Futebol do Povo

Fortaleza 0x0 Ceará preocupante: ataques falharam e sistemas defensivos também

2461 20

FOTO: Julio Caesar / O POVO

Antes que o título assuste e possa deixar a impressão de que não gostei da partida, é preciso pontuar que foi um 0 x 0 disputado com bastante intensidade e, no geral, Fortaleza e Ceará fizeram uma partida boa de assistir no Castelão, divertida e emocionante.

A necessidade da observação crítica profissional, entretanto, é fundamental. E aí o que se viu em campo foram duas defesas permitindo chances aos ataques, que desperdiçaram com incompetência em um cenário preocupante pensando na Série A, competição mais relevante para os rivais na temporada.

Um sistema defensivo bom é aquele que sai de campo permitindo pouco ao oponente, mas não foi o que se viu, de lado nenhum. As chances foram muitas e os goleiros estiveram bem.

O Ceará deu espaços demais aos contra-ataques do Fortaleza, que criou ao menos cinco chances reais claras de marcar em velocidade e dentro da área. Edinho e Junior Santos se superaram na arte do desperdício na finalização.

O Fortaleza permitiu que o Ceará acertasse duas bolas na trave e marcou mal na intermediária e entrada da área. Foram diversos chutes e oportunidades que o Alvinegro teve com seus jogadores livres para finalizar.

Não dá para nenhum torcedor se iludir, muito menos elencos, diretorias e comissões técnicas. Há muito trabalho a ser feito e a manutenção na primeira divisão é questão fundamental para Fortaleza e Ceará. Só assim eles guardam chances perenes de seguir em crescimento.

Recomendado para você

20 Comentários

  • Chico Caucaia disse:

    Quando o Fortaleza atacava com Osvaldo e Edinho, Eu tinha certeza que não sai gol…. ah Brasil

  • rangel brasil disse:

    Clonou o meu POST? (Ontem as EQUIPES esquentaram os “TAMBORINS”, para a grande JORNADA que vos esperam no decorrer de 2019. Obs. Cuidado com AVALANCHE de GOLS perdidos. Porque times de FORA, não perdoam, eles FAZEM. Barbas de molho, viu?”) Se quiserem mais INSPIRAÇÃO é só pedir.

  • Chico Caucaia disse:

    Roger, Baixola, nao sai nada….kkk

  • Robson disse:

    Qualquer tricolor que consiga um distanciamento mínimo da paixão clubística deve estar muito preocupado com o que viu ontem. Ficou provado que o time não tem um único finalizador minimamente competente.

    Não que o rival tenha apresentado um futebol de grande repertório, acho até que depende demais de jogadas aéreas e da segunda bola de cruzamentos na área.

    Mas foram 3 ou 4 oportunidades de frente com o goleiro adversário desperdiçadas por pura incompetência dos atacantes do Fortaleza EC: Edinho, Junior Santos e Osvaldo são ótimos velocistas, pena que estão no esporte errado, já que possuem um defeito crônico em finalização, e como finalizar bem é condições necessária para jogar futebol, os atletas citados estariam melhor no atletismo.

    É preocupante por que esse tipo de incapacidade não costuma ser perdoada em uma série A.

  • rangel brasil disse:

    Nas pontas Wescley & Leandro Carvalho – meio Felipe Baxola – centro Roger mais solto. É treinar, treinar & treinar com esses, que vão empaturrar a zaga dos adversários.

  • Davi disse:

    É bem verdade que o time do Fortaleza, hontem, perdeu inúmeras oportunidades de gol, assim como o Ceará.
    O que vimos no jogo foi que, ambos os times proporcionaram espaços, permitindo a criação de chances de gol, estas, porém, sem a conclusão devida.
    Esse fato torna-se preocupante , uma vez que aproxíma-se a série a.

  • Deval Paixão Alvinegra disse:

    Concordo em parte com o Fernando Graziani, e realmente observei que todas as vezes que o Ceará fazia um ataque com perigo. Fortaleza, tinha que dá o troco na mesma moeda, e o Ceará permitia, quase sempre ou sempre. Graziani certíssimo. O que eu não concordo! Quem joga em contra-ataque é porque não sabe ou não pode protagonizar o jogo. Então, o Ceará quis por o leão no bolso, só que não instruiu seus laterais para conter essa invertida do adversário.

  • Brazilzim disse:

    Ixtela num tem 4 milhão para comprar jogador naummm….. Babaka. Meu vice meu freguês.

  • GABRIEL DIAS disse:

    PLACAR MORAL: FORTALEZA ESPORTE CLUBE 5 X 2 TIME DO KANAL IMUNDO.
    COMO UM PROFISSIONAL DE FUTEBOL, TÃO BEM PAGO, NÃO SABE DESVIAR UM CHUTE DO GOLEIRO DOS COME-OVO NEM SEQUER DAR UM TOTOZINHO ENCOBRINDO O GOLEIRO DOS URUBUS?
    A TORCIDA VIBRANTE DO LEÃO DE AÇO COMO SEMPRE FOI MAIOR E DEU UM SHOW!
    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • GABRIEL DIAS disse:

    PLACAR MORAL: FORTALEZA ESPORTE CLUBE 5 X 2 TIME DO KANAL IMUNDO.

    COMO UM PROFISSIONAL DE FUTEBOL, TÃO BEM PAGO, NÃO SABE DESVIAR UM CHUTE DO GOLEIRO DOS COME-OVO NEM SEQUER DAR UM TOTOZINHO ENCOBRINDO O GOLEIRO DOS URUBUS?

    A TORCIDA VIBRANTE E ESPETACULAR DO LEÃO DE AÇO COMO SEMPRE FOI BEM MAIOR E DEU UM SHOW!

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  • ALMEIDA disse:

    Gabriel Dias, o importante é que chegamos ao clássico-Rei Centenário. O primeiro acontecido em 17/12/1918 deu Vozão 2 x 0 Fortaleza Sporting Club, quando o MAIS QUERIDO ganhou seu primeiro tetracampeonato.

    De lá para cá só foi alegria para o Vozão. Em 1929 o Fortaleza Sporting deixou de existir e seus jogadores foram para o Orion Esporte Clube que ganhou o título daquele ano. Somente em 1932 foi quero atual Fortaleza Esporte Clube foi fundado definitivamente.

    Um fato é certo: seja Stella Footbal Club, Fortaleza Sporting Club, Orion Esporte Clube ou Fortaleza Esporte Clube, todos foram e continuam sendo freguês do Vozão.

  • Vozao disse:

    E tu que só faz uma refeição no dia. Vender o almoço pra comprar a janta. Marcelo desiderio que o diga. Kkkkkkkk

  • Marcos Alberto de Oliveira Vieira disse:

    Torcida do Ceará compareceu mais ao estádio que a do Fortaleza nos últimos dez anos, segundo estudo. Foto: Mateus Dantas/O POVO.

    Somando todos os jogos realizados nos últimos dez anos (de 2008 a 2017) o Ceará levou mais torcedores aos estádios que o Fortaleza. O levantamento foi realizado pela Pluri Consultoria, empresa especializada e referência em estudos sobre o futebol brasileiro.

    De acordo com o estudo, que considerou todas as partidas oficiais como mandante em competições regionais, nacionais e internacionais, o Alvinegro totalizou 4.833.013 torcedores nos estádios, enquanto o Tricolor levou 3.020.560 torcedores aos seus jogos em casa.

    Em números absolutos, a vantagem alvinegra é de 1.8 milhão de torcedores.

    A média de público do Vovô foi também superior, sendo 14.384 torcedores por partida, enquanto o Leão registrou média de 11.662.

    Considerando a média, em todo o Brasil, o Ceará ficou na 13ª colocação, enquanto o Fortaleza ocupou o 20º lugar no ranking.

    A nível de Nordeste, o Alvinegro ficou atrás de Santa Cruz (10º), Sport (11º) e Bahia (12º). O Tricolor ficou ainda atrás do Vitória (18º).

  • Davi disse:

    As duas equipes precisam melhorar, principalmente na questão da finalização.
    Isso ficou provado hontem.

  • Davi disse:

    As duas equipes necessitam de melhora, principalmente na questão da finalização.
    0 x 0 foi um placar que não refletiu a construção do jogo.

  • João Ximenes disse:

    Não deixa de ser FALHAS coletivas. No entanto a de se ENTENDER que…

    LEÃO DE AÇO, o “sistema defensivo” ainda não é esse – acredito vai ser Quintero e Natan além de Bruno na lateral e Araruna na direita -, enquanto que o ataque ACHO vai ser OSWALDO, JÚNIOR SANTOS e WELLINGTON PAULISTA.
    Por tanto MUDANÇAS a vista. E se duvidarem essas mudanças vão atingir ainda a VOLÂNCIA do time, pois já enxerguei que FELIPE e PAULO ROBERTO não conseguem marcar ninguém e o buraco entre as linhas tá pra quem quer ver e aproveitar (com a bola buraco entre volância e defesa porque os dois se mandam no mínimo pra linha da bola. Sem a bola buraco entre volância/meia/ataque porque perdem a jogada e fica faltando um dos dois, ou os dois – reposição tá lenta).
    Daí uma CONTRIBUIÇÃO a mais pro destaque do POST(preocupante: ataques falharam e sistemas defensivos também).

    Eles LÁ(os daqui) NÃO !
    É isso aí mesmo(sistema defensivo vem jogando a 10 anos) enquanto que, principalmente o time, se mudar alguma coisa, será a entrada do WESCLEY no BAXOLA, CARLETO no JOÃO LUCAS, e se espremer muito, QUIXADÁ no RICARDINHO, e só.
    – Richard, Samuel Xavier, Valdo, Luis Otávio, CARLETO; Juninho, Fabinho, QUIXADÁ, Wescley; Leandro Carvalho, Roger.

    Esse jogo…empate de 1, 2 10 num clássico torna-se até um resultado normal, visto que foi um JOGO NERVOSO, onde duas equipes se RESPEITARAM demais, e a única maneira encontrada pelas duas foi ficar dando o troco uma na outra, que era pra não deixar nenhum crescer um pouquinho mais, pois poderia fazer a diferença no final.

    # JÚNIOR SANTOS aos 52 minutos…

    PRIMEIRO TEMPO: 1 min. Eles já tavam chegando na área; depois, Júnior entrou de cara e faltou a cavadinha; Ricardinho impedido erra; Edinho sem goleiro erra(bola do jogo); Baxola numa sequencia: de esquerda e direita por cima; Dodô pegando rebote(único lance dele no jogo todo. Depois só foi visto sendo substituido).

    SEGUNDO TEMPO: 3 minutos Júnior; depois Roger Carvalho de cabeça; Ricardinho de fora da área; bola na trave deles depois de escanteio; Edinho puxa contra ataque e “de novo” Júnior de cara perde(bola do jogo); Edinho de cara(bola do jogo); Juninho de fora da área 1ma, duas vezes; no final, Marcinho puxa contra ataque, Júnior finaliza e a zaga deles se joga na frente da bola. Isso aos 53 minutos de jogo(bola do jogo).

    – EDINHO(2 vezes) e JÚNIOR(3) tiveram a bola do jogo e não fizeram.

    – Eles Lá(os daqui), tiveram aquela bola na trave num escanteio(normal de jogo); JUNINHO duas vezes de fora da área(pegando segunda bola que era pra ser nossa, não fosse o buraco que já vem aparecendo em alguns jogos); BAXOLA duas vezes no buraco entre zaga e volância…”de novo”.

    PLACAR ?
    Foi um jogo pra entrar na galeria dos GRANDES JOGOS entre os dois.

    FALO PROS DOIS pois, essa é a única ESPERANÇA que tenho quando na Azona: JOGAR CONTRA MESMO NÍVEL – ou acima dele -, é que faz com que uma equipe se supere nos jogos.
    Azona vai ser por aí !
    Ambos vão pegar jogos IDÊNTICOS a esse, contra adversários de médio/alto nível, e fazer o que fizeram nessa partida é o que se espera dos dois. APROVEITANDO as chances criadas é claro.

    #NÃO PODEM É FAZER O QUE ANDAM FAZENDO NO ESTADUAL: se “engasgando” com equipes, TECNICAMENTE inferior, e repetir “aproveitamento negativo” mostrado nesse jogo.

  • Chico Caucaia disse:

    Furtaleza, o Real Madri do Acaracuzinho, ainda deve mais de 10 milhões em dividas trabalhistas e outros impostos, descontado nas rendas e outras receitas do time, a algum tempo os tricolores bradavam que tinha liquidado tudo, a mentira tem perna curta, igual a historia do CT do Ribamar Bezerra, todos calados, porque a verdade é sempre fiel….. ah Brasil

  • oliveira disse:

    Concordo. O jogo foi bom e aberto, muito porque o FEC é um time frouxo na marcação, do outro lado, o Lisca quis bancar o Guardiola nesse começo de ano, porém ao invés de KdB, David Silva e cia ele tem Fabinho e Juninho na volância. Não dá pra jogar com essa mentalidade se vc não tem qualidade no passe para acertar 98% dos passes de até 10 metros. Coisa que Fabinho e Juninho passam longe. E não falo que eles sejam jogadores ruins, o Fabinho fez 1 jogaço, mas ele nao tem qualidade para emular este tipo de jogo. O Ceará precisa (voltar a) jogar no contra golpe: nega espaço, deixa o rival sair do próprio campo, rouba a bola 5 ou 10 metros dentro do próprio campo e em 3 ou 4 toques na transição rápida estoca o rival. Mas pra isso Roger nao pode ser o 9, ele é mais lento que uma tartaruga reumática… além disso Wescley, Carvalho e CARLETTO (João Lucas está mal até na defesa!!) Precisam ser titulares.

  • Luiz Antonio Villela Andrade disse:

    COMO AQUI SÓ TEM ENTENDIDO SÓ VOU DIZER UMA COISA QUE OUÇO HÁ MUITO TEMPO NO FUTEBOL. PRA JOGAR UM CAMPEONATO LONGO COM 38 JOGOS PAULEIRAS TU NÃO PODE COMEÇAR A MIL , TEM QUE IR CRESCENDO AOS POUCOS SENÃO TU PASSA DO FIO E NÃO TEM MAIS VOLTA, PORISSO É BOM QUE OS ERROS APAREÇAM E MUITOS PRA QUE RC VÁ AJUSTANDO O TIME. NO MAIS ESCAPARAM DE PEIA MÁS COMO SEMPRE FICAM BODEJANDO.

  • GABRIEL DIAS disse:

    REPETINDO:

    PLACAR MORAL: FORTALEZA ESPORTE CLUBE 5 X 2 TIME DO KANAL IMUNDO.
    COMO UM PROFISSIONAL DE FUTEBOL, TÃO BEM PAGO, NÃO SABE DESVIAR UM CHUTE DO GOLEIRO DOS COME-OVO NEM SEQUER DAR UM TOTOZINHO ENCOBRINDO O GOLEIRO DOS URUBUS?
    A TORCIDA VIBRANTE E ESPETACULAR DO LEÃO DE AÇO, COMO SEMPRE, FOI BEM MAIOR E DEU UM SHOW!

    SAUDAÇÕES TRICOLORES!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *