dag

Talvez você não tenha percebido, mas sua internet pode estar ameaçada. Um ataque hacker do tipo DDOS (sigla inglesa para Recusa Distribuída de Serviço) deixou vários sites e serviços operando em instabilidade na manhã desta sexta-feira, 21. Segundo o portal “The Next Web”, vários serviços ainda permaneceram inacessíveis esta manhã para milhões de usuários. Twitter, PayPal, Netflix e Spotify são exemplos de sites que ficaram fora do ar.

Hackers, que ainda não foram identificados, executaram um ataque de grandes proporções contra o Dyn, um dos maiores  servidores de DNS (Domain Name System),  dos Estados Unidos, afetando negativamente vários sites, dependendo da operadora de internet utilizada pelo usuário. Servidores DNS ou sistema de nomes de domínios são os responsáveis por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites que digitados nos navegadores.

Uma vez que o DNS serve como um catálogo de endereço conectando navegadores com o número de IP dos servidores, muitos navegadores e APIs ficaram desorientados nesse começo de sexta-feira. Aos usuários que perceberam o problema, especialistas recomendam configurar um servidor DNS independente ao invés de utilizar aquele oferecido automaticamente pelo provedor.

Até agora, os administradores do Dyn investigam o incidente.  As consequências do ataque ainda não podem ser previstas.

Entenda o que é um ataque DDoS

Segundo o portal especializado OVH, “um ataque DDoS tem como objetivo tornar um servidor, um serviço ou uma infraestrutura indisponíveis ao sobrecarregar a largura banda do servidor ou fazendo uso dos seus recursos até que estes se esgotem”. Durante este tipo de ataque, vários pedidos são enviados em simultâneo, a partir de vários pontos da Net. A intensidade deste “fogo cruzado” torna o serviço instável, ou pior, indisponível. Foi isso que prejudicou hoje o funcionamento do Twitter, Skype, Reddit, Spotify e outros.

Empresas nos EUA informaram pelo Twitter a instabilidade ou pane geral de seus sistemas. Vejam:

 

 

About the Author

Chico Driessen

Curitibano; 26; Analista de Mídias Sociais do Grupo O POVO; À procura de um DeLorean, pago à vista.

View All Articles