AFP

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou o convite para todos os 27 presidentes de federações estaduais de futebol estarem na primeira fase da Copa da Rússia 2018. Com tudo pago, os 27 dirigentes terão a companhia de 10 presidentes de clubes brasileiros que também ganharam o convite, entre eles o do Ceará, Robinson de Castro. A assessoria do clube confirmou ao O POVO que o dirigente alvinegro aceitou e estará na delegação para acompanhar os três primeiros confrontos do Brasil na Copa, contra Suiça, Costa Rica e Sérvia.

Ao contrário das federações, os clubes foram determinados por sorteio. Além do Ceará, estarão na comitiva os dirigentes de Atlético-MG, Bahia, Atlético-PR, São Paulo, Avai, Guarani-SP, CRB, Brasil de Pelotas e Paysandu.

Em nota oficial, a CBF rechaçou as críticas que já tem recebido sobre a excursão, especialmente a de desperdício de dinheiro e movimento político visando agradar seus eleitores. Para a entidade, é uma “oportunidade para a continuidade do desenvolvimento do futebol brasileiro e tomarmos conhecimento dos mais modernos mecanismos de gestão de grandes eventos e competições”.

As próximas eleições para presidente da CBF têm que ocorrer até abril de 2019, mas há conversas para antecipação ainda neste ano. O colégio eleitoral é formado justamente pelos presidentes das federações e dos clubes das Séries A e B, mas os pesos são diferentes. Os votos das federações têm peso 3 (totalizando 81 pontos), enquanto os votos dos clubes da Série A possuem peso 2 (totalizando 40 pontos) e os da Série B têm peso 1 (20 no total)

Abaixo, a nota oficial completa da entidade:

“A CBF entende que a presença das federações de futebol é algo natural e importante por se tratar do maior evento de futebol do mundo. Sendo que suas entidades são a espinha dorsal do futebol brasileiro e eles responsáveis por administrar competições regionais. Fundamental destacar que, conforme ofício expedido pela CBF, trata-se de um convite impessoal, intransferível e sem direito a acompanhante que contempla apenas os três jogos do Brasil na primeira fase da competição. Além dos jogos da Seleção Brasileira, está sendo preparada uma agenda de trabalho para os dirigentes com reuniões institucionais e atividades de acompanhamento da organização do evento. Em um convite enviado aos presidentes, a CBF salienta que é uma oportunidade para a continuidade do desenvolvimento do futebol brasileiro e tomarmos conhecimento dos mais modernos mecanismos de gestão de grandes eventos e competições”.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles