Até o dia 8 de setembro, São Tomé e Príncipe, na África, sedia a 8ª edição das Olimpíadas de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento está a acontecer na capital do país, São Tomé, e reúne delegações de todas as nações lusófonas.

Cada país participa com uma equipe formada por dois professores e quatro estudantes não-universitários com, no máximo, 18 anos de idade. Criadas em 2011, as Olimpíadas de Matemática têm por objetivo unir os Estados membros da CPLP por meio da matemática e incentivar o desenvolvimento da disciplina aprofundando a cooperação nessa área.

Esta edição está a ser organizada pela Sociedade Santomense de Matemática, da Universidade de São Tomé e Príncipe, e pelo Ministério da Educação, Cultura, Ciência e Comunicação de São Tomé. A primeira competição aconteceu em Coimbra, Portugal, organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

About the Author

Elves Rabelo

Jornalista, pós-graduado em Assessoria de Comunicação e, atualmente, atua em Comunicação Institucional. . Sugestões de pauta: elvesarabelo@gmail.com

View All Articles