encontro-interdisciplinar-estudo-ufc-letras
A décima terceira edição do Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários já tem data marcada: de 30 novembro a 2 de dezembro. Realizado pela Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará (UFC), o evento pretende “ultrapassar os muros da academia, propondo debates e problematizações acerca da literatura como arte e sua relação com o mundo”. Entre os debatedores estão Silvero Pereira (ator), Alberto Pucheu (UFRJ), Gabriela Reinaldo (UFC), Claudicélio Rodrigues (UFC) e Claudiana Alencar (Uece). A submissão de trabalhos e a inscrição para participar como ouvinte seguem até a próxima sexta-feira, 4 de novembro.

“O XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários centraliza suas discussões em torno de uma tríade fora da qual nosso tempo seria impensável: Literatura, política e outras artes. Naturalmente, a Literatura e as artes com que dialoga são os primeiros campos disciplinares convocados em um evento que tem na interdisciplinaridade seu eixo de sustentação. Mas inserir política – literal e metaforicamente – entre esse par tradicionalmente consagrado gera uma questão de interpretação no mínimo provocadora: política, então, é arte? E por extensão: se o é, qual é a sua natureza?, quais são seus procedimentos?, como se coaduna ao discurso literário?”, enfatiza a organização do evento em material de divulgação enviado ao Leituras da Bel.

 

encontro-interdisciplinar-ufc-letras

“São questões propostas pela própria história do Brasil, que em distintos momentos iluminou alguns de nossos ‘movimentos’ literários, da Semana de 22 à geração mimeógrafo e sua poesia marginal. Nessa esteira, também a poesia do contemporâneo, para falar de nossos dias, fez do poema seu coquetel molotov. Exemplos disso são os episódios paradigmáticos e de fundo sensivelmente político que atravessam a constituição de trabalhos coletivos como Vinagre: uma antologia de poetas neobarracos (2013) e 29 de abril: o verso da violência (2015)”, completa a organização.

Serviço
XIII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários
Quando: 30 de novembro, 1º de dezembro e 2 de dezembro
Onde: CH I (Avenida da Universidade, 2683 – Benfica)
Outras informações no link!

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles