Photo by Soroush Karimi on Unsplash

Em absoluto e avaliando quaisquer aspectos, os insucessos de Fortaleza e Ceará na 12a. rodada da Série A diminuem o Clássico-Rei do próximo sábado, às 19 horas, no Castelão.

De maneira geral, o Alvinegro fez um ruim primeiro e melhorou no segundo na derrota para o Inter por 1 a 0, em Porto Alegre, no sábado. O Fortaleza se portou bem na primeira etapa e caiu demais na segunda na virada que tomou do Corinthians, por 3 a 1, no Castelão, neste domingo. Nenhum resultado pode ser considerado anormal levando em conta a realidade do futebol brasileiro, especialmente de estrutura financeira e capacidade técnica dos elencos.

Ambos somam 14 pontos em 36 disputados na Série A, aproveitamento de 38.9%, campanhas que neste momento deixam os rivais com cinco pontos a mais do primeiro time ocupando a zona de rebaixamento, o Fluminense, que tem apenas nove.

Assim, independente de qualquer resultado na partida de sábado, Fortaleza e Ceará não estarão na zona de rebaixamento no início da 14a. rodada. O vitorioso, se houver, chegará aos 17 pontos e tem possibilidade de entrar na faixa de classificação para a Sul-Americana, dado o equilíbrio do meio da tabela.

ACOMPANHE CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DA SÉRIE A

Já o derrotado, se ocorrer, estará potencialmente com problemas agudos, colocando a campanha sob risco de forma bastante perigosa. Além de perder o “campeonato a parte” – não é possível negar o significado do Clássico-Rei por mais que os três pontos sejam os mesmos do que em qualquer outro encontro – serão duas derrotas seguidas na Série A e quem for derrotado estará mais próximo do Z-4, com possibilidade de ficar apenas dois pontos de distância do lugar que nenhum deseja estar ao fim da competição.

A realidade que se impõe certamente terá consequências nos trabalhos durante os próximos dias e nas posturas em campo. Enderson Moreira e Rogério Ceni vão dizer que querem a vitória, que os detalhes vão definir a partida, mas sabem que o mais importante é não perder mais uma vez.

A semana promete, assim como o Clássico-Rei que não ocorre faz 26 anos em primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Em tempo: ao vivo, programa Futebol do POVO, de segunda a sexta, na TV O POVO (48.1 aberta digital, 23 Multiplay e 24 Net); na Rádio AM DO POVO CBN 1010, além de Facebook, Twitter e YouTube do O POVO Online. Para participar, além das redes sociais, número de Whatsapp: (85) 981665589

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles