VEM CONFERIR A PROGRAMAÇÃO DA PRÉ-PARADA

PRE PARADA

Tradicionalmente a Praça do Ferreira recebe todos os anos a festa “PRÉ-PARADA”, o evento sempre acontece no sábado antes da Parada pela Diversidade e esse ano não será diferente.

Amanhã, 31, a programação começa às 8h e vai até às 23h. Com ações sociais, feira mix, DJ’s, apresentações de dança, shows e muita música por conta de Nayra Costa, Mulheres de Preto e Forró na Veia.

Só fica em casa quem quer!

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

08:00H – BALCÃO DA CIDADANIA E FEIRA EMPREENDEDORA LGBT

10:00H – ABERTURA COM AULÃO DE ZUMBA

10:35H – FALAS DOS FEIRANTES

11:30H – MÚSICA AMBIENTE

15:00H – PERFORMANCE FELIPE ARAÚJO

15:30H – DIVUGAÇÃO DOS SERVIÇOS E FALAS DOS FEIRANTES

16:00H – DJ IZA ALVES

17:00H – ANA CÉLIA

17:30H – LENA OXA APRESENTA: THE CRAZY E BEYONCÉ COVER

18:15H – AYNNA THITAN – DRAG JOSÉ WALTER

18:20H – YARAH LORRAN DE THITAN – TOP DRAG DIVINE 2015

18:25H – TÁBLATA DIVA DO RISO

18:30H – BLOCO DIVAS PRIMEIRA PARTE – RAYANNA RAYOVACK, LAYLA SÁ, ADMA SHIVA E CAMILE LEYCKER

18:45H – NAYRA COSTA

19:25H – RAIMUNDINHA

19:30H – MANYLLA RYELLON D’LAYSER – LEVEN QUENN 2015

19:35H – BEYONCÉ COVER

19:45H – BLOCO DIVAS SEGUNDA PARTE – LORRANA LAYSER E NAARA VUITON, YASMIN HILTON E FLÁVIA FONTENELLE

20:00H – PÉROLA NEGRA D’HADDUKAN

20:05H – WANDERLEIA RUBY

20:10H – DMOON ANDRÓGINO

20:15H – FALAS INSTITUCIONAIS

20:45H – MULHERES DE PRETO

21:45H – FORRÓ NA VEIA

DEFINIDA ORDEM DOS TRIOS DA 16° PARADA PELA DIVERSIDADE

LOGO-DA-PARADA

Tem gente contando as horas, minutos e segundos para a 16° Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. O evento acontece no domingo, 01, já a concentração será a partir das 16hs na Barraca do Joca, na Av. Beira Mar.

Abaixo vocês conferem a ordem dos trios que animarão a parada desse ano:

1. TRIO OFICIAL DO GRAB (GRUPO DE RESISTÊNCIA ASA BRANCA)
2. TRENZINHOS DO PROJETO ARTE DE AMAR.
3. TRIO DA REVISTA O BOCA.
4. TRIO BOATE LEVEL.
5. TRIO FETAM (Federação dos Trabalhadores (as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará)
6. TRIO DA PREFEITURA DE FORTALEZA (ainda na confirmado)

****

TERMOS HOMOFÓBICOS SÃO EXCLUÍDOS DO CÓDIGO PENAL MILITAR

MILITAR

O Supero Tribunal Federal (STF) decidiu nessa quarta, 28, que os termos, “homossexual ou não” e “pederastia” fossem retirados do Decreto de Lei nº 1.001/1969 do Código Penal Militar.

O artigo 235 do código classificava como crime a “pederastia ou outro ato de libidinagem”, e que seriam punidos com detenção de seis meses a um ano o militar que “praticar ou permitir que com ele se pratique ato libidinoso, homossexual ou não, em lugar sujeito à administração militar”.

A pena não foi alterada, porém os dois termos foram excluídos já que segundo a Advocacia-Geral da União (AGU) o uso deles é “desnecessário” e “confere à norma conteúdo discriminatório” indo em desacordo com o princípio de igualdade e liberdade da constituição.

****

HORA DE PEDIR DESCULPAS

DESCULPAS

“Caro jovem casal gay de 1993” […] “Vocês estavam sentados juntos na calçada, perto da entrada do Worlds of Fun. Eu estava andando com um grupo de jovens da minha igreja. Eu tinha 17 anos e era intolerante, e fui ensinado que vocês são errados e pecaminosos” […] “Assim que vi vocês juntos, relaxados e confiantes, eu disse em voz alta ‘Eca! Que nojo!’”. A medida que fui me afastando, senti um pouco de vergonha”.

“Aparentemente, vocês deveriam ter vergonha disso, mas há mais de 20 anos, tem sido eu quem carrega essa vergonha. Hoje, eu estou escrevendo isso para pedir desculpas pelo o meu comportamento” […] “Minha linha de aprendizado e o que eu pensava a respeito da homossexualidade foi virado de cabeça para baixo após ser exposto a novas pessoas e novas ideias. Eu tenho andado longe da religião que me ensinou odiá-los”, acrescenta. “Onde quer que estejam, eu espero que continuem sentados um ao lado do outro e tendo uma vida maravilhosa”, finaliza.

O trecho acima foi retirado de uma carta escrita por um americano, que há 20 anos foi intolerante com um casal gay em Nebraska. Arrependido ele publicou em um site de anúncios o pedido de desculpas. O texto fez sucesso na web e mostrou que nunca as pessoas e seus pensamentos mudam, além de que, nunca é tarde para pedir desculpas.

****

É TUDO FAMÍLIA

FAM_LIA

Na última segunda-feira, 26, os deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Erika Kokay (PT-DF), apresentaram na Câmara dois recursos que suspendem a polêmica definição de família aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça da Casa recentemente.

Para suspender a tramitação conclusiva do projeto eram necessárias 51 assinaturas, compreendendo a 10% dos deputados. Os dois recursos somam 189 assinaturas, o que deve suspender na prática o conceito de família formado apenas por homem e mulher, definida pela comissão.

É pra glorificar de pé!

****

A coluna “Entre Rapazes” dessa semana encerra por aqui, reforçamos a importância desse final de semana para a cena LGBT de Fortaleza. Com muito esforço a “Parada pela Diversidade” chega a mais uma edição e não por acaso chama a atenção o desinteresse do seu público alvo, algo comprovado pelo número decrescente de participantes a cada edição.

Seja pela falta de políticas públicas e investimento, ou pelo desacordo entre organizadores e empresários da cena gay, o fato é que o evento resiste e a luta também, e que pelo menos nesse dia Fortaleza seja mais colorida.

****

Quer conversar com a gente e enviar seu elogio, crítica ou sugestões de pauta? Manda um e-mail para thiagojornalismo@outlook.com.br

A coluna “Entre Rapazes” é escrita pelo jornalista, social media e blogueiro Thiago Silva.
Follow me https://twitter.com/Thyagos