Foto: Matheus Dantas

Quando se fala em desempenho da defesa, não basta avaliar apenas como se portal e atuam zagueiros e laterais. O que torna um time forte na retaguarda é um sistema tático que envolva os 10 atletas da linha, além do goleiro. Na atual Série A o Ceará tem mostrado força neste aspecto, começando pelo grande momento de Diogo Silva, um dos destaques da campanha sob as traves. Seguro e com defesas decisivas, o arqueiro tem sido bastante relevante.

Em 13 rodadas a equipe sofreu 12 gols, média inferior a um por partida. Apenas quatro equipes tomaram menos gols do que o Alvinegro no Brasileirão: Palmeiras, São Paulo, Corinthians e Santos, o quarteto paulista.

O sistema de jogo de Enderson Moreira, com Fabinho como titular absoluto, dá consistência aos defensores. Fabinho é o tipo de volante que tem grande poder de marcação e de cobertura das subidas de laterais e zagueiros. Se não tem grande talento para finalizações, não raro aparece do lado direito do ataque para ajudar o sistema ofensivo, como foi no primeiro gol contra o Fortaleza, quando serviu Leandro Carvalho no tento de Galhardo.

Individualmente os zagueiros estão em alta. Luiz Otávio é um dos melhores da posição na Série A desde o ano passado. Neste ano ele vê seu companheiro de zaga, Valdo, atuar em níveis muito positivos. Nas laterais, João Lucas pela esquerda e Samuel Xavier do lado direito têm conseguido superar os problemas defensivos dos primeiros meses do ano e agora no Campeonato Brasileiro deixam a linha defensiva inicial bem postada, sem grandes espaços aos adversários.

Os demais atletas que não fazem parte diretamente da zaga sabem que é extremamente relevante o início da marcação ainda no campo adversário. Ricardinho, apesar de não ter a velocidade ideal para alguém da posição, usa sua experiência para adotar o melhor posicionamento possível. Nas pontas e no meio-campo ofensivo, independente dos jogadores que atuam por ali, a missão de voltar para ajudar a marcação é fundamental.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles