ID

Cearenses criam plataforma que faz a curadoria de lives dos artistas no período da quarentena

34

Cenário da segunda Live feita pelo cantor sertanejo Gusttavo Lima, artista que deu início aos show ao vivo por meio das plataformas digitais durante a quarentena. (Foto: Reprodução / Instagram Gusttavo Lima)

Com tantas lives de artistas da indústria fonográfica acontecendo, ficou complicado acompanhar quais músicos estão se apresentando diariamente. A tarefa é tão difícil que não é raro esquecermos o dia e horário que “aquele artista” nos convidou para curtirmos juntos um ‘show em casa’. Pensando nisso, um grupo de cearenses desenvolveu uma plataforma quem tem como ideia fazer a curadoria das ‘lives musicais’ que vão acontecer para que seja possível se programar e aproveitar o espetáculo.

O Lives.mus.br tem pouco menos de um mês de criação e está presente em algumas mídias digitais, entre elas o Instagram, que tem pouco menos de 19 mil seguidores. A ideia de criar a plataforma veio após algumas listas que apontavam apresentações de artistas nacionais e internacionais serem falsas e frustrarem os planos dos fãs.
“Resolvemos então mapear essas informações para disponibilizar para todo mundo e levar um pouco de entretenimento para quem está em isolamento em casa”, explica Breno Pinheiro, um dos idealizadores do projeto. Ao todo, o Lives.mus.br tem mais de 2 milhões de acessos.

Nenhum ritmo ou gênero musical fica de fora do mapeamento da plataforma. Nesta terça-feira, 12, por exemplo, a principal transmissão apontada pelo “Lives” era a da cantora gospel Aline Barros e da banda TriGo!, que fará um tributo ao grupo Mamonas Assassinas. No perfil do Instagram, duas publicações são feitas diariamente. A primeira traz – geralmente – três destaques musicais do dia, enquanto a segunda mostra a lista de artistas e grupos musicais que vão se apresentar em seus respectivos horários.

https://www.instagram.com/p/CAIgs17nEoZ/

Por meio do Lives.mus.br é possível separar os seguimentos musicais desejados. Além de assistir aos shows no próprio site, basta que a live esteja acontecendo no Facebook ou no YouTube. Quem quiser conferir os shows que vão acontecer nos próximos dias, também pode saber por meio do site. Para isso, basta fazer a pesquisa na aba “datas” e clicar no dia desejado.

Além de Breno – que também é design do Lives.mus.br -, mais oito pessoas estão participando do projeto. Catarina Pinheiro, Renato Holanda, Ítalo Sampaio, Aurélio Oliveira, Filipe Botti e Daniel Cristian são desenvolvedores da plataforma. Larissa Brito e Erika Chagas integram a equipe do marketing e relacionamento com a imprensa.

O projeto é voluntário, mas não descarta a possibilidade de fazer parcerias. “Por enquanto estamos focados em desenvolver a plataforma para ter o melhor resultado para quem nos acompanha”, pontuou Pinheiro.

Os comentários estão fechados aqui.