(Foto: Reprodução)

O novo episódio da série “Elas na Ciência”, publicado nesta quinta-feira, 18, conta com a história de Rita Lobato, a primeira médica a ser formar em medicina no Brasil. Após ver a mãe morrer em um trabalho de parto, seu principal objetivo foi se especializar em obstetrícia. Em 1887, ela obteve o diploma de medicina pela Universidade Federal da Bahia, à época chamada de Escola de Cirurgia da Bahia.

Sua história parece se confundir com a de Maria Augusta Generoso Estrela, a primeira brasileira formada em medicina. No entanto, há diferenças. Maria formou-se em 1881 em Nova York, nos Estados Unidos, pela New York Medical College and Hospital for Women, tornando-se a primeira médica do Brasil.

A diferença está neste ponto: como Rita Lobato, diferente de Maria Augusta, se formou em uma universidade brasileira, ela é considerada a primeira mulher formada em medicina no território brasileiro.

“Elas Na Ciência” é uma série produzida pela editoria de Mídias Sociais do O POVO. Os episódios contam histórias de mulheres que se destacaram na ciência, no Brasil e no Mundo. Os episódios são publicados às quinta-feiras, a partir das 20h. A história de Maria Augusta Generoso Estrela também já foi retratada na série e pode ser conferida aqui. 

 

O POVO NO TIK TOK

O POVO produz conteúdos diariamente para a plataforma e já soma mais de 90 mil seguidores. Curiosidades, esporte, política são alguns dos temas dos vídeos publicados no aplicativo. Nos acompanhe na “rede social vizinha”!

 

ASSISTA AQUI: 

@opovoonline

Rita foi a pioneira em terras brasileiras #ElasNaCiência #opovo #tiktoknotícias #mulherescientistas #ritalobato #medicina

♬ som original – O POVO Online