Reprodução: vídeo de leitor via whatsapp

Não é de hoje que o assunto surge. Desde que o Ceará passou a ser bem melhor administrado, com salários em dia, investimentos em estrutura física e no futebol, compra do Centro de Treinamento, pagamento de impostos e dívidas, o assunto construção do estádio próprio aparece, especialmente após uma conquista em campo.

Sonho antigo e legítimo para muitos torcedores e dirigentes alvinegros – recentemente um vídeo não oficial de um projeto muito bonito viralizou nas redes sociais (foto) – levantar um estádio do zero não está na programação da atual diretoria, especialmente a curto prazo. E não é difícil entender as razões.

Em primeiro lugar, o valor de um novo, moderno e bom estádio seria estratosférico. Ainda que não fosse necessário o volume de dinheiro que os estádios da Copa do Mundo de 2014, por exemplo, receberam (ainda que seja só a parte legal, excluindo as verbas ilegais, com denúncias de corrupção), o custo de um estádio para 40 mil pessoas ficaria, no mínimo, por volta de R$ 300 milhões, tomando como base um dos mais baratos do mundo, o Campeón del Siglo, do Penarol-URU, que custou 40 milhões de dólares em 2016, mas é feito com arquibancadas de concreto, sem qualquer luxo, sem telões ou arquitetura moderna.

A existência da Arena Castelão também é um impeditivo relevante. O estádio comporta perfeitamente as necessidades do clube, com capacidade de cerca de 60 mil pagantes. Basta ao clube, portanto, pagar de aluguel 13% da renda bruta, sem necessidade alguma de gastar com custos de manutenção diária e preventiva.

Por fim, o Ceará tem hoje outras prioridades e elas tem relação direta com zerar as dívidas, investir na infra-estrutura geral do clube, além de aumentar o orçamento para que se faça uma equipe de futebol mais forte, com presença perene na Série A. Construindo um estádio do zero, tais metas correriam sério risco em função do enorme aumento do endividamento.

About the Author

Fernando Graziani

Fernando Graziani é jornalista. Cobriu três Copas do Mundo, Copa das Confederações, duas Olimpíadas e mais centenas de campeonatos. No Blog, privilegia análise do futebol cearense e nordestino.

View All Articles