POR ANDRÉ ALMEIDA

Com calendário apertado no início de 2019, devido a participação nas Copas do Nordeste e do Brasil, Ceará e Fortaleza já pensam em mudanças para o formato do Campeonato Cearense 2019. O POVO apurou com exclusividade a proposta que os dois maiores clubes do Estado amadurecem para apresentar na Reunião do Conselho Arbitral e Técnico da Federação Cearense de Futebol (FCF), marcada para o dia 30 de outubro, e que decidirá a fórmula do Estadual do ano que vem.

No formato pensado por alvinegros e tricolores, o Estadual será dividido em três fases. A primeira, sem a dupla, mas com a presença dos oito clubes restantes, que disputariam turno apenas com jogos de ida, em que os dois últimos serão rebaixados e os outros seis avançam à segunda fase, que já contará com Vovô e Leão.

A segunda fase seria disputada nos mesmos moldes da primeira, em turno único apenas jogos de ida em que os quatro primeiros se classificam para a terceira fase, das semifinais, cujos confrontos serão 1º x 4º e 2º x 3º colocados. Aqui, os jogos são de ida e volta, assim como na final.

Sendo assim, o Estadual todo seria disputado em 18 datas, com Ceará e Fortaleza presentes em, no máximo, 11 jogos (caso cheguem à final). A proposta seria a forma mais viável para ambos, que serão os únicos clubes do Estado a disputar outras competições paralelamente.

Caso o Fortaleza confirme o título da Série B do Brasileiro, outra mudança que pode acontecer na primeira fase do Cearense. Nesse caso, o Tricolor confirmaria vaga direta às oitavas de final da Copa do Brasil 2019 e nova vaga para participação na competição nacional seria aberta ficando com campeão da fase de abertura do Estadual 2019.

O atrativo serviria como incentivo a mais para Ferroviário, Floresta, Atlético (ex-Uniclinic), Horizonte, Guarani de Juazeiro, Guarany de Sobral, Barbalha e Iguatu, os oito outros clubes que estarão no certame.

Fontes ouvidas pela reportagem garantem que o modelo ainda “não é definitivo, e poderá passar por alterações, mas a ideia é esta”.

Reunião

A fórmula do Estadual poderá voltar a mudar próximo ano, já que o campeonato ocorreu com o mesmo formato nos últimos dois anos

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles