Futebol do Povo

Terceira pior defesa da Série A, é hora do Fortaleza experimentar outras alternativas

4011 13

Passadas 13 rodadas do Campeonato Brasileiro da Série A, o Fortaleza segue fora da zona de rebaixamento (ocupa a 14a. colocação), distante quatro pontos da Chapecoense, primeiro time do Z-4.

Apesar do baixo número de gols marcados – são 14, média de 1,07 por jogo – o mais preocupante setor da equipe é o defensivo, que sofreu 20 tentos, terceiro pior da competição (apenas Chapecoense e Fluminense tomaram mais gols).

Quando se analisa a defesa de uma equipe é preciso observar mais do que desempenhos individuais de zagueiros, laterais e volantes. Além das características e atuações de cada atleta, a execução do esquema tático é fundamental e nesta seara o Tricolor tem deixado a desejar, sofrendo tentos em 12 dos 13 jogos e dando espaços consideráveis para os adversários aproveitarem os contra-ataques.

Não se trata de cravar se o sistema é 4-2-4, 4-2-3-1, 3-5-2, 4-1-4-1 ou seja lá qual combinação. De maneira objetiva, tanto como mandante (sofreu sete gols) ou como visitante (tomou 13), o Fortaleza concede clarões constantes aos ataques opostos, com baixa proteção nas subidas de laterais e na frente da zaga.

Felipe e Juninho são volantes de talento com a bola nos pés. Juninho, inclusive, tem se destacado nas estatísticas ofensivas da equipe, mas ambos não são brilhantes marcadores. Tinga e Carlinhos, os laterais que mais atuam, avançam muito e não é raro deixarem vácuos que não são cobertos. Outro ponto fundamental é o espaço que fica entre os defensores e os atacantes, deixando o meio-campo desabitado.

A entrada de Derley, volante de mais poder de marcação, e a efetivação de Mariano Vázquez, recém chegado, mas o único meio-campista criativo do elenco, são opções que poderiam ser testadas já diante do CSA, na segunda-feira que vem. Uma outra alternativa: a entrada de Derley na vaga de um dos homens de frente, avançando então Juninho, além da efetivação de Gabriel Dias na lateral, jogador mais forte no combate.

Meu ponto, repito, é a quantidade de gols que o Fortaleza está tomando para além dos erros individuais. Em 13 rodadas já fica evidente que não tem dado certo. Tentar mudar é preciso, por mais que Rogério Ceni defenda categoricamente que foi no atual jeito de jogar que o time ganhou a Série B 2018, o Cearense 2019 e a Copa do Nordeste 2019. Ele tem razão, mas a Série A é outro departamento e em 39 pontos disputados já dá para tirar conclusões relevantes.

Recomendado para você

13 Comentários

  • Carlos M. disse:

    Já ficou bem claro que o esquema utilizado pelo RC, apesar de suas virtudes, tem apresentado falhas enormes e cruciais dentro do campeonato. Pra mim Nenê Bonilha e M. Vázquez devem ganhar a titularidade nos próximos jogos. Sacaria Felipe e André Luís e manteria um trio de ataque com Romarinho, Edinho e W. Paulista.

    Agora o que salta aos olhos é depois de 8 meses a equipe só ter TRÊS zagueiros, ainda mais quando um deles é o Nathan. É ridículo. Contratar um zagueiro, um lateral direito e um meia seria o IDEAL, mas se vir pelo menos o zagueiro pra disputar a titularidade, já seria um grande avanço.

    • amaury feitosa disse:

      tinhamos um excelente e experiente zagueiro e deixaram ir embora e trouxera Nathan e Patrick … deu pena ver Adalberto lutar no ABC … é só buscar que sabe jogar pela esquerda, sabe cobrir bem a zaga e poderia propiciar um sistema ofensivo como um 3-4-3 que poderia dar certo pois a subida dos laterais estaria sempre coberta e é por onde levamos treze gols no btrasileiro.

  • Augusto Caminha disse:

    O Rogério está certo, Graziani !!! Deixa o homem trabalhar !!!!

  • Brazilzim da Silva Sauro disse:

    Pesquisei no Google o endereço da TERCEIRA…kkkkkk…. pior defesa do brasileirão. Resposta: Alameda das PiCilgas, Nº 15 C. kkkkkkkkk…..

  • João Ximenes disse:

    Pois “meu ponto” é…

    Tá mais que na hora de se MANCAR e/ou perder o medo… presidente(diretoria) puxando a orelha do treinador, ou o próprio treinador acabar com esse “STYLLO” suicida de jogar com 2 homens no meio que, além de não marcarem, não armam a equipe porque são só eles 2, sempre contra 3, 4 e até 5 adversários.
    Todas as outras equipes jogam 4-3-3, 4-4-2, 4-5-1, 4-1-4-1, mas o “treinador que mais entende de futebol no Brasil” é o único certo na cartilha do futebol que ensina desde quando a bola ainda era de coro de boi e pesava uns 50kg: FUTEBOL SE COMEÇA A GANHAR NO MEIO CAMPO.

    VASQUEZ mostrou que pode, pelo menos “tentar” ORGANIZAR esse time. Ficar de olho nele porque tem temperamento Argentino e árbitros tem o poder dos cartões. O bicho parece que é “briguento”.

    É esperar que o “melhor treinador do Brasil”, segundo o presidente, ENXERGUE isso de uma vez e bote EQUILÍBRIO nessa equipe.

    “OFENSIVIDADE”, de momento, só na “proposta” e no papel mesmo !
    Jogar com 4 atacantes na frente, MAIS PARECE uma TENTATIVA de MOSTRAR que é ARROJADO, que JOGA PRA VENCER que propriamente QUERER equilibrar as ações.
    Futebol é EQUILÍBRIO !
    “Equilíbrio” passa pelo NÚMERO de jogadores no CENTRO DO CAMPO(meio).
    Jamais – nem nos melhores sonhos do melhor treinador do mundo, ou “joguero” -, 2, em qualquer setor contra 3, 4 e até 5, vai ter condição de EQUILIBRAR a coisa principalmente num SETOR PRIMORDIAL pra uma igualdade de ações que é o MEIO CAMPO.

    Pior é que se os outros 18 adversários, se TINHAM ALGUMA DÚVIDA quanto a COMO DEVEM JOGAR CONTRA, Eles LÁ(os daqui) tirou qualquer dúvida nesse último clássico, e daqui pra frente é FOGO NA CUECA.
    Ou o presidente sai do escritório dele, BOTA MORAL, mostrando quem manda ou o BICHO VAI PEGAR.

    – “Temos o treinador que mais entende de futebol no Brasil. A nossa campanha é boa, e quem não acha, deve entender de futebol mais do que eu. Os números são favoráveis e acredito na permanência”.
    PAZ

    – “Com esse esquema fomos campeões da Série B, do cearense e do Nordeste”.
    CENI

    EU:
    Tá de brincadeira ou tá falando sério professor ?
    Então foi esse o “PARÂMETRO” pro “PLANEJAMENTO” via Azona ?
    PRESIDENTE ?{…} e concordastes com isso ?
    COMPREM-ME um BACURIN !

    Csa é outra equipe que joga com 4 no meio campo.
    # 4-4-2: Nilton(v), João Vitor(v), Jonathan Gomes(m), Didira(m).
    PRESTENÇÃO, porque teve uns jogos recentes contra esse Csa que ele inchou o pescoço e foi osso.
    – Csa: 19º: 1 vitória(Goiás); 4 empates(Palmeiras, Santos, Avaí, Vasco); 7 derrotas(Eles LÁ-os daqui, Internacional, Atlético-MG, Botafogo, Flamengo, Corinthians, Atlhético-PR).

    Se liga !!!!!

    4-3-3, ou 4-4-2 JÁ !!!!!!

    • Pastor curador disse:

      Isso é uma bliblia ou uma lista tolefônica seu xismenes?

      • João Ximenes disse:

        PASTOR CURADOR ?!

        Nem um nem outro. Principalmente uma Bíblia não é. Pois se fosse, você como “Pastor” era pra ter entendido direitinho.
        Antes que você perca seu tempo de novo com INUTILIDADES, isso também não é um COMENTÁRIO, é só uma O P I N I Ã O.

        Pelo visto, como você não entendeu nadica, fica difícil tentar lhe explicar mais detalhadamente, porque precisaria esticar mais ainda a conversa, confundiria mais ainda a sua cabeça, e não seria garantia nenhuma de você ENTENDER de fato pois trata-se de uma OPINIÃO sobre FUTEBOL, que você deveria ter aproveitado o espaço pra opinar também.

        Faz o seguinte: SE É PRA LER E FICAR MAIS TONTO AINDA, melhor pular a página.

        Faz melhor. Escreve alguma coisa de futuro sobre o assunto do POST: “Terceira pior defesa da Série A, é hora do Fortaleza experimentar outras alternativas” que o GRAZIANI lhe ficaria muito grato.

        Valeu !!!!!

  • Cristiano Nunes Castelo Branco disse:

    É foda, os kanalenses não tem titulo pra comemorar….Então comemoram qualquer coisa.kkkkkkk

  • Mestre de Obra disse:

    É só contratar um predeiro e levantar uma muro dentro do gol. kykykykykykykykyky

  • Amyr Feitosa disse:

    ninguém pode ser maior que o clube e infelizmente hoje temos um time sem técnico e um clube sem comando terceirizado a um projeto que só visa turbinar a carreira de Ceni insistindo num sistema maluco sem cá dentro nem lá fora ou como queiram a casa da mãe joana ultrapassado em 1958 com três no meio campo e assim ganhamos quatro copas do mundo … os números são implacáveis mas o que será feito? vamos ver o clube ser rebaixado no mais fraco campeonato da história? eu nunca tive dúvidas que isto ocorreria e fui o único a defender a saída de Ceni no final do ano passado e quase fui crucificado por isto … eu estava certíssimo … e agora?

  • Everton Barbosa Nunes disse:

    É evidente que este esquema não está trazendo benefícios, porém é falso que é o mesmo modo de jogar da série B 2018, nunca ano passado o FEC jogou neste esquema. Diferentemente do ano passado, este ano, o Ceni tem engessado muito o esquema tático, colocando 4 atacantes, deixando o serviço de criação para Juninho e Felipe. Porém, esta função de armar os sobrecarrega, além de serem péssimos no combate, apenas preenchem espaço. Sem falar que não se pode comparar a qualidade de um meia com a de um volante na criação. Os pontas recompõem muito, os deixando sem força para decidir na frente, como ocorre com o Osvaldo, que nunca aguenta os 90 min e não é mais tão decisivo ofensivamente. Ou seja, estamos mal ofensivamente e defesivamente, porém a desculpa do Ceni é que fomos campeões no Cearense e Copa do Nordeste assim. Desculpa fajuta. Com outro esquema também não poderíamos vencer? Pode-se comparar nível de regional com Nacional? Você jogando com Barbalha pode até colocar Derley e Felipe na zaga que resolve. Caso ele não queira perder a saída de bola, coloque o Araruna que é melhor neste quesito que o Derley, e também marca bem. E coloca um meia para armar as jogadas, não dependendo apenas de cruzamentos pelas pontas ou de gols de penaltis, algo comum nos últimos gols. Até pq todo atacante que jogou ao lado do centroavante não renderam, como: Ederson, Jr Santos, Kieza…melhor preencher o meio para equilibrar mais a equipe.

  • João Ximenes disse:

    Ainda reflexos de uma Czona no lombo:

    1. Acordo firmado entre LEÃO de Aço e o então Esporte Interativo em 2016, onde na ocasião, o clube recebeu luvas de R$ 3 milhões, QUE ERAM INTERESSANTES para aquele momento, em que disputavam a Série C do Brasileiro. Enquanto o tricolor cearense possui uma cota fixa de R$ 9 milhões, as outras seis equipes dividiram R$ 140 milhões de forma igualitária, totalizando R$ 23 milhões para cada um”.

    – “A gente se sente traído, porque o Fortaleza foi o grande vetor do Esporte Interativo. Audiências enormes, teve jogo do Fortaleza com mais audiência que final de Champions League. Então a gente sempre promoveu o canal e na hora em que conseguimos chegar numa Série A, justamente no ano em que eles vão transmitir, somos o único time que tem o pior contrato. E não são quatro equipes com um modelo, três com outro, não, são seis contra apenas uma. O torcedor do Fortaleza tem todos os motivos para se sentir traído por esse canal. Se tem sete times contratados , os sete disputam o mesmo campeonato e têm a mesma quantidade de jogos exibidos, não tem porque um não receber o mesmo valor(dos outros). Eu só queria ficar igual aos outros, não era nada a mais que ninguém.
    PAZ

    2. “Do bolo de R$ 140 milhões, pelo menos R$ 70 milhões, seriam distribuídos observando a audiência dos jogos(25%) e o desempenho dos times na competição(25%), portanto, esses valores somente seriam repassado ao fim da Série A. A pedido dos clubes, no entanto, o grupo decidiu antecipar os valores os valores para já e dividir tudo de forma igualitária.

    – “Nós não participamos dessa decisão, sequer fomos convidados para ela”.
    PAZ

    EU:
    Negócio é o seguinte presidente: Tira o TORCEDOR desse rolo aí(traído), pois ninguém assinou nada – muito menos EU -, MAS se tivesse sido CONSULTADO à época, com certeza endossaria tal decisão, pois QUERIA, mais que ninguém, desatolar daquela maldita Czona(acredito que se assinaram, tavam com o pensamento voltado pra isso, SAIR).

    REALIDADE é dura, mas tem de ser digerida. Uma Czona vai ser sempre uma Czona. E quando um Clube consegue ficar ATOLADO nela 7 anos consecutivos, QUALQUER ACÔRDO pra tentar sair dela É VÁLIDO.

    MESMA situação foi feita com o GIRÃO, então presidente, que TIROU do seu BOLSO R$ 6 pilas e emprestou ao Clube, com garantias futuristas, quase a fundo perdido.
    APOSTAR(emprestar dinheiro) num Clube de Czona, só mesmo muito amor pra tentar entender um investidor desse.
    # LEÃO de Aço não só saiu da Czona como foi CAMPEÃO Cearense, do Nordeste e da Bzona.
    ## GIRÃO vão ter de pagar. Esporte Interativo NÃO. Já pensou fosse pra pagar os dois(?).

    TÁ RECLAMANDO DO QUE ?
    ASSINOU… então MÓÓÓÓÓRRRRREU !´
    Fica com o “prejuízo” anunciado(contrato assinado ainda na Czona); paga o GIRÃO, que tá nem preocupa ainda com o reembolso, e “vamo” pro pau.

    EM TEMPO: acrescente-se aí ainda o caso CEBOLINHA, que foi vendido por uma merreca de R$ 300 pilas salvo engano, bem antes de mais essa barbeiragem. E se forem atrás com certeza vão encontrar mais pixotadas.

    Faz o seguinte presidente: SE TEM UMA MERRECA AINDA NO CAIXA, VAI ATRÁS DE JOGADORES PRA Azona; como presidente, assume as rédeas do negócio e MANDA o Ceni sair do “STYLLO” suicida prum ESQUEMA DE JOGO de verdade.

    Esses sim são detalhes importantes e que deveria tá sendo o foco, pois, Csa vem aí; tem uns jogos que não os vencemos; eles tão se recuperando na competição(a dois jogos não perdem), e só como LEMBRETE:
    # é outra equipe que joga com 4 no meio campo.

    SE LIGA !!!!!

    Quanto a “possível” saída do Ceni ou não…

    ACREDITO, todos já sabem que SOU CONTRA troca-troca de treinador, pois sempre ME manifestei assim aqui no BLOG. Principalmente nesse caso, pois foi Ceni que formou equipe; vem com a base dela de campeonatos conquistados(Cearense, Nordeste Bzona), além de ter a confiança dos jogadores que aí estão.

    O que precisa ser feito é simples: Cearense, Nordeste Bzona não deveria ter sido PARÂMETRO pra uma Azona – segundo o próprio Ceni de presidente – e dá tempo corrigir isso com CONTRATAÇÕES PONTUAIS super necessárias(zaga, lateral, meia). Chega de jogador de ponta(lado de campo). Só se for um CANHOTO.
    # Aliás, se tem um atacante canhoto aí que o apresente agora.

    4-3-3 ou 4-4-2 JÁ !!!!!

  • João Ximenes disse:

    É meu amigo !
    CENI que recentemente dizia não ser TENTADO(do pecado tentação), acabou TENTADO.
    Cruzeiro dobrou seu salário e prazo de contrato e lá se foi ele. Na verdade ele tá certo !

    O futebol é assim mesmo: TÁ MAL é DEMITIDO; TÁ BEM é TENTADO por outros.

    De momento, acho EU, ele tava mais pra lá que pra cá(com os dias contados) se a equipe não conseguisse REAGIR na competição.
    Se bem que se dependesse do presidente PAZ, ele treinaria a equipe até volta à Czona(toc toc toc bati na madeira), ou então até acabarem com as reformas de construção no Picí.

    Ceni Deixou GRANDES CONQUISTAS pro LEÃO de Aço, e sem dúvida nenhuma foi o MELHOR TREINADOR que passou por aqui(os títulos INÉDITOS do Nordeste e Bzona não deixam mentir).
    Por outro lado LEÃO de Aço ABRIU-LHE as portas pra mostrar seu trabalho antes contestado, hoje valorizado.

    Vai pegar uma equipe que por característica é OFENSIVA, só que joga num 4-5-1.
    Vamos ver se lá ele vai voltar a usar o seu famoso “STYLLO” suicida de jogar usado por aqui(4-2-4).

    Que ele continue fazendo sucesso em seu trabalho, e a nós TRICOLORES – apesar de opiniões divergentes quanto ao seu trabalho -, resta desejar-lhe boa sorte em sua carreira e MUITO OBRIGADO pelos TÍTULOS ofertados a todos o TRICOLORES do LEÃO de Aço.

    Presidente PAZ… com certeza não tinhas um plano B !

    AGORA é butar o pé na carreira atrás de um TREINADOR… com NÍVEL de Azona pelo amor de Deus.

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *