ILUSTRAÇÃO CARLUS CAMPOS

O Campeonato Cearense do ano que vem tem o óbvio valor do título para Ceará e Fortaleza, mas o Tricolor tem mais a perder na competição do que o Alvinegro, especialmente porque a classificação do estadual vai decidir se o Tricolor voltará a disputar a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil em 2019.

Em função do ranking nacional de clubes da Confederação Brasileira de Futebol, o Ceará – 27º colocado e melhor cearense – já tem vaga garantida, independente da campanha no estadual, na Copa do Nordeste 2019, que teve seu regulamento modificado, como amplamente explicado no Blog.  Já na Copa do Brasil, caso o Alvinegro não consiga vaga via estadual, sua colocação no ranking virtualmente o classifica para a competição em 2019, até porque o clube vai pontuar bastante por participar da Série A – em 2018, o Londrina,  40º no ranking, ganhou vaga assim.

No caso do Fortaleza, o título estadual o leva automaticamente para a Copa do Nordeste 2019 e Copa do Brasil 2019, ou seja, um importância enorme para o clube. Caso não seja campeão, o Tricolor vai para a Copa do Nordeste como vice-campeão, desde que o Ceará seja o campeão. Se uma outra equipe for campeã e não o Ceará, o Fortaleza fica fora da Copa do Nordeste 2019. Já pensando em vaga na Copa do Brasil, o Tricolor precisa ser pelo menos vice-campeão. As outras possibilidades são: entrar pelo ranking nacional da CBF – atualmente é o 42º – ou vencer a Fares Lopes, algo que não conseguiu na temporada atual.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles