Volar é um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical – semelhante a um helicóptero, mas que faz menos barulho e usa mais hélices para voar (Foto: Divulgação/Bellwether)

 

O que antes parecia um sonho de filmes de ficção científica, hoje começa a se tornar uma realidade. A empresa britânica Bellwether está desenvolvendo um modelo de “carros voadores”. Um teste foi realizado com o modelo Volar, ainda com um protótipo, com metade do tamanho que o veículo terá em sua versão final.

De acordo com o portal o G1, Volar é um veículo elétrico de pouso e decolagem vertical – semelhante a um helicóptero, mas que faz menos barulho e usa mais hélices para voar. Entretanto, visualmente, o maior diferencial do veículo já amplamente utilizado de asa rotativa é o fato de suas hélices estarem bem protegidas por carenagens, não ficando expostas. O modelo também lembra carros voadores de filmes de ficção científica.

Leia mais: Cachorro de rua vê carro aberto, entra e é adotado

Em seu primeiro voo, realizado no final do ano passado em Dubai, mas divulgado nesta semana, o veículo despertou comentários por mostrar certa instabilidade em seus primeiros movimentos nos ares, mesmo não estando, ainda, adaptado a voos tripulados.

Em vídeo divulgado pela empresa, é possível ver o modelo sobrevoando um campo a uma altura de 4 metros e com velocidade de 40 km/h. Para a versão de produção, o Volar terá protótipos que podem levar 2 ou 4 pessoas e a expectativa é que faça viagens a uma altitude de cerca de 915 metros a velocidades de 220 km/h.

Segundo a empresa, as primeiras entregas do veículo finalizado devem ser feitas em 2028. Outras fabricantes como a Embraer também estão com projetos no segmento.

About the Author

Sâmya Mesquita

Jornalista, escritora, bookstan e streamer

View All Articles