Foto: Mateus Dantas/O POVO.

Após empatar sem gols diante do Oeste, neste sábado, o Fortaleza chegou aos 57 pontos. O time está muito perto do acesso e lidera a Série B restando sete rodadas para o fim da competição. A diferença para o segundo colocado – o Goiás – diminuiu para quatro pontos. Já a distância para o quinto colocado – o Vila Nova – também caiu, de 11 para nove pontos.

Os dois próximos confrontos do elenco comandado por Rogério Ceni ocorrem no Castelão. No sábado, dia 20, a equipe recebe o Paysandu, certamente com casa cheia. Na sexta-feira, dia 26, é a vez de encontra a Ponte Preta.

Apesar de remotas, há chance do time garantir matematicamente a vaga na Série A com cinco rodadas de antecipação. Para isso é preciso vencer Paysandu e Ponte, alcançando assim 63 pontos. Além disso, é necessário abrir 15 pontos para o quinto colocado (o Fortaleza ganharia nos critérios em caso de empate). Assim, o Vila Nova, que tem 48, não pode mais somar pontos e nenhuma outra equipe – Guarani, Atlético-GO, Londrina e Coritiba nutrem possibilidades – pode ultrapassar também os 48.

Os confrontos:

Vila Nova (48 pontos): Juventude (c) e Londrina (f)
Guarani (45 pontos): Boa (f) e Oeste (c)
Atlético-GO (45 pontos): Brasil (f) e Boa (f)
Londrina (44 pontos): Sampaio (f) e Vila Nova (c)
Coritiba (44 pontos): CSA (c) e Paysandu (f)

É importante destacar que se o Londrina ganhar do Sampaio Corrêa as chances matemáticas de acesso antecipado com cinco rodadas do Fortaleza não vão existir, já que há depois o confronto direto entre Londrina e Vila, quando pelo menos vai pontuar e passar dos 48 pontos.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles