Futebol do Povo

Derrotados, Ceará e Fortaleza vão para Clássico-Rei com campanhas sob risco

1649 7

Photo by Soroush Karimi on Unsplash

Em absoluto e avaliando quaisquer aspectos, os insucessos de Fortaleza e Ceará na 12a. rodada da Série A diminuem o Clássico-Rei do próximo sábado, às 19 horas, no Castelão.

De maneira geral, o Alvinegro fez um ruim primeiro e melhorou no segundo na derrota para o Inter por 1 a 0, em Porto Alegre, no sábado. O Fortaleza se portou bem na primeira etapa e caiu demais na segunda na virada que tomou do Corinthians, por 3 a 1, no Castelão, neste domingo. Nenhum resultado pode ser considerado anormal levando em conta a realidade do futebol brasileiro, especialmente de estrutura financeira e capacidade técnica dos elencos.

Ambos somam 14 pontos em 36 disputados na Série A, aproveitamento de 38.9%, campanhas que neste momento deixam os rivais com cinco pontos a mais do primeiro time ocupando a zona de rebaixamento, o Fluminense, que tem apenas nove.

Assim, independente de qualquer resultado na partida de sábado, Fortaleza e Ceará não estarão na zona de rebaixamento no início da 14a. rodada. O vitorioso, se houver, chegará aos 17 pontos e tem possibilidade de entrar na faixa de classificação para a Sul-Americana, dado o equilíbrio do meio da tabela.

ACOMPANHE CLASSIFICAÇÃO COMPLETA DA SÉRIE A

Já o derrotado, se ocorrer, estará potencialmente com problemas agudos, colocando a campanha sob risco de forma bastante perigosa. Além de perder o “campeonato a parte” – não é possível negar o significado do Clássico-Rei por mais que os três pontos sejam os mesmos do que em qualquer outro encontro – serão duas derrotas seguidas na Série A e quem for derrotado estará mais próximo do Z-4, com possibilidade de ficar apenas dois pontos de distância do lugar que nenhum deseja estar ao fim da competição.

A realidade que se impõe certamente terá consequências nos trabalhos durante os próximos dias e nas posturas em campo. Enderson Moreira e Rogério Ceni vão dizer que querem a vitória, que os detalhes vão definir a partida, mas sabem que o mais importante é não perder mais uma vez.

A semana promete, assim como o Clássico-Rei que não ocorre faz 26 anos em primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Em tempo: ao vivo, programa Futebol do POVO, de segunda a sexta, na TV O POVO (48.1 aberta digital, 23 Multiplay e 24 Net); na Rádio AM DO POVO CBN 1010, além de Facebook, Twitter e YouTube do O POVO Online. Para participar, além das redes sociais, número de Whatsapp: (85) 981665589

Recomendado para você

7 Comentários

  • João Ximenes disse:

    CARA(s), EU já tô começando a ME conformar com esse “STYLLO” suicida do Ceni, porque NÃO TEM JEITO que dê jeito.
    LEÃO de Aço já “encafifou”. Joga do mesmo jeito desde bebê, ATOLOU-SE na 14ª posição na tabela, e só não PODEMOS dizer que perdeu pra si próprio nesse jogo, porque levou 3(gols).

    “No primeiro tempo, fomos superiores. No segundo, no mesmo nível, mas não conseguimos acompanhar um elenco mais recheado. No quarto final do jogo é a parte que a gente mais sofre e onde há o diferencial com equipes de orçamento maior”. CENI

    EU: ORÇAMENTO maior, ou MAIOR número de jogadores no MEIO CAMPO ?

    Professor Ceni tem o seu “STYLLO” suicida de jogar e dele não abre mão nem amarrado “pelosóvo”. Ontem, trabalhou só com atacantes: Romarinho(Marlon), Oswaldo(Edinho), Kieza, Wellington Paulista e pra completar a terceira substituição: SAI zagueiro Roger Carvalho, entra atacante Felipe Pires. Ou seja, usou 6 atacantes(depois ainda reclamam de não terem jogador pra posição. Usa 4 de uma lapada e ainda mete 2 e meio-Marlon).

    E tem quem gosta de se enganar, dizendo que LEÃO de Aço joga num 4-4-2.
    COMO ? 4-4-2 seria se tivesse 2 volantes, 2 meias; 2 atacantes.
    2 volantes + 4 atacantes boiando feito merda n’água, vai ser sempre um 4-2-4, seja aqui ou na China.
    Compre-me um SOIN !
    # Já já Ceni entra com 9 atacantes + Quintero e + Felipe Alves pra armar a equipe.

    Detalhe é que ROMARINHO foi substituído porque se contundiu “sozinho”, dentro da área defensiva, TENTANDO safar LEÃO de Aço de um vexame maior. O bom da história é que ele CONSEGUIU(como pode um atacante se contundir dentro de sua própria área).
    ## Normal seria ele tá levando “bordoadas” e mais “bordoadas” e/ou até se contundir, lá do outro lado(na área adversária).

    (?) E WELLINGTON PAULISTA e KIEZA. Dois 9 TENTANDO ser um 10 até o final da partida ?
    ## Essa nem o Ceni vai conseguir explicar.

    Sabe o que deixa TRANSPARECER nesse “STYLLO” suicida do Ceni jogar ?
    PARECE ele escala o time pra dar SATISFAÇÃO pra alguém quando mete um time com “atacantes boiando que nem merda n’água”, e sem produzirem nadica. Só pra mostrar que joga pra frente. Enquanto isso: TOME FUMO.

    (?) E o GOL do OSWALDO ? foi dele ou contra ?
    ### pelo menos 1 golzin pra não esticar muito o déficit que no final faz a diferença pra CIMA ou pra BAIXO na tabela: agora são -5.

    (?) E os 3 gols sofridos ? 1º Cabeceio dentro da área entre Quintero e Gabriel Dias(Roger tava de lateral esquerdo); 2º contra ataque onde Pedrinho meteu o pé na carreira(como é que pega?), partiu do meio campo com o Roger “tentando” acompanhar, mas que acabou num chute cruzado; 3º um chute meio que como não quer nada, que pegou uma velocidade impressionante(acertou na vêia).
    3 gols por PURO espaço deixado pelo “STYLLO” da equipe jogar(2 contra 4, 5 no meio campo adversário: Gabriel(v), Pedrinho(m), Júnior Urso(m) depois Matheus Jesus(v), Everaldo(m).
    #### Troca-troca entre meias/volantes por parte do visitante, enquanto que o dono da casa entrou com 2 volantes e 4 atacantes, depois meteu + 2 e meio(Edinho meia boca e Felipe Pires sem ritmo + Marlon – o meio da conta aí).
    #### Sendo que Felipe Pires entrou no ZAGUEIRO Roger.

    (?) Corinthians ?
    Fez a parte dele. VENCEU uma equipe que NO PAPEL é super ofensiva(4 atacantes), mas que na verdade é muito é DESEQUILIBRADA taticamente e que deixa espaço pra quem quiser desfilar por lá(avenidas, crateras).

    E EU achando que era uma sequência boa PRA MORDER: Corinthians, Eles LÁ(os daqui) e Csa.
    ##### Até que MORDEU o Corinthians(1×0). Mas não segurou a DENTADA.

    AGORA é um clássico !
    Aliás, e por falar em clássico, ATÉ parece, os dois combinaram tudo: quando um vence, empata e/ou perde, o outro segue-o como fiel escudeiro.
    ###### 13º/14º – 14 pontos; 4 vitórias; 2 empates; 6 derrotas; 13 gols a favor cada.
    Dois detalhes os DIFEREM: gols sofridos: 11 Eles LÁ(os daqui) contra 18 do LEÃO de Aço e “forma de jogar, 4-4-2 Eles LÁ(os…)/ 4-2-4 LEÃO de Aço.
    ###### Aí fica explicado a diferença de gols sofridos: forma de jogar dos dois(equilíbrio – “STYLLO” suicida).

    Já tinha ME manifestado antes sobre os DOIS times na competição, quando falei lá pelo início ainda: “O QUE VAI FAZER A DIFERENÇA NA TABELA PROS DOIS(pra cima e/ou pra baixo), VAI SER OS DOIS CLÁSSICOS. Se um dos dois PERDER os dois clássicos, esse VAI DIRETO PRO VINAGRE. Se empatarem os dois jogos, vai acabar OS DOIS INDO(pro vinagre)”.

    raPAZ(o presidente) PRESTENÇÃO !
    Encara logo o Ceni de homem pra homem e mostra quem manda, antes que a vaca vá pro brejo, e pra ver se consegue MORDER e segurar a DENTADA essas outras duas partidas: Eles LÁ(os…) e Csa pelo menos pra dar uma aliviada. Ontem por exemplo chegou a ta em 10º(faixa Sul-Americana).

    Azona pra MIM, é o seguinte: “Pensar em ser CAMPEÃO fica-se mais perto de Libertadores; Pensar em LIBERTADORES, chega-se mais perto de uma Sul-Americana; Pensar em SUL-AMERICANA é ficar mais longe dos 4 que vão destruir seu sonho; Pensar em PERMANECER é ficar com o pé ATOLADO na zona maldita, ARQUEJANDO, só esperando o pior”.

    Só lembrando: Eles LÁ(os daqui), é outra equipe que enche o meio campo. Nesse último jogo(derrota pro Inter em Porto Alegre) jogou num 4-5-1: Fabinho(v), Ricardinho(v), Baxola(m), Galhardo(m), Matheus Gonçalves(m). Mas normalmente joga num 4-4-2 – Fabinho(v), Ricardinho(v), Galhardo(m), Matheus Gonçalves(m).
    – 13º: 4 vitórias(Csa, Grêmio, Avaí, Palmeiras); 2 empates(Bahia, Fluminense); 6 derrotas(Cruzeiro, Atlético-MG, Goiás, Santos, Vasco, Internacional).

    SE LIGA professor. 4-3-3 e/ou 4-4-2 JÁ !!!!!

  • Leandro Gonçalves disse:

    Vou ser curto e direto! Acredito que os 02 possam permanecer na série A. Pra isso vão ter que fazer valer o mando de campo! Sempre foram fortes em casa! Fora de casa já sabemos que a situação é complicadíssima. Os times tremem! Não sabem assumir protagonismo,salvo raras excessões! E a arbitragem esse ano não está brincando ! Em praticamente todos os jogos os clubes nordestinos tem sofrido com a nulidade do VAR ! O VAR virou mais uma ferramente para institucionalizar desmandos aqui no Brasil.

    Sobre o clássico: o Ceará na obrigação moral de ganhar! Não ganhou nenhuma deles ainda nesse ano! Torcedor já está incomodado,afinal,o rival é nosso maior fregues na história! Alem disso,terá o estádio com ampla maioria a seu favor! Que o Enderson seja inteligente! O Torcedor passional quer o time à todo ataque! Mas foi assim,sempre procurando o ataque,que o time deu espaços que se mostraram fatais nos últimos clássicos! Na minha humilde opinião,dessa vez é preciso mudar a estratégia!

  • Luiz Villela disse:

    SOU FORTALEZA ATÉ MORRER , MÁS ACHO QUE RC DEVIA PEDIR O BONÉ E IR EMBORA , PORQUE TODOS SABEM QUE ELE PEDIU JOGADOE E A DIRETORIA DEU A CONTA GOTAS ,QUANDO ELE GANHA É O PROFESSOR ,QUANDO PERDE NÃO SERVE , TEM MUITO TORCEDOR QUE SABE DE TUDO ,NÃO VIVE O DIA DIA E QUER DAR PITACO EM TUDO , O TIME JOGA ASSIM FAZ TEMPO E ACHO QUE GANHOU ALGUNS CAMPEONATOS , O CAMPEONATO NÃO ACABA COM UMA DERROTA OU UMA VITORIA ,MÁS DEPOIS DE 38 JOGOS.

  • VOZAO disse:

    São só Ceará e peidaleza vão lutar muito pra não cair onde já se viu fute cearense lá em cima não é serie besta não

  • João Ximenes disse:

    Pura falta do que fazer !
    Mas, é que próxima rodada é CLÁSSICO e… clássico é sempre um clássico; é bom se ligar porque pode ser o DIFERENCIAL pra quem vencê-lo(s):

    # 14º LEÃO DE AÇO 14 pontos: Palmeiras(4×0)-d; Athético-PR(2×1)-v; Botafogo-RJ(1×0)-d; São Paulo(0x1)-d; Chapecoense(1×3)-v; Vasco(1×1); Flamengo(2×0)-d; Grêmio(1×0)-d; Cruzeiro(2×1)-v; Avaí(2×0)-v; Atlético-MG(2×2); Corinthians(1×3)-d

    # 13º Eles LÁ(os daqui) 14 pontos: 4 vitórias(Csa, Grêmio, Avaí, Palmeiras); 2 empates(Bahia, Fluminense); 6 derrotas(Cruzeiro, Atlético-MG, Goiás, Santos, Vasco, Internacional).
    Olhando a tabela de classificação pro lado da DEGOLA hoje(toc toc toc, bati na madeira):

    Só esperando umas vaciladas…
    15º Vasco, 13 pontos – ambos já jogaram. Portanto, sem chances de recuperar pontos: LEÃO de Aço empate. Eles LÁ(os…) derrota;
    16º Cruzeiro, 10 pontos – ambos já jogaram. Portanto, sem chances de recuperar pontos: LEÃO de Aço vitória. Eles LÁ(os…) derrota;
    17º Fluminense, 9 pontos – LEÃO de Aço ainda joga na penúltima rodada. Eles Lá(os…) já jogou e empatou.
    18º Chapecoense, 9 pontos – LEÃO de Aço já jogou e venceu. Eles Lá(os…) ainda jogam.
    19º Csa, 7 pontos – LEÃO de Aço joga pela 14ª rodada. Eles Lá(os…) já jogou e venceu.
    20º Avaí, 5 pontos – ambos já jogaram. Portanto, sem chances de recuperar pontos: LEÃO de Aço vitória. Eles LÁ(os…) vitória.

    Ou seja, OLHANDO a tabela pra baixo, LEÃO de Aço ainda disputa 6 pontos – além do próprio clássico(9) -, podendo abrir vantagem e distância da zona maldita, enquanto que Eles LÁ(os daqui) disputam ainda 3 pontos – além do clássico(6).

    Por outro lado, AMBOS vão ter de se virar porque, Vasco começou lampejar; Cruzeiro vai reagir com certeza; Fluminense é veneta, mas pode esperar qualquer coisa deles.
    Os outros já é uma briga NATURAL.

    É SE LIGAR pra não ser pego de cueca na mão, pois a TABELA DE JOGOS tá feita com confrontos direcionados desde o início, portanto todos já sabiam a sua sequencia de jogos.
    A situação hoje de cada equipe na tabela de classififcação, foi causada por cada uma delas, e seria muito bom PARAREM de choramingar, falando: “é que os meus jogos são mais pesados”.

    LEMBRANDO: TABELA DE JOGOS tá feita com confrontos pré-determinados desde o início.

    Faltam ainda 7 rodadas pra virada, que podem ser cruéis(dar uma afundada maior ainda pra baixo), ou pra dar uma guinada pra cima legal.

    Conselho pros DOIS(?)… É SE LIGAR !

    Olho Vivo LEÃO de Aço !!!!!

    • Oliveira disse:

      Duvido muito que Fluminense e Cruzeiro não fiquem sempre ali perambulando pelo “umbral” da série A (zona ou a 1 ou 2 pontos dela). Ambos estão com meses de salário atrasados e isso afeta muito no desempenho em campo. Essa é a realidade. Pra completar o Cruzeiro ainda perderá o mortozinho do time “Lucas Romero” pro Independiente (tá tudo certo, faltam apenas as garantias bancárias pro time celeste das alterosas liberar o argentino pro maior campeão da libertadores).

      E ainda vão se somar a esses 2 o Botafogo, que escapou de perambular no umbral até aqui mas está chegando. Também com salários atrasados e sem perspectiva nenhuma de melhoras, pois as dívidas de curto prazo (aquelas que vencem em no máximo 12 meses) comerão exatamente o que o clube alvinegro de gal. Severiano arrecada: 200 milhões de reais.

      Os dois times locais só caem se forem muito, mas muito mal treinados. No caso do Ceará pela burrice do seu treinador que escolhe tudo errado: escala errado, substitui errado, define o estilo de jogo errado e ainda adota o sistema de jogo errado; no caso do Fortaleza pela teimosia, pois o Ceni tira leite de pedra com este elenco limitadíssimo que tem em mãos, mas, ao mesmo tempo, é teimoso e nos momentos onde deveria jogar pelo resultado quer ser corajoso.

  • João Ximenes disse:

    Pura falta do que fazer, PARTE II:

    E pra cima ? como é que fica ?

    – 12º Bahia, 16 pontos – LEÃO de Aço joga pela última rodada. Eles Lá(os…) já jogou e empatou.
    – 11º Grêmio, 16 pontos – ambos já jogaram. Portanto, sem chances de recuperar pontos: LEÃO de Aço perdeu. Eles LÁ(os…) venceu;
    – 10º Botafogo, 16 pontos – LEÃO de Aço já jogou e perdeu. Eles LÁ(os…) ainda jogam;
    – 9º Goiás, 17 pontos – LEÃO de Aço joga pela 17ª rodada. Eles Lá(os…) já jogou e perdeu.

    Quem pega quem na rodada ? dá pra sonhar com Sul-Americana nessa rodada ?

    – BAHIA x Flamengo
    – GRÊMIO x Chapecoense
    – Avaí x BOTAFOGO
    – Santos x GOIÁS
    – Eles LÁ(os daqui) x LEÃO de Aço

    E PORQUE NÃO ?

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *