Como no Brasil tudo termina em meme, a mais nova brincadeira da internet nos últimos dias é o bordão “não é só um vestido, é um pedaço de história”.
Tudo começou após a socialite Kim Kardashian aparecer este ano no baile de luxo Met Gala, realizado em Nova York, trajando um vestido da atriz Marilyn Monroe, usado ela quando cantou para o então presidente John F. Kennedy, em seu aniversário em 1962.
O item está avaliado em cerca de R$ 25 milhões e foi emprestado a Kim pelo museu Ripley’s Believe It or Not!. A polêmica surgiu após um colecionador reclamar que o vestido havia sido danificado pela Kardashian. Ele publicou ainda fotos do antes e depois, que mostrariam os supostos danos causados na peça.
E, claro, o assunto gerou discussão sobre o valor histórico do vestido (“não é só um vestido, é um pedaço de história”), mas o que não faltou foi criatividade para brincar com a situação.
O ID, blog de Mídias Sociais do O POVO, preparou uma lista dos memes mais engraçados que circularam na internet sobre o assunto. Confira:
1- Grávida de Taubaté
O vestido de Maria Verônica Santos, conhecida como a “grávida de Taubaté”, ficou conhecido e faz parte da galeria de memes que o Brasil criou.
Em 2012, Verônica simulou uma gravidez de quadrigêmeas e participou de diversos programas de TV contando a história. Por causa disso, ela começou a receber doações como fraldas, móveis e até dinheiro. O tamanho da barriga impressionava.
Com a revelação do gravidez falsa, o caso ganhou repercussão nos jornais. Foi um prato cheio para memes e brincadeiras.
https://twitter.com/Miq00__/status/1537004484588621825
2- A cor do vestido
Em 2015, um questionamento mobilizou a internet: qual seria a cor desse vestido, azul e preto ou branco e dourado? A discussão chegou a ser um dos temas mais compartilhados do Twitter e alcançou os trending topics no mundo.
"é só um vestido!" não… é um pedaço da história. pic.twitter.com/vIswVbdph0
— mandie (@petitemandie) June 14, 2022
3- Vestido de Geisy Arruda
Em 2012, o vestido rosa da universitária Geisy Arruda, vítima de machismo, virou polêmica. Ela foi expulsa da universidade União Bandeirante de Educação (Uniban,) em São Paulo, acusada de “desrespeito à dignidade acadêmica e à moralidade” por causa do tamanho do vestido.
O assunto se tornou um dos mais comentados do país à época.
"é só um vestido!" não… é um pedaço da história. pic.twitter.com/D6DgB6wXF2
— Abby Shapaya (@bichapaia) June 14, 2022
4- Vestido de carne
Em 2010, a cantora Lady Gaga chocava o mundo ao aparecer com um vestido feito de carne na premiação da música americana VMA. Ela subir o palco do evento com a peça e, claro, marcou sua carreira.
"é só um vestido!" não… é um pedaço da história. pic.twitter.com/mmZdjk7O1n
— Tracklist (@tracklist) June 15, 2022
5- Bernadete e seu vestido em “Chocolate Com Pimenta”
Outro vestido lembrado pelo público é o usado pela personagem Bernadete, interpretada por Kayke Brito, na novela global “Chocolate com Pimenta”.
A menina chamava atenção dos demais personagens por não ter traços femininos. Criada por sua mãe como menina, Bernadete descobre, no decorrer da trama, que na verdade era um menino.
"é só um vestido!" não… é um pedaço da história. pic.twitter.com/5V4XBzRx2d
— paiva (@paiva) June 15, 2022
6- Scooby-Doo
Um desenho animado queridinho do Brasil é o “Scooby-Doo”. Em 2002, estreou o primeiro live-action baseado no desenho. Anos depois, com a ascensão das redes sociais, Scooby-Doo nos deu vários memes.
Um deles é a cena que Scooby, o cachorro, está disfarçado de “vovó” usando um vestido em um aeroporto.
não é só um vestido… é um pedaço da história pic.twitter.com/Og9N4o0gGn
— ivy W/ (@merasnixx) June 16, 2022
7- Uniforme de Fátima e Sueli
A brincadeira também circulou entre vestidos de séries e filmes. O uniforme de Fátima e Sueli, personagens de Andréa Beltrão e Fernanda Torre na série “Tapas e Beijos”, da TV Globo, também foi citado pela web como “um pedaço da história”.
“é só um uniforme” não… é um pedaço da história! pic.twitter.com/Li9Izc9ozr
— Tapas & Beijos out of context (@tapasnocontext) June 16, 2022
8- Camisa cor-de-rosa de Gil do Vigor
Um dos participantes mais queridos do Big Brother Brasil (BBB), Gil do Vigor não escapou da brincadeira. Sua clássica camisa cor-de-rosa também foi lembrada como um pedaço de história… mesmo não sendo um vestido.
https://twitter.com/oissss/status/1537189234250895361
9 – Abacaxi de “A Grande Família”
Para finalizar esta lista, a peça não é um vestido nem roupa, mas acabou entrando na brincadeira. A jarra de abacaxi, presente em muitas casas no Brasil, foi parte do cenário da série “A Grande Família”, da TV Globo, que ficou 13 anos no ar.
Internautas relembraram o objeto que ficou marcado como uma memória afetiva.
“é só uma jarra de abacaxi” não,é um pedaço da história pic.twitter.com/MBO7LKAnSo
— mari amiga da lucinha (@sweetvivipas) June 16, 2022