Foto: Mateus Dantas/O POVO.

Após oito rodadas disputadas na Série A, o Ceará ocupa a 12a. colocação da competição com 10 pontos conquistados dos 24 possíveis, aproveitamento de 41,7%. Os números são bem superiores aos registrados ano passado, quando a equipe tinha apenas três pontos na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, aproveitamento de 12,5% e estava na zona de rebaixamento, na penúltima colocação.

Na atual temporada a equipe tem apresentado um futebol bem superior ao registrado em 2018 – e pelas atuações poderia ter somado mais pontos, como nas partidas contra Atlético-MG e Cruzeiro, quando foi derrotado sem que os resultados fossem demonstração do que ocorreu efetivamente no campo. Apesar deste cenário a média de público pagante do Alvinegro na Série A 2019 ainda está abaixo da temporada passada.

Após oito rodadas (com cinco confrontos como mandante), o Ceará tem média de 21.902 pagantes, com um total de 109.510 torcedores nas partidas contra CSA, Atlético-MG, Grêmio, Santos e Bahia. Já no mesmo período do ano passado (quatro partidas em casa em oito rodadas), o clube tinha média de 27.262 pagantes, totalizando 109.048 torcedores nos jogos diante de São Paulo, Flamengo, América-MG e Grêmio.

Diante do Vasco, nesta quinta-feira, o Ceará joga como visitante. Após a Copa América o time atua novamente no Rio de Janeiro, contra o Fluminense e volta a mandar uma partida na Arena Castelão apenas contra o Palmeiras, na 11a. rodada da competição, dia 20 ou 21 de julho.

Em tempo: com 533.496 pagantes, o Ceará finalizou sua participação na Série A em 2019 com a quinta melhor média do país, registrando média de 28.079 torcedores por jogo.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles