Futebol do Povo

Fortaleza 0x2 Ceará: sistema defensivo cresce e time vence com ataque cirúrgico

3278 32

A vitória do Ceará, além da importância natural de ter ocorrido no primeiro Clássico-Rei, encerra um período em que a equipe disputou três jogos em um intervalo de seis dias, cenário de um calendário absurdo, capaz de arrebentar fisicamente qualquer elenco se a comissão técnica não trabalhar bem.

Ocorre que o planejamento – elaborado principalmente pelo técnico Marcelo Chamusca e pelo preparador físico Roger Gouveia – tem sido bem feito, com serenidade e estratégia, sem se deixar levar por eventuais resultados negativos do começo de temporada ou reclamações sem sentido de quem tem como objetivo criticar sem entender as necessidades deste início de trabalho.

Nestas partidas recentes, diante de CSA, pela Copa do Nordeste, além de Uniclinic e Fortaleza, pelo Campeonato Cearense, foram três vitórias, cinco gols marcados e nenhum sofrido, sinal que o sistema defensivo – onde todos os jogadores são importantes, desde o ataque – ganha força com o decorrer dos treinamentos, ainda que Rafael Pereira, um dos zagueiros titulares, esteja machucado, dando lugar ao reserva Valdo, autor do primeiro gol deste domingo.

O Fortaleza começou bem a partid, mas nos 15 minutos iniciais em que teve o domínio com boas infiltrações e iniciativa ofensiva, não conseguiu abrir o placar. O Ceará entendeu o jogo, se posicionou melhor, os setores ficaram mais próximos e os gols saíram com naturalidade, ambos em cruzamentos longos, no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o Alvinegro fez a partida necessária para a manutenção do resultado e usou a inteligência do posicionamento e da troca de passes para controlar o Fortaleza. O time de Rogério Ceni mostrou ter capacidade para atuações mais consistentes e precisava ter sido assim no Clássico-Rei se quisesse um resultado melhor, afinal, enfrentou uma equipe que tem um elenco melhor, mais caro e mais experiente.

Recomendado para você

32 Comentários

  • Pelo menos agora acaba com aquela conversa de papagaio velho.Estamos a três anos sem perder pra vocês.

  • EDSON COSTA disse:

    Vitória fuleira. Comemorem, não venceram por méritos, é a cara de vocês.
    Porque o colunista não falou do pênalti no Alípio e a falta do fair play?
    Meu fí, conte a história toda, por favor

    Não achei pênalti, de cara, mas depois fiquei muito na dúvida. Teve gente que achou, tudo normal, lance interpretativo. Gustavo foi expulso de forma merecida. Fez uma falta por trás e muito feia, no meu entendimento.
    FG

    • Fabio Lima disse:

      Para de chorar e cuidem de juntar os cacos de time fracassados. O lugar de voces e na serie C, time tao incompetente que so jogam o Cearense e a Serie B que darao retorno a Terceira que la e a casa de voces.

  • César Fortaleza disse:

    O Ceará está administrando bem esse início de temporada.O Ceará fez dois, mas poderia ter feito mais.O goleiro do Fortaleza salvou uns três gols certos.Claro, que o Fortaleza teve oportunidades de gols também.

    Continuando neste ritmo, o Ceará vai formar um time forte para série A.Evidentemente, terá que fazer mais umas contrações boas para encaixar no time.

    Abraço.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Foi um bom jogo do alvinegro? Não!!!

    Mas vou repetir o que o instagram do Ceará disse ao fim do jogo: clássico não se joga,se ganha!!

    Moralmente,precisávamos dessa vitória. Nos últimos classicos,perdemos mesmo jogando melhor.

    Hoje o importante foi vencer…Mas que fique o alerta pelos gols perdidos pelo Arthur para poder matar o jogo.E o recuo excessivo no segundo tempo mesmo com 1 a mais…Exageraram!

    Enfim,lições foram tiradas…

    Agora vamos aproveitar esse momento e rir muito com muito chororo do lado tricolor,que só fala em arbitragem…Normal…Os pobres diabos só tem o pífio campeonato cearense pra pagar o prato de comida…Eu entendo o chororo…Mas não chorem tanto aqui ,não…Vão chorar lá perto do castanhão,por favor…kkkkk

    Saudações do maior vencedor de clássicos-rei…

    #CadêOGustaCone??

  • RobLima disse:

    Quem acompanha futebol cearense de longas datas sabe que a pressão e a obrigação de vencer é sempre maior daquele que está mais mal posicionado na tabela, portanto, nada mais normal do que uma vitória do time das cores fúnebres. Sabe também que o jogo que decide o campeonato é o último. Mas isto não exime o Fortaleza da falta de qualidade de marcar gols em um time que tomou três do Floresta.

    • José Costa disse:

      Verdade. Ceará perdeu pro Floresta levando 3. Liaum perdeu pro Horizonte levando 2.
      São dois times ainda se estruturando dentro de campo, início de temporada…
      Acho ótima essa soberba da torcida fecal. É bom que continue assim.
      Preferências clubísticas à parte, ontem o Ceará se poupou e poderia ter feito 4 ou 5 se não tivesse tirado o pé do acelerador no segundo tempo. Mas não podemos deixar de reconhecer que a atual defesa alvinegra não passa muita confiança. Valdo, apesar do gol, se posiciona mal e é muito afobado. O lateral esquerdo (Rafael Carioca) não tem futebol nem pra reserva, quanto mais para ser titular. E o Pio não é lateral… é volante. Ali só se salva o xerifão Luis Otávio (e olhe lá! pois a saída de bola dele é péssima…). Ceará precisa abrir o olho em relação a isso.
      Voltando ao Liaum, rei da Série C, impressionante como colocam a culpa dos insucessos sempre na arbitragem. Lamentável…
      Saudações alvinegras!

      • Fabio Lima disse:

        Com esse time fraco do Fortaleza acharam que venceriam o Vovô, batem nos times pequenos do estado, mas quando pegam um time organizado sao derrotados. A passagem para retorno a Serie C esta bem proxima. Bando de iludidos.

    • maciel disse:

      Será que haverá final com clássico Rei?
      Estou apostando mais no Ferrão.

  • Tem que respeitar time de série A, série b nós passamos por cima mesmo.

  • David Vieira disse:

    É uma vergonha! Pq você não fala dos erros de arbitragem que prejudicaram o Fortaleza? Amanhã o Fortaleza entra com um pedido na FCF pra esse árbitro amador NUNCA mais apitar um jogo nosso. St

  • Lucas Leão disse:

    Achei a arbitragem muito passional. Se fosse contra o canal a coisa não ficaria assim. O TJDCE daria uns dois campeonatos para os urubus de consolo.
    Expulsar o melhor do time na primeira falta que ele cometeu foi cruel pra maior galera do estado. Deixar a bola rolar sem fairplay e sem marcar um pênalti claro, para em seguida acontecer o gol do adversário, foi coisa de torcedor ou de político.
    O Chamuscão deu um nó no frágil Mito Tricolor.
    Terminou o tabu de 3 anos. A Federação está feliz.
    LEÃO SEMPRE!

  • FABIANO disse:

    NÃO TEM CONDIÇÃO DA ARBITRAGEM SER LOCAL. ESTÃO TODOS TRAMANDO CONTRA O LEÃO DE AÇO, INCLUSIVE A FEDERAÇÃO E A MÍDIA.
    QUANTO CUSTA UMA VITÓRIA?
    MAS JUSTIÇA SEJA FEITA: ELES DA VOVÓ TEM MELHOR ZAGA E MEIO DE CAMPO. E ATUALMENTE TÊM MELHOR GOLEIRO. O MARCELO BOECK DETESTA ESCANTEIOS.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Gabriel disse:

    Mito, sou tricolor igual a ti. Mas faltou raça e determinação contra o canal dos urubus.
    O EI, que transmitiu o jogo disse que o juiz errou demais, mas deixa de insistir com o Alípio e com o João Henrique, cara.
    Testa também uma vezinha o goleiro Mateus, pois o Boeck tá entregando a rapadura. O Bruno Melo e a zaga voltaram ao normal.
    Queremos pelo menos a Copa do Brasil e Copa do Nordeste de 2019. Senão, Mito, peha o beco.
    Saudações Tricolores injustiçaadas!

  • Paulo disse:

    Agora o tabu começa pro leão

  • Vovozão10 disse:

    Resultado natural. Time de Série A contra um que está na B esse ano, más que tem a maioria do elenco ainda da Série C. 70% do elenco do Fortaleza é do time mais fraco dos últimos anos. O próprio Émerson Leão falou que o time é alugado. Então fez o que tem que fazer, passar por cima. Sem mais para o momento, fico por aqui. Avancemos!!!

  • Jarbas Vasconcelos disse:

    Dois times entraram em campo: um masters (o Ceará) e o outro juvenil (o Fortaleza). Ganhou a experiência ante a correria e a transpiração.

  • FABIANO FERNANDEZ disse:

    JÁ SABEMOS QUE A ARBITRAGEM TEM QUE SER DE FORA. NÃO ADIANTA INSISTIR. O LEÃO DE AÇO SEMPRE FOI CONTRA TODOS OS OBSCUROS E INJURIADOS.
    O CIRCO TÁ ARMADO, RESTA ALGUM MALABARISMO OU MÁGICA DA DIRETORIA E DO CENI.
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • Luis Roberto disse:

    O Ceará se poupou no segundo tempo, devido ao jogo de quarta contra o Brusque, pela copa do Brasil, que é o que importa, se não fosse,teria sido no mínimo de cinco, aí adeus MITO!

  • Luis Roberto disse:

    Ceara se poupou no segundo tempo, em virtude do jogo de quarta pela copa do Brasil, se assim não fosse seria de cinco. Aí adeus Mito

  • Roysson disse:

    Faltou equilíbrio emocional pra esse Gustavo. O cara faz uma falta criminosa no meio de campo, praticamente, aí o povo vem dizer que o árbitro é que é o culpado pela derrota.

  • João Ximenes disse:

    Tava um bom jogo até a expulsão do GUSTAVO.
    Ah! mas quando Gustavo foi expulso já tava 2 x 0.
    E DAÍ ? e o resto do jogo deixaram de assistir ? porque com 1 a menos me lembro de mais uns 2, 3 lances de contra-ataques pela representatividade do jogo Clássico, e natural pela situação do 1 a +.

    LEÃO DE AÇO começou com tudo, ATACANDO pelos dois lados e chegava assustando.
    Eles LÁ(os daqui) acuado, tentava sair pro jogo, mas com medo de errar e criar uma situação de perigo, ficava esperando um erro pra contra-atacar. Aliás o final do jogo mostrou que a história poderia ter sido outra, quando Eles LÁ(os daqui) optaram por ficar tocando pra trás e pros lados faltando 10 minutos(?), mesmo com 1 a +.

    ALIPIO se não toma aquela “canguruzada”, DENTRO DA ÁREA, teria passado despercebido “de novo”. Como que um Real Madrid cegou quando trocou ele pelo Coutinho ? esse cara só pode ser BOM DE TREINO.
    Sem sacanagem. VALDO deu uma “canguruzada” nesse Alipio dentro da área que foi triste. Com a diferença que o Canguru quando dá uma lapada, ele usa as patas acertando as partes baixas do adversário, porque suas nãos são curtas e não dá pra acertar o queixo. Valdo veio destabanado e deu-lhe no quengo com as duas mãos e trombando frontalmente, atropelando(uma “barruada” literalmente).
    Mas isso é que fez o resultado não. Só poderia ter sido percebido pelo árbitro que tava a 3 metros do lance.
    O que chamou atenção foi quando a arbitragem resolveu entrar em cena de vez, expulsando GUSTAVO, e isso sim acabou mudando a história do jogo, que mesmo em desvantagem LEÃO DE AÇO tentando recuperar-se, acabou levando mais uns 2, 3 sustos, e não passou disso.

    CENI, quando perdeu Gustavo, acertou nas mudanças e posicionou bem o time: tirou Alipio e João Henrique – que até agora não disseram pra que vieram -, metendo ALAN que deu melhor posse de bola pra tentar algo no jogo – e era o que LEÃO estava precisando – e FELIPE que entrou e empurrou o time mais pra cima, e com sua entrada, posicionou UCHÔA entre os zagueiros fechando assim a linha de zaga.
    Até ai CENI mostrara que quando de uma situação de jogo ele não se precipita, e usa de uma maneira pra manter FORTALECIDO o sistema defensivo da equipe, até encontrar uma ALTERNATIVA pra tentar tirar o adversário do seu campo, e encontrou quando tirou NATEL que desta vez nem entrou, e meteu WESLEY, que mais uma vez mostrou que tá querendo.
    O resto da história todos já conhecem: 0 X 2.

    Do jeito que tem vitórias que não convencem, existem as derrotas que convencem.

    CENI deve começar a cobrar pra diretoria gastar mais uns “REALZIN” trazendo mais jogadores pelo menos pras vagas de quem ainda não disse a que veio, tipo Alípio, João Henrique, Igor(que não tava nesse jogo), Natel(que do jeito que aparece desaparece) e + um CENTRO AVANTE, que é pra quando GUSTAVO sair ou não poder, ter um de imediato, que vai dá tempo OBSERVAR os mesmos ainda no campeonato Cearense, pois quando chegar a Bzona, com o que tô vendo até aqui, somente WESLEY pra dar uma arrepiada num jogo… O BICHO PODE PEGAR.

    Deu pra SENTIR a nossa REAL CONDIÇÃO pra encarar uma Bzona ?

    • maciel disse:

      João, sou fã dos seus comentários, apesar de não torcer o seu time.

      • João Ximenes disse:

        Diga lá MACIEL.

        Esse negócio de torcer esse ou aquele time tem de existir mesmo.
        EU, além de torcedor do LEÃO DE AÇO, torço muito pelo futebol, RESPEITO muito os adversários preferindo não menciona-los, porque isso só atrai picuinhas sem sentido.

        Gosto de falar sobre meu time e deixo que cada um enxergue o que lhe faz sentir-se melhor.
        “Se” o resultado no final é mais importante que a produção dentro do jogo, isso pode ser um problemão lá na frente. Não a tôa escrevi ai acima: “Do jeito que tem vitórias que não convencem, existem as derrotas que convencem.”
        Por isso ACHO que CENI e diretoria devem andar sintonizados, um ajudando ao outro, pois só assim vamos conseguir dar uma melhorada acentuada na equipe pra encarar a Bzona.

        LEÃO DE AÇO perdeu um jogo que faz toda a diferença a nível de torcedor, no entanto, importante foi, mais uma vez, a equipe ter mostrado NECESSIDADES de + JOGADORES que venham pra ajudar.

        Um abraço.

  • Dilmas filgueiras Jr disse:

    Vozão Jogou de forma inteligente, mas o Pio querendo entregar na 2ª etapa com firulas, eu hein! Alguns setores tricolozetes da imprensa clamaram um tabu de três anos, reflexo de tanta terceirona na vida. Eram 2 e 4 meses kkkk. A stella não tinha pego nenhum time mais forte, só babas, e os torcedores fanáticos já brandavam uma goleada no vozão. Gustagol pra cá e pra lá kkkkkkkk.A série B está chegando, elenco de terceira não dá meus amigos.

  • EMERSON LEAO disse:

    Fortaleza jogou como time grande que não é, foi para cima, levou os gols e não fez mais nada. Deveria ter jogado como time pequeno e de empresários, com torcida pequena.Deveria ter jogado todo atrás da linha da bola.

  • Rogério disse:

    Sem querer tirar o mérito da vitória alvinegra que aproveitou duas chances e marcou dois gols, digo que o árbitro influenciou no resultado do jogo. Analisando o jogo SEM A PAIXÃO, foram dois erros do juiz num só lance: 1 -Houve no mínimo imprudência do Valdo no lance que originou o segundo gol alvinegro. O zagueiro foi nitidamente com os dois braços no Alípio,para mim, pênalti. 2- Mesmo não marcando o penal , o lance foi paralisado para dar bola ao chão. Se ele marcou bola ao chão, porque não o fez dentro da área do CSC onde aconteceu o lance? Não , Pio levou a bola próximo à bandeira de escanteio e o juiz deu bola ao chão lá, sem ao menos chamar um jogador do FEC para devolver a bola . O CSC não teve nada a ver com isso e rapidamente fez a reposição ao ataque, resultado, gol. Se vc olhar a nossa arbitragem direitinho, em todos os jogos esses caras fazem lambanças. É por isso que faz muito tempo não temos mais árbitros nossos na primeira divisão. Os caras são ruins mesmo e ainda ficam com raiva quando Ceará ou Fortaleza pedem árbitros de fora vez por outra. Justamente por esses erros bobos que podem influenciar nos resultados. Claro que árbitro de fora também erra, mas os nossos, erram além da conta. Essa é a minha opinião.
    Parabéns ao CSC pela vitória. Tabu foi feito pra ser quebrado.
    Saudações Tricolores !

  • Willamy Adriano disse:

    Fernando, percebono Ceará com dificuldade, o que não é de hoje, de jogar contra retrancas. Quando o adversário joga de igual para igual, ou propõe o jogo o Ceará tende a jogar melhor. Iguatu e Floresta seguraram o jogo e foram felizes nos poucos momentos que chegaram ao ataque. Quem encarou de frente o Ceará até agora se deu mal.

  • Chico Caucaia disse:

    Teve até Olé, imagine como ficou o torcedor triculor…..ah Brasil

  • Bruno disse:

    Fernando.
    Interessante que o Pio foi liberado para sair do Ceará e voltou (a pedido da torcida?), mas só para ficar como reserva, visto que contratamos novos laterais. Resumo: Ele está jogando melhor do que os laterais novos e acho que o Ceará percebeu a besteira que iria fazer. Não acho que ele seja adequado para a Série A, mas ele está dando para o gasto no começo do ano.

    O Felipe Azevedo e o Andrigo foram contratações muito boas. Eles jogaram muito ontem.

    Você não comentou que o zagueiro do Fortaleza deu um golpe de Karatê no andrigo no fim do jogo. O juiz não deu nada.

    O Arthur perdeu gols que não se pode perder. Assim como o Elton perdeu um gol no começo do 2. Tempo em uma jogadassa do Felipe Azevedo.
    Estou confiante de que estamos no caminho certo. Claro que há pontos fracos, mas há muitos pontos fortes também.

    Abraço

  • Bruno disse:

    Correção: Falta um “a” em “O Fortaleza começou bem a partid”

    🙂

  • sofredordovozao disse:

    Da-lhe Vozao !!!
    Da-lhe Robinson !!!
    Da-lhe Chamusca !!!
    E nao poderia deixar de fora, da-lhe nosso amigo de preto q nos ajudou muito ontem !!!

    Vozao como sempre vencendo com facilidade esse time tricolorido do Pici !!!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *