No caminho de volta para casa após uma pescaria, o americano Bill Murray deixou a porta de seu carro aberta durante uma parada no trajeto para ir ao banheiro, em uma rodovia de Kansas City. O que ele não esperava ao voltar era encontrar um cãozinho acomodado no banco dentro do seu veículo.
Em entrevista ao The Dodo, portal estrangeiro focado em assuntos sobre animais, o motorista contou que percebeu que o cachorro estava desabrigado ao notar sua magreza. Comovido com a situação, ele ofereceu a única coisa que havia no carro para comer, um pacote de petiscos. Ao assistir o animal devorar aquela que talvez seria sua única refeição no dia, o pescador sentiu que a ação do animal de “invadir” o seu carro, na verdade, se tratava de um pedido por ajuda, e Bill decidiu que seria ele a atende-lo.
O homem, que já havia adotado outros animais abandonados, constatou que pelas condições em que a cadela estava, provavelmente não tinha dono. O próximo passo era “formalizar” a adoção com uma mensagem para a sua esposa, junto a uma foto do seu novo companheiro de viagem. A resposta da mulher do motorista foi positiva, que compreendeu a situação e respondeu dizendo apenas: “Qual será o nome do nosso novo cachorro?”. E juntos o casal decidiu que seu nome seria “River”, que significa Rio em inglês, fazendo uma alusão ao local onde foi achada.
Chegando ao novo lar, River se familiarizou de forma rápida com a esposa e o filho do casal, porém, se recusava a sair do carro. Segundo Bill, foi necessário que ele mesmo a tirasse nos braços do veículo, já que possivelmente tenha relacionado o ambiente do carro com um dos poucos lugares seguros onde esteve. Até mesmo após conhecer a casa e os outros animais da família, River continuou com uma conduta mais cautelosa, nunca se afastando demais de seus tutores.
Após um banho, idas ao veterinário e uma cama macia no quarto dos donos, River ganhou uma nova vida ao lado de mais três cachorros e um gato, também resgatados, e agora, emociona a internet com sua história.