time do Pici, como se fosse uma final antecipada, e ganhando, iriamos tirar o Fortaleza da final e colocar outro time do nosso estado na Copa do Brasil de 2019. Pois, seríamos campeões e o vice iria junto conosco.

    SÓ OBSERVAR BEM AS COMBINAÇÕES DE POSIÇÃO QUE DÁ PARA FAZER, já que de um jeito ou de outro vamos nos enfrentar na final, melhor que seja na semi, pois aí valeria muito mais para o lado de lá.

    LEVEM ESSA CAMPANHA A DIANTE AMIGOS ALVINEGROS!!!

    Sem mais para o momento, fico por aqui. AVANCEMOS!!!

  • valterlan disse:

    Nos ultimos 22 anos, quem foi campeão do manjadinho que não fosse a dupla Fortaleza ou Ceará, já sei caso o kanal chegue a final e o Leão não chegue, eles vão perder o titulo de proposito para o Leão não ir para CN.

    • Eduardo disse:

      Se o Ceará, como melhor colocado no ranking, ja tem vaga garantida. E quem for fazer a final contra ele, terá 2 vaga. Pra que o Ceará vai perder o titulo de proposito? tem gente que pensa e tem gente que procura desculpas…

  • Evandro disse:

    A ideia do ranking para o nordestao é valida pois uniclinics da vida com derrotas de 8 a10 a zero nao acrescentam nada tecnicamente e economicamente,acho ate que ao inves de grupos poderiam criar primeiras fases com mata mata +repescagem e quando atingisse 8 times quartas teriam grupos de quatro clubes.

  • João Ximenes disse:

    Não acredito que FORTALEZA ESPORTE CLUBE vá cair num erro grotesco como o de 2017, não conseguindo formar um TIME que preste. AI É O TORCEDOR IR LÁ NO PICI PRA ENTREGAR UM DIPLOMA DE GRADUAÇÃO EM BURRICE FUTEBOLÍSTICA, uma vez que maioria dos que estão no comando, são os mesmos dessa temporada MEDÍOCRE que deve ser lembrada somente pela cagada do ACESSO.

    Ficar de fora de uma final de campeonato Cearense uma vez já é o cúmulo, imagina duas seguidas.
    Se não é uma das maiores vergonhas na vida de um jogador profissional, é uma vergonha sem precedentes pra quem TORCE e faz sacrifícios pra acompanhar uma equipe de futebol durante toda uma temporada.

    FORTALEZA ESPORTE CLUBE e NÓS TORCEDORES, já estamos calejados de sofrimento, depois de passar 8 anos atolado numa maldita Czona(xôcarniça) da vida.
    Se não aprenderam a lição em 2017, devem apanhar com FOLHA DE URTIGA nos lombos, antes que melem o 2018 também.

    AGORA, diga-se… 3 NOMES DE JOGADORES ATÉ AQUI, FALTANDO 32 DIAS PRA INÍCIO DE TEMPORADA E COM A PREVISÃO DE CHEGADA EM DEFINITIVO DO TREINADOR FALTANDO 14 É DE ARREPIAR.

    Que chegue logo o 2018 pra ver se a gente ver algo de diferente.

    • Marcelino disse:

      Caro Ximenes, infelizmente o cenário, até agora, é de desolação mesmo. O time de 2017 era ruim demais. As circunstâncias e uma terceirona de baixíssimo nível técnico terminou trazendo o acesso como um dos “milagres”. Mas isso em nada elimina a avaliação de que o time era ruim demais. Para a segundona não dá para brincar, sob pena de novo vexame!!!!

  • Gurgel disse:

    cagada ou não meu irmão, faz parte do esporte. mas não fique preocupado com nosso rei leão a boa formação do Rogerio Ceni vamos ganhar o que
    vier pra gente.kkkkkkkkk

    • João Ximenes disse:

      GURGEL, meu irmão…

      Cagada não faz parte do ESPORTE !
      O que fez a cagada no esporte, foi a INCOMPETÊNCIA das outras equipes que conseguiram ser pior que o LEÃO DE AÇO.
      Quando LEÃO DE AÇO tropeçava eles faziam o favor de fazer o mesmo, e quando enfrentava-os, eles tremiam mais que LEÃO DE AÇO. Com isso passamos no ARRASTO. Que é o que importa de fato.

      Quanto ao CENI, espero que ele consiga fazer um grande trabalho, pois ele conseguindo TODOS OS TRICOLORES arregaçarão com ele.

      Valeu.

  • KSC disse:

    AH FLORESTA DO KANAL

    CHICO CAUCAIA, CARLOS LIMA, AQUELE ABRAÇO

    ST

  • O que mais irrita é esse papo da diretoria de querer tirar a responsabilidade dos jogadores ao disputar o estadual quando diz que a prioridade do Ceará é a Copa do Nordeste e o Brasileirão. Equipes como Ceará e Fortaleza não podem jamais iniciar um campeonato cearense não pensando em título. E não é só pela tradição ou camisa que têm! É porque contam com estruturas físicas, técnicas e financeiras absurdamente melhores que todos os outros adversários… Com essa história de prioridade, a equipe relaxa, começa a tomar aula dos adversários naz partidas, a torcida perde a confiança na equipe até para as outras competições e daí vem toda uma leva de consequências: demissão de técnico, troca de jogadores, gasto financeiro com recisões… Se não, aguardemos as cenas dos próximos jogos.

  • Flávio Carneiro disse:

    Graziani, desculpe minha ignorância, mas estou por fora do critério de definição para a Copa do Nordeste 2018. O Ceará já está garantido via Ranking, mesmo que não chegue à final do manjadinho. Se a Final for Fortaleza x Ferroviário, por exemplo, os dois entram juntos com o Ceará, ou só o campeão terá direito à vaga, pelo fato do Ceará já ter sua classificação garantida? E o que você quis mostrar, ou melhor, dizer, quando falou que o Fortaleza precisa fazer um esforço fenomenal para ficar de fora?

    Grato pela atenção e, mais uma vez, peço desculpas pela minha ignorância.

    Oi Flávio. Desculpas desnecessárias, meu caro. Seguinte: para a Copa do Nordeste 2019 o Ceará já está com vaga por causa do ranking, afinal, uma vaga é para o melhor clube do ranking do Estado. A outra vaga é para o campeão cearense e, no seu exemplo, o vencedor do confronto Fortaleza x Ferroviário. Se o Ceará for campeão, ele entra na Copa do NE como campeão, abrindo vaga para o segundo melhor do ranking no Estado que, no caso, é o Fortaleza. Valeu.
    FG

  • David Fernandes disse:

    Esse time do Ceará é medíocre. essa é que a grande verdade. Time limitadíssimo o tal Robson de Castro por não conhecer futebol e não possuir nada de humildade continua com os mesmos equívoco. A saber: jogadores apostas, jogadores que traz de volta que outrora foram dispensados e alguns tecnicamente FRACOS como Ernandes, Felipe Azevedo, Reina, Wesley e o inacreditável Romário isso é de fato não entender NADA de futebol. Apostas que não darão certo exemplo: parrudo, canhoto e outros. Robson não achas que está na hora de passar o cargo para alguém que tenha de fato conhecimento de futebol? Você tem um defeito bem relevante “VAIDOSO”.

  • Raphael Esmeraldo disse:

    André… As falhas defensivas do Ceará são, digamos, a discussão da semana. A primeira fica na conta do lateral, infelizmente.

    A terceira, a princípio, achei muito mais um lance pro Valdo que pro Roberto.

    Mas, vamos pontualmente pra pergunta de agora…

    No segundo gol, eu vi a primeira linha de 04 jogadores “feita”. Onde foi o erro de posição coletivo e / ou individual desse lance que ocasionou o chute e o golaço do Floresta?

    • André Almeida disse:

      Fala, Raphael. Bom contar com sua participação aqui.
      Então, primeiro que o lance iniciou de um erro de saída de bola do Leandro Silva. O vídeo abaixo não mostra o lance completo, mas se você procurar rever o início da jogada, vai reparar isso.
      Segundo que, na fase defensiva, uma equipe deve se basear em um dos três princípios operacionais: 1- Recuperar a posse de bola; 2- Impedir a progressão do adversário; 3- Impedir a finalização do adversário. Foi justamente aí que houve erro. A primeira linha de 04 jogadores poderia estar “feita”, como você mencionou, mas não houve sucesso em nenhuma desta tentativa. Como eu falei, tem muitos méritos do Floresta, que adiantou a marcação, e do Dim, que acertou um chutaço. Mas não houve posicionamento correto dos alvinegros para evitar a liberdade que ele teve pra finalizar.
      Essa é minha interpretação. Espero ter contribuído para uma melhor compreensão do lance.
      Valeu, abraço!

  • GABRIEL disse:

    E A VOVÓ VAI LEVAR MUITOS GOLS AINDA. PRINCIPALMENTE NO BRASILEIRÃO.
    LEÃO ETERNAMENTE!

  • Chikim disse:

    Sabia que o Chamusca já tá pendurado? Ouvi de um repórter que cobre o Vozão.
    E o tão falado planejamento? Robson. Não é à longo prazo?

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 − dez =