(Foto: BONAVENTURE / AFP)

 

O Instagram está desenvolvendo um novo método de bloqueio mais eficiente para que usuários não se sintam mais stalkeados. Hoje, quando você bloqueia uma pessoa, ela pode criar uma nova conta e voltar a te seguir, ou, se sua conta for privada, enviar a solicitação. Pensando nisso, o método está sendo desenvolvido para evitar que pessoas indesejadas voltem a te seguir, mesmo que criem outra conta. 

Ainda em fase de testes, a novidade já está disponível para algumas pessoas, como por exemplo, as que usam o aplicativo na versão beta no Android. Para bloquear alguém, agora, você precisa escolher entre duas opções: apenas bloquear a conta, ou bloquear a conta atual e todas as contas que aquele usuário poderá criar a partir dali. 

Como tradicionalmente, o Instagram não notifica o usuário bloqueado sobre a ação. A conta em questão fica impossibilitada de visualizar as fotos do feed, seus stories e mandar mensagens via direct. O método tem como principal objetivo afastar os stalkers e bots da rede social.

Muitos devem estar se perguntando como o Instagram vai conseguir ter controle sobre isto. É  “simples”, o bloqueio é capaz de ser feito via ID do dispositivo – um código único. Ou seja, quando a pessoa fizer o login na rede social com o aparelho, o Instagram logo irá associar aquela conta em questão, ao código. 

Em nota ao blog “Tecnoblog’, a rede social não informou quando a novidade vai estar disponível para os usuários, incluindo os IOS. O Instagram também não explicou como ocorre precisamente o funcionamento envolvendo o novo processo de bloqueio, mas relatou que a iniciativa foi gerada para ir contra o bullying e assédio.