Futebol do Povo

Exclusivo: o modelo que Ceará e Fortaleza desejam para o Campeonato Cearense 2019

4911 14

POR ANDRÉ ALMEIDA

Com calendário apertado no início de 2019, devido a participação nas Copas do Nordeste e do Brasil, Ceará e Fortaleza já pensam em mudanças para o formato do Campeonato Cearense 2019. O POVO apurou com exclusividade a proposta que os dois maiores clubes do Estado amadurecem para apresentar na Reunião do Conselho Arbitral e Técnico da Federação Cearense de Futebol (FCF), marcada para o dia 30 de outubro, e que decidirá a fórmula do Estadual do ano que vem.

No formato pensado por alvinegros e tricolores, o Estadual será dividido em três fases. A primeira, sem a dupla, mas com a presença dos oito clubes restantes, que disputariam turno apenas com jogos de ida, em que os dois últimos serão rebaixados e os outros seis avançam à segunda fase, que já contará com Vovô e Leão.

A segunda fase seria disputada nos mesmos moldes da primeira, em turno único apenas jogos de ida em que os quatro primeiros se classificam para a terceira fase, das semifinais, cujos confrontos serão 1º x 4º e 2º x 3º colocados. Aqui, os jogos são de ida e volta, assim como na final.

Sendo assim, o Estadual todo seria disputado em 18 datas, com Ceará e Fortaleza presentes em, no máximo, 11 jogos (caso cheguem à final). A proposta seria a forma mais viável para ambos, que serão os únicos clubes do Estado a disputar outras competições paralelamente.

Caso o Fortaleza confirme o título da Série B do Brasileiro, outra mudança que pode acontecer na primeira fase do Cearense. Nesse caso, o Tricolor confirmaria vaga direta às oitavas de final da Copa do Brasil 2019 e nova vaga para participação na competição nacional seria aberta ficando com campeão da fase de abertura do Estadual 2019.

O atrativo serviria como incentivo a mais para Ferroviário, Floresta, Atlético (ex-Uniclinic), Horizonte, Guarani de Juazeiro, Guarany de Sobral, Barbalha e Iguatu, os oito outros clubes que estarão no certame.

Fontes ouvidas pela reportagem garantem que o modelo ainda “não é definitivo, e poderá passar por alterações, mas a ideia é esta”.

Reunião

A fórmula do Estadual poderá voltar a mudar próximo ano, já que o campeonato ocorreu com o mesmo formato nos últimos dois anos

Recomendado para você

14 Comentários

  • Leo Vidal disse:

    Absurdo como quando se junta CSC e FEC as coisas sopram a favor deles. Ninguém lembra que neste ano o FAC teve que abrir mão da Copa do Nordeste para poder ter gás no cearense e Copa do Brasil. No fim das contas os jogadores só se entregaram à CdB. Esse tipo de formato blinda os queiridinhos de um rebaixamento estadual. Por quê? Que joguem com o sub20 igual fizeram na Fares Lopes.

  • Savio disse:

    Pacajus tá na segunda divisão e não na primeira cearense, faltou o Barbalha.

  • Osvaldo disse:

    Melhor da primeira fase ganha o q?

    • NILTON CESAR disse:

      Nada, como tbm não ganharia se estivessem os dois. A não ser q o fec ganhe a 2 divisão e o ganhador dessa 1 fase do estadual teria direito a particpar da CB 2019.

  • João Ximenes disse:

    DESISTO desse assunto absurdo !
    Meu negócio é com bola rolando.

    Voltando pra REALIDADE, depois do 100tenário do LEÃO e véspera de jogão que pode apontar muita coisa nessa Bzona.
    # Não esquecer que a bola AINDA ROLA. Faltam 7.

    FEC x Paysandu é mais um jogo pra PONTUAR, e nem precisa ir atrás de muitos argumentos pra justificar isso.
    #Imaginar o Paysandu atrapalhando a vida do FEC nessa altura do campeonato… só mesmo se o FUTEBOL quiser “frescar”.

    18º. Paysandu(32), 7 vitórias(Ponte Preta, Londrina, Brasil Pelotas, Boa Esporte, Guarani, Figueirense, Avaí); 11 empates(Sampaio Correa, São Bento, Csa, Oeste, Brasil Pelotas, Juventude/Juventude, Boa Esporte, Criciúma, Crb/Crb); 13 derrotas(Avaí, Criciúma, Fortaleza, Coritiba, Vila Nova, Atlético-GO, Ponte Preta, Londrina, Sampaio Correa, São Bento, Goiás/Goiás, Csa).

    Últimos 5 jogos deles: empate fora com o Boa Esporte(20º); empate em casa com Criciúma(13º); derrota em casa pro Goiás(2º); derrota pro Csa(4º) em Alagoas; empate com Crb(17º) em casa.

    FEC vai tá num castelão ENTUPIDO, e só precisa entrar com o FOCO naquela “luizinha” da Azona que já vem sendo avistada a umas 4 rodadas atrás, pra tentar alcançá-la o mais rápido possível. E pra isso só precisa jogar “metade” do que jogou contra o Oeste no ultimo jogo.

    CENI deveria “meter” GUSTAVO e ÉDERSON na frente, pois com DOIS “cheiros de gol” em campo, Paysandu pode tremer e facilitar a coisa mais ainda: Boeck; Tinga, Jussani, Ligger, Bruno; Bonilha, Felipe, Dodô, Marlon; Éderson, Gustavo.

    Será uma boa oportunidade de levar pro banco o MARCINHO e entrar com ÉDERSON, pois Marcinho já tem uns 4 jogos não vem contribuindo em nada com a COLETIVIDADE e PRODUÇÃO da equipe(é só observarem de que setor vem saindo os gols ultimamente).

    Depois desse jogo ficará faltando mais 6, sendo que o próximo, também, vai ser num Castelão ENTUPIDO “de novo” contra a Ponte Preta(10º).

    SEGURA AS PONTAS LEÃO pois tá bem “pertin” !!!!!

  • Flexon Freitas disse:

    Não seria justo para as outras equipes! Principalmente para o Ferroviário que já foi rebaixado para a segunda divisão. O campeonato tyem que respeitar todas as torcidas, seja que clube for…todos tem que ter o direito e chances de titulo e também de rebaixamento. Porque Ceará e Fortaleza são beneficiados com o rebaixamento?

  • Valterlan disse:

    Não entendi porque essa coluna não foi feita ontem homenageando os 100 anos do Leão????

    • laercio freitas de barros francisca francilene freitas de lima disse:

      Por que é tendencioso….e só gosta de postar xingamento entre torcedores rivais,e tambem acho que deveria filtrar os comentarios,gente inteligente quando começa a ler desiste logo!!!!!!!!

  • luis disse:

    Esperando essa Coluna fazer uma homenagem ao Fortaleza Esporte Clube

  • ERIBERTO MACEDO disse:

    BOM DIA FG MAIS UMA VEZ O GRANDE FORTALEZA DISPARA NA CORRIDA DE MAIOR TORCIDA OLHA ONTEM MUITA GENTE ATRAS DE INGRESSO POIS EXISTIA ALGUNS NAS MAOS DESTA CORJA DE BANDIDOS CAMBISTAS VENDENDO OS DE 30 POR 50 REAIS E OUTROS FOSSE NO TEMPO DO CASTELAO QUE CABI 65000 SERIAM TODOS VENDIDOS ISTO E´ QUE DIGO QUE ESTA E A MAIOR TORCIDA DESTA ESTADO VIVA. MAS MEU AMIGO FG NAO PUBLICA MEU EMAIL VOÇE IMAGINA SE FOSSE COM TIME DE MASSA .TODOS AO CASTELAO TORCER COM RESPONSABILIDADE

  • Whermeson Bezerra disse:

    Bastava copiar o modelo dos campeonatos gaúcho ou mineiro: primeira fase com todos se enfrentando em jogos só de ida; segunda fase com semifinais; e terceira fase com finais, totalizando 13 datas. Se quiserem acrescentar a fase de quartas de finais, totaliza-se 15 datas para o Campeonato Cearense, com jogos praticamente nos finais de semana.

  • Clovis disse:

    Vale salientar q o adversario nao e um time de elite ai foi a torcida so do fortaleza

  • Admilson dos Santos Canuto disse:

    Diferentemente do informado, o Ferroviário jogará dia 06/02/2019 contra o Corinthians pela Copa do Brasil, vaga assegurada por ter sido campeão da taça Fares Lopes de 2018.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − cinco =