Mateus Gonçalves e João Lucas comemoram gol contra o Palmeiras. Foto Fco Fontenele/O Povo

A matemática é uma ciência maravilhosa e quem me acompanha aqui no Blog, na TV O POVO e na Rádio O POVO/CBN sabe que nos campeonatos de pontos corridos abordo muito as probabilidades das equipes cearenses para as mais diversas metas.

Como a Série A do Campeonato Brasileiro já ultrapassou o seu primeiro terço – bastante coisa, portanto – já é hora de entrarmos pra valer em tal seara.

No caso do Ceará, que alcançou os 17 pontos após vencer o Fortaleza por 2 a 1 no sábado que passou, na Arena Castelão, a equipe agora está distante sete pontos do primeiro time da zona de rebaixamento, o Cruzeiro, que soma 10.

De acordo com site Chance de Gol, o Alvinegro tem neste momento 60.9% de possibilidade de jogar a Copa Sul-Americana em 2020. Já os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais colocam 43.8% para tal possibilidade.

Quando o assunto é rebaixamento, o Chance de Gol mostra o Ceará com 2.2% de chance de cair para a Série B, enquanto a UFMG crava depois de 13 rodadas que o time de Enderson Moreira possui 9% de probabilidade de ir para a segunda divisão em 2020.

Os números diferem entre si porque os métodos utilizados pelos dois sites são diferentes. Além disso, existe muita bola pra rolar ainda, o que faz com que rodada a rodada haja atualização de acordo com o desempenho de todas as equipes participantes.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles