Rogério Ceni mostrou boa leitura de jogo e mexeu bem no Fortaleza para vencer o Tiradentes. (Foto: Mateus Dantas / O Povo)

A vitória do Fortaleza por 2 a 1 sobre o Tiradentes, na noite desta quarta-feira, 31, passou diretamente pelas ações do treinador tricolor. Depois de um ruim primeiro tempo, Rogério Ceni fez duas alterações no intervalo que foram determinantes para o placar final da peleja.

+ VEJA CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DO ESTADUAL 2018

Nos 45 minutos iniciais, o treinador via seu time esbarrar na boa organização defensiva do Tigre da PM. Marcando no 4-1-4-1, o time do técnico Júnior Cearense, embora bem inferior tecnicamente, se mostrou muito aplicado taticamente e dificultou as progressões leoninas.

Fortaleza tinha dificuldades em furar as linhas de marcação do Tiradentes. (Foto: Esporte Interativo)

Além disso, quando recuperava a posse de bola, o Tiradentes não abria mão de suas ações ofensivas, com transições rápidas em que os jogadores evitavam a superioridade numérica do Fortaleza.

Quando recuperava a bola, o Tiradentes apostava em uma transição rápida buscando a finalização da jogada. (Foto: Esporte Interativo)

A alternativa buscada pelo Leão do Pici era a movimentação, com constantes trocas de posições.

Léo Natel e Alípio trocam de posição e alternam os lados. (Foto: Esporte Interativo)

O próprio Gustavo se movimentou mais para tentar sair da marcação. Alípio atuou mais centralizado por vários momentos para tentar se aproximar/abrir espaços para o camisa 9. (Foto: Esporte Interativo)

Mas isso não foi suficiente. No intervalo, Rogério Ceni detectou as falhas e tratou de corrigi-las, lançando Alan Mineiro e Wesley em campo. A dupla entrou muito bem e garantiu outra dinâmica ofensiva.

O Fortaleza passou a ocupar melhor os espaços do campo adversário, dificultando a saída de bola e com maiores alternativas ofensivas.

Com as mudanças, Fortaleza passou a ocupar melhor os espaços ofensivos e tirou proveito disso. (Foto: Esporte Interativo)

Não demorou muito para Pablo, em belo cruzamento, achar Gustagol na área para abrir o placar. Foi o 7º gol do camisa 9 em 2018, que já igualou a quantidade de tentos anotados em todo 2017.

Logo depois, Gustagol mostrou que é mais que um “fazedor de gols”. O centroavante fez muito bem o pivô e serviu para Wesley, em belo chute, ampliar.

O Tiradentes ainda buscou imprimir pressão e diminuiu com Thiago, após falha na saída de bola de Felipe, mas não foi o suficiente para evitar a 4ª vitória leonina no Estadual.

Agora, o time de Rogério Ceni iguala a quantidade de jogos do Floresta (5) e assume a liderança, com 12 pontos. Mais que isso, garante tranquilidade e confiança necessárias para se preparar e focar no Clássico-Rei do próximo domingo, 4, que será o verdadeiro teste de fogo do Tricolor até aqui.

About the Author

André Almeida

É jornalista, repórter do Jornal O POVO e comentarista do Futebol do Povo. Análise baseada em fatos, estatísticas, scouts, números, esquemas e comportamentos táticos. Futebol é isso.

View All Articles