Cenário da segunda Live feita pelo cantor sertanejo Gusttavo Lima, artista que deu início aos show ao vivo por meio das plataformas digitais durante a quarentena. (Foto: Reprodução / Instagram Gusttavo Lima)

Com tantas lives de artistas da indústria fonográfica acontecendo, ficou complicado acompanhar quais músicos estão se apresentando diariamente. A tarefa é tão difícil que não é raro esquecermos o dia e horário que “aquele artista” nos convidou para curtirmos juntos um ‘show em casa’. Pensando nisso, um grupo de cearenses desenvolveu uma plataforma quem tem como ideia fazer a curadoria das ‘lives musicais’ que vão acontecer para que seja possível se programar e aproveitar o espetáculo.

O Lives.mus.br tem pouco menos de um mês de criação e está presente em algumas mídias digitais, entre elas o Instagram, que tem pouco menos de 19 mil seguidores. A ideia de criar a plataforma veio após algumas listas que apontavam apresentações de artistas nacionais e internacionais serem falsas e frustrarem os planos dos fãs.
“Resolvemos então mapear essas informações para disponibilizar para todo mundo e levar um pouco de entretenimento para quem está em isolamento em casa”, explica Breno Pinheiro, um dos idealizadores do projeto. Ao todo, o Lives.mus.br tem mais de 2 milhões de acessos.

Nenhum ritmo ou gênero musical fica de fora do mapeamento da plataforma. Nesta terça-feira, 12, por exemplo, a principal transmissão apontada pelo “Lives” era a da cantora gospel Aline Barros e da banda TriGo!, que fará um tributo ao grupo Mamonas Assassinas. No perfil do Instagram, duas publicações são feitas diariamente. A primeira traz – geralmente – três destaques musicais do dia, enquanto a segunda mostra a lista de artistas e grupos musicais que vão se apresentar em seus respectivos horários.

https://www.instagram.com/p/CAIgs17nEoZ/

Por meio do Lives.mus.br é possível separar os seguimentos musicais desejados. Além de assistir aos shows no próprio site, basta que a live esteja acontecendo no Facebook ou no YouTube. Quem quiser conferir os shows que vão acontecer nos próximos dias, também pode saber por meio do site. Para isso, basta fazer a pesquisa na aba “datas” e clicar no dia desejado.

Além de Breno – que também é design do Lives.mus.br -, mais oito pessoas estão participando do projeto. Catarina Pinheiro, Renato Holanda, Ítalo Sampaio, Aurélio Oliveira, Filipe Botti e Daniel Cristian são desenvolvedores da plataforma. Larissa Brito e Erika Chagas integram a equipe do marketing e relacionamento com a imprensa.

O projeto é voluntário, mas não descarta a possibilidade de fazer parcerias. “Por enquanto estamos focados em desenvolver a plataforma para ter o melhor resultado para quem nos acompanha”, pontuou Pinheiro.

About the Author

Neto Ribeiro

Cearense; 22 anos; Jornalista e repórter do núcleo de Mídias Sociais do O POVO e colaboro com a editoria de Esportes sempre. Faixa azul de Jiu-Jitsu e praticante de Muay Thai, Judô e Karatê; Amante dos mais variados tipos de esportes; Escritor por vocação, católico por devoção.

View All Articles