Futebol do Povo

Ceará: os méritos da quinta defesa menos vazada da Série A

4245 5

Foto: Matheus Dantas

Quando se fala em desempenho da defesa, não basta avaliar apenas como se portal e atuam zagueiros e laterais. O que torna um time forte na retaguarda é um sistema tático que envolva os 10 atletas da linha, além do goleiro. Na atual Série A o Ceará tem mostrado força neste aspecto, começando pelo grande momento de Diogo Silva, um dos destaques da campanha sob as traves. Seguro e com defesas decisivas, o arqueiro tem sido bastante relevante.

Em 13 rodadas a equipe sofreu 12 gols, média inferior a um por partida. Apenas quatro equipes tomaram menos gols do que o Alvinegro no Brasileirão: Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos, o quarteto paulista.

O sistema de jogo de Enderson Moreira, com Fabinho como titular absoluto, dá consistência aos defensores. Fabinho é o tipo de volante que tem grande poder de marcação e de cobertura das subidas de laterais e zagueiros. Se não tem grande talento para finalizações, não raro aparece do lado direito do ataque para ajudar o sistema ofensivo, como foi no primeiro gol contra o Fortaleza, quando serviu Leandro Carvalho no tento de Galhardo.

Individualmente os zagueiros estão em alta. Luiz Otávio é um dos melhores da posição na Série A desde o ano passado. Neste ano ele vê seu companheiro de zaga, Valdo, atuar em níveis muito positivos. Nas laterais, João Lucas pela esquerda e Samuel Xavier do lado direito têm conseguido superar os problemas defensivos dos primeiros meses do ano e agora no Campeonato Brasileiro deixam a linha defensiva inicial bem postada, sem grandes espaços aos adversários.

Os demais atletas que não fazem parte diretamente da zaga sabem que é extremamente relevante o início da marcação ainda no campo adversário. Ricardinho, apesar de não ter a velocidade ideal para alguém da posição, usa sua experiência para adotar o melhor posicionamento possível. Nas pontas e no meio-campo ofensivo, independente dos jogadores que atuam por ali, a missão de voltar para ajudar a marcação é fundamental.

Recomendado para você

5 Comentários

  • DEVAL FREIRE MARTINS disse:

    Graziani, meu amigo, no meu entender para o Ceará melhorar 50% no atual momento, será preciso o técnico Anderson Moreira, arranjar um substituto para o jogador Ricardinho, o qual o considero muito lento para time. O técnico , havia tentado anteriormente fazer isso, e depois de vê o time atabalhoado em campo, tem evitado à coloca-lo banco. Mas, é preciso fazer isso, se quiser ver o time competitivo.

  • Oliveira disse:

    Como tenho insistido em dizer (e digo desde ANTES da copa): o elenco do Ceará é totalmente compatível com seu objetivo (permanência). A torcida CORNETEIRA (o que não é peculiaridade da torcida do Ceará, mas é característica das torcidas cearenses em geral, as torcidas de FEC e do FAC são mto corneteiras também). O Ceará, isso sim, se ressente de um técnico, pois o sr Enderson atrapalha (todas as escolhas deles são péssimas, o que o salva é o elenco do Ceará é que BOM sim senhor) o Ceará em tudo o que ele precisa fazer na hora das escolhas (um mérito ele deve ter: aglutinar o grupo, ou seja, sabe fazer o jogador correr por, e para, ele). Mas escalar, substituir, posicionar, definir modelo de jogo, avaliar o elenco (e pedir reforço ou descartar jogador)… essas coisas que são escolhas, ele faz MUITO MAL.

    Agora sobre a análise da defesa do Ceará, concordo com a ideia em geral (o sistema defensivo, em geral, é bom). Mas discordo de uma coisa: o Samuel Xavier (confesso que não sei se é por deficiência dele ou se é por causa do posicionamento errôneo que o Enderson impõe) tem sido uma avenida iluminada pros rivais atacarem. O Palmeiras, o Fluminense, o Inter e o próprio Fortaleza atacaram, todos, mais pelo lado dele. Repito: não sei se é por causa dele mesmo ou se por escolhas erradas de posicionamento do treinador FRACO que o CSC possui.

  • Kamui-ce disse:

    Análise muito correta como de costume.

    Eu particularmente não gosto do Valdo, mas realmente vem fazendo boas partidas. apesar de não perder o péssimo hábito dos chutões desnecessários. Diogo Silva também me surpreende positivamente, não tinha fé nele depois de algumas falhas bobas. hoje passa boa confiança pro time.

  • Ferreira Junior disse:

    Sempre acreditei nesse bom elenco do Ceará. Tem tudo para garantir mais uma participação do Maior do Estado numa Sulamericana.

  • amaury feitosa disse:

    um bom time sempre começa por uma defensiva forte e é o caso … bem protegida por volantes não podia dar em outra coisa com os dois zagueiros que tem e mais um no banco pronto … tivesse um matador o alvinegro seguramente iria longe … tem bom técnico que não inventa e sabe das coisas … futebol é simples basta encaixar as peças direito e tá resolvido.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 12 =