Futebol do Povo

Ceará não cogita construir estádio próprio agora; entenda as razões

12770 20

Reprodução: vídeo de leitor via whatsapp

Não é de hoje que o assunto surge. Desde que o Ceará passou a ser bem melhor administrado, com salários em dia, investimentos em estrutura física e no futebol, compra do Centro de Treinamento, pagamento de impostos e dívidas, o assunto construção do estádio próprio aparece, especialmente após uma conquista em campo.

Sonho antigo e legítimo para muitos torcedores e dirigentes alvinegros – recentemente um vídeo não oficial de um projeto muito bonito viralizou nas redes sociais (foto) – levantar um estádio do zero não está na programação da atual diretoria, especialmente a curto prazo. E não é difícil entender as razões.

Em primeiro lugar, o valor de um novo, moderno e bom estádio seria estratosférico. Ainda que não fosse necessário o volume de dinheiro que os estádios da Copa do Mundo de 2014, por exemplo, receberam (ainda que seja só a parte legal, excluindo as verbas ilegais, com denúncias de corrupção), o custo de um estádio para 40 mil pessoas ficaria, no mínimo, por volta de R$ 300 milhões, tomando como base um dos mais baratos do mundo, o Campeón del Siglo, do Penarol-URU, que custou 40 milhões de dólares em 2016, mas é feito com arquibancadas de concreto, sem qualquer luxo, sem telões ou arquitetura moderna.

A existência da Arena Castelão também é um impeditivo relevante. O estádio comporta perfeitamente as necessidades do clube, com capacidade de cerca de 60 mil pagantes. Basta ao clube, portanto, pagar de aluguel 13% da renda bruta, sem necessidade alguma de gastar com custos de manutenção diária e preventiva.

Por fim, o Ceará tem hoje outras prioridades e elas tem relação direta com zerar as dívidas, investir na infra-estrutura geral do clube, além de aumentar o orçamento para que se faça uma equipe de futebol mais forte, com presença perene na Série A. Construindo um estádio do zero, tais metas correriam sério risco em função do enorme aumento do endividamento.

Recomendado para você

20 Comentários

  • Carlos Cavalcante disse:

    Talvez o único clube que conheça que construiu o estádio próprio e se mantem com bons resultados é o Athético Pr e olhe que parece que a dívida ainda vai demorar para ser quitada.

  • Eduardo disse:

    Decisão responsável. Merece aplausos.

  • carlos disse:

    Aqui no nordeste tem clubes com estádios próprios, prá quem não sabe o Barradão, do vitória santa cruz tem o arruda, o náutico tem os aflitos e o Sport tem a ilha do retiro.

  • Leandro Gonçalves disse:

    Eu considero um sonho distante. E se me perguntarem se eu prefiro ,no médio prazo,no mínimo uns 10 anos seguidos de serie A ou começar a construir um estádio próprio,logicamente que prefiro os 10 anos seguidos na série A. Sem permanência constante na serie A esse clube nunca mudará de status e seremos sempre frustrados como torcedor ,se contentando em lutar por migalhas…

  • Torcedor disse:

    Prioridade não um estádio nem para o Ceará nem para o Fortaleza. Na Capital tem-se 2 estádios : PV 18 mil e Arena 65 mil. Aluguel de 13% da renda.
    O Sport Club Corinthians Paulista foi acionado hoje(18 /set) pelo ministério Público e pela caixa dívida de 45 milhões na Construção do Itaquerão. O Consórcio Itaquerão/Corinthians vai ter nome no SERASA e deve ser impedido de receber Cotas de TV(Cerca de 100 milhões). Só não deve mais porque usou parte do Dinheiro da venda do Jó-Atacante para abater a dívida. Então é capaz de vender o jogador Pedrinho para sanar as dívidas.

    Não compensa nem para o Ceará nem para o Fortaleza gastar 40 milhões de Doláres -Certa de 160 milhões de reais para estampar para o Nordeste e Brasil que tem estádio próprio.
    A Cota da TV fechada do Ceará é 23 milhões a do Fortaleza é 9 milhões, então onde arranjar dinheiro para construir um arena ???
    E no caso do Ceará teria que destruir todo o CT-Vozão para reconstruir uma arena, inclusive indo embora a receita da escolinha de Craques que é cerca de 800 mil por ano.

    Decisão acertada para os dois clubes: Pagas as dívidas e tenta permanecer na série A

  • Amyr Feitosa disse:

    bem mais fácail e possível os dois comprarem o PV se este for ampliado para 25 mil torcedores e é possível a custo baixo para 25 mil torcedores que abrigariam os sócios do tricolor e patamar que seguramente o alvinegro chegará … seria utilizado em jogos com menor apelo ou por um dos dois que trafegasse na segundona algo previsível já que clubes do nordeste em sérias dificuldades para se manterem na elite mesmo com o grande avanço tido nos dois por excelentes gestões nos últimos anos.

  • Daniel Martins disse:

    Desculpa, mas essa historia de se cadastrar para ver as noticias desse jornal ,esta afastando os leitores…..o Diario do Nordeste agradece.

  • ERIBERTO MACEDO disse:

    CONCORDO DANIEL JÁ GOSTEI MUITO DESTE JORNAL MAS COM ESTAS BEITEIRAS DE CADASTRA NOS E FICAR EXPOSTO NOSSOS DADOS JÁ CANCELEI MINHA ASSINATURA COM ESTE JORNAL E PASSEI PARA O OUTRO JORNAL O DIARIO AGRADEÇE.

  • DANIEL DA SILVEIRA BARBOSA disse:

    Apoio a construção da ARENA VOZÃO…é uma vergonha a mentalidade dos dirigentes retrógrada não colocar no orçamento a construção de estádio próprio…um clube de mais de 100 anos…poxa !! o clube Ceará está bem administrado e com às dívidas equacionadas…daí…deves ter um projeto de futuro…e o Estádio Próprio é algo normal…agora…se for na onde mesquinha e pensamento pequeno …e for na onda da STELLA o VOZÃO…vai ficar patinando mais 100 anos ?…

  • carlos disse:

    O pesaoalt náo sabem discernir arena de estadio, arena ela é multiuso, estádio ele não oferece aquela estrutura para eventos multiplos.

  • ERIBERTO MACEDO disse:

    OLHA FG SE O CEARA NAO GANHAR HOJE DOS RESERVAS DO QUASE LANTERNA CRUZEIRO O SR ENDERSON PODE ENRROLAR A BANDEIRA E PEGAR O BECO NO ESTADIO MESMO SEM QUE NINGUEM VEJA POIS POR AQUI TEM GENTE DANDO ATÉ UM GOL SENDO CEARA PELA MOLEZA DO JOGO VAMOS LÁ.

  • ERIBERTO MACEDO disse:

    OLHA EU FALEI ONTEM QUE SE O CEARA NAO GANHASSE DO CRUZEIRO OS TREINADORES IAM CAIR ROGERIO CENI JÁ CAIU E ESTE DOIDO ENDERSON POR QUE AINDA NAO CAIU POIS ESTE COMO TREINADOR É PESSIMO SÓ SABE DIZER A PERDENMOS MUITAS MUITAS GOALS ETC COMO OS GOLEIROS ESTAO ALI PARA ISSO DEFENDER QUEM MANDA OS PÉ DE PANO CHUTAR FRACO TEM COMER MAIS OVO TAO FRACO

  • ERIBERTO MACEDO disse:

    OLÁ FG ONTEM FALEI QUE ROGERIO IA SER DEMITIDO DO CRUZEIRO JÁ SR ENDERSON E JOSE RICARDO JÁ ERA PRA IR JUNTOS EMBORA OS MESMOS POIS SAO TREINEIROS E NAO TREINADOR POR EXEMPLO NO FORTALEZA PRA FAZER O QUE O SR JOSE RICARDO ESTA FAZENDO O JORGE VERAS FAZ MELHOR E BARATO POIS JÁ ESTA NO CLUB O QUE O SR JOSE RICARDO FEZ ONTEM FOI PRA LASCAR O FORTALEZA UMA ESCALAÇAO HORRIVEL SEM PÉ E SEM CABEÇA TIPO NAO SABER O QUE FAZER MANDEM EMBORA ENQUANTO É TEMPO POIS ESTA AFUNDANDO O FORTALEZA ISTO SERVE TAMBEM PARA SR ENDERSON OBG.

  • ERIBERTO MACEDO disse:

    OLHA AMIGO FG DO JEITO QUE LHE FALEI, UM JÁ FOI O JOSE RICARDO PARABENS AO FORTALEZA PELA A DEMISSAO DE RICARDO POIS MAIS UMA DERROTA SERIA QUASE FATAL O FORTALEZA AGIL COM SENSO RÁPIDO PRA EVITAR UM MAU MAIOR .

  • ERIBERTO MACEDO disse:

    OLHA FALEI DA QUEDA DE CENI DE JOSÉ RICARDO E NAO SEI POR QUE O CEARA AINDA TEIMA COM ESTA BOMBA DE TREINADOR QUE JÁ ERA PRA ESTA LONGE CEARA QUANTO MAIS ELE FALA BESTEIRA MAIS AFUNDA O CEARA, E OLHA QUE AQUELA BABA DO ATLETICO MINEIRO QUE SÓ GANHOU DO CEARA CADE A DIRETORIA DO CEARA VAI FICAR CALADA TÁ DIFICIL.

  • ERIBERTO MACEDO disse:

    OLHA AMIGO FG VI A ENTREVISTA DE REGERIO CENI É DE ARREPIAR VEJAMOS A 1 HORA DA MANHA ACERTEI O CONVITE DE MARCELO AS 2HORAS COMPREI A PASSAGEM AS 7 HORAS EMBARQUEI PARA FORTALEZA E A TARDE JÁ ESTA VA TREINANDO É DEMAIS

  • Dragão Alvinegro disse:

    O Fortaleza tem uma diretoria, o Ceará precisa de uma urgentemente>

  • ERIBERTO MACEDO disse:

    OLHA FG NAO SEI COMO A TORCIDA DO CEARA AGUENTA TANTA BABOSEIRA OS TREINEIROS DO CEARA SÓ FALA A GOLEIRO PEGOU TUDO A CHUTAMOS 20 BOLAS NO JOGO JOGAMOS MELHOR E NAO GANHAMOS É MELHOR CHUTAR UMA BOLA E ENTRAR E GANHAR O JOGO,E O GOLEIRO ESTA ALÍ É PARA PEGAR TODOS SE POSSIVEL OS TREINEIROS QUE NAO SAO TREINADORES SAO OS QUE MAIS RECLAMAM POIS SABEM QUE ESTAO ERRADOS

  • ERIBERTO MACEDO disse:

    OLHA AMIGOS QUANDO ESTAS EMISSORAS DE TELEVISAO SAO TAO PEQUENINHAS QUE É UMA VERGONHA SE NAO VEJAMOS RODADA ANTERIOR TRANSMITIRAM AQUELA PELADA DE CEARA E GOIAS TENTANDO LEVANTAR O CEARA NESTA RODADA O FORTALEZA JOGA NAO HÁ UMA EMISSORA DESTAS BOMBAS PRA TRANSMITIR ISSO É UMA VERGONHA COMO DIRIA BORIS E TODAS TORCENDO CONTRA O FORTALEZA MAS O TRICOLOR É MACHO VAI A LUTA MESMO CONTRA ESTAS CARNIÇAS AVANTE LEAO

  • ROBERIO MENDES DE LIMA disse:

    Seria o Ovão!

\

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *