Futebol do Povo

Vitória sobre o Cruzeiro faz Fortaleza igualar aproveitamento de 2006 na Série A

3031 10

Osvaldo defendeu o Fortaleza em 2018 e retornou em 2019. Foto: Pedro Chaves.

Até conquistar o título da Série B em 2018 e garantir o acesso para a Série A na atual temporada, a vez mais recente que o Fortaleza participou da primeira divisão do Campeonato Brasileiro tinha sido o ano de 2006, quando acabou rebaixado e seu atual técnico, Rogério Ceni, comemorava como goleiro o título nacional pelo São Paulo.

Naquela oportunidade, 13 anos atrás, o Fortaleza somou 10 pontos nos noves primeiros jogos e ocupava então a 15a. colocação, fora da zona de rebaixamento. Foram duas vitórias (São Caetano e São Paulo), quatro empates (Vasco, Paraná, Figueirense e Flamengo) e três derrotas (Fluminense, Santos e Botafogo), com sete gols marcados e 11 sofridos. Não foi um começo desastroso, mas a péssima campanha na sequência da competição – não venceu, por exemplo, da quarta até a 16a. rodada – fez o Tricolor ser rebaixado na 18a. colocação, com apenas 38 pontos.

Agora de volta para disputar o torneio entre os principais clubes do país, o Fortaleza venceu o Cruzeiro nesta quarta-feira, no Castelão, por 2 a 1, resultado extremamente relevante até porque conquistado com um jogador a menos durante 30 minutos. Assim, deixou a zona de rebaixamento e chegou, como em 2006, aos 10 pontos em nove rodadas, com a diferença na construção do caminho atual, registrando três vitórias (Athletico-PR, Chapecoense e Cruzeiro), um empate (Vasco) e cinco derrotas (Palmeiras, Botafogo, São Paulo, Flamengo e Grêmio), marcando oito gols e sofrendo 13.

Na tabela, a equipe comandada por Rogério Ceni está na 14a. colocação e com cinco jogos para o término da nona rodada – serão jogados nesta quinta – pode perder apenas uma posição, garantindo posição fora da zona de rebaixamento na parada da Copa América. Na décima rodada da Série A o Fortaleza encara o Avaí, na Arena Castelão.

Recomendado para você

10 Comentários

  • João Ximenes disse:

    EU já tinha antecipado antes, logo após aquela derrota pro Grêmio: João Ximenes 9 de junho de 2019 às 15:09 : “Era + um Jogo pra PONTUAR que LEÃO de aço desperdiçou a chance. Antes já teve Botafogo-RJ e São Paulo(derrotas); Vasco(empate). Só aí já foram, com o Grêmio, no mínimo + 4 pontos perdidos e que poderiam – porque não – ter virado 7 ou 8 a favor, que com + os 7 já computado. Cruzeiro em casa antes da parada, vai ser mais um jogo pra pontuar, porque esse Cruzeiro tá muito parecido com o Grêmio e dá pra se aproveitar desse momento deles.”

    – Felipe Alves; Gabriel Dias, Quintero, Nathan, Carlinhos; Juninho, Felipe, Dodô; Romarinho(Derley), Marcinho(Matheus Alessandro); André Luis(Tinga).

    FOI mais um 4-3-3 que TÁ SE INCORPORANDO, que vira 4-4-2 e até 4-5-1, e desta vez, até quando das substituições, PERMANECEU até o final(4-3-3), mesmo com 1 jogador a menos, pois é assim que se encara um time que entra com 4 no meio e ainda mete 2 ou 3 por ali.
    Foi um jogo pra lavar a alma, porque se teve uma partida do LEÃO de Aço nesta Azona até aqui, onde a equipe mostrou ter cara de time de futebol… FOI ESSA.

    – FELIPE ALVES… salvou. Tá lá pra isso mesmo; GABRIEL DIAS quando lateral deu o sangue e acabou virando zagueiro; QUINTERO com a personalidade de sempre; NATHAN… esse. Sem comentário; CARLINHOS parecia tava no campeonato Mineiro enfrentando Cruzeiro e/ou Atlético; JUNINHO e FELIPE é que não tem jeito: INSISTEM EM ENTREGAREM A RAPADURA. Mas ainda é a melhor dupla pra volância; DODÔ, pegando mais ritmo vai ajudar muito ainda; ROMARINHO muita vontade; MARCINHO desenfreiado como sempre; ANDRÉ LUIS o “CARA DO JOGO” enquanto esteve em campo. Não só pelos GOLS. Mas pela garra e vontade demonstradas. Parecia, ele, quando no banco, fazia a leitura do que precisaria fazer pra ganhar uma vaga na equipe. Entrou e fez o que sua leitura lhe mostrou e ainda com 2 gols. Dos corredores lá da frente, ACHO vai acabar virando a primeira opção depois de Edinho e Oswaldo, ao invés de Marcinho/Romarinho daqui pra frente.

    2×1 mais justos que já VI nesses últimos tempos no futebol, por conta de, em alguns momentos, a VONTADE do LEÃO de Aço, confundia-se com COMPETÊNCIA mesmo.
    # Continuo ACHANDO que futebol não tem justiça. Precisa mesmo é ter COMPETÊNCIA.

    LEÃO de Aço, sufocou esse Cruzeiro, porque deve ter ESTUDADO e REPARADO que esse Cruzeiro tava em momento igual a: Botafogo, São Paulo, Vasco, Grêmio, onde NÃO CONSEGUIRAM se aproveitar do momento técnico dessas equipes, e PRECISAVA fazer algo diferente desta vez.
    ## FEZ ! aproveitou-se do momento deles.
    ### Foi sufocado também, mais por conta do Cruzeiro tá correndo atrás do placar que propriamente pelo futebol em campo(gol logo de cara lasca qualquer um). LEÃO foi absoluto 70 minutos pelo menos.
    #### E olha que, MAIS UMA VEZ, acabamos um jogo COM 1 A MENOS. Só espero não virar uma rotina na competição por parte da arbitragem e muito menos pelos jogadores. TODO JOGO 1 A MENOS ninguém merece.

    • DETALHE: Romarinho(Derley), em se tratando de CENI, fica até meio esquisito; Marcinho(Matheus Alessandro, que entrou bem). Tirou quem não tava conseguindo nada no jogo e manteve o posicionamento da equipe; André Luis(Tinga), foi uma cartada de mestre. Primeiro porque acabou equilibrando o numero de jogadores pelo meio – mesmo com um jogador a menos -, e isso MANTEVE o equilíbrio da equipe. Se bem que eles(Cruzeiro acabaram metendo mais 2 meias por ali, deixando LEÃO de Aço mais uma vez em desvantagem em número de jogadores no setor). E esse foi o “BOTE”: as equipes se equipararam, porque LEÃO de Aço conseguiu duas linhas de marcação que mostrou que, se quiser EQUILIBRAR a coisa, basta o professor querer: Juninho, Felipe, Derley, Dodô e ainda Gabriel Dias de zagueiro.

    AGORA, ó…: 10 dias de FOLGA + CONTRATAÇÕES(as que dé! Desde que no meio tenha pelo menos 2 zagueiros e 2 meias canhotos); 20 dias de PREPARAÇÃO já com as CONTRATAÇÕES; com WELLINTON PAULISTA ou KIEZA dentro da área adversária como o 9 que são, sem inventá-los de meia… A COISA VAI !

    Na volta, os jogos vão dar uma aliviada com intervalos de 4, 5 e até 7 dias, mas o pensamento deve ser igual a ESCOLA tradicional, seja por greve de professor; falta de transporte escolar e/ou alagamentos nas salas de aula: É PRECISO RECUPERAR O TEMPO PARADO E OS PONTOS PERDIDOS(Botafogo, São Paulo, Vasco, Grêmio).

    Tem ainda nesses jogos de ida: Avaí(c); Atlético-MG(f), Corinthians(c), Eles LÁ(os daqui); Csa(f); Internacional(c); Santos(f), Goiás e Fluminense(c), Bahia(f).
    ISSO É Azona MEU FÍÍÍÍÍ ! se liga.

    De momento… dizer mais o que, principalmente desse jogo depois de um: 2×1… Cruzeiro… Minas Gerais… Azona… sem riscos de zona maldita até a volta da competição ?

    Tá bom:
    – Uai, arreda aí desse trem, porque esse “negucim” FICOU “PURDIMAIS” DA CONTA SÔ ?!

  • FRANCISCO VIRGILIO HOLANDA MATOS VIRGILIO MATOS disse:

    Pausa pela copa América.Os carniças alvinegros estavam soltando fogos porque o Leão estava na zona de rebaixamento e eles com 10 pontos. Vencemos o Cruzeiro, carniça perdeu para o Vasco e estamos empatados com 10 pontos.Próxima rodada, 14.7.19 traz: Leão x Avai(lanterna) no Castelão e Fluminense x Carniça no Maracanã. Vamos passar os carniças e subir cada vez mais. Lá para o inicio de Agôsto os carniças já devem fazer campanha pela volta do Lisca Doido!!!!

  • Ta faltando luz ou tão com a internet atrassada sem pagamento na casa dos kanalenses???? sumiram tudinho depois da vergonha de ontem.

  • ERIBERTO MACEDO disse:

    OLÁ PRESIDENTE PAZ OBG PELOS ELOGIOS PRA TORCIDA MAS O QUE QUEREMOS SAO OS REFORÇOS PROMETIDO NÓS JA FALAMOS TRAGA OS REFORÇOS DE PESO QUE ESTA TORCIDA GARANTE, AGORA COM ALGUNS DESTES E O TIME ENTRANDO EM ZONA MALDITA ÁI NAO TEM TORCIDA QUE VÁ AO ESTADIO.

  • João Ximenes disse:

    Por falar em APROVEITAMENTO…

    BALANÇO DA PARADA:

    LEÃO DE AÇO já fez 34 jogos em 2019 – atualizado em 13.06.2019:
    – 17 vitórias: Náutico(n), Barbalha(c), Guarasol(c), Confiança(n), Floresta(c), Guarasol(c), Abc(n), Guarasol(c), Vitória(n), Eles LÁ-os daqui(c), Eles LÁ-os…(c), Athlético-PR(br), Santa Cruz(n), Chapecoense(br), Botafogo-PB(n), Botafogo-PB(n), Cruzeiro(br),
    – 8 empates: Csa(n), Ferroviário(c), Bahia(n), Eles LÁ-os daqui(c), Eles LÁ-os…(c), Moto Clube(n), Athlético-PR(cb), Vasco da Gama(br),
    – 9 derrotas: Botafogo-PB(n), Atlético/Uniclinic(c), Horizonte(c), Palmeiras(br), Botafogo-RJ(br), São Paulo(br), Flamengo(br), Athlético-PR(cb), Grêmio(br),

    * (n) NORDESTÃO; (c) CEARENSE; (br) AZONA; (cb) COPA DO BRASIL.

    Só Azona(br) mesmo, a partir do Grêmio dia 08.06(jogo nº 33 do ano):
    – 3 vitórias: Athlético-PR, Chapecoense, Cruzeiro,
    – 1 empate: Vasco da Gama,
    – 5 derrotas: Palmeiras, Botafogo-RJ, São Paulo, Flamengo, Grêmio,

    TOTAL de 10 pontos na tabela de classificação e na posição 14.
    * Gols pró: 8 / Gols contra: 13 / saldo – 5.

    # Na verdade LEÃO de Aço tá dentro da faixa Sul-Americana + perde pelos CRITÉRIOS: gols pró e contra pra Athlético-PR(12º) e Eles LÁ-os daqui(13º) que também teem 10 pontos e saldo de gols positivo 1.

    SERÁ QUE NÃO TÁ PRECISANDO DE ATAQUE E DEFESA no MÍNIMO ?

    E os MEIAS meias(canhotos de preferência), QUANDO VÃO APARECER ?
    Vamo dá uma melhorada nesse DESEMPENHO ou não ?

  • Chico Caucaia disse:

    Traduzindo, não quer dizer nada.
    Kkkkkkkkkkkkklkkk

  • Rangel VOZÃO LIBERTADORES disse:

    Esse tal de CRUZEIRO que vocês ganharam, foi como uma VISITA da SAÚDE, já, já, a ZONA vos ESPERA bando de CANELÁU, viu?

  • ERIBERTO MACEDO disse:

    OLHA O SIARA AGORA TEM A MAE DINÁ É O VALDO SÓ FAZ PREVISOES ABESTADA NAO ENTENDE NEM DE FUTEBOL IMAGINE DE PREVISOES O GURU,

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *