Imagem de Klevelando Brito por Pixabay

Com 22 pontos, Alvinegro e Tricolor terminaram o primeiro turno da Série A respectivamente em 13o. e 14o. lugares. Apesar de estarem fora da zona de rebaixamento, ambos agora têm apenas quatro pontos de vantagem sobre o Cruzeiro, atual 17o. colocado na tabela.

As campanhas dos rivais, idênticas quando se olha número de vitórias, empates e derrotas, não dão qualquer direito de tranquilidade. Ambos fizeram menos pontos do que poderiam avaliando as oportunidades que tiveram jogo a jogo e a situação é preocupante, em que pese diversas avaliações de dirigentes, torcedores e colegas de imprensa apontarem para campanhas dentro da meta e até com alguma tranquilidade.

Não vejo assim. Nas cinco rodadas mais recentes, o Ceará somou apenas dois pontos dos 15 disputados; já o Fortaleza somou cinco. São desempenhos ruins e que carregam até as comissões técnicas atenção total para o início do segundo turno.

Na Arena Castelão os times mostraram diversos problemas e para que o objetivo de permanecer na primeira divisão seja alcançado sem desespero e sofrimento, atuar no estádio terá que fazer efetivamente a diferença, já que fora de casa, naturalmente, as equipes somam menos pontos (o Fortaleza tem 30% de aproveitamento e o Ceará apenas 18,5%, terceiro pior time da Série A no critério).

A equipe de Enderson Moreira tem apenas 56.9% de pontos conquistados como mandante. Foram 30 pontos disputados, 17 somados, três derrotas e o oitavo pior desempenho da competição. A situação do Fortaleza atuando em casa é ainda pior. Foram 27 pontos disputados e apenas 13 somados, quatro derrotas e 48,1% de aproveitamento.

Em diversas destas partidas com pontos perdidos em casa, Ceará e Fortaleza criaram muitas oportunidades, finalizaram bem mais do que os adversários, tiveram postura tática coerente e trabalhos corretos dos treinadores, mas a incompetência para balançar as redes foi marca registrada. Como resultado, goleiros saíram do Castelão consagrados e os torcedores, frustrados.

A partir da outra semana, começam os jogos aos fins de semana e meio de semana. Em um período de sete dias, três jogos serão disputados. A reta final será pesada.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles