Imagem de um estorninho-malhado-africano viralizou no Facebook (Foto: Birds on the Brink Sanctuary)

O termo “Angry birds” nunca caiu tão bem como ao ser utilizado para descrever o pássaro chamado estorninho-malhado-africano (Lamprotornis bicolor).

No fim de janeiro, um post no perfil do Facebook da ONG Birds on the Brink Sanctuary viralizou justamente por trazer a cara de poucos amigos de um exemplo do estorninho africano. 

A imagem do pássaro teve mais de 30 mil compartilhamentos e foi comparada por muitos com os populares passarinhos do jogo Angry Birds. 

A despeito da imagem engraçada, a presença do estorninho em algumas regiões desperta temores de que o animal se difunda como uma praga, ameaçando outras espécies. Entenda:

O pássaro “sempre bravo”

Com um rosto muito expressivo, o estorninho apresenta características bem marcantes, como seu bico que é forrado com uma faixa amarela que se curva em uma carranca, e seus olhos que são bastante intensos, o que acaba sendo inusitado e engraçado, pois tudo isso em conjunto faz parecer com que a ave esteja sempre aborrecida. 

Esses passarinhos tendem a sair em grupos, o que é super divertido de ver, afinal, são centena de carinhas zangadas juntas.

Normalmente, o pássaro mede 21,5 cm e pesa de 70 a 100 gramas, e conta com penas escuras e manchadas. Além disso, o estorninho se alimenta tanto de vegetais quanto de proteína animal.

O estorninho-malhado-africano (o da foto), em específico, é encontrado em partes da África do Sul, Lesoto e Suazilândia e gosta de viver em áreas abertas e gramadas e também pode ser visto em áreas de grandes pastagens com criação de gado.

Embora a espécie seja avaliada como de menor preocupação, os estorninhos vêm de uma família de aves que são consideradas pragas em vários países. Um exemplo é o estorninho comum (Sturnus vulgaris), pois sua revoada pode chegar a até 750 mil indivíduos.

Estorninho comum

A ave gera preocupação pois compete com a fauna nativa por alimento e locais para fazer seu ninho. Ele preda invertebrados nativos e provoca danos agrícolas a lavouras e pomares.

Embora seja um animal engraçadinho de se olhar por conta das suas expressões faciais, o estorninho é uma ave com temperamento forte e bem territorial.

Devido a estes fatores, ela integra a lista daUnião Internacional para a Conservação da Natureza ( IUCN) das cem piores espécies exóticas invasoras.

O primeiro registro da ave no Brasil foi em 2014. Hoje, a espécie já está presente em pelo menos quatro cidades do Rio Grande do Sul: Aceguá, Bagé, Chuí e Santa Vitória do Palmar. Os pequenos bandos podem ser encontrados tanto em áreas rurais quanto urbanas.