Ronaldo Correia de Brito, escritor (Foto: divulgação)

Ronaldo Correia de Brito, escritor (Foto: divulgação)

Por Jáder Santana (jader.santana@opovo.com.br)

Os entusiastas da literatura no Ceará não estão órfãos de um de seus mais charmosos eventos literário. A Festa Literária de Aquiraz (Flaq), que em 2015 resgatou as memórias da seca que assolou o Estado um século antes, homenageando o romance O Quinze, de Rachel de Queiroz, já tem data marcada para acontecer: entre os dias 10 e 13 de novembro, na área externa do Beach Park, no Porto das Dunas.

Idealizadora e realizadora da Festa, Aurea Figueira explica que a edição 2016 do evento chega com um novo formato. “É uma festa à noite, em um local aberto que convida o público passante, sem precisar de inscrição ou pulseirinha. As pessoas que estão se divertindo vão poder apreciar um momento de literatura”, explica, falando em “sobrevivência” quando se refere aos esforços para a realização da nova edição.

Depois de homenagear o contista Moreira Campos em 2013 – antecipando as comemorações pelo centenário de seu nascimento -, e o escritor Ignácio de Loyola Brandão no ano seguinte, a Flaq 2016 celebra o cearense Ronaldo Correia de Brito, dramaturgo e escritor de obras consagradas pela crítica, como Faca (2003), Galiléia (2008) e Estive Lá Fora (2012). Seu último trabalho publicado foi o volume de contos O Amor das Sombras, lançado pela Alfaguara no ano passado.

“O Ronaldo é um dos autores de literatura contemporânea brasileira mais importantes, um dos mais maduros e conscientes do seu fazer e do seu ofício. É um autor que começou a escrever mais tarde, sem pressa, sem ansiedade, comprometido com a qualidade do texto e consciente do seu fazer”, justifica a escritora Socorro Acioli, responsável pela curadoria da Flaq ao lado do jornalista Nelson Lourenço. Ronaldo participará de duas mesas durante a festa.

A programação da Flaq também foi pensada para promover diálogos sobre os caminhos traçados entre os livros e seus leitores. A mesa “Sobre a Palavra e a Imagem” traz Paulo Linhares e Pablo Arellano debatendo a relação entre cinema e literatura, e Schneider Carpeggiani, Dellano Rios e Nelson Lourenço discutem na mesa “A Ponte Real Entre o Livro e o Leitor o papel do jornalismo cultural na formação de leitores”.

A escritora infanto-juvenil Paula Pimenta também é convidada da Flaq e reencontra seus leitores na mesa “Entre Princesas e Vilões”. Ao lado de Socorro Acioli e Fábio Yabu, discute os novos rumos da literatura pensada para jovens, refletindo sobre a subversão – e a manutenção – do imaginário das princesas.

Serviço
Festa Literária de Aquiraz (Flaq)
Quando: de 10 a 13 de novembro
Onde: Beach Park (Porto das Dunas – Aquiraz) Gratuito.
Informações: https://goo.gl/X3XqfU

About the Author

Isabel Costa

Inquieta, porém calma. Isabel Costa, a Bel, é essa pessoa que consegue deixar o ar ao redor pleno de uma segurança incomum, mesmo com tudo desmoronando, mesmo que dentro dela o quebra-cabeças e as planilhas nunca estejam se encaixando no que deveria estar. É repórter de cultura, formada em Letras pela UFC e possui especialização em Literatura e Semiótica pela Uece. Formadora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Juventude de Cascavel, Ceará.

View All Articles