Leituras da Bel

Uma leitura de Harry Potter and the Cursed Child

 

harry potter jk rowling

Por Mariana Amorim (marianaamorim@opovo.com.br)

Em seu primeiro roteiro teatral, J.K. Rowling traz o universo de Harry Potter de volta através da história da nova geração de bruxos

Quando a sétima história do bruxinho Harry Potter chegou as prateleiras, em julho de 2007, a britânica J. K. Rowling surpreendeu muita gente com o desfecho da saga que marcou uma geração. Na época, ela afirmou mais de uma vez que não retornaria ao universo Potter. A história se encerrava ali. Porém, o epílogo do livro – no qual a família Potter aparece na plataforma 9 ¾ embarcando os filhos para Hogwarts – deixou margem para os fãs
questionarem o que viria depois. Nove anos após os leitores se despedirem de Harry, Rony e Hermione, a autora surpreende mais uma vez e retorna ao mundo do bruxo exatamente do ponto onde parou. Em Harry Potter and the Cursed ChildHarry Potter e a Criança Amaldiçoada, em português – é hora de conhecer a história 19 anos depois da queda de Lord Voldemort.

A nova obra não segue a estrutura romântica clássica das histórias anteriores. É um roteiro de teatro, o primeiro do universo Harry Potter. J.K.  Rowling assina o script em parceria com Jack Thorne e John Tiffany. A peça foi montada em Londres. Diferente dos outros livros da saga, não existe uma introdução descritiva de cenários e ambientes. A leitura já começa ao lado das ações de Harry e sua família. Muitos fãs temiam esse formato, mas a história flui como qualquer outra de Harry Potter. Tudo acontece muito rápido e o leitor acaba envolvido com o enredo.

Rony, Hermione e a filha Rosa em cena da peça

Rony, Hermione e a filha Rosa em cena da peça

O livro apresenta Alvo Severo, o filho mais novo de Harry Potter. Em seu primeiro ano em Hogwarts, ele sente todo o peso do sobrenome que carrega. Ao contrário do irmão mais velho (Tiago Potter) e dos pais (Gina Wesley e Harry), Alvo Severo não entra para a Grifinória. Para a surpresa de todos, o menino é escolhido para a casa da Sonserina. Lá, faz amizade com Scorpius Malfoy, filho de Draco. Juntos, eles tentam lidar com a expectativa em torno deles e mostrar para os pais que também possuem talentos. Os dois acabam gerando uma série de problemas no mundo bruxo, alguns quase irreversíveis. Dezenove anos depois, a cicatriz de Harry Potter volta a incomodar.

A história é cheia de nostalgia para os antigos leitores. Mesmo que o foco não seja o trio de ouro – Harry, Rony e Hermonie – eles estão presentes na narrativa. Para quem acompanhou a saga desde o início, é muito estimulante vê onde os bruxos chegaram. Harry e Gina Wesley continuam casados, assim como Rony e Hermione. Com filhos e obrigações profissionais, eles voltam a se reunir em torno daquilo que achavam que tinha chegado ao fim. As ligações entre o passado e o presente, são de tirar o fôlego.

 

Harry Potter and the Cursed Child cumpre perfeitamente sua função. A história não deixa margem ou lacunas. J. K. Rolwing mostrou toda sua maestria e retorna ao mundo bruxo como se nunca tivesse saído de lá. Para os fãs, é uma nova oportunidade de volta ao universo Harry Potter.

A obra foi lançada mundialmente em 31 de julho, somente com versões em inglês. A tradução para o português chega às livrarias brasileiras em 31 de outubro, dia das bruxas.

Serviço
Harry Potter and the Cursed Child
De J. K Rowling, Jack Thorne e John Tiffany
Ed. Scholastic
320 páginas
Quanto: R$ 79,90

Recomendado para você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *