Osvaldo defendeu o Fortaleza em 2018 e retornou em 2019. Foto: Pedro Chaves.

Até conquistar o título da Série B em 2018 e garantir o acesso para a Série A na atual temporada, a vez mais recente que o Fortaleza participou da primeira divisão do Campeonato Brasileiro tinha sido o ano de 2006, quando acabou rebaixado e seu atual técnico, Rogério Ceni, comemorava como goleiro o título nacional pelo São Paulo.

Naquela oportunidade, 13 anos atrás, o Fortaleza somou 10 pontos nos noves primeiros jogos e ocupava então a 15a. colocação, fora da zona de rebaixamento. Foram duas vitórias (São Caetano e São Paulo), quatro empates (Vasco, Paraná, Figueirense e Flamengo) e três derrotas (Fluminense, Santos e Botafogo), com sete gols marcados e 11 sofridos. Não foi um começo desastroso, mas a péssima campanha na sequência da competição – não venceu, por exemplo, da quarta até a 16a. rodada – fez o Tricolor ser rebaixado na 18a. colocação, com apenas 38 pontos.

Agora de volta para disputar o torneio entre os principais clubes do país, o Fortaleza venceu o Cruzeiro nesta quarta-feira, no Castelão, por 2 a 1, resultado extremamente relevante até porque conquistado com um jogador a menos durante 30 minutos. Assim, deixou a zona de rebaixamento e chegou, como em 2006, aos 10 pontos em nove rodadas, com a diferença na construção do caminho atual, registrando três vitórias (Athletico-PR, Chapecoense e Cruzeiro), um empate (Vasco) e cinco derrotas (Palmeiras, Botafogo, São Paulo, Flamengo e Grêmio), marcando oito gols e sofrendo 13.

Na tabela, a equipe comandada por Rogério Ceni está na 14a. colocação e com cinco jogos para o término da nona rodada – serão jogados nesta quinta – pode perder apenas uma posição, garantindo posição fora da zona de rebaixamento na parada da Copa América. Na décima rodada da Série A o Fortaleza encara o Avaí, na Arena Castelão.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles